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Ap 1.9 bloco longo , ajuda na escolha da turbina

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • N Offline
    N Offline
    Nitrous
    escreveu em última edição por
    #1

    o motor foi colocado em uma parati gl 94

    está rodando aspirado , pretendo rodar uns 3mil km , enquanto iso vou decidir a turbina que é a única coisa que falta pra comprar..

    pistão iapel 83mm (1.9)

    biela scat 159mm

    cabeçote fluxo cruzado 41/35

    injeção original ap 2.0.

    taxa 10,5:1

    intercooler feito por mim mesmo a partir de um de scania , vai ser colocado na frente do radiador..

    vai ser colocado um sensor map de pressão positiva , e um módulo ft turbo..

    qeria uma ajuda na escolha da turbina , quero um carro progressivo , to pensando em colocar uma holset hx 35?

    usava uma hx40 em outro motor mais acho muito grande..

    qual configuração usar?

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fluff
      escreveu em última edição por
      #2

      progressividade da impressao de turbina grande.

      tem que analisar direitinho o rendimento do motor pra escolher o turbo.

      eu usava hx35 no meu 8v e ficou pequena d+. passei pra 40 e ficou na medida. dando umas explosoes dependendo do acerto, mas deu pra controlar melhor que a 35.

      1 Resposta Última resposta
      • N Offline
        N Offline
        Nitrous
        escreveu em última edição por
        #3

        progressividade da impressao de turbina grande.

        tem que analisar direitinho o rendimento do motor pra escolher o turbo.

        eu usava hx35 no meu 8v e ficou pequena d+. passei pra 40 e ficou na medida. dando umas explosoes dependendo do acerto, mas deu pra controlar melhor que a 35.

        [snapback]666698[/snapback]

        eu tenho a hx 40 , porém no outro motor o cabeçote era somente melhorado e não era de fluxo cruzado , porém demorava pra abrir , abria com 3800 +/-

        gostaria que tivesse pressão em torno de 3000/3300 rpms , lembrando que o carro não é pra pista..

        obrigado pela sugestão fluff..

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fluff
          escreveu em última edição por
          #4

          pra ter uma turbina entrando nessa faixa, vai ter que reduzir um pouco as dimensoes e isso te faz perder em fluxo.

          a solucao (salgada) pra ter uma turbina grande e com pegada assim vindo desde baixa, é partir pra uma roletada.

          mas na minha opiniao, uma turbina que pega ja assim em 3k, tende a nao ter muita progressividade e ter seu limite atingido antes dos 6.5/7krpm.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #5

            taxa 10,5:1

            show de bola.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #6

              uma duvida pq 1.9 num bloco longo?

              quanto a turbina, eu usaria a hx 40 nem q seja pra teste, ja q vc ja tem ela na mão mesmo.

              a hx35 (falo por experiencia) vai pegar mt cedo e de uma vez, no meu 1.9 carburado ela pegava em 3k e em menos de 4k ja tava com pressão maxima e lixava mt…

              com a hx 40 isso praticamente acabou, so baixar um pouco a pressão dos pneus q fica mt bom, mas a pegada esta demorando um pouco... vem com força so em 4,5k...

              vc vai usar ft pelo q to vendo, com ela vc pode fazer a pegava vir antes... mas com essa taxa vai ser um pouco complicado isso...

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #7

                uma duvida pq 1.9 num bloco longo?

                c certeza é p tentar melhorar o rl e girar 1 pouco + c - riscos :(

                todo girador tem curso reduzido…..curso longo é p torque.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  sim, mas a vw fez esse 2.0 pra girar :(

                  ai tem mais torque e podendo girar praticamente a mesma coisa q o 1.9 com o mesmo risco .

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
                    N Offline
                    Nitrous
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    uma duvida pq 1.9 num bloco longo?

                    pra melhorar a rl.

                    quanto a turbina, eu usaria a hx 40 nem q seja pra teste, ja q vc ja tem ela na mão mesmo.

                    a hx35 (falo por experiencia) vai pegar mt cedo e de uma vez, no meu 1.9 carburado ela pegava em 3k e em menos de 4k ja tava com pressão maxima e lixava mt…

                    com a hx 40 isso praticamente acabou, so baixar um pouco a pressão dos pneus q fica mt bom, mas a pegada esta demorando um pouco... vem com força so em 4,5k...

                    eu to pensando nisso só que a turbina é zero nunca foi montada , se montar e não ficar bom já perde mais valor ainda..

                    vc vai usar ft pelo q to vendo, com ela vc pode fazer a pegava vir antes... mas com essa taxa vai ser um pouco complicado isso...

                    [snapback]666777[/snapback]

                    eu to pensando nisso só que a turbina é zero nunca foi montada , se montar e não ficar bom já perde mais valor ainda..

                    to usando essa taxa pra o carro não ficar tão choco na fase aspirada (lembrando que é um carro pra rua) uso cambio ps , e vou usar em torno de 1,8 de pressão..

                    sim, mas a vw fez esse 2.0 pra girar :(

                    ai tem mais torque e podendo girar praticamente a mesma coisa q o 1.9 com o mesmo risco .

                    [snapback]666898[/snapback]

                    concordo que a rel~ção desse motor já é boa , mais assim agente consegue melhorar..

                    montado assim fica a r/l ficou 27.1

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      bom vc vai vender essa hx 40 pra comprar a outra turbina?

                      quanto a rl realmente fica mt bom, mas eu nesse motor faria um 2.0 hehehe

                      pra essa config, vai de hx 35 com caixa quente .00 vai ficar mt bom.

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pix
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu usava uma .82 com eixo 56mm e era uma beleza. mas era 2.0 com comando original e cabeçote feito.

                        c certeza é p tentar melhorar o rl e girar 1 pouco + c - riscos :(

                        todo girador tem curso reduzido…..curso longo é p torque.

                        [snapback]666891[/snapback]

                        esse motor gira naturalmente. da gosto de ver.

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Adriano Sushi
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          eu usava uma .82 com eixo 56mm e era uma beleza. mas era 2.0 com comando original e cabeçote feito.

                          esse motor gira naturalmente. da gosto de ver.

                          [snapback]667027[/snapback]

                          por isso falei de manter 2.0… mas torque na fase aspro...

                          a hx 35 q tiver era quente .00 pulsativa, eixo 58 x fria .72 reflow rotor snme 56 ou 52 não lembro...

                          com 1.3 fazia um belo estrago

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #13
                            • não deu tempo de editar…

                            mais torque na fase aspro.

                            1 Resposta Última resposta
                            • K Offline
                              K Offline
                              kleber Londrina
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              qual sua pretensão fazer o motor girar??

                              pelo menos é o que parece, pra investir em tão baixo r/l (inclusive eu e o fluff ja discutimos bastante sobre isso).

                              assim sem sombra de duvida iria pra hx40, para aproveitar todo o potencial do motor e girar seus 8k sem dor de cabeça

                              kleber

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
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                                Nitrous
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                qual sua pretensão fazer o motor girar??

                                pelo menos é o que parece, pra investir em tão baixo r/l (inclusive eu e o fluff ja discutimos bastante sobre isso).

                                assim sem sombra de duvida iria pra hx40, para aproveitar todo o potencial do motor e girar seus 8k sem dor de cabeça

                                kleber

                                [snapback]667036[/snapback]

                                ? me convenceram vou montar com a hx 40 , só vou rodar aspro mais um pouco , pra amaciar o motorzim que já ficou bom , só vou mandar abrir os bicos de astra flex pra alimentar a fase turbo o resto ta td ok inclusive a linha de comb , fueltech td instalado, a pretenção é girar em torno de 8mil mesmo..

                                valeu

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  esse motor gira naturalmente. da gosto de ver.

                                  [snapback]667027[/snapback]

                                  ele gira 1 pouquinho melhor q o 2.0 bloco curto e só…...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • N Offline
                                    N Offline
                                    Nitrous
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    ele gira 1 pouquinho melhor q o 2.0 bloco curto e só…...

                                    [snapback]667106[/snapback]

                                    esse projeto era do meu irmão , porém ele voltou pra it?lia , e acabei herdando :( , eu acho o seguinte , em preparação cada detalhe faz a diferença , esse motor iria ser diferente , com bomba externa e td mais , porém como eu tenho menos cacife , ficou assim mesmo..

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      ele gira 1 pouquinho melhor q o 2.0 bloco curto e só…...

                                      [snapback]667106[/snapback]

                                      pouquinho…coisa de 2000 rpm a mais :(

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        pouquinho…coisa de 2000 rpm a mais :(

                                        [snapback]667238[/snapback]

                                        carol,

                                        só a vw q não sabe disso :p

                                        ela informa p o último ap 2.0 c 144mm a pot de 114 cvs a 5200 giros

                                        e o último 2.0 c 159mm a pot de 116 cvs a 5200 giros.

                                        mas eu aqui no pp acredito em tudo

                                        se ap c bloco cortado e biela de kd (136mm) pode girar 10.000 rpms….....

                                        os de 144mm giram 12k e os de 159mm giram 14k

                                        esquec?........ainda tem o 16v q gira + ainda.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fluff
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          a tal da ironia….

                                          tem coisas tao obvias que nem deveriam ser discutidas.

                                          nao significa que gire mais assim, mas se a montadora libera o corte de giro de um motor praticamente 1000rpm acima da versao com um r/l menos favoravel (nada mais natural. vai amarrar o carro a 6500 sendo que pode girar 7.5?) é pq gira, nao?

                                          praticamente 1000 rpm ja estao garantidos de fabrica em relacao a um ap bloco curto. os outros 1000? algo chamado preparacao.

                                          eu vejo que vc é um cara que sabe bem mas é arrogante e nao ouve os outros.

                                          talvez vc esteja com a cabeca somente em track days.

                                          nao... acho que nao. pq carro com motor de cilindrada baixa (como o seu, como o meu, como o da maioria aqui do forum) tem que compensar no giro a forca da cilindrada que falta pra poder andar bem. falando em andar serio, nao passear na pista.

                                          nao digo que é o correto nem posso dizer. sou só um cara que gosta de mecanica e tem um brinquedo pra andar em algumas etapas da arrancada do proximo ano. mas eu digo o que vejo (e vejo andar na frente). e o que vejo é gol vêio virando 9k com biela 144mm e pegando recorde usado pneu de rua, ou entao lambendo seus 10k com um 8v e andando na frente de muito 16v que vira seus 9k.

                                          http://www.youtube.com/watch?v=lsxopzb5mvw

                                          http://www.youtube.com/watch?v=x_lhwnhbjum

                                          na minha opiniao, o problema maior nao é nem ai a r/l é ruim e sim a lubrificacao e ter um cabecote que aguente girar e renda nesse giro.

                                          e com o ultimo video nao tem nem desculpa de ? carro pra 11s. nao da pra considerar . o salim parou de andar tem uns 2 anos e adivinha onde esse gol vêio de 11s ta andando? rua.

                                          e sem querer babar mas ja babando, o carro do salim qdo ele parou era o mais constante da arrancada. virava os 11 baixissimos e voltava andando enquanto o resto quebrava. nem o caca tinha essa constancia na epoca. preparacao e conhecimento. só isso.

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