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Porque motores ap 1.7 e 1.9 giram mais???

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    pepsimanbr
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    #1

    muita gente costuma fazer motor ap 1.8 virar 1.9 e 1.6 pra 1.7 pq giram mais. no entanto, muito pouco ouve-se dizer um motor 2.0 girar 8000rpm pra mais o que num motor 1.9 é mais comum….

    qual são as vantagem do 1.9 sobre o 2.0 e vice-versa?

    passar um motor ap 1.8 pra 1.9 é realmente só trocar os pistões por 2.0 stdá é verdade que pistões 2.0 aguentam menos que o 1.8? como sanar este problema?

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    • M Offline
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      miozao
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      #2

      lenda

      motor pra girar tem que ser bem balanceado o conjunto… aqui no pp tem uns 2.0 :hauhau: ....

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      • P Offline
        P Offline
        pepsimanbr
        escreveu em última edição por
        #3

        lenda

        motor pra girar tem que ser bem balanceado o conjunto… aqui no pp tem uns 2.0 :hauhau: ....

        isso acontece então como apenas uma forma de um motor 1.8 aumentar a capacidade volumétrica e passando pra 1.9 sem ter q trocar outras partes como virabrequim etc..?

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        • O Offline
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          overspeed
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          #4

          naum, lenda num é… qto menor o curso mais apto a girar o motor está... o que vc pode dizer é que mesmo com cursos mais altos um motor bem balanceado consgue virar mais do que normalmente viraria...

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          • P Offline
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            pepsimanbr
            escreveu em última edição por
            #5

            naum, lenda num é… qto menor o curso mais apto a girar o motor está... o que vc pode dizer é que mesmo com cursos mais altos um motor bem balanceado consgue virar mais do que normalmente viraria...

            então como é que os 1.9 giram maisó além dos pistões, o que mais é trocado pra deixar um 1.8 em 1.9? ouvi dizer que só colocar pistões de 2.0 já se tornaria um 1.9….

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            • M Offline
              M Offline
              miozao
              escreveu em última edição por
              #6

              naum, lenda num é… qto menor o curso mais apto a girar o motor está... o que vc pode dizer é que mesmo com cursos mais altos um motor bem balanceado consgue virar mais do que normalmente viraria...

              é, lenda que eu falei, é que dizem: 2.0 não gira …

              os 1.6 e 1.8 giram mais pq tem menor curso, o que facilita os giros altos

              :hauhau:

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              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #7

                pepsi…

                qto maior o curso maior a velocidade que o pistão sobe, maior a aceleração no mesmo...são coisas que levam a fadiga ou mesmo a ruptura da peça... fora romper filme de óleo nas bronzinas.

                indiretamente ao aumentar o curso vc piora o r/l... a menos que use uma biela ainda maior.. o que levaria a um bloco mais alto (se o pino do pistão num puder ser deslocado pra cima claro...que é o que acontece na maioria os casos)... r/l maior tende mais ainda a ovalizar as camias...e tbm gera mais atrito, que como é dependente da rotação acaba por roubar potência do motor...

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  mas seria errado dizer que 1.9 gira mais que 1.8 e que 1.7 gira mais que 1.6 não?

                  são mantidos os rls….

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    mantidos os r/l, e se for mantido o mesmo diâmetro e apenas dimuindo o curso pode-se afirmar que sempre a menor cilindrada gira mais… se mudar qqr outra destas coisas pode cair numa excessão... quem determina o giro em primeira instância é o curso... r/l num é determinante...mas ajuda ou piora um bocado... fora isso vc cai nos detalhes... se as peças moveis aguentam (tipo balanceiro) se a bomba de óleo da conta de manter pressão, etc...

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      pepsimanbr
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      mas seria errado dizer que 1.9 gira mais que 1.8 e que 1.7 gira mais que 1.6 não?

                      são mantidos os rls….

                      tbm penso da mesma forma… qual o fundamento do pessoal em querer fazer um motor 1.9 pra poder girar mais?? isso é que me gera dúvidas....

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        guabiroba
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        tem uma explicação simples no bestcars

                        http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/curso.htm

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          tbm penso da mesma forma… qual o fundamento do pessoal em querer fazer um motor 1.9 pra poder girar mais?? isso é que me gera dúvidas....

                          pra min o 1.9 é o meio termos entre os dois mundos, o giro do 1.8 ( com o curso menor ) e a cilindrada maior do pistao mais largo.

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            tbm penso da mesma forma… qual o fundamento do pessoal em querer fazer um motor 1.9 pra poder girar mais?? isso é que me gera dúvidas....

                            isso na verdade não procede…

                            o pessoal costuma misturar as coisas e repassar o q o amigo do amigo do amigo do amigo disse sem pensar um pouco a respeito e vê se faz sentido...

                            o que o pessoal faz, passando de 1.8 pra 1.9 (sempre pensando em motores vw) é apenas aumentar a cilindrada (e, com isso, ganhar torque) sem alterar o curso do motor, para que as características de giro do motor 1.8 se mantenham

                            se o motor 1.8 gira 6500 rpm, o 1.9 vai girar o mesmo tanto, considerando apenas o aumento de cilindrada por meio do diâmetro e mantendo a mesma taxa de compressão...

                            idem pra 1.6 -> 1.7

                            mas um motor girar alto depende de outras coisas como fluxo de cabeçote, comando de válvulas, balanceamento, peso de partes móveis, etc., e nesse quesito até o 2.0, com curso bem longo, pode girar alto, fazendo-se as adaptações necessárias

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
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                              brenokamikaze
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              otimo topico,eu tenho uma duvida e gostaria q me ajuda-se,passando o bloco do 1.8 de 81mm,para 82.5mm,as paredes entre um pistao e outro nao vai ficar muito fina nao?e se colocar uma turbina nao vai tender a tricar o bloco?vlw

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                se isso acontecesse o motor 2.0, qdo turbinado, trincaria o bloco, já que essa medida de pistão é a std dele…

                                fica fino pra turbo qdo se usa pistão 86mm...pra aspro até 86mm rola de usar tendo certos cuidados

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  pepsimanbr
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  se isso acontecesse o motor 2.0, qdo turbinado, trincaria o bloco, já que essa medida de pistão é a std dele…

                                  fica fino pra turbo qdo se usa pistão 86mm...pra aspro até 86mm rola de usar tendo certos cuidados

                                  o que realmente devo balancear? só volante e virabrequim? esses dois, uma simples retífica faz o serviço? é necessário o aliviamento tbm?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    balanceamento dinâmico da polia do virabrequim, virabrequim, volante do motor e platô da embreagem…

                                    faz tudo separado e depois de tudo junto (ajuste fino)...não é qqer retífica q faz esse tipo de serviço...o ideal é ver com quem monta motor de carro de pista pra saber onde fazer esse serviço...

                                    convém tb aliviar um pouco de peso dessas partes móveis, e equalizar o peso de pistões, bielas e pinos de pistão

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      pepsimanbr
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      muito obrigado pelas dicas, agora na hora de desmontar o motor já tenho um idéia do que fazer pra poder girar mais liso.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • _ Offline
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                                        #19

                                        aproveitando o topico do amigo… bom to montando meu passat e comprei um bloco ap com pistão de monza 84mm e biela de kd e tbm tenho um vira 1.8 faqueado e gostaria de saber alguma retifica seria q o pessoal costuma manda pra alivia e equaliza e balancea td isso alguem me indicaria alguma... sou de rio claro sp interior mais ai no caso mandaria por sedex.. alguem sabe de uma retifica boa q trabalha bem e pra outras cidades...

                                        abçs: jonathan

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                                        • * Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          aproveitando o topico do amigo… bom to montando meu passat e comprei um bloco ap com pistão de monza 84mm e biela de kd e tbm tenho um vira 1.8 faqueado e gostaria de saber alguma retifica seria q o pessoal costuma manda pra alivia e equaliza e balancea td isso alguem me indicaria alguma... sou de rio claro sp interior mais ai no caso mandaria por sedex.. alguem sabe de uma retifica boa q trabalha bem e pra outras cidades...

                                          abçs: jonathan

                                          samacar.

                                          1 Resposta Última resposta

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