Com qual turbina vcs iriam???
-
vicente, só ilustrando esse exemplo do evo…
o pessoal do top gear fez esse teste com uma stilo sw 5 cilindros e um evo (não lembro se o 8 ou 9) só que aquele mais tora q é vendido lá...a sw abre carretas de dist?ncia do evo, agora, qdo a turbina começa a pressurizar o evo engole a reta e a sw da mam?e ir no mercado...
[snapback]268872[/snapback]
isso é senso comum. famoso turbo lag.
quando o turbo pega, patrola. e vc viu que demora pra pegar…
o teste da retomada em 5a não interessa nada, mas demonstra bem como o carro se comporta qdo vc precisa do turbo em rpm baixa: ninguém em casa.
ab?
-
isso é senso comum. famoso turbo lag.
quando o turbo pega, patrola. e vc viu que demora pra pegar…
o teste da retomada em 5a não interessa nada, mas demonstra bem como o carro se comporta qdo vc precisa do turbo em rpm baixa: ninguém em casa.
ab?
[snapback]268874[/snapback]
nisso eu concordo com voce mas quem tem um carro preparado não vai retomar de quinta.
eu entendo o que voce quer falar mas o que eu to falando é que no meu perfil, turbo pequeno não serve, principalmente porque eu gosto de pegar estrada e pisar e não me interessa ter o boost que tem nos motores mais modernos e turbinados que fazem cair a pressão em alta rpm.
por isso eu falei que o ideal é vc descobrir o que vc quer antes de optar por uma turbina.
como eu disse, no meu uma .58 amarrava o motor. imagina uma .48…
-
nisso eu concordo com voce mas quem tem um carro preparado não vai retomar de quinta.
eu entendo o que voce quer falar mas o que eu to falando é que no meu perfil, turbo pequeno não serve, principalmente porque eu gosto de pegar estrada e pisar e não me interessa ter o boost que tem nos motores mais modernos e turbinados que fazem cair a pressão em alta rpm.
por isso eu falei que o ideal é vc descobrir o que vc quer antes de optar por uma turbina.
como eu disse, no meu uma .58 amarrava o motor. imagina uma .48…
[snapback]268875[/snapback]
retomada de quinta é só um teste que se costuma fazer com metodologia, assim dando pra fazer comparações que demonstram a demora na pegada de um turbo, independentemente da percepção do motorista (vc sabe, isso é extremamente variável)
essa demora vai se manifestar de diversas maneiras, a mais contundente delas é a potência em retomadas de sa?das de curvas. todo o carro de circuito precisa ter torque o mais plano possível e a melhor resposta possível.
respeito muito o que vc falou, pois acho que vc tem 190% de raz?o. cada perfil tem uma necessidade, uma preferência.
minha preferência é maximizar a pegada dentro de um nível x de hp. determinar o limite do componente mais fraco e em cima disso, escolher o menor turbo possível, que me dá o nível de hp máximo que eu espero.
essa abordagem leva é um carro mais rápido dentro do mesmo nível de potência. a desvantagem, é que só serve para projetos que não pretendem upgrades aos poucos. fazer upgrade nesses casos implica mexer em turbo tb.
abraço
-
vicente, só ilustrando esse exemplo do evo…
o pessoal do top gear fez esse teste com uma stilo sw 5 cilindros e um evo (não lembro se o 8 ou 9) só que aquele mais tora q é vendido lá...a sw abre carretas de dist?ncia do evo, agora, qdo a turbina começa a pressurizar o evo engole a reta e a sw da mam?e ir no mercado...
[snapback]268872[/snapback]
ah, esse evo não é um de 400+ hpo
-
só comentando uma coisa:
a potencia com a turbina maior ficou muito mais progressiva do que antes, dirigindo de uma forma normal, sem dirigir de uma forma agressiva.
e hj eu consigo levar o carro na estrada a 160 de boa sem acordar ela e é pisar que instantaneamente vem.
mas sem dúvidas, gosto é gosto e isso não da para discutir.
-
considerações:
- ainda tenho como colabora?ao da gm o pouco espaço la no cofre, não sei qual caracol caberia… dizem o .63 caber....
-não sou nenhum caba?o, eu sei reduzir, sei tocar, sei trazer um carro pra um giro eficiente, subo serra(subidas chatinhas e curvas fechadas) com carro de 2 ton, diesel, turbinado, e é muito dificil quem me acompanha, e mais raro quem ultrapassa... até hj, q me lembre, só teve um doente... q passou na contra mao, na curva, sem visao alguma... consigo trazer esse carro na eficiencia maxima da turbina, eu sinto isso no po...
subo a mesma serra de gol 1.0 16v aspro cavocando nas curvas, vc nem diz q eh carro 1.0...
logo, acho q o problema do lag ai ta se resolvendo... to com medo de uma coisa q nem da medo... como é meu primeiro turbo adaptado em ciclo otto... da receios...
esse teste do 40-100 talvez seja util como referencia.. mas na vida real, a 40 eu chamo a segundinha num carro aspirado... no turbo não sei ainda como vai estar... mas vou chamar o necessario essa é a ideia
-acho q ja ta quase optado por uma turbina de medio-grande porte...
resta definir qual agora... talvez .58bi pelo espaço... só quero fazer um jogo de eixos, rotores, pra fazer encher com uns 3 e pokim...
-upgrades sempre viráo forjar faz parte dos planos... num futuro breve, ou distante... não sei
- uma duvida sobre peso de eixos como classifico eles do mais leve pro mais pesado?? vcs falam leve de massa, ou leve de encher rapido??
qto maior o rotor frio, o q acontece? e vice versa?
qto maior o eixo quente, o q acontece? e vice versa?
-acho q só, deixo lembrar aqui de mais alguma coisa e posto...
abraços
e oh pessoal um agradecimento muito especial a todos voces q estão opinando, contando relatos, ou apenas lendo e aprendendo tá sendo de grande valia (aaaah vou choraaarrrr hehe)
-
já cogitou a hipotese de fazer um coletor?
eu posso falar que quanto maior um rotor da parte quente, maior fluxo passa por ele. importante atentar se as pos são muito fechadas ou não.
o frio eu acho mais complicado porque entraria os famosos mapas de turbina que eu não sei ler, quero aprender mas ainda acho grego.
veja bem, estamos falando de turbina e não de compressor.
-
-
ah, só pra mater uma duvida….
considerando turbinas iguais, porem compressores diferentes...
e 1 kg de pressao
o compressor maior vai trazer mais potencia neh?? devido ao maior fluxo??
[snapback]268885[/snapback]
ele tem uma faixa de rendimento, então não sei se tamanho é documento.
isso eu realmente não sei falar e se eu tentar vou falar merda, prefiro ler o que os outros tem a falar.
-
http://www.rsportscars.com/eng/cars/lancer_fq400.asp
? esse?
[snapback]268887[/snapback]
esse mesmo.
agora que eu vi que o nome?do video é fq400-topgear.
-
sim, mas vai ser um upgrade do stage 2…
no momento não tenho nem tempo, nem dinheiro pra fazer um...
vai de fundido mono mesmo...
[snapback]268889[/snapback]
se um final de semana voce quiser descer para dar uma volta em alguns carros, vem até stos.
da para te levar e te mostrar o que eu e o ka queremos dizer.
-
ah, só pra mater uma duvida….
considerando turbinas iguais, porem compressores diferentes...
e 1 kg de pressao
o compressor maior vai trazer mais potencia neh?? devido ao maior fluxo??
[snapback]268885[/snapback]
não é bem isso…
o compressor maior privilegia menor temperatura para uma determinada massa de ar.
compressores são determinados de acordo com a efici?ncia. compressores menores oferecem maior efici?ncia numa faixa de rpm mais baixa e ecomeçam é aquecer antes.
mas se nem a parte da turbina ficou clara, nem aconselho entrar em compressores, pois tem mais vari?veis ainda e vai embolar totalmente o meio de campo...
ab?
-
coletor feito é importante pra quem quer pegada.
-
se um final de semana voce quiser descer para dar uma volta em alguns carros, vem até stos.
da para te levar e te mostrar o que eu e o ka queremos dizer.
[snapback]268892[/snapback]
nossa, seria bacana mesmo pelo q eu vejo aqui no forum, vcs aí não são de brincadeira não… da ateh medo
então, voltando a falar do coletor:
devido ao limite fisico imposto pelo meu miolo, acho besteira gastar dinheiro agora com coletor, haja visto q o mono mesmo vai me trazer facil a potencia limite pro miolo original...
dai vcs bem sabem... chegar na potencia limite de quebra é facil... pra pa$$ar dela é q complica
-
não é bem isso…
o compressor maior privilegia menor temperatura para uma determinada massa de ar.
compressores são determinados de acordo com a efici?ncia. compressores menores oferecem maior efici?ncia numa faixa de rpm mais baixa e ecomeçam é aquecer antes.
mas se nem a parte da turbina ficou clara, nem aconselho entrar em compressores, pois tem mais vari?veis ainda e vai embolar totalmente o meio de campo...
ab?
[snapback]268893[/snapback]
? complicado mesmo… eu ainda tento ler aqueles mapas e para mim é grego aquilo lá.
tshiii, não esquenta muito a cabeça com o compressor, eu iria com um .50 ou .60 mesmo. voce vai colocar intercooler?
-
? complicado mesmo… eu ainda tento ler aqueles mapas e para mim é grego aquilo lá.
tshiii, não esquenta muito a cabeça com o compressor, eu iria com um .50 ou .60 mesmo. voce vai colocar intercooler?
[snapback]268896[/snapback]
vou mas não nessa primeira empreitada
tenho pensado em .50 com refluxo… dizem q essas refluxadas enchem mais cedo... tem q ver se cabe la
-
nossa, seria bacana mesmo pelo q eu vejo aqui no forum, vcs aí não são de brincadeira não… da ateh medo
então, voltando a falar do coletor:
devido ao limite fisico imposto pelo meu miolo, acho besteira gastar dinheiro agora com coletor, haja visto q o mono mesmo vai me trazer facil a potencia limite pro miolo original...
dai vcs bem sabem... chegar na potencia limite de quebra é facil... pra pa$$ar dela é q complica
[snapback]268895[/snapback]
ah, pode vir, com certeza vc seria bem recebido.
voce está decidido no mono?