Comando x freio
-
galera, é com muito orgulho que digo que o projeto tá caminhando firme e forte, e daqui a pouco espero parar de ficar nessa lenga lenga de sai nao sai.
seguinte, é verdade que se perde o freio quando usa comando muito alto? mas perde o freio so em marcha lenta por causa da falhadeira e assim que acelera o freio volta a funcionar normal?
fiquei preocupado com esse pequeno detalhe, porque o gol será de uso diário, pegarei transito, e nao rola perder o freio naquele vai e vem que anda e pára, anda e pára.
teria alguma solução para isso? ou a perda de freio nem é assim tão significante em baixa rpm?
-
não esquenta, só andar sempre engatado ( e meio reduzido ) que sempre haverá vácuo disponivel. questão de costume.
-
o carro não fica sem freio, apenas o servo (hidrovácuo) não vai te ajudar tanto a freiar…capacidade de frenagem continua a mesma, vc é q tem q pisar mais forte no freio
só a título de curiosidade: a mclaren f1 não tem hidrovácuo em nenhum dos modelos o carro foi todo feito e dimensionado assim para que nenhum auxílio hidráulico, eletrônico ou pneumático pudesse tirar toda a sensibilidade e prazer na tocada do carro
-
o carro não fica sem freio, apenas o servo (hidrovácuo) não vai te ajudar tanto a freiar…capacidade de frenagem continua a mesma, vc é q tem q pisar mais forte no freio
só a título de curiosidade: a mclaren f1 não tem hidrovácuo em nenhum dos modelos o carro foi todo feito e dimensionado assim para que nenhum auxílio hidráulico, eletrônico ou pneumático pudesse tirar toda a sensibilidade e prazer na tocada do carro
ah, mas a mclaren f1 era um carro de entrada, barato…
tudo pela contenção de custos oras...
-
dependendo das características do comando, vc perde uma boa dose de vácuo na lenta/giro baixo a ponto do pedal do freio ficar bem duro.
-
engraçado o meu frio e normal, mas quando desligo o carro em questão de 1 ou 2 segundos o freio já fica um pau mô estranho.
-
se vc usar 1 borboleta por cilindro e fizer a tomada de vácuo em apenas um cilindro o freio fica normal, agora se tiver apenas uma borboleta o pedal vai ficar duro na marcha lenta e em baixo rpm, mas isso com comandos acima de 280º com 110º de lob.
eu uso um comando 296 mas com 113 de lob, o freio ficou normal
-
o carro do zorlac vai ser aspiradão com 4 brabuletas e comando 300elavaipedrada…..
equaliza direitinho a tomada de vacuo das brabuletas e vai andando no carro mais devagar até aprender a nova pegada do freio .......
e como voce disse que não gosta muito de jogar um banguelão então vai ser moleza de acostumar....
.....mas se nao acostumar pode usar um reservatório de vacuo.....coisa simples de fazer.
abraço
-
se for comando com lobe baixo e duração alta, típico de motor aspirado bravo, perde parte da eficácia do servo.
-
então, irei usar 4 borboletas, se conseguir fazer a tomada em só uma fica normal mesmo?
to so meio preocupado pq como a carol disse, o meu comando ´terá lobe baixo e graduação alta.
mas por exemplo, se eu sentir que o pedal ficou duro no momento de uma freiada de vagar, se eu der uma pisada no acelerador (controlando na embreagem) e mandar o giro la em cima e freiar, ele funcionaria?
-
então, irei usar 4 borboletas, se conseguir fazer a tomada em só uma fica normal mesmo?
to so meio preocupado pq como a carol disse, o meu comando ´terá lobe baixo e graduação alta.
mas por exemplo, se eu sentir que o pedal ficou duro no momento de uma freiada de vagar, se eu der uma pisada no acelerador (controlando na embreagem) e mandar o giro la em cima e freiar, ele funcionaria?
andei dois anos de aspirado, com comando 310º e lob 104º, a tomada do vácuo era no 4º cilindro no coletor. o freio atuava normalmente. mesmo com uma marcha lenta de 1000 rpm.
-
aí nem original funcionaria… acelerando não tem vacuo...
-
no meu carro eu percebia quando tinha comando (288) que, na primeira pisada o freio tava normal… mas bombou, fudeu, ai o freio vai embora. normalmente é para ele armazenar vacuo, eu tinha mania de andar desengatado ( hj nao tenho mais ), naquela epoca quando percebia que o freio tava acabando, engatava o carro e ele voltava ao normal.
como disse o amigo acima, o negocio não é acelerar, é engatar e deixar a borboleta fechada, tipo como freio motor.
-
até pq abriu a borboleta o vacuo vai emborra ehehhehe
-
o que aconteceu comigo depois do motor pronto ,na primeira volta foi desanimador freio que era muito bom no carro,tava uma porcaria pior que kombi velha com tambor na diant…
com as borboletas e o novo comando,o vácuo no coletor diminuiu drasticamente,o carro não pára e parece que se está numa academia fazendo lag press... horrível fizemos uma equalização na admissão,interligando todos os cilindros do coletor de adm.,ficou menos pior,mas longe demais do que era.
a última tentativa foi fabricar uma câmara de vácuo e instalar o mais próximo possível do coletor e ver no que ia dar.usamos um extintor de incêndio de carro mesmo,daqueles pequenos e gordinhos,já é um reservatório pronto,já tem rosca,tamanho era ideal pro espaço no cofre.
colocamos uma válvula de uma via(o vácuo passa por ela,vai pro reservatório e não sai) e do reservatório direto pro hidrovácuo,com outra válvula igual.
realmente teve melhora pro que tava,mas freio bom mesmo como era,acho que nunca mais.
-
o que aconteceu comigo depois do motor pronto ,na primeira volta foi desanimador freio que era muito bom no carro,tava uma porcaria pior que kombi velha com tambor na diant…
com as borboletas e o novo comando,o vácuo no coletor diminuiu drasticamente,o carro não pára e parece que se está numa academia fazendo lag press... horrível fizemos uma equalização na admissão,interligando todos os cilindros do coletor de adm.,ficou menos pior,mas longe demais do que era.
a última tentativa foi fabricar uma câmara de vácuo e instalar o mais próximo possível do coletor e ver no que ia dar.usamos um extintor de incêndio de carro mesmo,daqueles pequenos e gordinhos,já é um reservatório pronto,já tem rosca,tamanho era ideal pro espaço no cofre.
colocamos uma válvula de uma via(o vácuo passa por ela,vai pro reservatório e não sai) e do reservatório direto pro hidrovácuo,com outra válvula igual.
realmente teve melhora pro que tava,mas freio bom mesmo como era,acho que nunca mais.
vc tenteou fazer uq falaram la em cima, em tomar o vacuo so em um cilindro?
esa idéia do extintor é boa, se for o caso vc tem fotos e detalhes de como foi feito?
po to com freio a disco nas 4 e depois de tanto investimento em freio, ficar com um freio ruim assim nao rola rsrs.
-
antes era em um só cilindro mesmo,era muito ruim,como falei.depois equalizamos,interligando todos os cilindros pelo coletor de adm.,ficou menos pior,mas não resolveu.
o reservatório de vácuo foi a melhor solução,amenizou bastante,mas não resolveu.
não tem mistério cara,o extintor além de já ser um reservatório resistente é fácil de se encontrar e fazer a adaptação.na parte onde fica o manômetro e todo aquele mecanismo de disparo,fica fixado por uma rosca no extintor,tira tudo isso e tampa o buraco soldando uma tampa de metal ali mesmo.
depois é abrir rosca nas duas extremidades lateralmente(imaginando o extintor de ponta cabeça,com mecanismo virado pra baixo) com um niple fixado e bem vedado em cada rosca.a tubulação que sai do coletor entra por um lado(obviamente o mais próximo)com uma válvula na entrada do eservatório e na outra extremidade,outra conexão direto pro hidrovácuo,com também uma válvula na entrada.
o reservatório foi fixado entre o reservatório de dir.hid.e a curva da chapa da parede de fogo(pelo compartimento da bateria).a dica é,depois de colocado e feita da vedação dos niples no reservatório,vedar mais ainda com cola de parabrisas por cima(entre o niple e o reservatório),pinte de preto,depois é só fixar e concetar a tubulação.
depois boto uma foto de como ficou.