Acerto weber 40 idf
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turbo?
o buraco é quando abre o 2º estagio?
alimenta bem em alta?muito obrigado , tenha um otimo ano novo
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tenho lidado com webers já há alguns anos e aprendi algumas coisas.
se vai andar no álcool, a caneta ideal é a f7. não vale a pena perder tempo com outro tipo de caneta.
webers são feitas para serem usadas em conjuntos, no mínimo pares. via de regra se vai usar 01 weber só, a melhor caneta é a f7, seja álcool ou gasolina.
tenho uma idf44 num opala 6 a gasolina. é um 4 com comando isky 278. usa canetas f4. a f11 original até funciona, mas a f4 é melhor. a demanda de combustível deste motor é muito grande. a f7 vai bem também mas requer nível de bóia mais baixo, senão dá excesso na transição. a giclagem principal com a f7 também é menor.
antes de qualquer coisa, a primeira questão a verificar é a pressão de combustivel. webers não funcionam bem com pressão de combustivel acima de 0.2 bar (3 psi). este é um ponto básico. depois de ter acertado a pressão do combustível, deve-se verificar o nível da bóia. o ajuste original da idf é 10 mm, medido com a tampa na vertical.
tenho também 02 idf40 num ap a álcool e ando com este nível de bóia. o resultado é excelente. também tive que retrabalhar o dosador para diminuir a pressão do combustível que era de 0.45 bar. não dava acerto de jeito nenhum. depois de baixar para 0.2 bar, tudo se resolveu.
os injetores da bomba de aceleração nunca devem ser arrombados. este é o erro mais comum cometido pela maioria das pessoas.
em se desejando aumentar o volume injetado, deve-se trocar a válvula da cuba (tamanho original 50 na idf40) por uma menor. o maior aumento do volume injetado vem com a válvula 00, ou a válvula fechada (sem retorno para a cuba). se vc aumenta os injetores mantendo o tamanho da válvula da cuba, a única coisa que consegue é reduzir a duração do jato…
a válvula de cuba 00 proporciona um aumento do volume injetado de + de 30%. esta válvula não se acha no brasil. tem que mandar vir de fora. tem vários distribuidores nos usa e na europa que mandam pelo correio. dá para aumentar os injetores também, depois de ter diminuído a válvula da cuba. nunca vai um injetor maior do que 55 ou 60. 70 já é um absurdo...
nunca acertei uma idf40 num opala a álcool. mas vou sugerir:
1. canetas f7 com diâmetro reduzido para 6.5 mm. o giclê principal deve ficar ao redor de 230.
2. respiro da caneta bem grande para não dar excesso em alta. tamanho 250 ou 270. depois de afinar a transição, dá para reduzir gradativamente.
3. parafusos de bypass (parafusos de passagem de ar) bem abertos para compensar a alta demanda de ar do motor do opala. no mínimo 03 voltas. se forem deixados fechados, as borboletas vão ficar muito abertas na lenta, mantendo muitos orifícios da transição expostos. vc acaba ficando com um carburador que só entrega combustível pelo circuito principal. o consumo fica horrível...
4. webers não tem power valve (válvula de força) que fornece combustível extra quando se pisa no acelerador muito rápido nos carburadores originais. assim, normalmente os giclês de lenta tem que ser grandes. acredito que numa idf 40 num opala, a giclagem de lenta vai ficar entre 70 e 90. tem que abrir os bypass para acertar a lenta.
5. é altamente recomendável aplicar níquel químico se for usar álcool. em caso contrário, vai ter que estar limpando o carburador muito freqüentemente. as minhas 40s no ap estão niqueladas e já faz + de 1 ano que não limpo... os parafusos de mistura devem ser niquelados ou cromados também. se não quiser não precisa niquelar a tampa do carburador. dá para conviver. é bom niquelar ou cromar a mola do diafragma da bomba, que ficar imersa no álcool o tempo todo.
espero ter ajudado.
sds. -
atentem ao post do sergio. não é todo dia que alguem aparece dando esse tipo de dica.
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pode ser. assim q o sergio voltar a aparecer, de forma a não dar impressão q o tópico sumiu , ja q irá ser movido para os melhores tópicos.
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olá pessoal,
gostaria muito de estar conversando com outros membros sobre este assunto. webers são carburadores muito populares hoje em dia e o conhecimento referente ao seu acerto está disperso entre os usuários. conversando a gente consegue trocar idéias e experiências.
sds.
sergio. -
considero os carburadores weber (sobretudo os idf) como sendo os mais fáceis de extrair rendimento na parte de alimentação.
infelizmente geram-se lendas onde é dificil acertar eles. isso partindo de quem não conhece e/ou tem preguiça em parar pra pensar, e preferem ficar sempre só no arroz-feijão (brosol) pq é mais cômodo.
eu particularmente nem mecho em brosol. ja em weber…faço com mto prazer. -
prezados,
você poderia me fazer a gentileza e informar quais são as giclagens que usa no seu opala a gasolina?
estou tentando afinar o meu, mas tá uma luta, pois não achei nada postado na net para 6cc e estou meio sem ponto de partida.
o meu hoje está assim:
lenta: 70 (parece que ainda pede mais, se não deixar um pouco a borboleta aberta o giro fica muito baixo, tipo 350rpm, quase morrendo)
alta: 170 (ficou bom na subida de giro, mas quando piso tudo, progressivamente, dá aquela engolida) coloquei uma de alta de 180 e 190 e parece que dava excesso, aqueles pipocos na descarga.
ar: 235 (sei que a proporção não está correta, mas era o menor que eu tinha)
difusor: 32mm
injetor: 60 (na verdade está em 100, mas depois que li o seu post neste fórum comprei de 60)
agulha: 00 (ainda virá travada, mas hoje deixe sem para testar)
válvula da bóia: 250
nível da boia: 12mm (tentei regular para os 10mm, mas aí vaza)
pressão de combustível: 2psi (se colocar 3,5 psi vaza também)
canetas: f11
combustíve: gasolina podiummeu carro está com compressão 10,5:1, pistão de 4cc, comando 280 sobe, válvula de s10 (48,5mm adim), dutos trabalhados no cabeçote, bobina accel.
nesse mesmo motor eu tinha uma weber 44 idf rodando no álcool há um ano, ela era um negócio muito bruto. a lenta era horrível, embaralhando, a rápida não era tão rápida, mas a alta era um canhão. eu testei esse gigleur de 170 na alta e pareceu não dar excesso, mas quando piso tudo o bicho parece também não aguentar.
fico antecipadamente grato pela ajuda.
abraço, orlando tatagiba
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sérgio,
você poderia me fazer a gentileza e informar quais são as giclagens que usa no seu opala a gasolina?
estou tentando afinar o meu, mas tá uma luta, pois não achei nada postado na net para 6cc e estou meio sem ponto de partida.
o meu hoje está assim:
weber 44 idf
lenta: 70 (parece que ainda pede mais, se não deixar um pouco a borboleta aberta o giro fica muito baixo, tipo 350rpm, quase morrendo)
alta: 170 (ficou bom na subida de giro, mas quando piso tudo, progressivamente, dá aquela engolida) coloquei uma de alta de 180 e 190 e parece que dava excesso, aqueles pipocos na descarga.
ar: 235 (sei que a proporção não está correta, mas era o menor que eu tinha)
difusor: 32mm
injetor: 60 (na verdade está em 100, mas depois que li o seu post neste fórum comprei de 60)
agulha: 00 (ainda virá travada, mas hoje deixe sem para testar)
válvula da bóia: 250
nível da boia: 12mm (tentei regular para os 10mm, mas aí vaza)
pressão de combustível: 2psi (se colocar 3,5 psi vaza também)
canetas: f11
combustíve: gasolina podiummeu carro está com compressão 10,5:1, pistão de 4cc, comando 280 sobe, válvula de s10 (48,5mm adim), dutos trabalhados no cabeçote, bobina accel.
nesse mesmo motor eu tinha uma weber 44 idf rodando no álcool há um ano, ela era um negócio muito bruto. a lenta era horrível, embaralhando, a rápida não era tão rápida, mas a alta era um canhão. eu testei esse gigleur de 170 na alta e pareceu não dar excesso, mas quando piso tudo o bicho parece também não aguentar.
fico antecipadamente grato pela ajuda.
abraço, orlando tatagiba
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bom dia ,cabeçote nestes casos é tudo eu usava minha weber c/ canetas f11 c/ mistura gorda pravir forte em alta ,motor 1.8ap ,cabeçote p.f. valvulas grandes ,comando 272 pra turbo ,turbina .50 ,cambio ps fazia na média 4km c/ litro de alcool tanto faz andando na cidade e dandos umas aceleradas cidade /estrada então vai muito da queima resultante do combustivel analize bem um cabeçote bem trabahadinho que alem de gerar potencia vai aproveitar melhor o combustivel gerando economia ,um bom comando ,uma boataxa de compressão ,meu motor gerava em torno de 320cavalos ….....abraços
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concordo plenamente. meu cabeçote não é paulo farina, mas nos padrões daqui é um dos melhores. bem dutado, fluxado e com válvula de admissão de s10 retrabalhada (um pouco maior que as de c10 e mais leve).
com as dicas dadas pelo sérgio consegui melhorar muito minha afinação. arrombei o difusor para 36mm (se bem que o sérgio tá usando 40mm no dele) e fiz as regulagens sugeridas.
meu carro ainda não está tinindo e na verdade ainda falta um pouco de chão para isso, mas já tá bem mais esperto.
instalei o hallmeter hoje e vai ficar mais fácil dar uma afinada na alta, a qual de ouvido e andando é muito difícil (pelo menos para mim) descobrir se é falta ou excesso.
engraçado esse carburador w44 ter tão pouca coisa na net para 6cc opala, já é um dos preferidos para esse carro.
descobri hoje que tem uma vela minha que tá fazando um pouco de pressão (tá meio espanada) e vou arrumar isso antes de dar continuidade na afinação.abraço a todos…
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menino do céu. o meu hoje ficou pronto (nunca fica 100%, mas já tá andando forte), contudo a giclagem ficou astronômica.
eu estava tentando acertar com 160, 180 de principal e a sonda acusando mistura de 450 por aí. achava que era esse o range, mas descobri que para carburado o range é mais alto, ou seja, o buraco é mais em cima. hehe.no final ficou assim, weber 44 idf 71, 125 de lenta, 220 de ar, 300 principal, rápida em 65, cuba 00, difusor em 36mm, caneta f11, gasolina podium, ponto levemente adiantado (bem de leve).
deve estar bebendo mais que o cão, mas tá lindo. a lenta embaralhando e quando sobre o giro vc cola no banco e não solta. que beleza
o motor é um 4400, taxa 10.5:1, comando 280 sobe, válvula de s10, cabeçote polido e angulado, bobina aceel super coil, vela de três polos, dimensionado 6x2 morrendo no meio, embreagem displatec 1200lbs com mola, volante original, tucho mecânico, vareta de ômega, mola 6005 sky, polião…
para afinar esses bichos tem que ter uma sonda lambda, senão fica muito difícil. a giclagem muda muiiiiiito de uma caneta para outra e é isso, pau na preá...
abraço, orlando.
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aí orlando,
beleza, hein é o importante é que o seizão está andando . ainda estou insistindo na f7, mas depois talvez volte a tentar a f11 com um acerto + próximo do que vc está usando. saí com o opala no final-de-semana mas acho que quebrei o diferencial. tive que rebocar o carro até a oficina. antes de sair para a rua montei um giclê de lenta tamanho 70 no lugar do 80. ficou legal. depois que o carro sair da oficina, mais para o final da semana, vou experimentar um 65.
no mais vamos levando.
abraço.
sergio. -
olá pessoal. atualizano minha configuração eu tive que deixar a giclagem mais baixa para ser possível andar na rua. o consumo estava em somente 200m/l de podium (aí num dá).
a lenta agora está em 90, com a brabuleta bem fechada na lenta.
principal em 250 e respiro 190. contina a f11. o giro crescendo liso sem buracos…
o site tá bem pesado para escrever hoje, depois conto mais detalhes. abração a todos...
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por favor amigos, se possivel gostaria de tirar umas duvidas, sei que revivi o tópico maaas estou quebrando a cabeça para tentar deixar a weber mais afinada para o meu opala e não consigo, bem vamos la , o motor é 4.1 original só que biela longa 6 ja é de retentor porem é gasolina taxa original de 8:1 uso o carro todo dia tenho apenas escapamento 6x2 e uma w44 rodo no alcool, meu opala fica com uma lenta boa e em alta pisando ele tambem responde bem, afinal é uso de carro diario só queria sair daquela coisa de 3e que tava me dando nos nervos um carburador daqueles para um motor 4.1 só que na parte de transição 2mil a 3mil no giro no meio do difusor ele fica gotejando a mistura e não pulverizando e com isso se por exemplo quero andar a 40km/h de segunda o primeira marcha o carro fica dando socos , ja tentei baixar o nivel da cuba porem nao melhorou em nada e só piorou na alta ai voltei ao que tava antes bem o bura é um w44 ar=60 principal=250 canetas f11 tenho as f7 tambem, venturis 32mm por favor oque quiser saber a mais para me ajudar só perguntar obrigado desde já
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além do que foi comentado, gostaria de compartilhar o manual que se encontra no site da redline (maior distribuidora da weber no mundo -california -usa). trata-se de uma reproducao de material da propria weber sobre como acertar a lenta dos seus carburadores. tem ajudado muito no acerto do meu weber 40 (motor ap).
idf carburetors
low speed circuit tuning
it is most important to verify all linkage and levers are installed without binding and the linkage opens to full throttle and is allowed to close to the idle speed screw. this is the number one and two reasons for tuning errors, improper linkage installations and over tightened linkage nut, causing binding in the linkage assembly.
the individual runner carbs, idf, have individual idle jets and mixture screws for each barrel. they also have an additional air bleed screws and lock nuts. this is not used for idle adjustment or idle quality. the settings for these screws should be closed.
standard idf settings:
speed screw ¼ to ½ turn in after contact with lever maximum.mixture screw 1 turn out from lightly seated.
lean best idle procedures
after confirming the linkage allows the throttle lever to seat against the idle speed screw. back off the idle speed screw, then turn the screw in until it contacts the throttle lever and turn it in ½ turn. turn in the mixture screw in until it lightly seats, then back it out 1 full turn. loosen the 8mm wrench size nuts on the air bleed screws, turn in the air screws until it seats then tighten the nut.
a. start the engine, it will run slow and like a tractor. as long as it will stay running, the idle speed is not important at this point.
b. first, turn in the mixture screw until the engine runs worse, then back out the screw ¼ turn at a time. the engine should start to smooth out. continue to back the screw out ¼ turn at a time until the screw does nothing or runs worse. then turn it back in to the point where it ran best. you want to tune the engine by sound. adjust each mixture screw to the best, fastest and smoothest running point. do this procedure with each mixture screw.
c. now you may adjust the idle speed screw. it should be sensitive and only require ¼ turn in or out to achieve the idle speed you like.
d. these carbs are commonly used in pairs, this makes the synchronization important, be sure to bring the high flowing carb down to the low flow carb. then bring them both up to proper idle speed. the idle speed screws are not opened more than ½ turn in.
e. after synchronizing multiple carbs, reconfirm steps b. c. & d.
simple rules for calibration
if your mixture screw is out more than one turn like 11/2 turns then your idle jet is too lean, go up one half size on the idle jet.if you mixture screw is not out one full turn, something like only 1/2 turn out from seated then your idle jet is too rich, go down one half size on the idle jet.
this is all based on the important fact that your speed screws are not open more than ½ turn if they are then that is also an indication that you have a lean idle circuit. you are cheating by opening the throttle plates and exposing additional progression holes in the transition.
pump by-pass valve:
the pump by-pass valve is designed to allow fuel into the pump circuit and when depressed, by-pass a percentage (hole on the side of the valve) of the fuel delivered to the accelerator pump nozzle/jets. we have included the zero by-pass valve in our jet kit. this will deliver all of the available fuel to the engine and not by-pass fuel back to the fuel bowl. this will increase the duration and volume of the pump shot with the original pump jets. to decrease the duration and increase the fuel volume we have included in our jet kit the larger 55 pump nozzle/jets. this is for maximum fuel delivery from the accelerator pump circuit. the accelerator pump by-pass valve is located in the bottom of the fuel bowl, one is required per carburetor.
more tuning & adjustment1. most critical be sure for initial carburetor set up all air by-pass screws should be in closed position. these are not commonly used in standard carburetor adjustment.
2. set the idle speed screw at ¼ to ½ turn in after contact with throttle lever. when doing multiple carburetors all linkage should be disconnected. all carbs should be bench adjusted to same setting.
3. set the idle mixture screw to one turn out form lightly seated. when checking the seated position to make only light contact with seat, aggressive seating will damage needle and seat of carburetor,
adjustment if possible should be to find smoothest idle with each mixture screw on all carburetors. some prefer to do one barrel of each carburetor then come back and do the second barrel
4. start engine as long as engine starts and runs do not turn up idle speed first.
5. after preliminary lean best setting of idle. check carburetors for synchronization. commonly done by checking lead or front barrel of each carburetor.
6. you will always want to bring high flow carburetor down to match the low flow carburetor. if this cannot be done you will need to recheck bench assembly for binding throttle in high flow carb. once you have matched both carburetors you will need to set the idle to the desired idle speed setting. this will be done by adjusting both carbs up or down the same amount and re checking for synchronization.
7. make one last check of lean best (smoothest running position) idle on all mixture screws one last time.
8. best idle should end up with the mixture screws at or near one turn off seat. check rule of thumb for idle jet selection on the other side of this page.