Alimentaçao de bicos será que estou calculando certo?
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fala ai pessoal,
então to com uma duvida mostro aqui, to terminando o meu carro, é um gol 1.9 com ft e tudo mais, bom o problema é o seguinte to usando 8 bicos, sao eles:
4mi retrabalhado para 50 ml (primeira bancada)
4 fr 160 lbs/h (segunda bancada)
bom a linha é de 1/2”de cobre com uma bomba aeromotive a1000
to lendo o manual da bomba e ela da:
700 – lbs/h 45–psi
bom a duvida é a seguite:
só essa bomba vai alimentar os bicos ?
se cada bico fr da 160/lbs mas devemos calcular em torno de 80% pq o bico não pode trabalhar em 100%, então vai dar 128/lbs por bico, bom os do mi vai ser umas 35/lbs por bico resultado:
128/lbs x 4 + 35/lbs x 4 = 652 - lbs/h
isso utilizando 100% dos bicos
então só essa bomba vai dar certo?
será que estou certo?
ou ta tudo errado?
rs ajuda ai pessoal….
abraços
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link desempenho da a 1000
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cadu, essa bomba @ 65psi (em torno de 4,5bar) tem menos de 400 lbs/h de vazão @ 12v (voltagem razoável).. essa seria +- a pressão que vc teria em plena carga com um dosador que sobe pressão na proporção da pressão de turbo (+- 1,8bar inicial + 3bar de turbo).. considerando 80% da vazão dos fr (pra alimentar 3bar numa turbina grande, deve-se chegar perto disso), seria necessária uma vazão de 512 lbs/h, bem mais do que essa aeromotive lhe oferece, sem contar da os bicos iwp da outra bancada.. isso é um cálculo grosseiro, pois não sei a que pressão esses bicos devem dar 160lbs/h (quem deve saber isso é o rs2) e dependendo do que tem o seu carro, a voltagem deve chegar nos 13v
procura se informar tb sobre o multiplicador de voltagem que a f2 vende.. já vi um tirbo-b com 4 fr, a1000 e esse multiplicador, mas n tenho experiência nenhuma com ele.. n sei se funfa
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cadu, essa bomba @ 65psi (em torno de 4,5bar) tem menos de 400 lbs/h de vazão @ 12v (voltagem razoável).. essa seria +- a pressão que vc teria em plena carga com um dosador que sobe pressão na proporção da pressão de turbo (+- 1,8bar inicial + 3bar de turbo).. considerando 80% da vazão dos fr (pra alimentar 3bar numa turbina grande, deve-se chegar perto disso), seria necessária uma vazão de 512 lbs/h, bem mais do que essa aeromotive lhe oferece, sem contar da os bicos iwp da outra bancada.. isso é um cálculo grosseiro, pois não sei a que pressão esses bicos devem dar 160lbs/h (quem deve saber isso é o rs2) e dependendo do que tem o seu carro, a voltagem deve chegar nos 13v
procura se informar tb sobre o multiplicador de voltagem que a f2 vende.. já vi um tirbo-b com 4 fr, a1000 e esse multiplicador, mas n tenho experiência nenhuma com ele.. n sei se funfa
posso ligar na saida do alternador que da aproximadamente 13.5v, será que vai dar certo?
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qual vai ser o uso desse carro ?
652 lbs/h desse conjunto de bicos é para alimentar mais de 600 hps.
vc precisa de toda essa potência ?
se precisar, essa bomba é insuficiente.
se nao precisar, vc pode usar essa bomba, mas limitando a pressao máxima em 4kg,
o que é suficiente para alimentar uns 400 hps.
como vc tem bicos grandes, mesmo com uma pressao diferencial de combustível menor,
eles ainda alimentam o motor sem problemas.
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qual vai ser o uso desse carro ?
652 lbs/h desse conjunto de bicos é para alimentar mais de 600 hps.
vc precisa de toda essa potência ?
se precisar, essa bomba é insuficiente.
se nao precisar, vc pode usar essa bomba, mas limitando a pressao máxima em 4kg,
o que é suficiente para alimentar uns 400 hps.
como vc tem bicos grandes, mesmo com uma pressao diferencial de combustível menor,
eles ainda alimentam o motor sem problemas.
entao hmf, eu cheguei a esse numero somando as libras dos bicos porem nao sei se vai realmente utilizar tudo isso.
como vejo quantos hp vao ter o carro?
ele tem cabeçote feito 8v.
turbina holset hx 40
coletor escape tubular sapinho
escape saida de 3 só saida
1.9
embragem 1400 libras 6 pastilhas
cabio 1 a 4 sapinho
intercooler
ft
inginiçao ft
susp tudo feita,
pneu ventura
uns 100 kg no quadro.
coletor mi,
como saberei ate onde posso chegar com essa bomba?
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então, vc pode estimar a potência a partir da alimentação (bicos e bomba) + turbina.
nessa configuração do seu motor, bicos e turbina, bem ajustados, vem na faixa de 600 hps.
(mas precisa muito acerto fino para isso, e muito cuidado com detalhes de montagem).
a sua limitação é a bomba: ela fornece menos combustivel que o motor poderia consumir,
pelo tamanho dos bicos.
operando em 65 psi (4,5kg/cm2) a 13,5 v (um bom alternador dá 14 v) ela consegue fornecer
próximo de 500 lbs/h, de acordo com o gráfico.
isso é suficiente para alimentar um motor de 450 hp´s, com uma pequena margem de folga.
essa potencia com uma hx 40 vem com uma pressão em torno de 2kg/cm2.
então, vc deve limitar o turbo a uns 2,0 kg no máximo, e ir trabalhando com o tempo de injeção
para compensar a menor pressao diferencial sobre o bicos.
lembre-se, essa bomba vai estar trabalhando no limite, então, não convém abusar.
para vc calcular potencia x bicos e dimensionar a bomba, usa o site da fueltech: