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Qual suporta mais taxa

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #4

    podium = 98 octanas …

    álcool = 130 oct ...

    abraços ...

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    • D Offline
      D Offline
      daniel_fabricio
      escreveu em última edição por
      #5

      álcool = 130 oct …

      equivalente a 110octanas…

      1 Resposta Última resposta
      • W Offline
        W Offline
        wsuturbo
        escreveu em última edição por
        #6

        alcool tem 130octá achoq nao heim

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        • K Offline
          K Offline
          Konig
          escreveu em última edição por
          #7

          nao alcool nao tem 130 octanas nem 110. se tiver mto tem 95 e falo isso com certeza.

          se vcs pegarem as regras da astm pra teste de gasolina, tem uns limites interessantes, no qual o alcool nao se encaixa.

          para teste de alcool foi feita pequenas altera?oes no motor de teste, mais a titulo de pesquisa do q de teste rotineiro. essas altera?oes impossibilitam a compara?ao direta entre os dois combustiveis. esse numero q dizem de 130 nao tem se quer razao, pq o metodo só adimite valores até 120.

          no brasil se usa mais o alcool, ainda mais pq é mais seguro seu uso. mas para gasolina tambem existe tecnologia e capacidade pra isso, nem todos os paises do mundo tem alcool em abundancia como o brasil.

          tambem comprar gasolina com alcool é dificil, alcool tem aproximadamente 7% de agua, é de uma classe organica diferente, tem propriedades quimica e fisica diferentes.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #8

            ok , só postei porque tive essa informação . mas não conheão nada a respeito disso , tá de papagaio nessa .

            o importante é que a informação real foi dada …

            abraão .

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              DecioBenevides
              escreveu em última edição por
              #9

              alcool, na verdade nem possui octanas, o q existe é um comparativo de como se o alcool tivesse x octanas.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lee
                escreveu em última edição por
                #10

                sem contar que o alcool possui um pode de refrigeração no motor, em comparação com a gasosa.

                olha usar taxa alta, ou é alcool ou é avg?s.

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  ernest
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                  exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                  octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                  facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                  não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                  caso extremo avgaz e diesel.

                  avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                  diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    Konig
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                    exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                    octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                    facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                    não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                    caso extremo avgaz e diesel.

                    avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                    diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                    [snapback]504909[/snapback]

                    discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                    nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                    existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                    mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      amarchetti
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                      gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                      o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                      o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                      na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                      alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #14

                        discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                        nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                        existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                        mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                        [snapback]504935[/snapback]

                        ixi, to aqui só lendo.

                        não da pra discutir com o filho de um dos criadores da gasolina podium :semata:

                        1 Resposta Última resposta
                        • K Offline
                          K Offline
                          Konig
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                          gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                          o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                          o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                          na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                          alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                          [snapback]504950[/snapback]

                          juro, fiquei intrigado com isso, quem foi q passou essa defini?ao pra vc é nao estou discordando,mas achei interessante isso.

                          mas nao vejo dessa forma, se fosse assim existem tecnicas analiticas mto mais simples para tal.

                          eu continuo a repitir, octanagem leva o iso-octano e o n-heptano como padrao para as analises.

                          iso-octano recebeu o valor de 100 e n-heptano de 0.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #16

                            viixi só lendo tbm rsrs, quimica sou pessimo

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              #17

                              avgas seria gnv ?

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                #18

                                avgas seria gnv ?

                                [snapback]505010[/snapback]

                                avgas é gasolina p/ aviação…..

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  #19

                                  avgas é gasolina p/ aviação…..

                                  [snapback]505017[/snapback]

                                  valeu..duvida sanada..hehehee

                                  edit: gnv tambem suporta bastante taxa, certo?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    amarchetti
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                                    #20

                                    octana nada mais é que sequencia de 8 hidrocarbonetos

                                    gasolina era rejeito da fabricação de querosene pra lamparina de iluminação poblica nos eua em mil oitocentos e guaran? com rolha

                                    não existiam refinarias…se destilava o combustável...

                                    literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                                    1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos....gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                                    ia-se fervendo e o que ficava que interessava

                                    o querosone era a sequencia de snme 12 hidrocarbonetos....a gasolna que era de 6 a 9 era literalmente lixo...jogava nos rios

                                    depois do querosena vinha a sequencia de diesel, o último dos láquidos e aí ficavam os sólidos que eram os óleos minerais e por fim a graxa

                                    depois q o automóvel pegou , se precisou da gasolina e se deu valor é gasola....

                                    só q um barril rendia x de gasolina, y de querosene e z de diesel....não tinha como mudar isso...

                                    e a demanda por gasolina era cada vez maior...e de querosene cada vez menor

                                    na dácada de 10 tinha destilaria a dar com pau no tio sam..e a gasolina era porca, sequencias de 20 hidrocarbonetos...uma gasolina de octanagem 20

                                    na dácada de 30 algum americano doido inventou o processo de refino....em vez de ferver numa destilaria praticamente caseira, colocavam em torres que faziam este mesmo processo de uma forma otimizada....ganho master ultra de escala e não lembro bem a razão do pq conseguiram mudar o quanto se extraia de gasolina do barril, sacrificando a qtdade finald e querosene

                                    vc deve conhecer uma refinaria....aquelas portinholas laterais são exatamente pra ir retirando o que ficou no nível mais baixo do refino...o material sólido e pesado que é justamente as sequencias de + hidrocarbonetos..a graxa...no nível acima vc tem os óleos ...pode ver q é literalmente uma escadinha....

                                    e a gasolina começou a ter maior qtdade de sequencias de 8 hidrocarbonetos..no processo de refino se chegava a quase 50, enquanto no de destilarias maus passava de 20....

                                    ganho de escala, gasolina de melhor octanagem....as destilarias iriam pro saco

                                    qual a solução pra dar sobrevida ?s destilariam? chumbo pq ele forçava uma reação que obriga a ter mais sequencias de 8 hidrocarbonetos...

                                    d?cada de 40, agrade?a ?s grandes guerras.....alguém inventou o processo de craqueamento...

                                    sequencias maiores de por exemplo 16 hidrocarbonetos era desfeitas pra que vc obrigasse-as a se unir a sequencias menores de 5 ou 6 hidrocarbonetos e vc forçava mais sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos..que é justamente o que importa na gasolina...heptanas e octana

                                    mudou de vez a produção de gasolina....os x litros de gasolina geradas pelo barril, agora eram x multiplicado por z.....e gera-se menor qtdade de graxas, diesel, querosene, o q for

                                    gero + gasolina e agora graças ao craqueamento, tenho maior qtdade de sequencias de hidrocarbonetos...mais octanas...

                                    a gasolina produzida no processo de refino combinado com o craqueamento gera 70 cadeis de hidrocarbonetos...a gasolina pura tem 70 octanas

                                    acrescenta-se os anti-detonantes, o chumbo, o alcool, a m?e de deus e vc tem a gasolina comercial de 90 octanas...

                                    força-se a barra com p&d e vc melhora ainda mais a coisa com a podium, a esso maxxi-gold e as outras premiuns...

                                    mas...mesmo assim....já viu q desde a dácada de 70 não se ganha muita coisa na resist?ncia é detonação....não no ritmo que se teve ganho da destilaria de 1920 pra refinaria de 1930 e pro craqueamento da dácada de 40

                                    procure na web algo sobre história da gasolina...

                                    o history channel passou um programa rápido sobre isso h? um bom tempo atrás....mas se limitou é evolução da destilaria ao refino

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      amarchetti
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                                      1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos….gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                                      [snapback]505019[/snapback]

                                      ops..barril depetróleo…não de diesel :semata:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

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                                        • R Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

                                          [snapback]505023[/snapback]

                                          nao seria ao contrario ?

                                          1 Resposta Última resposta

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