Clamper his em map de ie monoponto?
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olá pessoal, tenho uma parati bola 96 cli 1.8 original a gasolina que comecei a turbinar na semana do natal.
gostaria de saber de voces se é necessario instalar o clamper da his no map ?
quando acelero o carro demora um pouco pra pressurizar, da umas amarradas, e o hallmeter marca quase sempre mistura rica.
esta rodando com alcool, depois das amarradas a turbina enche e tá dificil faze-la parar em 0,8 que é a pressão em que quero deixar.
tenho em mãos o efic-turbo da his e logo terei um bico mono branco do monza alcool, porque estou rodando com o verde original. não é estranho que com esse bico o hallmeter marque sempre cheio.
tenho em mãos tambem um intercooler pequeno que logo entarei colocando e postando aqui os resultados.
sou novo aqui no fórum e peço a compreensão de todos pelos erros que posso agora e num futuro proximo estar cometendo.
por favor me ajudem.
obrigado.
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vc mesmo deu a resposta na pergunta seu carro está muito gordo de baixa roteção,por isso amarra em relação ao intercooler pequeno ajuda,mas nao muito
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vou cancelar a porcaria do hallmeter e fazer a leitura da sonda somente com um voltimetro.
a fase pressurizada estava no hpi, mas não conseguia manter a pressão que eu queria, ela sempre subia pra 5,5 bar. entao desliguei a parte do dosador que fazia a pressao subir conforme o turbo. esta agora somente em 3 bar.
quanto a montagem, coloquei como bico principal o branco do monza alcool, e não mudou quase nada, detalhe piorou, deve ser entao pelo fato da mistura estar muito rica. quando diminuo a pessao para cerca de 1,5 bar, na tentativa de empobrecer a mistura o carro anda cortando um pouco.instalei o intercooler e melhorou espantosamente a temperatura do ar na admissao, antes a mufla ficava tao quente que nao era possivel toca-la, agora esta joia. mas agora a turbina demora ainda mais para encher, dei duas voltas na wastgate e melhorou um pouco, mas ainda demora bastante. detalhe, como regular corretamente a valvula de prioridade ?
ainda não intalei o efic-turbo da his, peguei o bico branco ontem, e estou fazendo varios testes, alguns podem parecer absurdos, mas na tentativa e erro …
comecei a me interessar em turbinar e regular meu carro no meio de dezembro passado.
não tenho nenhuma esperiencia nesse tipo de regulagem, mas não sou burro
cometo erros que muita gente no comeco tambem cometeu, e peco a voces, que tem mais experiencia, que me auxiliem em um possivel passo a passo na regulagem.
se quiserem que eu de mais detalhes sobre as pecas e so avisar.
obrigado.
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como disse coloquei o multimetro na sonda lambda e sai com o carro, quando acelero a leitura cai de 1000 (1000 = 1,0volt) para 150 acreditam nisso é a 100 kmh tiro o pé ai marca em torno de 850 a 950 mas quando piso de novo seja um pouco ou bastante a leitura cai novamente para 150 a 200.
se estou andando tranquilamente somente mantendo a valecidade do carro a leitura no multimetro fica em torno de 250 a 450 e dá uns picos de 950. resumindo, nunca para perto de nada é sempre alternando entre 150 e 1000.
será que a sonda que foi pro saco ?
ou será que foi o map pro saco ?
um amigo meu que é um bom mecânico me disse que o meu map é por frequência e não por leitura linear de tensão. inclusive ele tem todo o esquema elétrico da injeção monoponto do meu carro, aquele manual que marca até a cor do fio que vai ligado em outro.
só depois que comprei a porcaria do clamper que o excelentíssimo sr. roberto da his me disse que a porcaria do clamper-plus não funciona no meu carro. detalhe, nem no site nem no manual e nem em lugar algum está escrito que a porcaria do clamper-plus não funcionaria em meu carro r$156,00 pro lixo
tanto é verdade que essa merda não funciona, que devidamente instalado, o carro se comporta como se tivesse sido desligado o fio de sinal do sensor map.
existe algum map que trabalhe com pressão positiva é dá pra colocar no meu carro ?
obrigado.
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só depois que comprei a porcaria do clamper que o excelentíssimo sr. roberto da his me disse que a porcaria do clamper-plus não funciona no meu carro. detalhe, nem no site nem no manual e nem em lugar algum está escrito que a porcaria do clamper-plus não funcionaria em meu carro r$156,00 pro lixo
primeiro,
como foi a compra ?
internet, telefone, balcao ?
se nao foi no balcao, e nao tiver feito ainda 7 dias da compra, devolve.
simples assim.
abraco.
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cara, um conselho: desliga essa pressurização , colocar uma rolha na boca da turbina, e acerta a fase aspirada direitinho primeiro. vai brincando com a pressão de combustível até manter seus 0,86 v de leitura de sonda.
coloca 4a numa reta (grande, claro ), deixa o motor cair até seus 2000 rpm, tola o pé de uma vez até o fundo, e deixa o motor ir crescendo até 5k~6k rpm. tem que manter a leitura de sonda nesses 0,86 todo o tempo - ou variar pouca coisa em torno disso.
fazendo por partes vai facilitar muito sua vida, pode acreditar.
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valeu ricardo, vou fazer isso, desligar a pressurização e começar aos poucos.
levarei para um mecânico perto de casa pra ele passar o scanner e ver se há algo com problema, e é claro que tem né.
assim que constatado que tudo está funcionando perfeitamente, farei os testes com a sonda até mante-la no nivel que você me disse. daí ligo a pressão e continuo com os acertos.
muito obrigado pela ajuda.
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pessoal, desliguei a pressurização, coloquei o bico branco do monza alcool no lugar do verde original.
fiz o teste que o ricardo me disse e o hallmeter marca entre pobre e pisca rapidamente meia escala de boa mistura.
o ideal seria que marcasse o tempo todo entre bom e rico ?
tem algum bico mono com maior vazão que o do monza alcool ?
devo colocar um repetidor e mais um bico paralelo a esse é se sim, pode ser um qualquer multi-ponto ?
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cara, com hallmeter vai ser complicado vc acertar o carro, isso serve apenas pra monitorar e olhe lá… com o multimetro na sonda é menos pior, use ele e faz o que o ricardo falou, coloca uma 4.a com giro baixo e afunda o pé, fica de olho na voltagem, deixa o multimetro na escala 2000mv.
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ok, eu citei o hallmeter para se ter uma idéia da escala, mas o multimetro, que é o que eu também usei, marcava entre 250 e subia rapidamente e intermitente para 450 - 550.
detalhe, no kit da spa vem a saída de escapamento para ser parafusada na turbina com 2,5 pol. ,
eu não sei se o lugar onde foi soldado a porca para colocar a sonda é o melhor lugar.
eu soldei quase no final do cano, a aproximadamente um metro da turbina.
se tiver que mudar não terei problema porque sou eu mesmo que faço, ok.
me disseram que essa injeção monoponto cfi é uma merda pra acertar, mas mesmo que dê trabalho gostaria de continuar com ela e não ter que instalar um carburador.
por favor me ajudem, meu carro tá uma porcaria.
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tá com 3 kg e se poe 5 não muda nada.
lembrando que troquei o bico verde original a gasolina pelo branco do monza a alcool.
pensem bem, troca de bico, aumento de pressão de comb. e nada de aumentar o sinal da sonda para algo perto de 850mv. e quanto ao lugar em que coloquei a sonda é tá certo ?
tenho um bico pequeno da injeção multiponto, como faço para ligar ele junto com o original ?
preciso de um repetidor é se ligar junto com o original queima o módulo ?
do jeito que tá acho que talvez melhore com mais um bico em paralelo com o original, e depois deixo o bico verde mono como auxiliar no efic-turbo da his. o que voces acham ?
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coloque a sonda a +- 15 cms da turbina, e cuide pra que a porca não tenha mais q meio cm de altura.
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esquece disso de colocar bico em paralelo. gambi total. esse bico branco de monza tem que alimentar. a não se que ele esteja com algum problema de sujeira, ou algo do tipo… tem certeza que ele está limpo e funcionando normalmente?
veja que a tensão da sonda na marcha lenta varia, nessa condição praticamente não tem como fazer leitura...
vc falou das leituras, mas não descreveu o comportamento do carro. não adianta acreditar o tempo todo na sonda. se a temperatura do escape subir demais, ou se a mistura estiver excessivamente gorda, a leitura será errônea.
outra coisa: tira fora esse hallmeter - desliga ele mesmo, desconecta os fios, tira ele fora, deixa ele guardadinho, esquece dele por enquanto. qto mais coisa pendurada junto lendo a sonda, mais diferença dá.
como vc está ligando a sonda no multímetro? qual fio vc está ligando no positivo dele? qual fio está ligando no negativo?
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tá ok, vou colocar a sonda na distancia que a caroline falou, também desligarei o hallmeter.
eu puxei um fio do fio de sinal da sonda, o preto, liguei antes do conector dela, ou seja, do lado do carro, se precisar trocar basta tirar e colocar outra, não teve cortes de fio, foi só descascado, e o nagativo do multimetro liguei no negativo do isqueiro, pois era o mais proximo.
quanto ao comportamento do carro, ele anda muito bem sem pressão, quando desliguei a mesma pra fazer os testes, ele não cortava, andava bem mas sempre com sinal baixo da sonda +- 400mv.
a turbina demora muito pra acionar, e isso só acontece quando não piso totalmente no acelerador, pra encher mais rápido, mas não tanto assim, tenho que pisar um pouco menos da metade. o sensor de posição da borboleta é novo.
sexta passei o scanner pra ver se tinha alguma peça ruim, mas tudo está funcionando normalmente.
efetuarei a limpeza do bico branco pra ver se melhora.
digamos que o bico branco não alimente, ou se depois que mudar a posiçao da sonda no escapamento ainda sua leitura estiver baixa, o que devo fazer ?
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pessoal, mudei a sonda de lugar colocando-a +- 15 . de distancia da turbina com uma porca de 4mm de altura. fiz o teste, com a pressurização desligada coloquei uma 4ª numa reta bem grande e a partir de 1500rpm afundei o pé . . . a leitura da sonda marcou 950mv pra mais. detalhe, verifiquei o ponto e está em 9º( nove graus ). tenho que mudar? pra quanto?
o sensor map da minha injeção parece que é um que usa frequencia, e não os lineares de 5v.
um amigo meu que tem um polo hatch 2008 turbinado me deu uma valvula, tipo de hidro-vacuo, para colocar no map, permitindo que ele trabalhe com vacuo, mas quando pressurizar soltar o ar pra não mandar pressão pra ele. ajuda alguma coisa?
detalhe, estou com dúvida se liguei certo o aeroquip da pressurização na valvula de alivio. a valvula é da spa e tem duas entradas, uma de lado na base dela logo abaixo do diafragma, e outra de lado no copo onde esta o parafuso de regulagem. qual é o lugar certo?
o que seria melhor em termos de rendimento e consumo, tentar acertar a minha injeção, nem que pra isso eu tenha que pagar pra alguém experiente, ou comprar uma pandoo ?
obrigado.