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    Tudo sobre pneus - introdução

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    • G
      GusWRC última edição por

      tudo sobre pneus - introdução.

      [justify] pneu é tudo igual, é de borracha, preto, redondo e com um buraco no meio .

      por incrível que pareça muita gente enxerga os pneus desta maneira, mas ao contrário desta forma de vê-los, os pneus existentes hj no mercado agregam muita tecnologia e inovações no que diz respeito a compostos, estrutura de construção, desenhos e comportamento.

      nesta série de tópicos que serão criados, vou tentar passar o máximo possível de informações para todos, dividindo por capítulos para que se entenda desde a fabricação até os mais diferentes tipos de uso.

      não posso deixar de agradecer a toda equipe pp pelo convite e oportunidade de poder dividir isso com todos. a idéia é inserir um tópico a cada 15 dias, para que neste meio tempo eu possa tirar todas as dúvidas referentes aquela etapa, e então seguirmos para as próximas.

      vocês vão ver que muitas lendas vão ser derrubadas, muitas curiosidades vão aparecer, e vamos todos olhar para os pretos redondos de borracha com outros olhos e muito mais cuidados.

      a história dos pneus começa em meados do século xix, e apareceu com o objetivo de tornar as viagens da época menos desconfortáveis, substituindo as rodas maciças de madeira encontradas até então. em 1844, charles goodyear inventou a vulcanização, processo que seria utilizado mais tarde na fabricação dos pneus, e reza a lenda que foi por acidente, quando estava lidando em seu laboratório e derrubou enxofre numa mistura que testava para outros fins. nesta época a borracha era apenas uma goma grudenta que servia para impermeabilizar tecidos. se é verdade ou não, não há provas, mas a lenda persiste até os dias de hoje.

      um cirurgião veterinário escocês chamado john boyd dunlop é tido como o pai do pneu moderno, mesmo não tendo sido o primeiro a ter a idéia. em 1845 foi patenteado o primeiro pneu que se tem notícia por robert willian thomson, que consistia num tubo interno de lona revestido em couro que conseguiu percorrer distâncias consideráveis para a época, mas havia diversos problemas de fabricação e a idéia acabou sendo abandonada. quando thomson inventou o pneu nem mesmo as bicicletas ou os automóveis existiam, mas sua idéia era voltada à utilização nas carruagens da época.

      quando dunlop reinventou o pneu, sem saber da patente anterior, as bicicletas já estavam em um estágio evolutivo que permitiam a utilização de sua invenção. ele então desenvolveu para o triciclo de seu filho um tubo de couro modificado e revestido por borracha, isso em 1887. dali não demorou muito para que os tubos internos de borracha (câmaras de ar) fossem inventados. dunlop cria então uma empresa para produzir sua invenção , que logo teria outros fabricantes, culminando na invenção do primeiro pneu para automóveis em 1895, produzido pela michelin.

      hoje tanto no brasil como no mundo existem diversos fabricantes de pneus, entre novos e remoldados , cada um com suas tecnologias e inovações.

      no próximo capitulo vou mostrar o processo de fabricação de pneus novos, etapa por etapa, e todos os segredos e tecnologia envolvidos.

      um grande abraço, boa leitura e até a próxima

      [>> parte ii](>> parte ii)

      segue o indice pra galera se preparar para as materias:

      1- história

      2- compostos

      3- processo de fabricação

      4- funções e partes principais

      5- medidas

      6- Índices de carga e velocidade

      7- estrutura dos pneus (radialxconvencional / tubelessxtubetype)

      8- normas internacionais (incluindo treadwear/tração/temperatura)

      9- tipos de desenhos

      10- características high performance

      11- escolha das rodas

      12- substituição correta dos pneus / equivalências de medidas

      13- garantia

      14- manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/twi)

      15- alinhamento/balanceamento

      16- tipos de desgastes

      17- fatores de desgastes

      18- pressões e comportamento dinâmico

      19- acertos de pista

      [/justify]

      gustavo loeffler

      dpto técnico / motorsports

      yokohama brasil

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • T
        TopFuel última edição por

        vo marcar esse topico, me interessa saber sobre o processo de fabricação dos remoldados.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • V
          Violator última edição por

          com certeza acompanharei.

          e tópicos ilustrados com figuras auto explicativas ficariam melhores ainda

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • A
            Adriano Sushi última edição por

            mt boa gus

            vo ficar de olho.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • Q
              quarteto última edição por

              boa banguela :hauhau:

              mais um de olho

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • X
                Xev última edição por

                tbm to de olho nesse topic. pneu é tudo o q te da contato com o chao, entao é primordial

                gus, queria q viesse a falar (no decorrer do topic) sobre os compostos tipo zeruma, e etc.

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • M
                  Moafoda última edição por

                  verdade, muito interessante…. legal ver os grandes nomes que estão ateh hj no mercado sempre na frente ainda...

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • F
                    FRMG78 última edição por

                    parabéns pelo tópico gus.

                    estarei atento aos próximos episódios.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • R
                      Rix última edição por

                      parabéns pela iniciativa. iformações técnicas são importantes, curiosidades são interessantes, enfim, conhecimento é tudo. obrigado por compartilhar conosco.

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • A
                        arlen última edição por

                        vai ser ótimo esse tópico pra desvendar os pneus remold. eu usei por quase dois anos em um voyage turbo sem nenhum tipo de problema (ovo, deslocamento, furo, etc). mas recentemente comprei pneus novos da continental por falta de uma informação mais segura a respeito da situação atual da fabricação dos remold. vou acompanhar esse tópico de perto. valeu, gus.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • R
                          rezende.web última edição por

                          parabéns, vou ficar de olho nos remolds…..

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • T
                            Tarconal última edição por

                            credo, remouldsó hahahaha..

                            gente, remould não tem segredo. carcaça velha e inútil do primeiro mundo que não pode ser queimada (gera co2 e outros poluentes) e ocupa espaço demais em aterramentos, além de poluir o solo.

                            solução? enfia tudo num container e manda pro terceiro mundo lá eles pegam essa carcaça velha e jogam um pouco de borracha derretida em cima, cortam os gomos e vendem dizendo que é igualziiinnhhoooo a um pneu novo aí vc monta um jogo de remolds da mesma marca, mesma medida e mesmo lote no carro. mas uma carcaça veio de um pneu de inverno da escócia, outra veio de um michelin recauchutado 3x na frança e os outros dois vieram de pneus de verão usados na espanha, sendo que um foi usado em 95 e o outro em 99.

                            fantástico

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • T
                              Tarconal última edição por

                              gus, não sei onde vc vai chegar com isso nem qual o nível de detalhamento técnico, mas se possível gostaria de sugerir alguns tópicos a serem abordados… uns pq eu acho que seriam interessantes e outros pq eu gostaria de aprender e conversar mais a respeito

                              1 - como se determinam as características de um pneu como traction e treadwear, por exemplo. existe uma norma mundial que serve de base ou cada fabricante cria sua própria tabela e publica dados que são, portanto, impossíveis de comparar com dados de outros fabricantes;

                              2 - pq um pneu touring feito pra durar muito rodando sem esforço gasta mais rápido do que um pneu sport quando os dois andam em pista

                              3 - como os ciclos de temperatura afetam a durabilidade e o comportamento dos pneus

                              4 - quais furos podem ser consertados (e o melhor tipo de conserto) e quais não podem.

                              5 - pressão x comportamento

                              6 - aferição de temperaturas dos pneus x acerto de suspensão (pista)

                              7 - porque os pneus no brasil são tão caros (comparados com o 1º mundo)

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • G
                                GusWRC última edição por

                                gus, não sei onde vc vai chegar com isso nem qual o nível de detalhamento técnico, mas se possível gostaria de sugerir alguns tópicos a serem abordados… uns pq eu acho que seriam interessantes e outros pq eu gostaria de aprender e conversar mais a respeito

                                1 - como se determinam as características de um pneu como traction e treadwear, por exemplo. existe uma norma mundial que serve de base ou cada fabricante cria sua própria tabela e publica dados que são, portanto, impossíveis de comparar com dados de outros fabricantes;

                                2 - pq um pneu touring feito pra durar muito rodando sem esforço gasta mais rápido do que um pneu sport quando os dois andam em pista

                                3 - como os ciclos de temperatura afetam a durabilidade e o comportamento dos pneus

                                4 - quais furos podem ser consertados (e o melhor tipo de conserto) e quais não podem.

                                5 - pressão x comportamento

                                6 - aferição de temperaturas dos pneus x acerto de suspensão (pista)

                                7 - porque os pneus no brasil são tão caros (comparados com o 1º mundo)

                                boas perguntas, vou passar mesmo por todos esses assuntos detalhadamente. vcs vão se surpreender com muitas coisas, pode acreditar….

                                o próximo assunto será compostos, tudo que envolve mistura de borracha e proporções. em seguida vou detalhar o processo de fabricação, e assim por diante. em princípio teremos novas matérias a cada 15 dias, mas algumas podem sair antes. quero um pequeno intervalo justamente pra que possamos trocar idéias e tirar todas as dúvidas sobre cada tema em separado, pra que os mitos caiam por terra

                                abraço.

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • J
                                  Joel_RS última edição por

                                  ae

                                  mandou muitíssimo bem. aguardando as continuações.

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • G
                                    GusWRC última edição por

                                    agradeçam à equipe pp que mais uma vez sai na frente inovando e mostrando o porquê são os melhores :hauck:

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • B
                                      BRUTaL DLX última edição por

                                      também vou acompanhar de perto o tópico.

                                      gostei.

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • M
                                        miozao última edição por

                                        credo, remouldsó hahahaha..

                                        gente, remould não tem segredo. carcaça velha e inútil do primeiro mundo que não pode ser queimada (gera co2 e outros poluentes) e ocupa espaço demais em aterramentos, além de poluir o solo.

                                        solução? enfia tudo num container e manda pro terceiro mundo lá eles pegam essa carcaça velha e jogam um pouco de borracha derretida em cima, cortam os gomos e vendem dizendo que é igualziiinnhhoooo a um pneu novo aí vc monta um jogo de remolds da mesma marca, mesma medida e mesmo lote no carro. mas uma carcaça veio de um pneu de inverno da escócia, outra veio de um michelin recauchutado 3x na frança e os outros dois vieram de pneus de verão usados na espanha, sendo que um foi usado em 95 e o outro em 99.

                                        fantástico

                                        onde eu assino??

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • P
                                          pepsimanbr última edição por

                                          eu tbm, soh acompanhando no vácuo.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • G
                                            Gili última edição por

                                            to de olho tbm, pq ta chegando a hora de comprar os pneus pro ratão e to quebrado de grana depois do projeto todo, to de olho nuns remould pra ficarem temporarios.

                                            abs e parabens gus

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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