eu convivi pouco mais de 2 anos com algumas t2. no caso, meu carro era um gol 1.0 16v.
vamos lá:
ponto. no meu carro testei com ponto inicial a 6º (original) e a 12º.
observações: com o ponto mais baixo, a turbina acordava mais cedo e com mais força. só que o giro subia um pouco pesado . com o ponto mais alto, a turbina demorava um pouco mais para acordar (pouca coisa), só que o giro subia mais mais solto e com mais força. acredito que por aí, você ja pode imaginar no que o ponto pode causar no comportamento do motor.
turbina. essa valvula integrada é muito sensível. você vai fechando cada vez mais a regulagem e o comportamento não muda. a turbina não enche. para você testar todo o seu conjunto, eu diria para vc retirar a mangueira que liga o compressor à valvula. tampe o niple do compressor. a valvula pode ficar aberta. se você sentir que a turbina acorda mais cedo (bem mais). você achou o problema. se continuar igual, vc sabe que o problema nao esta na turbina/valvula.
ps.: só por desencargo, entenda que se a tua turbina pressurizar, ela virá com tudo que pode. portanto tome cuidado com relação à alimentação.
[]´s
fabiorr