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Sonda wideband

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  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por
    #1

    galera, por acaso alguem tem sonda wide com sistema que leia mistura extremamente pobres, realmente proximo ao ar livre?

    se alguem tiver, como nao conheco os sistemas disponiveis no mercado, gostaria de saber se é possivel a leitura de 0 a 5v, onde o ar livre tem valor proximo a 4.2v, lambda 1 tem valor de 2.5v, lambda 1.4 tem valor de 2.9v e lambda 0.69 tem valor de 1.4v(isso tudo apenas pra exemplo da escala)

    queria saber se com esse padrao de leitura onde ar livre = 4.2v, vcs ja testaram bafejar na sonda, pois no meu sistema fiquei surpreso pelo sina cair pra 3.8v aproximadamente, indicando que a mudança feita pela minha respiracao foi percebida pela sonda (nunca tinha visto um teste desse tipo)

    será que alguem ai teria um equipamento possivel de fazer o mesmo teste?

    ps: o modulo de sonda wide da fuelbox ja nasceu como um modulo a parte, conectado no barramento interno (aquele que aumentei a velocidade pra 512kbps semana passada justamente pra suportar esse tipo de dispositivo a mais no sistema) e será possivel instalar varios modulos, ou seja, 1 sonda por cilindro inclusive em motores 6 ou 8 cilindros :aaf:

    abraco

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    • P Offline
      P Offline
      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #2

      opa rapaiz

      o meu lm1 chegou na semana passada.

      qdo eu baforejo na sonda ela cai de 20,9% para uns 18% e depois volta para o normal… ela realmente é bem sensível, e no manual diz que isto é normal.

      o tempo de reação dela é ~100ms (para xx de variação, e tudo mais). logo ela é capaz sim de sentir as mudanças.

      qual wide vc comprou??

      abs

      1 Resposta Última resposta
      • H Offline
        H Offline
        HOT_62
        escreveu em última edição por
        #3

        você quer usar a sonda como bafometro???

        se tiver tomado umas vai dar mistura rica kkk

        mas, sério agora, não sabia que a wide tinha essa sensibilidade.

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          PrEsA
          escreveu em última edição por
          #4

          você quer usar a sonda como bafometro???

          se tiver tomado umas vai dar mistura rica kkk

          mas, sério agora, não sabia que a wide tinha essa sensibilidade.

          [snapback]687996[/snapback]

          :olhos: :olhos: :ninja:

          como será que vai para um arroto?? :aaf:

          ela tem q ser bem sensível senão não serve para medir, né ?

          queria entender melhor como funciona as correções por temperatura e calibração. se alguem tiver um material disponível….. :nnn:

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #5

            opa rapaiz

            o meu lm1 chegou na semana passada.

            qdo eu baforejo na sonda ela cai de 20,9% para uns 18% e depois volta para o normal…  ela realmente é bem sensível, e no manual diz que isto é normal.

            o tempo de reação dela é ~100ms (para xx de variação, e tudo mais). logo ela é capaz sim de sentir as mudanças.

            qual wide vc comprou??

            abs

            [snapback]687980[/snapback]

            era exatamente isso que eu queria saber se a reação está dentro do esperado pq nunca tinha visto uma funcionando… ainda nao fiz a conversao pra mostrar em o2, nem mesmo em lambda ou afr...

            na verdade nao comprei nada pois estou desenvolvendo o controlador. as sondas foram fornecidas por um parceiro. tenho 2 bosch (lsu 4.2 e 4.9) e uma ntk, mas meu sistema funcionará apenas com as lsu, não funcionará com a ntk. no momento estou testando com a lsu 4.2 porque o conector dela foi mais facil de trabalhar.

            meu sistema usa o resistor de calibração interno da propria sonda, entao não será necessario calibrar o sistema nunca. mesmo se comprar uma sonda nova, vai ser só plugar e sair andando.

            danillo, tenta ver qual o valor da saida 0-5v quando esta ao ar livre... só pra gente comparar...

            quanto a correcao por temp, ela é feita pelo controlador, se baseando pela resistencia do aquecedor. o problema é que a temperatura do aquecedor tem que ser exata, nem a mais nem a menos, assim quando vc está em marcha lenta, mais potencia é dada pro aquecedor pra que mantenha o elemento sensor na temperatura correta, e quando vc acelera, o sistema deve diminuir a potencia fornecida para o aquecedor pra que nao passe a temperatura certa. é nisso que estou trabalhando no momento. meu motor no momento é um fogareirozinho de fondue sobre a bancada :aaf:

            abraco e obrigado

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #6

              :olhos:  :olhos:  :ninja:

              como será que vai para um arroto??  :aaf:

              ela tem q ser bem sensível senão não serve para medir, né ?

              queria entender melhor como funciona as correções por temperatura e calibração. se alguem tiver um material disponível…..  :nnn:

              [snapback]687997[/snapback]

              arroto tudo bem… mas nada de ficar sentando na sonda hein :nnn:

              legal ta sendo colocar o fogareito em estequiometrica hahahahahha acertando a posicao da sonda e a intensidade do fogo(naquela regulagem de entrada de ar)

              to louco pra levar la na garagem e enfiar a sonda no escapamento :d

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                PrEsA
                escreveu em última edição por
                #7

                boa pergunta

                o lm-1 só dá a lambda. ele não dá a ddp.

                vou verificar se no material do fabricante vem a curva da wide, mas acho meio difícil….

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  boa pergunta

                  o lm-1 só dá a lambda. ele não dá a ddp.

                  vou verificar se no material do fabricante vem a curva da wide, mas acho meio difícil….

                  [snapback]688086[/snapback]

                  tranquilo… se nao achar, relaxa. era mais pra comparar mesmo. mas vou comparar a sonda wide com a narrow (vou instalar a wide sem tirar a narrow) pra ter certeza de estar fazendo a leitura correta.

                  aff, como é complicado trabalhar com essa sonda, principalmente o controle do aquecimento :aaf:

                  só pra me dar uma ideia se meu sistema ta legal, quanto tempo leva pro seu aquecer e estar totalmente funcional?

                  valeu

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                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    só pra me dar uma ideia se meu sistema ta legal, quanto tempo leva pro seu aquecer e estar totalmente funcional?

                    valeu

                    [snapback]688096[/snapback]

                    a minha narrow demora uns 40 segundos a 1 minuto…...a wide de 10 a 20 segundos.

                    normalmente nas parciais e na lenta fica alternando de 0,97 a 1,03 e olhando p hallmeter 0,97 é pobre e 1,03 é rico :aaf: :olhos: :olhos: é aí q a maioria se fode :ninja:

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a minha narrow demora uns 40 segundos a 1 minuto…...a wide de 10 a 20 segundos.

                      normalmente nas parciais e na lenta fica alternando de 0,97 a 1,03 e olhando p hallmeter 0,97 é pobre e 1,03 é rico :aaf:  :olhos:  :olhos:  é aí q a maioria se fode :ninja:

                      [snapback]688100[/snapback]

                      a minha narrow demora uns 10 a 20 segundos deve ser pq é planar (a sua é planar?)

                      nao entendi sobre pobre e rico no hallmeter. esse hallmeter ta ligado na sonda narrow certo? lambda 0,97 na wide deveria acompanhar a narrow em uns 800mv, e a wide a 1,03 deveria acompanhar a narrow em uns 100mv. por acaso está invertida a sua leitura?

                      valeu ae a força.

                      abraco.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        nao entendi sobre pobre e rico no hallmeter. esse hallmeter ta ligado na sonda narrow certo?  lambda 0,97 na wide deveria acompanhar a narrow em uns 800mv, e a wide a 1,03 deveria acompanhar a narrow em uns 100mv. por acaso está invertida a sua leitura?

                        valeu ae a força.

                        abraco.

                        [snapback]688106[/snapback]

                        eu uso pirômetro/hallmeter odg ligada na narrow e comparando c a wide…..... qdo tá 0,97 marca rico e qdo tá 1,03 marca pobre no último led.

                        isso engana quem acha q no verde não derrete :aaf:

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #12

                          eu uso pirômetro/hallmeter odg ligada na narrow e comparando c a wide…..... qdo tá 0,97 marca rico e qdo tá 1,03 marca pobre no último led.

                          isso engana quem acha q no verde não derrete :aaf:

                          [snapback]688127[/snapback]

                          é que vc falou o contrario

                          olhando p hallmeter 0,97 é pobre e 1,03 é rico

                          pois é, se o rico da narrow é só 0,97 da wide, e o ideal em pé embaixo com turbo seria 0,84, ja viu neh?

                          vai ser legal a i.e. fazendo correcao pela sonda wide, será que ai da pra salvar os motoresó acho que se botar em 0.80 deve salvar né? apesar de perder potencia :olhos:

                          bom, no mais ainda continuo trabalhando no aquecimento… eh a parte mais complicada... dosar a potencia pra ela esquentar rapido, mas nao tao rapido, e segurar na temp exata quando ta rodando...

                          valeu ae kra

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            PrEsA
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            opa

                            a minha demora de 10 a 20s para aquecer (partindo dela fria).

                            com o lm-1 dá para utilizar a saída analógica como entrada para o hallmeter (configurando para 0-1v) e utilizá-lo para leitura. facilita a vida depois de ter acertado o carro

                            e não tenho como comparar a wide com a narrow, pq tirei uma narrow para colocar a wide (não ia ficar com 3 sondas+pirômetro no escape).

                            temp ainda não dá para avaliar, pois o carro ainda não está acertado, mas parece que alimentando com lambda 0,85 vai ficar ao redor de 780oc.

                            abs

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #14

                              mas ai nao serve pra comparar, pq a saida da lm-1 é programavel. o que eu tenho é o dado interno do controlador, sem tratamento.

                              mas tudo bem, hoje enfiei ela no carro e a traducao de volts pra lambda (feita na cabeca mesmo) ficou aparentemente perfeita em comparacao com a sonda narrow. sexta vou instalar a wide no escape junto com a narrow e pirometro (afinal eh um laboratorio mesmo) e mais pra fente tiro a narrow e tampo o buraco.

                              bom, no mais é isso ae. injecao eletronica com sonda wide (e narrow tb) integradas e possivel de usar ou uma ou outra pra correcoes automaticas on the fly a caminho.

                              sobre a ignicao ja decidi, vou cortar o chicote e adaptar o padrao marelli que consigo encontrar os conectores. entao ignicao a caminho, e como agora as coisas tao andando rapido pq to dedicado nessa area, podem esperar que em breve terei novidades sobre a ignicao.

                              ah, tb to com o sensor de batida de pino aqui na mesa. esse ta na fila, mas vou integrar ele tb podem apostar. ai sim teremos uma injecao eletronica de verdade, completinha, 100% nacional :aaf:

                              um abraco.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                boa novidades

                                o sistema (ignição) da marelli é compativel com o do meu corsa?

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  boa novidades

                                  o sistema (ignição) da marelli é compativel com o do meu corsa?

                                  [snapback]688311[/snapback]

                                  é sim, pq não é um sistema de ignicao é só uma bobina :aaf:

                                  é que a do meu carro é bosch. é praticamente igual, soh o conector que é diferente, ai nao encontro o conector pra minha bobina, por isso vou trocar a bobina pela marelli, que ja encontrei o conector entendeu?

                                  é só o conector da bobina que eu to falando… a fuelbox vai ter um conector proprio, entao vai ter um chicote adaptador pra qqr bobina.

                                  tendeu?

                                  mas se vc quiser colocar essa bobina da marelli no seu carro da sim, se quiser usar 4 bobinas individuais tb da...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
                                    D Offline
                                    dfabro
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    olá

                                    acredito que este topico pode ajuda-los:

                                    porque usar sonda wide-band

                                    http://www.dragrace.com.br/forum/showthread.phpot=127

                                    abs

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Z Offline
                                      Z Offline
                                      Zé chedid
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      olá

                                      acredito que este topico pode ajuda-los:

                                      porque usar sonda wide-band

                                      http://www.dragrace.com.br/forum/showthread.phpot=127

                                      abs

                                      tá tudo bem, mas alguém tem esquema de como montar o controlador?

                                      1 Resposta Última resposta

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