Área frontal
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felipe e thiago: o arrasto do vw é lamentavel e o da saveiro sem capota maritima (comprei a capota no dia seguinte da compra do carro ) é sofrável. tanto que muita gente qdo vai correr sem a capota abaixa a tampa traseira pra livrar a pressão. ai a coisa muda e muuito de figura e (dizem os entendidos) q rende melhor q um gol.
perguntar pra vw? eles só respondem pre vc caso vc tenha comprado recentemente um modelo top de linha. e mesmo assim demooooora…
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felipe e thiago: o arrasto do vw é lamentavel e o da saveiro sem capota maritima (comprei a capota no dia seguinte da compra do carro ) é sofrável. tanto que muita gente qdo vai correr sem a capota abaixa a tampa traseira pra livrar a pressão. ai a coisa muda e muuito de figura e (dizem os entendidos) q rende melhor q um gol.
perguntar pra vw? eles só respondem pre vc caso vc tenha comprado recentemente um modelo top de linha. e mesmo assim demooooora…
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eu imaginava que fosse uns 0.45 o cx de um vw caixa mesmo.. o do fusca snme eh 0,50…
lembrando que isso muda (e pode ser consideravelmente) conforme os acessorios externos, largura do pneu e altura em relacao ao solo..
sei nao se uma saveiro com ca?amba aberta fique melhor que um gol, nao posso afirmar mas meu sentimento eh que deve ser pelo menos um pouco pior.
mas pra simplificar as coisas, ja que voce nao sabe mesmo o cx com precisao, coloca uns 2m^2 de area frontal que ja da pra ter uma ideia.
[]s
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vc é obrigado a calcular a área.
uma das formas é fazer a projeção da sombra, como o amigo falou. depois vc mede o comprimento total da risca na parede e divide o resultado por 4 e eleva ao quadrado e pronto.
lembrando que tem que deixar o carro a uma distancia de uns 2 metros da parede e a fonte de luz o mais longe possível (uns 15 ou 20 metros), e isso é muito chato.
qto mais perto do carro a fonte de luz, maior a sombra projetada.
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vc é obrigado a calcular a área.
uma das formas é fazer a projeção da sombra, como o amigo falou. depois vc mede o comprimento total da risca na parede e divide o resultado por 4 e eleva ao quadrado e pronto.
lembrando que tem que deixar o carro a uma distancia de uns 2 metros da parede e a fonte de luz o mais longe possível (uns 15 ou 20 metros), e isso é muito chato.
qto mais perto do carro a fonte de luz, maior a sombra projetada.
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eu usar um barbante e passar desde o assoalho, porta, teto, porta e terminar no assoalho do outro lado do carro, medir o comprimento do barbante e fzr a conta q vc disse, tb daria certo?
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ka, pelo pouco q sei de fotografia, para nao haver distorcao, a objetiva tem que ser de 50mm pra cima
da para ver nitidamente ai na foto acima que a imagem foi distorcida
tenta tirar uma foto mais de longe e com zoom nos 80mm.. por ai
vlw
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então, a foto foi só pra eu por as medidas e mostrar.
as medidas eu fiz direto no carro com uma trena
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como fica a parte das colunas, onde começa largo e afina no teto?
me baseio pela parte mais larga?
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ka, nestra imagem que tu postou, não estou sacando uma coisa:
a medida da largura da cara da tua saveiro é maior que a medida da largura entre-base-de-espelhos-retrovisores ???
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ka, nestra imagem que tu postou, não estou sacando uma coisa:
a medida da largura da cara da tua saveiro é maior que a medida da largura entre-base-de-espelhos-retrovisores ???
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então, como o marcelo tb reparou, isso é só uma imagem ilustrativa pra eu usar de base e por as medidas ao lado. medidas essas q fiz com uma trena no proprio carro.
a largura maior foi medida nos frisos que ficam nas laterais dos para-lamas, que são gordinhos .
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então, como o marcelo tb reparou, isso é só uma imagem ilustrativa pra eu usar de base e por as medidas ao lado. medidas essas q fiz com uma trena no proprio carro.
a largura maior foi medida nos frisos que ficam nas laterais dos para-lamas, que são gordinhos .[snapback]272493[/snapback]
aaaaaaaaaahhhhhhhh bom
tipo, p/ mim calcular ainda falta apenas a medida da altura entre o teto do carro e o nivel do caput.
se for p/ ficar mais preciso, preciso saber tbm quais as medidas dpo pneu que tu usa e qtos cm mais ou menos a frente da saveiro fica do ch?o.
da? calculo bem razoavelmente a área
levando em conta que, pelo que parece, teus espelhos retrovisores são super ultra mega aerodinamicos, não precisa incluir eles eu acho ? ?
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largura do pneu= 26,5 cms
distancia entre o parachoque e o ch?o= 9,2 cms
distancia entre o bico do capo e o topo do teto= 66cms (aproximado com pequena margem de erro, mto dificil medir essa parte).
os retrovisores são imitação dos de bmw m3, em formato de gota.
medi o carro com uma fita, enrrolando o carro desde o assoalho= 5,91 mt.
daria 2,18 m2 de área, praticamente o mesmo de um jetta antigo. acho que estamos chegando perto do alvo galera
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esse trabalho que to fazendo é pra usar o soft do gtech pra achar a perda por arrasto aerodin?mico, ja q o teste é feito em velocidade.
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num teste rapido (o carro ainda precisa de outro comando de válvulas) consegui 211cvs no chão @ 1,4 bar.
essa potência foi medida saindo de segunda e indo até o fim de 3? marcha.
parou de subir aos 160 km/h em 3? marcha, estiquei até os 7250 rpm q da 169,9 km/h reais mas a potência não subiu mais q isso.
pelo calculo de perda por arrasto aerodin?mico daria 62,1 cvs.
somados aos 211cvs daria 273cvs nas rodas. se aplicar os % usados como padr?o (q eu mesmo não boto mta f?) daria 341,75 cvs no motor.
acredito nesse calculo da tesla (fabricante dos aceler?metros dos gtech), pois varios testes comparativos entre dino de rolo x gtech foram feitos e publicados em revistas conceituadas (como a turbo and high performance magazine, car and driver, car craft…) e todos ficaram no mesmo par?metro desde que se aplicasse corretamente os dados como esses, de área frontal e cd.
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nossa sempre falta alguma medida
fiz um desenho pq cansei de fazer ginastica descritiva
me passa as medidas x ou vc pode calcular mesmo, basta formar triangulos com as partes inclinadas, assim como eu fiz no parabrisas e precisa fazer no para choques.
pelo cálculo que vc faz enrolando o carro com uma fita (mto inteligente) só precisa acrescentar + 2x(0,265x0,092). assim se chegam em 2.67m^2.
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nooooooooooossa esse negocio é muito preciso
para o meu carro deu:
_gtech aero drag calculator results
calculated hp loss due to aero drag is: 53.6 horsepower.
drag coefficient (cd) : 0.38
frontal area : 2,5 sq. m
speed : 160 km/h_
sendo que a potência no motor é 65cv e a potência na roda , para meu carro, é 54cv, e a velocidade máxima que se alca?a com meu carro é 160km reais. (157 reais)
ou seja, ou é coincid?ncia ou é absurdamente preciso
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ah, qual o motivo de se acrescentar algo na conta por usar a fita na medição?
ps: esses carros são mesmo verdadeiras tabuas … ja to achando a potência alta demais com 2,18 de area. nem fiz a conta ainda com 2,67
ps2: não me importo em ler numeros muito altos. sinceramente (mesmo) o carro ja anda mais do que eu .
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ah, qual o motivo de se acrescentar algo na conta por usar a fita na medição?
ps: esses carros são mesmo verdadeiras tabuas … ja to achando a potência alta demais com 2,18 de area. nem fiz a conta ainda com 2,67
ps2: não me importo em ler numeros muito altos. sinceramente (mesmo) o carro ja anda mais do que eu .
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o motivo é que fazendo a volta com a fita vc não mede a área frontal dos pneus
-> pera? que eu vou afzer os cálculos, só um pouquinho…
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po**a… fiz os calculos aqui e deu uma área muito menor do que a possivelmente real.