o ex campeão mundial de rallys, marcus gronholm, se prepara para sua primeira participação na pikes peak international hill climb no colorado, eua, neste domingo, dia 19 de julho.
junto a seu navegador timo alanne, gronholm, de 41 anos de idade, pilotará um ford fiesta de 800 cv e 4rm preparado pela equipe sueca de rallycross, olsberg motor sport evolution.
um segundo carro da equipe olsberg participará da prova. ele será pilotado pelo proprietário da equipe, e quatro vezes campeão de rallys da suécia, andreas eriksson, de 35 anos. eriksson será navegado por per ola svensson. ambos tentarão tornar a olsberg na primeira equipe a baixar dos 10 minutos o trajeto que tem 12.4 milhas e 156 curvas, trecho de asfalto e terra.
o recorde autal, de 10 minutos e 01.41 segundos, foi marcado em 2007, pelo chefe da equipe suzuki world rally team, nobuhiro monster tajima, com um suzuki xl-7 de 3.6 litros e turbo duplo. tajima voltará a competir neste ano com um carro da suzuki sport.
entrevista com marcus gronholm
você sempre quis participar de pikes peak?
acompanhei a prova por muitos anos e vi um vídeo da edição de 1986. a oportunidade surgiu quando andreas me perguntou se eu participaria, e eu imediatamente respondi: sim adoraria tentar .
além da altitude que é um dos maiores desafios de pikes peak (o final está a 14,110 pés), que outros desafios são encontrados nesta prova?
creio que é a altitude e conseguir que o carro chegue até lá em cima sem problemas, isso é o mais importante. aprenderemos muito, porque não sabemos muito sobre pikes peak e o carro é totalmente novo. espera que seja um belo desafio .
[attachment=12156:gronholm_pikespeak.jpg]
o que você achou do fiesta?
tem potência e é fácil de pilotar. iria gostar se tivesse feito mais alguns testes, mas como sempre estamos contra o relógio, mandaram o carro dos eua no último momento .
como é o fiesta comparado com um carro wrc?
têm mais potência e isso é sempre bom. ele anda bem, mas falto o torque comparado com os carros do wrc. esses têm mais torque, mas nós teremos mais potência, por isso custa se acostumar no primeiro momento, por fim, ele é fácil de pilotar .
alguma vez você subiu pikes peak?
não, nunca. será minha primeira vez .
o que você sabe da prova?
sei por andreas que a pista é rápida e está muito boa. quero chegar logo aos estados unidos e fazer e conhecer para disputar dentro de um carro de corridas .
pelo que você sabe de pikes peak, qual especial do wrc ela poderia ser comparada?
é muito difícil de dizer, mas creio que é tipo a nova zelândia, com pistas rápidas. também tem muitas curvas. estou louco pra ver o trecho .
têm mais potência e isso é sempre bom.. :pix: