Cabeçote preparado
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galera… peguei um cabeçote preparado pelo troyano lá de sp.... fotos nos posts seguintes....
não tenho certeza, mas parece q ele era 1.8 e foi passado pra 2.0 com aumento de dutos, etc....
parece q ele esta com 98 cfm, mas ainda não medi... devo fazer isso só segunda feira...
foi feito trabalho nas valvulas, aumento de dutos, angulação... tudo o q tem direito... pelo menos foi o q me disseram....
olhando melhor pra ele, percebo algumas coisas q me deixam em duvida.... tirei algumas fotos e vou postar aki... mas caso não tenham saco de aguardar as fotos rodarem todas, zipei e estou disponibilizando as fotos...
http://www.geocities.com/gls1989/cabecote.zip
por problemas da geocities, as vezes funciona as vezes não….. pode ser q não de pra ver as fotos ou pegar o zip.... mas em alguns minutos resolve.... é só voltar e tentar denovo....
o q mais me intriga são os dutos de admissão….. um deles parece estar torto... parece não... está....
não sei se isso influencia em alguma coisa, ou se esta assim pq foi feito para um coletor da engine com uma weber 40.... pretendo medir o fluxo para saber se cada duto tem o fluxo igual... se não tiver pretendo equalizar todos com o torto... ou o q for melhor fazer...
eu tenho duas opções de uso pra esse cabeçote:
1- coletor original com 3e a alcool e comando 276 com 4x1 de 2 polegadas....
2- coletor da engine com weber 40 e comando 288 com 4x1 de 2 1/4 polegadas...
a primeira opção com certeza será mais economica.... mas a segunda me deixa com uma vontade de montar e ver o bichinho nervoso
de motor será um ap 2.0 com bloco alto e biela longa (r/l boa) com pistões std (82,5mm) a alcool com taxa por volta dos 14:1 rodando no gnv tb....
isso tudo num santana 89
outra coisa q me intriga.... as molas dos tuchos vieram sem os pratos inferiores.... vou ter q coloca-los, né??? ou isso faz parte de algum tipo de preparação, ajuda de alguma forma em algo???
mais uma coisa.... o cabeçote q eu tinha era de 3 mancais.... conheão cabeçotes de 5 mancais tb.... mas nunca tinha visto com 4 mancais ainda mais olhando pro q seria o mancal numero 4 e parece q ele foi arrancado e foi fechado o duto de oleo....
qdo eu coloco o meu comando, 53g, com os 4 mancais, tudo no torque certinho, fica travado mas se eu coloco só com 3 mancais, os das pontas e o do meio, ignoro o extra, roda.....
to pensando em mandar arrancar esse mancal a mais e tampar o duto de oleo q nem foi feito no outro mancal....
depois de 1 ano parado, sem nunca ter sido usado, o cabeçote, será q eu preciso trocar os retentores, ou eles aguentam??? não queria montar tudo pra descobrir q tá fumando por causa de retentor ressecado.....
o antigo dono desse cabeçote tampou o duto de agua q ia pro coletor com durepox.... como o meu coletor usa esse duto tentei tirar a durepox e um pedaão caiu lá pra dentro... e agora??? como eu tiro??em algum problema deixar ali???
qual a altura padrão de um cabeçote ap injetado??? daqueles q os bicos entram entram pelo proprio cabeçote.... eu medi e deu 131mm.... o cara falou q deu 1mm de passo.... mas tenho minhas duvidas.....
tem algum problema tampar os buracos dos bicos??? o servião parece q foi bem feito....
tem umas marquinhas na camara de combustão de dois cilindros... tem alguma importancia???
parece q o servião nas valvulas foi bem feito na de escape... a de admissão está um pouco estranha..... o q acham???
pra q serve diminuir os dutos de agua, pra aumentar a pressão??? ajuda???
98 cfm é bom??? original é qto??? o q pode ser feito pra aumentar mais o fluxo??
bom... é mais ou menos isso.... sei q escrevi pra caralho... mas se eu ficar quieto nunca vou obter minhas respostas..... foi mal ae galera....
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geocities é muito ruim mesmo… acabei de posta e já excedeu o limite pra visualizar..... postei tudo no photobucket.... lá deve tá funcionando....
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/31.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/30.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/29.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/28.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/27.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/26.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/25.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/24.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/23.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/22.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/21.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/20.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/19.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/18.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/17.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/16.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/15.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/14.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/13.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/12.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/11.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/10.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/9.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/8.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/7.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/6.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/5.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/4.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y261/ael_hage/3.jpg
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hospeda as fotos aqui ?:
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já hospedei no photobucket e gostei… sem problemas... o link tá ai em cima....
queria é q algum admin tirasse os posts com fotos q eu postei pra poder arrumar o topico... e deixar só as duvidas e o link pras fotos....
tentei no edit mas não consegui....
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???
impressão minha ou:
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tem varios cantos vivos nas c?maras
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tem marca de arranhão nas c?maras
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não cortaram as guias de válvulas
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tem duto com formato diferente dos outros
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tem válvula machucada ali (entrou algo q não devia no motor e ficou batendo por cima da válvula)
aquelas cavas do lado dos copinhos são feitas pra usar comando com duração/lift muito altos. achei horrível o acabamento, mas isso não interfere na função do serviço.
nem pense em montar esse cabeçote no motor antes de mandar plainar ele e colocar retentores novos.
os dutos de agua são fechados e re-abertos pra deixar a parede mais grossa e resistente. o novo furo é aberto na medida da junta do cabeçote.
fizeram rosca no local dos bicos. pode tapar ali com parafusos.
cabeçote de ap vem com 133mm de altura.
o tal duto de agua precisa ser verificado e desobstru?do totalmente até tirar a durepoxi.
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vc achou o cabecte dele ruim
[snapback]262018[/snapback]
não sei se essa pergunta foi pra mim, mas se foi…. ainda não montei o motor... só depois saberei... por enquanto eu gostei mas tenho essas duvidas ae.... aos poucos vou entendendo cada coisa....
parece q os dutos tortos estão assim pq foram feitos pro coletor da engine... só vou ter certeza amanha qdo medir fluxo.... etc...
a ausencia do prato inferior deve ser por causa do comando pra q ele foi feito... 304 ou 314 graus, não sei ao certo... e as molas parecem ser mais duras.... então tira se o prato inferior pra ajudar em evitar flutuação de valvulas... pelo menos foi como me explicaram...
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e as molas parecem ser mais duras…. então tira se o prato inferior pra ajudar em evitar flutuação de valvulas... pelo menos foi como me explicaram...
[snapback]262020[/snapback]
na verdade não é pra evitar flutuação, mas pra mola não fechar elo com elo por causa do comando com lift muito alto. eu prefiro afundar a base dos pratos e mante-los lá…. mas sei lá, cada loko com a sua mania
abraço.
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outra coisa, tava dando uma olhada em outro cabeçote preparado… olhem a diferença:
esse é o meu
esse é do guswrc
em q influencia isso??? como chamam essa parte, caroão das valvulas ou guia das valvulas, ou nem um nem outro???
[snapback]262071[/snapback]
comentei isso na minha resposta ( http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=262008 ) sobre as guias não terem sido cortadas.
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as guias de válvula não foram reduzidas. reparei também que não h? muitos ?ngulos nas válvulas e sedes. isso não são necessariamente coisas ruins. ok, impedem um pouco o fluxo, mas as guias possuem um determinado comprimento, por algum motivo. e esse motivo é durabilidade. para motores de rua, eu não acho legal cortar as guias. e também não acho legal o uso de muitos ?ngulos.
mas tem coisas que estão menos que ideais nesse cabeçote: os dutos foram sim abertos e polidos, lixados e etc. mas não estão muito bem equalizados e aparentemente não possuem a forma correta. os dutos devem ser abertos mais na parte de cima do que na de baixo, nunca o oposto, já que grande parte do fluxo corre pela parte de cima do duto e manter a parte de baixo estreita ajuda é eliminar o retorno dos gases, principalmente em turbos.
as c?maras estão marcadas e tb as válvulas. cada marca dessas forma um ponto quente, que certamente ir? acumular carvão e em algum tempo, terá deposito suficiente para ficar incandescente e transformar-se em uma segunda fonte de ignição, sobre a qual vc não terá controle algum. pré ignição.
já me aconteceu de pegar um cabeçote assim feito . o que fiz, foi trocar por outro, onde fizemos 3 ?ngulos nas válvulas, um leve lixamento nos dutos de admissão e um retrabalho criterioso e conservador nos dutos de escape. também uma redução da taxa nas c?maras e posterior polimento.
essa é a foto da c?mara pronta:
abraço
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comentei isso na minha resposta ( http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=262008 ) sobre as guias não terem sido cortadas.
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eu vi agora… não tinha percebido naquela hora pq falando assim, guias, sedes, etc... eu não vou saber exatamente o q ?.... percebi pela foto só....
agora já sei o q é a guia... a sede seria isso:
?????
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as guias de válvula não foram reduzidas. reparei também que não h? muitos ?ngulos nas válvulas e sedes. isso não são necessariamente coisas ruins. ok, impedem um pouco o fluxo, mas as guias possuem um determinado comprimento, por algum motivo. e esse motivo é durabilidade. para motores de rua, eu não acho legal cortar as guias. e também não acho legal o uso de muitos ?ngulos.
mas tem coisas que estão menos que ideais nesse cabeçote: os dutos foram sim abertos e polidos, lixados e etc. mas não estão muito bem equalizados e aparentemente não possuem a forma correta. os dutos devem ser abertos mais na parte de cima do que na de baixo, nunca o oposto, já que grande parte do fluxo corre pela parte de cima do duto e manter a parte de baixo estreita ajuda é eliminar o retorno dos gases, principalmente em turbos.
as c?maras estão marcadas e tb as válvulas. cada marca dessas forma um ponto quente, que certamente ir? acumular carvão e em algum tempo, terá deposito suficiente para ficar incandescente e transformar-se em uma segunda fonte de ignição, sobre a qual vc não terá controle algum. pré ignição.
já me aconteceu de pegar um cabeçote assim feito . o que fiz, foi trocar por outro, onde fizemos 3 ?ngulos nas válvulas, um leve lixamento nos dutos de admissão e um retrabalho criterioso e conservador nos dutos de escape. também uma redução da taxa nas c?maras e posterior polimento.
essa é a foto da c?mara pronta:
abraço
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essa foto q vc postou mostra como faz pra medir a camara de combustão pra saber a taxa, né??? me explica melhor isso ae, por favor….
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guia= aquele tubo dourado onde a haste da valvula passa dentro.
sede= onde a valvula encosta qdo esta fechada, aquele anel chanfrado q fica preso no cabeçote.
[snapback]262084[/snapback]
exato. o que tem na foto, é a válvula em si. a sede é onde essa parte da válvula que tem os ?ngulos se assenta. a sede em si tb tem os seus próprios ?ngulos, sendo que o de assentamento, tem de casar perfeitamente com a válvula.
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essa foto q vc postou mostra como faz pra medir a camara de combustão pra saber a taxa, né??? me explica melhor isso ae, por favor….
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? um proceso muito simples. coloca-se a vela que será usada, e com um vidro ou acr?lico furado, untado com graxa para não vazar, fecha-se a c?mara de combust?o. aí então despeja-se fluido hidr?ulico com uma bureta graduada. assim vc mede quanto cabe de láquido (volume) na c?mara.
depois faz-se o mesmo com as cavas dos pistões (supondo que se alinham com o bloco sem ficarem para dentro)
o volume então é contraposto ao volume do cilindro e vc descobre a taxa de compressão estática real.
digamos que vc tem 500 cc por cilindro (cue ou cilindrada unit?ria exata), e uma c?mara de compressão com 50 cc:
taxa = (cue + volume da c?mara)/volume da c?mara
taxa = (500 + 50)/50
taxa = 11:1
ah, mais uma coisa sobre seu cabeçote: pelo que eu vi, ele usa válvulas com hastes afinadas no escape não ??
se for mesmo, isso tb eu não recomendo mt, pois afinar a haste das válvulas de escape enfraquece-as bastante, h? perigo de quebra do motor por causa disso, dependendo das temperaturas.
abraço
abraço
abraço
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eu nem reparei muito no cabeçote ainda, nem nas valvulas… vo leva agora num cara q entende, vamo ve o q ele fala... mais tarde eu posto....
se tiver esse lance mesmo de ter afinado a haste da valvula de escape, fudeu... pq eu rodo no gnv e já é fato q o gnv mantem uma temperatura muito maior do q qualquer comb liquido... essa valvula então não vai aguentar muito tempo.... vamo ve o q o cara fala....