Qual o grau ideal de vela p/ carro turbo?
-
retirado de um pdf aqui:
temperatura da vela de ignição
a vela de ignição no motor por faisca seja a gasolina, álcool ou glp, deve trabalhar numa faixa de temperatura entro 450º c a 850º c nas condições normais de uso. portanto a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance o temperatura de 450º c (temperatura de auto-limpeza), na ponta ignífera em baixa velocidade e não ultrapassar 850º c em velocidade máxima.
medição de temperatura
a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.
-
isso isso isso …....
-
tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????
não tenho notícia a anos. tb, estou fora desse meio a mto tempo.
-
medição de temperatura
a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.
pouquíssima gente envolvida com preparação hoje em dia, conhece sobre certas coisas, como essa.
infelizmente…
-
quero uma vela dessas
-
bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?
-
bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?
vc tem 3 opções:
-
ir testando, usando seu motor como cobaia
-
escutar quem conheçe da coisa e sabe preparar motores.
-
-
acho dificil q aponte um valor confíável, ja q apesar de tudo, estaria distante do q róla la dentro das câmaras. alem do fato q precisaria parar o carro para fzr a medição, e nisso a temp seria mto mais baixa.
-
bom…contribuindo um pouco, a regra de aumento de potencia e grau das velas esta disponivel em algum lugar do site internacional da ngk ou bosch pois eu mesmo ja li isso por la ha anos.
e sempre usei isso como regra no turbo adaptado.
no s4 com 270 hp original, gasolina usa grau 6. atualmente ( 2 anos ) uso com grau 8 iridium e tudo vai bem.
tem que levar em conta o uso do carro, pois velas muito frias tendem a sujar se o uso for calmo demais.
e a nao ser que o carro use alcool com taxa de alcool vale a pena ter vela muito fria. carro a alcool com taxa de gasolina nao precisa de vela tao fria, mantem a vela usada na gasolina.
-
sim, olhe dentro das velas mais frias e notará q tem mais metal em volta da cerâmica. ja as velas mais quentes o metal fica la no fundo. esse é o diferencial entre as velas. as com mais metal tem mais contato com o cabeçote, e assim dissipam melhor o calor através dele, que conta com o sistema de refrigeração para o tal ato.