Tudo sobre pneus - parte ii
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bom, com relação ao nr de série, este é uma sequencia de 11 letras e números (a partir de 2000), que pode ou não ser precedido da sigla dot (veremos mais adiante em detalhe).
esta sequencia indica a fábrica, modelo, prensa e demais informações referentes ao pneu, como se fosse o chassi de um carro.
cada fabricante pode apresentar esta sequencia de uma forma diferente, porém sempre com 11 letras e números. nos yokohama, os 4 primeiros são em alto relevo, e os demais 7 em baixo relevo:
o que é importante observar são os 4 últimos dígitos, que indicam a semana e o ano de fabricação. neste exemplo, 3903 seria a 39a semana de 2003.
caso o pneu apresente apenas 3 números e após o último apresente um ponto, triângulo, cruz ou qualquer outro sinal, este pneu seria anterior ao ano 2000. por ex um final de série 456* seria um pneu da 45a semana, mas de 1996.
passados os 5 anos da fabricação, não é recomendável o uso contínuo do pneu por medida de segurança.
no brasil, a legislação diz que a garantia deve ser dada por 5 anos a partir da data de emissão da nota fiscal, mesmo que o pneu tenha sido fabricado a mais tempo. desta forma, em caso de defeito durante o período de 5 anos da nota fiscal, a garantia deverá ser dada conforme exige a lei. caso não se tenha o termo de garantia ou a nota fiscal em mãos, terá validade a data do nr de série para efeito de garantia. nós vamos falar mais pra frente sobre garantia, e a diferença entre defeitos de fabricação e danos de utilização, e o que é ou não coberto pelas garantias dos fabricantes.
abraço.
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**perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.
o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.
hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?
mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.
tem algum problema??**
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**perfeito o topico agora ficarei mais atento pra essas datas.
o gus,se tratando que o carro esteja parado,com os pneus cheios,você recomenda algo.
hoje tenho os pneus.a520,não fabricam mais certo?
mais ainda tenho esses que estão novos no meu carro.só que não uso com frequencia o meu carro.
tem algum problema??
o ideal é pendurar o carro em cavaletes, pra evitar a deformação (flat spot). caso isso não seja possível, é recomendável que se calibre com mais pressão (em torno de 40 libras), não esquecendo de acertar a pressão antes do novo uso.
os a520 infelizmente foram parados. em seu lugar entrou o s.drive, pneu muito rápido. uso os a520 no passat tb, e são muito bons. pena que no 185/60r14 não tem do s.drive.**
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segue o indice pra galera se preparar para as materias:
1- história
2- compostos
3- processo de fabricação
4- funções e partes principais
5- medidas
6- índices de carga e velocidade
7- estrutura dos pneus (radialxconvencional / tubelessxtubetype)
8- normas internacionais (incluindo treadwear/tração/temperatura)
9- tipos de desenhos
10- características high performance
11- escolha das rodas
12- substituição correta dos pneus / equivalências de medidas
13- garantia
14- manutenção e cuidados (incluindo montagem/lubrificantes/válvulas/rodízios/consertos/estepe/twi)
15- alinhamento/balanceamento
16- tipos de desgastes
17- fatores de desgastes
18- pressões e comportamento dinâmico
19- acertos de pista
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gus,
em termo de composto pra arrancada, qual os produtos da yokohama voce sugere para carros aspro-std/st e turbos-a/b/c ???
e se considerarmos pistas com grip bem ruim, tipo pista de rua…... mudaria a indicação do pneu ?
em um carro onde se sobra potencia e falta tração, por exemplo, um turbo-a/b com seus 500cv e pneus radiais, até que ponto o tamanho do pneu ajudaria na tração, pensando no sentido do maior é melhor ???
por exemplo: até que ponto um pneu 215/60-16 seria melhor/mais rapido que um 205/65-15 ???
abraço
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vamos desossar isso mais pra frente, mas pra ir pensando já, o que conta mais na escolha de um pneu é o tipo do desenho da banda e a profundidade dos sulcos. os compostos mudam muito pouco num pneu de rua a ponto de interferir num desempenho, mas a soma disso com características de cada desenho definem o que traciona mais.
para os turbo, agora que estamos entrando na arrancada, já temos resultados da std no paranaense, onde o vencedor e recordista andou de s.drive. outra equipe melhorou 0,4s trocando os antigos tb por s.drive.
acredito que para os turbo, inclusive pelas medidas disponíveis, o c.drive se dará melhor.
a questão dos pneus maiores e mais largos, podem até melhorar um pouco a tração nos primeiros metros, mas o peso do conjunto e o aumento da resistência ao rolamento por usar baixa pressão acabam amarrando o carro mais pra cima. é incoerente na minha opinião vc ter motores de 500, 600hp usando pneus de rua pra carros de 120hp…. aí entram os recursos da baixa pressão, chumbo e etc, que podem melhorar os primeiros metros mas prejudicam todo o resto. a diferença qdo se monta um pneu misto como o a048 num carro desses é gritante, o carro melhora em todas as faixas e vem tempo, de 0,5 a 1s sem dificuldades.
no meio de julho vamos pro rs fazer outra etapa do arrancada cup e vamos montar um carro que está sendo definido com advan a048 pra tentar o recorde da turbo-a.
quando chegarmos na parte de desenhos de banda, vcs vão ficar de cabelos em pé
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interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.
os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.
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interfere tb. teoricamente qto mais macio o composto melhor a aderência principalmente no molhado, mas o principal fator é o desenho. e ao contrário do que todos pensam, não é o desenho em v que é bom em drenagem. existe um ângulo limite de 23o para a inclinação dos sulcos ajudarem na drenagem. ângulo maior que isso tem outras funções como diminuir temperatura, ruídos, dirigibilidade em piso molhado (curvas), entre outras.
os maiores responsáveis pela drenagem de água são os sulcos retos. qto mais avantajados melhor a capacidade de drenagem de um pneu, e isso aliado aos compostos como sílica por ex, tornam um pneu melhor em piso molhado.
outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.
entendi. é q ja usei 2 pneus com as mesmas medidas mais de marcas diferentes, com desenhos parecidos mais compostos creio eu diferentes, tanto que um durou cerca de 20% menos que o outro.
e este que durou menos foi o que segurava muito melhor na chuva, a diferença era enorma mesmo.
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gus me fala uma coisa, os compostos dos a048 e dos s.drive, é sabido que são diferentes. ok.
a diferenda de tração do a048 205/55/16 para o s.drive 205/45/16 é muito grande?
pq atualmente estou com rodas 16 tala 6,5 no gol, e andar com 195/45 não vira, muito baixo e não traciona e é fácil de destruir a roda se pegar um buraco um pouco mais nervoso … atualmente está com os toyo t1r 195/45/16, sou sincero, gosto muito desse pneu, de estabilidade melhorou muito comparados aos goodyear eagle ventura que eu usava, ja para arrancar não sei se é devido a pouca borracha mas ele não traciona melhor que os ventura com 20libras...
o problema hoje de partir para os a048 16 é a medida... 205/55/16 em gol gi tem que rebater demais e trabalhar legal o paralama para andar literalmente tranquilo
por isso minha pergunta sobre os 205/45.
obrigado.
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posso só te garantir que um a048 195/55r15 pro teu caso dá um pau em qquer pneu de rua que vc montar, não importa a medida. e não precisa andar vazio, usa no mínimo 18 libras, pq traciona no composto e não na baixa pressão.
outra vantagem deles é o peso mais baixo que tb ajuda e o composto muito parecido com os de pista slicks, que ajuda muito na tração. todos os que estão usando estão baixando de 0,5 a 1s e quebrando mais câmbios
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esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar …
de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo
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esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar …
de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo
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mesmo não sendo as rodas de tração, não é muito inteligente andar com rodas mais pesadas na traseira e mais leves na dianteira
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mesmo não sendo as rodas de tração, não é muito inteligente andar com rodas mais pesadas na traseira e mais leves na dianteira
mas veja bem o raio de rolamento do 195/55/15 é 297,75 e do 195/45/16 é 290,95, resumindo vou ter menos arrasto do que se tivesse com as 15 com 195/55/15 atrás…
tem a relação do peso, mas não vai influenciar muito quando o carro estiver pronto
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o arrasto não é só calculado pela circunferência do pneu montado na roda…
um conjunto de roda + pneu 16 pesa mais que outro 15 (considerando rodas nacionais dentro da média) e isso é mais massa não-suspensa que acaba dificultando o trabalho da suspensão...além disso, é mais peso para tirar da inércia, mais peso para os freios traseiros segurarem, etc.
fora que a área de contato com o piso vai ser a mesma (se o pneu 15 e 16 forem de mesma marca), já que ambos os pneus têm 195mm de seção lateral
roda maior não necessariamente quer dizer roda melhor...só ver os dragster que usam pneus tora nas rodas de tração e nas outras parece até uma rodinha de bicicleta, ou ver os carros de corrida, que usam as menores rodas possíveis considerando o conjunto de freios montado
se vc vai fazer isso, é opção sua, mas o que eu acho é que isso não é uma boa idéia
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a questão cara é que eu sempre quis ter essa roda que comprei, então terei elas para fazer um rolezinho, e quando for andar nos td da vida, vou jogar 4 slicks em rodas 15 entendeu?
e quando for defenestrar por aí, coloco os advan 15 na frente só pra não andar pra trás…
resumindo, um jogo de 16 de liga, 1 jogo de 15 de ferro com slicks e 1 par de 15 (sei la o material) pra defenestrar.... mas esse monte de coisa sóóoóó mais pra frente... hehehe
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outro detalhe importante: pneus mais largos tem mais facilidade de aquaplanar, e aí é que entram em ação os desenhos complexos e compostos exclusivos para manter a melhor drenagem possível mesmo em pneus largos.
por isso que nas estapas de wrc na neve o pneu parece de bicicleta…
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esquema é rodar com as 16 atraz e comprar um par de 15 pra rodar na frente quando for defenestrar …
de início permanecerei com meus pneus visto que o carro esta parado mesmo
na minha opinião nesse caso é mais vantagem vender as 16 e fica só com as 15 .