Turbo e injeção no gol gt 1984
-
olá pessoal do preparados
meu nome é gustavo peres de novaes, e sou novato aqui no forum. um camarada de outro forum me indicou e gostei muito do que li nessas semanas.até ja vi alguns camaradas de outros foruns, como o killmaster e megalossauro (envenenados) guswrc (hp do passat) entre outros.
vou apresentar a preparação do meu gol gt. se é que se pode chamar de preparação pendurar uma turbina de qualquer jeito hahahahaha.
bem, ai vão algumas fotos do bad news:
quando comprei do meu irmão, em dezembro de 2007 (nossa, já faz um ano) ainda com as pingo d agua.
troquei as pingo d agua pelas 5 originais. como estavam muito feias pois o antigo propri-otario as pintou com spray cinza, usei umas rodas do golf
depois mandei arrumar as rodas originais, ficando assim:
a diferença é que hoje uso pneus 185/55/14 na frente, contra os antigos 195/60/14 q usava.
pois bem, depois disso resolvi colocar injeção eletronica. comprei uma injeção mi original no desmanche por 700 reais completa com o distribuidor e todos os sensores, exceto o de detonação. mas meu mecanico e amigo resolveu botar pilha para q eu enfiasse uma turbina tambem, ja que como o trabalho praticamente seria o mesmo, ele naum cobraria a mão de obra de montagem da turbina. resolvi montar. mas meu motor é original, recem feito com 20mil kms. desmontamos e pela minha surpresa o motor fumava por que os aneis não estavam vedando direito (eram sentrinel, ou algo q o valha). as bronzinas tambem não estavam mto boas, são ks. vou trocar por metal leve aneis e bronzinas. os pistões são suloy, e não apresentam marcas de desgaste. as bielas são .74, abaixo das .76. o cabeçote é original, vai ter apenas a passagem de agua para o coletor preenchida com solda. a injeção vai se manter praticamente original.
perguntas:
quanto devo abrir os bicos, que sao originais da injeção mi 1.6 gasolina dos bola. lembrando q andarei com baixa pressão, pelo menos até ter grana para pistões e bielas forjadas, alem de bicos extras e gerenciador dos mesmos?
dosador? hpi ou de tempra turbo?
algo mais que devo fazer? algum oleo recomendado?
agradeço desde já as dicas dos amigos do forum
abraços
gustavo
-
cara pistões suloy é perigoso hein quebra muito fácil e vc pode ter uma surpresa desagradavel igual a do meu amigo tadeu e de outros que montaram esta marca + turbo e olha que suloy é os pistão mais bonito que eu ja vi tem algumas rebarbas rsrsr mas brilha bagarai, e o peso é igual de papel hehehhehe
-
olha ja que ta aberto coloca pistao metal leve que dai vc pode usar uma pressao legal e quem sabe vc goste e nem forje
o meu mecanico montou um gt vermelho com metal leve e injeção do mi e viro 240cv e ja fasem 2 anos que ta rodando sem quebra de motor e nem de caixa, lembrando que o dono e consiente e aqui na minha cidade nao se faz muita quilometragem ele rodou 12mil km
mas vai la apavora com o seu gt que ta muito bunito
-
eu to ligado q suloy naum eh mto bom, mas se eu tivesse $$$ pra trocar pistões agora eu ja colocava forjado iasa, consigo por 600 reais… um metal leve custa 650 com aneis. com pinos e aneis o forjado sai por uns 800 no maximo, muito melhor q o metal leve comum...
-
ja q ta aberto….faz uma forcinha no talao de cheque e mete bielas e pistoes forjados
-
pior que ja fiz uma força pra turbinar eu naum ia colocar o kit agora, mas meu mecanico me encheu o saco até eu comprar o kit… só vou poder comprar os pistões em maio (quando recebo a 1ª parcela do 13º) e as bielas no fim do ano q vem. pq tem outras coisas q quero fazer, como comprar um amp digital de pelo menos 1800w rms e uma bateria de caminhão (tenho um cerwin vega stroker de 15 pra empurrar hehehehehe), fazer uma funilaria em alguns podrinhos antes que se alastrem, e por ai vai....
-
então poe 0,5
-
vo ser bem sincero. essa de montar com suloy me custou pelo menos r$ 3.500,00 de prejuizo com retíficas, investimentos com novos pistões e biela, bomba de óleo bronzinas, mão de obra e retifica de turbina.
não pensaria duas pra montar forjado, nem que seja só os pistões no momento.
montei o meu com injeção eletronica mi original, aumento de 80% vazão dos bicos , retrabalho na curva de avanço no modulo, turbina biagio .70f/.82q eixo 58mm e rotor 56mm, dosador hpi (mas não recomendo).
seu carro vai ficar com uma configuração prarecida com a minha. se quiser tirar duvidas estamos a disposição
abraços. seja bem vindo
-
eh cara, ou monta direito, ou nem coloca o kit agora, pq se montar errado vai dar pau…
e que retifica foi essa que o motor so durou 20k km? mt mau feita cara, da uma olhada nisso pq motor com turbo o buraco eh mais em baixo viu...
-
não é que o motor durou 20k… vou explicar.
meu irmão era dono do gol, e era turbo (1.6, apl 240, 1,5 de pressão). dai um belo dia o motor quebrou canaleta. meu irmão rodou 6 meses com canaleta quebrada, até q um dia ele enjuriou e mandou fazer o motor. mas como ele ia tirar o kit e vender o carro, colocou as peças mais baratas q encontrou, pois ia vender o carro. a retifica em si foi bem feita e o motor foi bem montado. tanto que o vira está zerado e na medida, os cilindros estão ainda com as marcas do brunimento, e os pistões estão zeradinhos ainda. o que matou foram os aneis sentrinel q deram problema 2x, as bronzinas q são paralelas tbm ja estão riscadas enquanto o vira está zerado. se eu trocar bronzinas e aneis por metal leve tudo volta ao normal. o foda são os pistões. meu irmão não tinha a intenção de vender o carro pra mim, e nem eu podia comprar... é que ele foi adiando a venda e eu consegui comprar. mas o motor veio com peças de 3ª linha. meu mecanico tem um jogo de pistões metal leve usadinhos mas zerados, a gasolina. só q são std e meus pistões são 0,50 (81,5mm). to quase indo no desmanche e comprando 4 pistões a gasolina só pra montar o motor. se eu tivesse como esperar mais um mes, até poderia comprar um jogo de forjados. mas não qurero ficar empatando a oficina do meu amigo, até pq ele ta fazendo um trampo pra mim de irmãozão mesmo, pq ele sabe e sempre sonhei tem um carro turbo e que eu adoro o gol. se eu tiver q trocar daqui a 6meses os pistões, desde que naum quebre o bloco, naum tem problema, pago outra mão de obra (até pq naum estou pagando a mão de obra de desmontagem e montagem do motor, só da colocação da injeção.
abraços (ninguem tem uns pistões 1.8 gasolina baratim ai??? hehehehe)
gustavo
-
o fóda do suloy gustavo é que derrete saia mano. o meu derreteu uma vez a saia do segundo cilindro, fez umas marcas fudidas na vertical da parede do bloco, fizemos um brunimento na mão e montamos denovo assim mesmo, sem olhar para o risco de descompressão ou lubrificação ineficiente. já tinha gastado uma fortuna pra montar o carro queria ver andando logo. não durou 3000 km denovo derreteu, dessa vez os 4 de uma vez só, travou no cilindro e quebrou biela, fundiu vira, e juro, o carro andava gordo, como disse, ele derrete saia, até carro original aqui de tundiaí já travou motor com esses pistões sendo original aspirado.
sei lá.. 1 mês ou 2 de espera na oficina, conversa com o kara. mostra até essas mensagens que agente tá recomendando pra vc. suloy vai te dar dor de cabeça. ou faz um carnê já de uns iapel. recomendo fortemente.
-
eu to ligado, o cara eh meu aigo e se eu pedir ele naum esquenta… mas eu que fico constrangido de pedir... ja tem um marea lá de um amigo nosso q fodeu uma biela (o cara gastou quando queimou a junta do cabeçote uns 3k, e isso pq o mecanico cobrou barato) e vai gastar uns 4k pra arrumar, isso se as outras 4 naum estiverem fudidas...
amigos, aqui perto tem um desmanche de motores, será q vale apena tentar achar uns metal leve usados então? que sejam da mesma numeração, ou algo proximo? dai eu faço o balanceamento numa balança de precisão q tenho aki e os coloco... vou ver o q vou fazer...
abraços
gustavo
-
olha
eu ja to fasendo a cagada de montar o meu com pistoes e bielas originais e sei disso, to apertadao ja pois vo fase algo forte no futuro entao mandei baxa jogo de bico de alta vazão, fueltech, ki turbo e isso vicia daqui uns dia tu vai ta vendendo a geladera pra anda forte entao faz uma força se puder de por pelo menos os pistoes forjados
eu so nao coloco pois to inforcado já ate agora ja forao 4pau de peça isso so o principal nao tenho como por mais 2k de pistao e biela mas se pudese eu mandava ver
mas se nao puder mesmo, quando abri pra mexe denovo ja manda ve num 1.9 ne
abraço
-
olha, ja vi alguns motores catados que não deram problema, mas se for o caso, monta com pistões ks mesmo. não são tão fortes quanto os metal leve, mas guentam bem o tranco…
usei por mais de 1 ano no meu motor os ks, e não deram nenhum problema. mas meu motor era bem destachado...
-
tenho um jogo de pistões metal leve 1.8 1mm = 82mm usados em bom estado, r$ 100,00 leva
-
pra te deixar com medo rssrs