Turbo forte sem bico extra
-
bom, já vi que não adianta muito discutir com vc. está sendo tão cabeça dura qnt as pessoas que defendem até a morte certos produtos ou métodos.
se vc acha que avan?ar nesse aspecto perda de tempo e dinheiro, é realmente uma pena, pois ainda tem mto que evoluir nesse quesito. um exemplo é a injeção direta usada nos novos vw alemões, aonde o combustável é injetado diretamente dentro da c?mara de combustão é alt?ssima pressão. oferenco mais potência com mto menos consumo.
mas enfim, cada um pensa de uma forma e aprende de uma forma. só espero que quem esteja acompanhando o tópico possa ter esclarecido algumas coisas e pensem bem na hora de preparar e principalmente acertar o motor.
se ainda tiver alguma coisa a acrescentar a essa discussão sinta-se a vontade. mas eu já me enchi de ler linhas e mais linhas que não explicam nada.
[snapback]234563[/snapback]
bem, sei lá, mas acho que vc não entendeu.
eu apenas quis trazer experiencia prática para enriquecer a discussão sobre idéias.
existem as vantagens do sistema multiponto suplementar e existem as vantagens do monoponto suplementar. sendo deste último, custo baixo o seu ponto forte. outra vantagem é o efeito intercooler.
do multi, as in?meras vantagens oferecidas por se possuir um bico por cilindro.
ainda assim, a diferença de custo é bem pronunciada.
mesmo que eu saiba que o sistema com 4 bicos é melhor por definição, eu seria totalmente incoerente se não levasse em conta os dados que colhi atravṍs da prática.
esses dados foram que em um sistema bem acertado e pensado, h? pouca diferença, no meu caso totalmente imperceptível, de funcionamento entre um bico mono bem posicionado ou 4 bicos multi no coletor.
eu acho que estaria sendo inflexível, ou como vc colocou cabeça dura e defendendo até a morte certos métodos , se não reconhecesse o resultado que eu mesmo obtive fazendo as coisas dessa maneira…
a? se vc quiser depoimentos sobre temperatura de admissão, pode levar e conta os do jr mesmo, nem precisa ser nada vindo de mim.
até mesmo o problema do consumo maior, não notei. como disse, já houveram relatos de 16 km/l com um turbo pequeno, de pegada rápida. e transição boa na pegada, inclusive com um gerenciador que não era dos mais cheios de recursos.
essas coisas são fatos que observei, e acho que é minha obrigação prestar atenção aos fatos. acho também que é interessante trocar esses fatos com os colegas daqui.
eu não quero provar nada. estou aí pra trcar idéias. mas se me perguntarem, qual melhor método com baixo custo para montar um sistema simples ou mesmo um sistema para um motor 1.0, vou continuar sugerindo o bico simples, pq acho que um kit já é caro o suficiente para se desperdi?ar dinheiro com sistemas que não mudam quase nada.
abraço
-
fala povo
como foi falado pelo over, no caso foi falado q com 8 bicos quase não se notaria a alteração no hall se um bico falha-se, mas a alteração existe certo, dependendo do hall vai ter uma mudança mesmo q pouco significativa ou estou errado??? no caso um pirometro num iria ocorrer um aumento da temperatura mais significante se comparado com a variação q o hall iria mostrar???
eu só acho q se é funcional, vai dar menos trabalho, ?timos resultados, qual problema em usar 4 na linha mais o mono, num vejo problema nisso.. ao meu ver só é valido alterar pra mais bicos caso o mesmo ja num de conta ou chegue a um ponto onde não se consiga ter nem lenta, nem a fase intermedia e nem a alta compativel com o uso..
abraços
-
como foi falado pelo over, no caso foi falado q com 8 bicos quase não se notaria a alteração no hall se um bico falha-se, mas a alteração existe certo, dependendo do hall vai ter uma mudança mesmo q pouco significativa ou estou errado???
eu uso coletor com 8 bicos.
no caso, um dia teve um bico que não tava pulsando e foi facilmente percebido no hallmeter e no po e também no ouvido =)
mesmo estando 7 bicos funcionando, o hallmeter apagava quase que por completo, eu escutava estourar na admissão e o motor nem subia de giro.
acredito que o problema fosse se por exemplo os bicos da flauta fossem bem grandes e os suplementares alimentando pouco, por exemplo:
1 bar de pressão, aí sem suplementar o carro alimenta 800de sonda e com suplementar o troão bem 920.
no caso um bico falha, aí vem 900 de sonda (faz de conta ok) e o condutor não percebe, segura pressão e sentando a bota e desce canaleta ou derrete de leve o pistão aonde o bico falhou.
no meu caso eu uso bicos grandes na flauta que alimentam tranquilo o motor aspirado e também uso bicos bemmmm grandes como suplementares, vindo 960mv de sonda em algumas situações.
-
peguei o trem andando mas vou deixar minha opiniao aqui com rela?ao ao bico extra acho que pra um carro que rode com pressao acima de 1 kilo beleza. acredito que 1 suplementar seria legal mas pra carros com pressao abaixo disso, acho que bicos maiores as vezes de outro carro dao conta do recado sem nescessidade de um extra.
-
se é que posso me atrever a adicionar algo ao mestre garoto enxaqueca e over , deixo aqui minha experiencia trabalhando sem bicos suplementares, em dois carros que fiz.
partindo do principio que mapeamento não é problema, você tem acesso a todas as tabelas de correção imagin?veis , sua meta e pra la dos 400 hp e pretente usar somente 4 bicos sem suplementar, você enfrentara o seguintes problemas:
bicos de alta vazão são normalmente de baixa imped?ncia, para não dizer que todo bico de alta performance e alta vazão é de baixa imped?ncia.
um exemplo os bicos holley de 96 libras que uso e os ford racing de 150 libras , ambos de 2 ohms , são praticamente um curto, é impossível o controle de baixo tempo de abertura com resistores e sem, um puta driver ou um puta circuito de chaveamento original para faz?-los funcionarem simetricamente quanto ao dead time, mesmo nos 96 libras na lenta por exemplo , visto que os resistores ficam variando o dead time a torta e a direita , e quase impossível acertar a mesma para andar no dia a dia. usando driver melhora muito, mas mesmo assim desconfortável, todas as tabelas de compensação, como temperatura do motor e voltagem por exemplo tem que ser alteradas a exaustão , já que tamanha vasão não perdoa essas tabelas de compensação incorretas.
bom , os bicos de 96 libras da holley não são bicos feitos, são os maiores injetores projetados originalmente para trabalhar com combustável liquido que conhe?o, são selecionados a mão e tem diferencial de fluxo menor que 0,5% de um para outro , custam nos usa 120 dálares cada e ainda trazem este inconveniente. alem de estarem perto do limite para 400hp
agora vamos que você quer mais que 400hp , ai a pancada é grande,sem meio termo …....... , injetores de 150 libras hora , feitos originalmente para trabalhar exclusivamente com g?s , não com combustável liquido , o spray não é lá estas coisas , são gicles eletrúnicos metidos a besta para falar a verdade......
ai eu quero ver cabra macho , para ajustar uma injeção e todas suas tabelas de correção para funfar com 4 crianças destas , eu tentei , até da de andar com o carro , mas a dirigibilidade fica completamente comprometida. pelo menos esses, também selecionados a mão , custa a metade do preão de um de 96 libras.
agora se é um carro de pista , porque não usar 4 de 96 libras , dane-se a lenta e dirigibilidade em baixa ......... turbo b , usamos os holley 96 libras sem dá.....
aqui deixo minha humilde experiencia.........
-
copy,
falou exatamente o que eu iria falar
quanto aos bicos feitos para funcionar com g?s, esses ford-racing realmente não são tão caros, mas como vc mesmo disse e como o over tb diz, quando vc tem uma torneira de vazão muito alta, se abrir um pouquinho já vem um volume muito grande de água.
pra complicar ainda mais a situação, geralmente se usa etanol ou metanol na pista (se for esse último complica ainda mais), pq pra manter a estequiometria (fator lambda = estequiometria do motor / estquiometria ideal) legal e não derreter nenhum pistão vc precisa de muita, muita vazão …. ae os incovenientes de m.l mais alta (pra queimar o mínimo que a torneira abre).
tava matutando esses últimos dias, ao invós de metanol ou etanol, pra pista, ou até na rua se vc não se incomodar de pagar 5 paus por um litro, não rola de usar av-gas ??? tem octanagem alta, tem chumbo (ponto fraco), e dá pra tirar potência ....
surgiu um rumor numa lista que eu participo (lendo hehe, ando sem tempo) que tem um eclipse de manaus que foi montado e acertado lá mesmo c/ uma aem parece, e tá com coisa de 627 whp seeeeem nitro c/ 29psi) claro que tem componentes de primeira linha, etc..
ainda bem que temos fórum pra poder discutir as idéias ....
edit : estequiometria = mistura ar / combustável, ou afr (air fuel ratio) deixei em portugues msm pra não gerar polemica hauhauhauha..
(partes de ar / combustável)
pra gasolina (pura) 14:1
alcool ~9:1
metanol (se nao me engano) 6:1
abraão a todos
copy : mp pra ti
-
se é que posso me atrever a adicionar algo ao mestre garoto enxaqueca e over , deixo aqui minha experiencia trabalhando sem bicos suplementares, em dois carros que fiz.
partindo do principio que mapeamento não é problema, você tem acesso a todas as tabelas de correção imagin?veis , sua meta e pra la dos 400 hp e pretente usar somente 4 bicos sem suplementar, você enfrentara o seguintes problemas:
bicos de alta vazão são normalmente de baixa imped?ncia, para não dizer que todo bico de alta performance e alta vazão é de baixa imped?ncia.
um exemplo os bicos holley de 96 libras que uso e os ford racing de 150 libras , ambos de 2 ohms , são praticamente um curto, é impossível o controle de baixo tempo de abertura com resistores e sem, um puta driver ou um puta circuito de chaveamento original para faz?-los funcionarem simetricamente quanto ao dead time, mesmo nos 96 libras na lenta por exemplo , visto que os resistores ficam variando o dead time a torta e a direita , e quase impossível acertar a mesma para andar no dia a dia. usando driver melhora muito, mas mesmo assim desconfortável, todas as tabelas de compensação, como temperatura do motor e voltagem por exemplo tem que ser alteradas a exaustão , já que tamanha vasão não perdoa essas tabelas de compensação incorretas.
bom , os bicos de 96 libras da holley não são bicos feitos, são os maiores injetores projetados originalmente para trabalhar com combustável liquido que conhe?o, são selecionados a mão e tem diferencial de fluxo menor que 0,5% de um para outro , custam nos usa 120 dálares cada e ainda trazem este inconveniente. alem de estarem perto do limite para 400hp
agora vamos que você quer mais que 400hp , ai a pancada é grande,sem meio termo …....... , injetores de 150 libras hora , feitos originalmente para trabalhar exclusivamente com g?s , não com combustável liquido , o spray não é lá estas coisas , são gicles eletrúnicos metidos a besta para falar a verdade......
ai eu quero ver cabra macho , para ajustar uma injeção e todas suas tabelas de correção para funfar com 4 crianças destas , eu tentei , até da de andar com o carro , mas a dirigibilidade fica completamente comprometida. pelo menos esses, também selecionados a mão , custa a metade do preão de um de 96 libras.
agora se é um carro de pista , porque não usar 4 de 96 libras , dane-se a lenta e dirigibilidade em baixa ......... turbo b , usamos os holley 96 libras sem dá.....
aqui deixo minha humilde experiencia.........
[snapback]238749[/snapback]
hoje é dia de assinar em baixo do que o ivo escreve…
junior
hehehehe
fazer até faz.... mas se vc pensar no resto (uso qdo não está de po no fundo) descobre a verdade no meio das linhas....
-
termo …....... , injetores de 150 libras hora , feitos originalmente para trabalhar exclusivamente com g?s , não com combustável liquido , o spray não é lá estas coisas , são gicles eletrúnicos metidos a besta para falar a verdade......
o que quer dizer com g?s?
-
mas e aí, voces acreditam que esse gol da powertain rende a cavalaria prometida ou é papo?
[snapback]312123[/snapback]
render não é impossível, render e ser liso em todas as condições mantendo um consumo bom e marcha lenta lisa e limpa são outros 500
eu monto os a3 aqui com 320cv no alcool sem suplementar… são 80cv/bico... até uns 100cv/litro eu acho que ainda fica como um carro original de tudo em marcha lenta, consumo bom andando de boa, emissões, etc... mais?que isso começa a dificultar
mas falar que é impossível é algo que não posso falar naum... até porque nunca tentei com mais que isso sem usar suplementar.
-
render não é impossível, render e ser liso em todas as condições mantendo um consumo bom e marcha lenta lisa e limpa são outros 500
eu monto os a3 aqui com 320cv no alcool sem suplementar… são 80cv/bico... até uns 100cv/litro eu acho que ainda fica como um carro original de tudo em marcha lenta, consumo bom andando de boa, emissões, etc... mais?que isso começa a dificultar
mas falar que é impossível é algo que não posso falar naum... até porque nunca tentei com mais que isso sem usar suplementar.
[snapback]312200[/snapback]
o que eu não consigo engolir é conseguir essa cavalaria toda de 600 cavalos com os bicos originais retrabalhados.
-
depende do bico, tem bico de ateh 160lbs/h , senaum me engano alimenta ateh 200 hp cada no alcool
mas aquele lance bico arrombado d+ significa menor tempo de ebertura em baixa, alguma perda vai ter por isso q se faz carro com 4 ou 8 auxiliar alem dos 4 originais se for 4c
nao sei, eh simplesmente fisica e algumas revistas e preparadores parece q desafiam a fisica em alguns aspectos
tudo sempre sai perfeito no papel
-
falou tudo, over.
bico arrombado? sei não… eu sou contra. não tive experiencia agradável com esse tipo de coisa.
alguém acha que é possível o carro ficar liso de baixa com bicos assim?
3,2 km/l litro na cidade, andando na boa, isso sem contar o tanto de álcool que descia para o c?rter.
fora o buraco que tinha com meia-carga. horrível.
-
o que isso significa?
por que curto? o que é driver?
o que quer dizer com combustável liquido e g?s?
-
falou tudo, over.
bico arrombado? sei não… eu sou contra. não tive experiencia agradável com esse tipo de coisa.
alguém acha que é possível o carro ficar liso de baixa com bicos assim?
3,2 km/l litro na cidade, andando na boa, isso sem contar o tanto de álcool que descia para o c?rter.
fora o buraco que tinha com meia-carga. horrível.
[snapback]312294[/snapback]
depende do trampo, eu ando com ele arrombado, trabalhado por eletro erosão e anda liso…. eles alimentam o carro sem ajuda de auxiliar até uns 0,6, no teste deles com as buretas o leque = original e pulsando eles mandaram a mesma quantidade todos os 4....
consumo na cidade andando com ele gordo ainda pq ta acabando de amacia ta nos 5 na cidade e uns 10 na estrada
-
possivel de se fazer ?, desde que vc tenha uma injeção totalmente programavel….fica inclusive melhor do que usar 8 bicos, o problema é que uma haltac (não sei como se escreve) é um caminha? e mais um pouco de dinheiro, por isso é mais barato usar 8 bicos..........isso pra se ter um carro legal de andar na rua..........pra andar na pista, mete uns msd de 150l/h que fica uma beleza…..
[snapback]105128[/snapback]
a msd so fabrica bicos até 96lb/h…......
faão das suas as minhas palavras. gosto da idéia de 8 bicos no coletor, 2 por cilindro. no caso de um 16v, eu colocaria um bico apontado para cada válvula de admissão.[]s
[snapback]233416[/snapback]
só queria saber como vc faria isso…........
não dá para transformar a injeção em um tipo de fsi (110 bar de pressão)? assim deve emulsificar muito bem o combustável.
não demora começa a aparecer a tecnologia e os bicos injetores por aqui…
[snapback]233420[/snapback]
tá louco ???
o mais proximo que chegamos disso é com injeção mecânica de combustivel, e aí sim vcs vão ver o que é não ter linearidade nem progressão nenhuma…...................
-
vamos lá, ivo:
vamos supor que seja obrigado pelo regulamento usar 4 bicos apenas…
supondo que o carro seja de arrancada, acho que não importa muito a linearidade e progressão…....em um carro que funcione apenas de 5 a 8k rpm.
e esses rc de 1.600cc (praticamente 150lb/h) são pra gas tab?m? acho que não…... esses de 96lb/h alimentam 400cv com 4 bicos e metanol ??? acho meio complicado mais não duvido de nada, hehehehehee...
mesmo os rc eng. ???
hehehehehe….....temos um turbo-b aqui com esses ford racing de 150lb/h controlados por uma his (protótipo que estamos testando) que controla marcha lenta, fase aspirada e fase turbo tudo por map............afffff...........nem vou te falar da canseira que tá dando, hehehehe............mas em alta, nossa saveirinho deixa muito pouco a desejar comparado com alguns turbo-a por ai.........
agora se é um carro de pista , porque não usar 4 de 96 libras , dane-se a lenta e dirigibilidade em baixa …...... turbo b , usamos os holley 96 libras sem dá…..
vc acha que os 96 rendem (com alcool) melhor e mais linearmente que os 150 ?
aqui deixo minha humilde experiencia…......
e eu deixo minhas chatas perguntas…..........hehehehehehe........
[snapback]238749[/snapback]