não entendo a tua dificuldade, pois consiste em um dos cabeçotes mais utilizados em carros turbos pra arrancada no brasil.
peça é o que não falta pra esse motor.
não entendo a tua dificuldade, pois consiste em um dos cabeçotes mais utilizados em carros turbos pra arrancada no brasil.
peça é o que não falta pra esse motor.
aumentar dutos é um trabalho muito complicado, é serviço pra engenheiro, na maioria dos casos baixa a velocidade do fluxo e como consequencia piora o rendimento do cabeçote.
eu no teu caso aumentaria taxa, comando e um bom remapeamento da injeção.
porem aumentar taxa em motor 16v é complicado, porque o ideal é fazer isso no pistão e não no cabeçote.
com um acerto na ignição (remapeamento), usando combustível de qualidade e um reenquadramento de comando, você consegue esses hps, desde que seja bem executado.
esqueça os dutos
reprogramar a central é obrigatório em qualquer tipo de preparação onde se mantem a injeção original, independente do que for fazer… trocar bico, vai depender do aumento de potência e se os bicos vão dar conta... troca de comando de valvulas não é obrigaória na preparação turbo... os motores 1.0 atuais são bem taxados, provavelmente com sobrealimentação vai ter que usar alcool... eu acredito que como você pretende uma preparação leve, melhor usar turbina que tem bem mais opções de peças e mais profissionais capacitados pra executar o serviço.
amigo,
para mim opala tem que ser até 1979, original, sem film nos vidros, somente rebaixado (bem baixo)…
antes ter um 6 cilindros original do que um 4 cilindros turbo, 171cv num opala 6 é barato de se fazer e muito mais confiável...
quanto a viabilidade de se ter um opala como única opção de carro, você vai ter incomodo, o carro vai beber bastante e por aí vai, mas eu por exemplo me encomodo menos em ter que andar quase parando nos buracos do que andar com carro alto, já tem gente que compra carro porque tem porta treco, vai do que você gosta e quer...
este opala das fotos eu jamais compraria, tanto pelo ano, como pelas modificações e preço.
valeu
estive lendo o tópico mas acredito que você deva repensar vosso projeto , pois como já foi dito não é comprar peças top e simplesmente montar que vai ter o resultado.
pra início, pela lista que você descreveu, com 20k nem dá pra começar, só uma ft400 e um vira com de curso fora de linha já vai metade da grana.
aqui no forum tem muita gente que entende do assunto e é bom você ouvir os conselhos.
a tua abordagem foi muito assustadora, em quanto eu lia achava que você vinha pra gastar 80k no carro, pois é o que um amigo meu está gastando recentemente em um gm aspirado pra andar na do.
meu conselho é você definir com coerência o que quer e o quanto está disposto a gastar, esse negócio de fazer aumentar potência aos poucos não funciona, porque cada escala de potencia tem um projeto diferente.
então acho melhor você recomeçar pedindo idéias de projetos pra povo aqui.
espero ter ajudado.
complicado pro seu mecânico provavelmente, na verdade pode ser é inviável pra certo nível de preparação, pois você ta partindo de 1000 cilindradas.
você pode usar algumas dicas simples que tem aos monte aqui no forum, tipo aumento de taxa, acerto na injeção (serviço pra profissional), mas não vai ser muita coisa não.
uma preparação aspirada mais pesada, que joga o torque pra uma faixa de giro mais alta, vai comprometer a dirigibilidade no 1.0.
agora na preparação turbo vai depender de quanto você está disposto a gastar e nada resolve querer economizar.
seria bom você ser mais específico do que pretende fazer, potência desejada, valor disponível. se for um projeto ambicioso, pode ter certeza que o pessoal aqui vai te ajudar desde projeto e na execução.
tive um problema parecido, era bico gotejando.
imagino eu então que com maior cilindrada ele venha mais potencia, fez oque no cabeçote sem ser comando? pra mim que seria um carro de rua um comando com graduação menor seria melhor não? qual comando, 276?
como eu fiz um projeto barato, preferi não mexer muito no cabeçote, pois aí dependeria de mão-de-obra mais especializada e o cabeçote de ferro limita muito, então só foi mexido na taxa mesmo e trocado comando.
pra rua o comando 276 vai servir bem e a bura 446 complica um pouco na rua, pois abre os 2 estágios junto, pra você seria melhor uma 3e.
um conselho, não inventa muita coisa não, coloca pistão maior com um pouco a mais de folga (nada de exagero), 4x1,capricha na taxa (se não for girar muito pode abusar), ande no alcoól, carburador tem que estar 100%, comando até 276 ta de bom tamanho e faz um bom acerto de ponto. carro bem acertado é carro forte.
eu tinha um chevette de velocidade na terra, só por diverssão, nada de campeonatos.
o motor dele era o 1.4 com pistão de monza, a alcool, taxa de 13,5, comando 286 e carburador 446.
andava muito bem e eu considero até durável, pois tinha pontos da pista que tinha que levar a 8k rpm.
nunca medi a potencia dele, mas pra ter como parâmetro, eu andava junto com os fuscas cross e o chevete rendia melhor em reta.
quando precisou da dica ninguem se manifestou, mas pra sacanear movimentou bem o tópico… heheh
mas você podia ter esperado mais pra se explicar, tava divertido. kkkkkkk
não é uma tabela, é um gráfico… se não conseguir interpretar ele, aí fica complicado de conseguir projetar algo em termos de preparação... acaba tendo que seguir as famosas receita de bolo que temos por aí
o problema não é interpretar, o problema que estou tonto com esse gráfico na tela… hehehe
pra mim freio em carro tem que estar 100%.
o que me preocupa nesse serviço é desprender as pastilhas pela precariedade dos equipamentos do prestador.
aconselho cautela na direção até a substituição por originais.
de toda forma parabens pelo carro…
provavelmente o problema está relacionado a ponto ou mistura pobre.
quanto a utilidade do termotape, eu pelo menos, sempre usei para melhorar o fluxo de ar no escapamento, mas lógico que diminui o calor no cofre.
tudo bem amigo, eu tenho um brinquedo desses em casa, mas quero alertar você pra uma coisa, o 1.8t 20v usa turbina pra compensar torque de baixa, o que faz ele render cavalaria é a preparação aspirada do cabeçote multiválvulas.
essa história de que o carro é fraco de baixa é a impressão de quem anda com carro aspro com caixa curta, se vc prestar atenção numa saída de sinal com ele vai perceber que acelerando até 2,5krpm ele sempre anda na frente dos demais carros. lógico que como a caixa é longa não dá pra ficar saindo de segunda em qualquer lugar.
com o up de turbina a pressão vai demorar para entrar e aí sim vai perder a baixa do carro, portanto eu acredito que você deveria rever o aumento de cilindrada.
amigo zinho… o intercooler se for no conjunto turbo pode -se ganhar uns 20 ou 40 cv devido a temperatura estavel ... mas apenas ele no motor original uns 10% quem sabe...
ok,eu comprei um intercooler importado do japão com bocais de 2¹/2 e a caixa tem 3 de espessura,tem 580mm de largura,285mm de altura.agora pergunto,através dessas medidas é possível ter uma ideia de quantos cvs o carro vai ganhar ou somente instalando é que da pra ver?ha e tem a pandoo ainda que da pra ganhar mais uns cvs né.abraço
zinho,
icooler não aumenta potência…......apenas não deixa perder
1 carro frio sem icooler, na 1ª puxada virá a maior potência possível..........mas a cada puxada a potência vai diminuir pois a c o ar entrando cada vez + quente, a mistura vai engordar cada vez +.......
c o icooler a pot. vai se manter estável depois de algumas puxadas
amigo gaúcho:
você está um pouco equivocado no conseito da temperatura da admissão.
o ar esquenta devido a compressão do ar e não pelo aquecimento gerado pelo tempo de funcionamento do motor.
é importante não colocarmos aqui informações erradas.
o ic bem dimencionado vai dar ganhos de potencia sim, pois ar mais frio é menos rarefeito e outros benefícios já citados aqui.
valeu..
o importante foi vc ter mantido essa proporção difusor/borboleta, acredito que não vá ter dificuldades de acerto…
não deixe de postar os resultados... valeu
sei q nada é tão diferente do que dois motores iguais, mas se alguém tiver um parametro para me basear
me passa a giclagem para alimentar 1kg de pressão de turbo,
o motor é um md 270 1.6 gasolina, e estou rodando no alcool, valeu.
a chiclagem q vc usa em 0,5 de turbo e 1,0 vai ser a mesma, o q vai fazer a diferença é a pressão do combustível… quando usávamos carburado na pista, a chiclagem era acertada na faze aspirada do carro, e conforme aumentava a pressão do turbo a de combustível subia dobrada, esse carro fazia os 201m em 8.6s, com carburador 2e... vc nunca vai conseguir alimentar esse motor turbo com 120% de pressão de combustível em relação à pressão de turbo. valeu
amigo, já tive experiencias desagradaveis mechendo no diâmetro dos difusores, o acerto não ficava bom, extremamente gordo em baixa e magro na alta, no final acabei comprando uma carburador maior e deixando original… no teu caso acho que se for pra melhorar troca esses de 36 por de 40.
tambem é melhor manter os difusores originais bem acertado do que aumentar e deixar o carro sem acerto.
valeu.
nesse motor você chega fácil nos 200cv, o problema é quem vai acertar… mas de toda forma com essas rodas vai ter que encurtar a caixa.
valeu
está com 0,4 inicial e final sempre 0,4 a mais do que a turbina manda, ex pressão do turbo 0,6kg a pressão do combustivél 1kg
uma regra básica nos turbos carburados é 1kg de turbo pra 2kg de combustível, tm que regular a tua dosadora. como no teu exemplo acima 0,6 de de turbo tem que por 1,2 de combustível. com certeza a tua cuba ta secando.