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Qual o grau ideal de vela p/ carro turbo?

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    Adriano Sushi
    escreveu em última edição por
    #27

    so conheço essas velas pra motores r/c. na verdade nem eh uma vela, eh um anel q vai preso entre a vela e o cabeçote…

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    • T Offline
      T Offline
      Tshiii
      escreveu em última edição por
      #28

      to ligado desse anel, eu tenho ele, mas ele mede a temperatura ali de não sei o que, pq ele vai encostado diretamente na massa do cabeçote por uma face do anel, e na base da vela pela outra face.

      sendo que são materiais diferentes, estão em temperaturas diferentes. consequentemente esse anel mede a temperatura de não sei o que…. rsrs

      é bom pra efeito comparativo, por exemplo, vc muda o ponto, ou a mistura, e tem uma noção depois se ajudou ou não, etc... se eu vejo a temperatura subindo muito, dou uma molhada na mistura...

      agora não vejo como relacionar essa temperatura diretamente com o grau da vela a usar. só se for comparando mesmo, com a vela que usava antes e a temperatura que apresentava...

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      • E Offline
        E Offline
        Edu4rdoBR
        escreveu em última edição por
        #29

        retirado de um pdf aqui:

        temperatura da vela de ignição

        a vela de ignição no motor por faisca seja a gasolina, álcool ou glp, deve trabalhar numa faixa de temperatura entro 450º c a 850º c nas condições normais de uso. portanto a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance o temperatura de 450º c (temperatura de auto-limpeza), na ponta ignífera em baixa velocidade e não ultrapassar 850º c em velocidade máxima.

        medição de temperatura

        a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.

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        • N Offline
          N Offline
          nogueiraxr3
          escreveu em última edição por
          #30

          isso isso isso …....

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          • * Offline
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #31

            tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????

            não tenho notícia a anos. tb, estou fora desse meio a mto tempo.

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #32

              medição de temperatura

              a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.

              pouquíssima gente envolvida com preparação hoje em dia, conhece sobre certas coisas, como essa.

              infelizmente…

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SantosAutoParts Banido
                escreveu em última edição por
                #33

                quero uma vela dessas

                :ohoh:

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                • K Offline
                  K Offline
                  k1llm4ster
                  escreveu em última edição por
                  #34

                  bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
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                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #35

                    bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?

                    vc tem 3 opções:

                    1. ir testando, usando seu motor como cobaia

                    2. http://www.preparados.com.br/index.phpos=&…st&p=745029

                    3. escutar quem conheçe da coisa e sabe preparar motores.

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #36

                      será que não pode fazer como se faz em rc, usando aquele mesmo termômetro infravermelho - de rc mesmo, mirando no cabeçote próximo do alojamento da vela e medindo?

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #37

                        acho dificil q aponte um valor confíável, ja q apesar de tudo, estaria distante do q róla la dentro das câmaras. alem do fato q precisaria parar o carro para fzr a medição, e nisso a temp seria mto mais baixa.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          powerage
                          escreveu em última edição por
                          #38

                          uso velas iridium para carro turbo. nunca tive problemas e estou usando o mesmo jogo a 46000 km. meu motor é ap 2.0 mi - já rodei com 1,2 bar

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                          • P Offline
                            P Offline
                            paulom
                            escreveu em última edição por
                            #39

                            bom…contribuindo um pouco, a regra de aumento de potencia e grau das velas esta disponivel em algum lugar do site internacional da ngk ou bosch pois eu mesmo ja li isso por la ha anos.

                            e sempre usei isso como regra no turbo adaptado.

                            no s4 com 270 hp original, gasolina usa grau 6. atualmente ( 2 anos ) uso com grau 8 iridium e tudo vai bem.

                            tem que levar em conta o uso do carro, pois velas muito frias tendem a sujar se o uso for calmo demais.

                            e a nao ser que o carro use alcool com taxa de alcool vale a pena ter vela muito fria. carro a alcool com taxa de gasolina nao precisa de vela tao fria, mantem a vela usada na gasolina.

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              Tshiii
                              escreveu em última edição por
                              #40

                              uuuh, olha que interessante, a dissipação do calor na vela, fonte ngk:

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #41

                                sim, olhe dentro das velas mais frias e notará q tem mais metal em volta da cerâmica. ja as velas mais quentes o metal fica la no fundo. esse é o diferencial entre as velas. as com mais metal tem mais contato com o cabeçote, e assim dissipam melhor o calor através dele, que conta com o sistema de refrigeração para o tal ato.

                                1 Resposta Última resposta

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