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Qual suporta mais taxa

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    amarchetti
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    #13

    octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

    gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

    o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

    o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

    na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

    alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

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      Visitante
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      #14

      discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

      nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

      existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

      mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

      [snapback]504935[/snapback]

      ixi, to aqui só lendo.

      não da pra discutir com o filho de um dos criadores da gasolina podium :semata:

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      • K Offline
        K Offline
        Konig
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        #15

        octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

        gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

        o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

        o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

        na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

        alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

        [snapback]504950[/snapback]

        juro, fiquei intrigado com isso, quem foi q passou essa defini?ao pra vc é nao estou discordando,mas achei interessante isso.

        mas nao vejo dessa forma, se fosse assim existem tecnicas analiticas mto mais simples para tal.

        eu continuo a repitir, octanagem leva o iso-octano e o n-heptano como padrao para as analises.

        iso-octano recebeu o valor de 100 e n-heptano de 0.

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        • L Offline
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          Lee
          escreveu em última edição por
          #16

          viixi só lendo tbm rsrs, quimica sou pessimo

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          • R Offline
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            realz
            escreveu em última edição por
            #17

            avgas seria gnv ?

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            • R Offline
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              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #18

              avgas seria gnv ?

              [snapback]505010[/snapback]

              avgas é gasolina p/ aviação…..

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                realz
                escreveu em última edição por
                #19

                avgas é gasolina p/ aviação…..

                [snapback]505017[/snapback]

                valeu..duvida sanada..hehehee

                edit: gnv tambem suporta bastante taxa, certo?

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                • A Offline
                  A Offline
                  amarchetti
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  octana nada mais é que sequencia de 8 hidrocarbonetos

                  gasolina era rejeito da fabricação de querosene pra lamparina de iluminação poblica nos eua em mil oitocentos e guaran? com rolha

                  não existiam refinarias…se destilava o combustável...

                  literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                  1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos....gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                  ia-se fervendo e o que ficava que interessava

                  o querosone era a sequencia de snme 12 hidrocarbonetos....a gasolna que era de 6 a 9 era literalmente lixo...jogava nos rios

                  depois do querosena vinha a sequencia de diesel, o último dos láquidos e aí ficavam os sólidos que eram os óleos minerais e por fim a graxa

                  depois q o automóvel pegou , se precisou da gasolina e se deu valor é gasola....

                  só q um barril rendia x de gasolina, y de querosene e z de diesel....não tinha como mudar isso...

                  e a demanda por gasolina era cada vez maior...e de querosene cada vez menor

                  na dácada de 10 tinha destilaria a dar com pau no tio sam..e a gasolina era porca, sequencias de 20 hidrocarbonetos...uma gasolina de octanagem 20

                  na dácada de 30 algum americano doido inventou o processo de refino....em vez de ferver numa destilaria praticamente caseira, colocavam em torres que faziam este mesmo processo de uma forma otimizada....ganho master ultra de escala e não lembro bem a razão do pq conseguiram mudar o quanto se extraia de gasolina do barril, sacrificando a qtdade finald e querosene

                  vc deve conhecer uma refinaria....aquelas portinholas laterais são exatamente pra ir retirando o que ficou no nível mais baixo do refino...o material sólido e pesado que é justamente as sequencias de + hidrocarbonetos..a graxa...no nível acima vc tem os óleos ...pode ver q é literalmente uma escadinha....

                  e a gasolina começou a ter maior qtdade de sequencias de 8 hidrocarbonetos..no processo de refino se chegava a quase 50, enquanto no de destilarias maus passava de 20....

                  ganho de escala, gasolina de melhor octanagem....as destilarias iriam pro saco

                  qual a solução pra dar sobrevida ?s destilariam? chumbo pq ele forçava uma reação que obriga a ter mais sequencias de 8 hidrocarbonetos...

                  d?cada de 40, agrade?a ?s grandes guerras.....alguém inventou o processo de craqueamento...

                  sequencias maiores de por exemplo 16 hidrocarbonetos era desfeitas pra que vc obrigasse-as a se unir a sequencias menores de 5 ou 6 hidrocarbonetos e vc forçava mais sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos..que é justamente o que importa na gasolina...heptanas e octana

                  mudou de vez a produção de gasolina....os x litros de gasolina geradas pelo barril, agora eram x multiplicado por z.....e gera-se menor qtdade de graxas, diesel, querosene, o q for

                  gero + gasolina e agora graças ao craqueamento, tenho maior qtdade de sequencias de hidrocarbonetos...mais octanas...

                  a gasolina produzida no processo de refino combinado com o craqueamento gera 70 cadeis de hidrocarbonetos...a gasolina pura tem 70 octanas

                  acrescenta-se os anti-detonantes, o chumbo, o alcool, a m?e de deus e vc tem a gasolina comercial de 90 octanas...

                  força-se a barra com p&d e vc melhora ainda mais a coisa com a podium, a esso maxxi-gold e as outras premiuns...

                  mas...mesmo assim....já viu q desde a dácada de 70 não se ganha muita coisa na resist?ncia é detonação....não no ritmo que se teve ganho da destilaria de 1920 pra refinaria de 1930 e pro craqueamento da dácada de 40

                  procure na web algo sobre história da gasolina...

                  o history channel passou um programa rápido sobre isso h? um bom tempo atrás....mas se limitou é evolução da destilaria ao refino

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    amarchetti
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                    1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos….gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                    [snapback]505019[/snapback]

                    ops..barril depetróleo…não de diesel :semata:

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      DuKa
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        realz
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

                        [snapback]505023[/snapback]

                        nao seria ao contrario ?

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Rafael16V
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

                          [snapback]505023[/snapback]

                          bão, eu tenho um astra flex

                          não posso te dizer no álcool, pois só rodei no álcool enquanto o motor ainda estava amaciando e eu tava conhecendo o carro ainda e depois o preão disparou pra 2,30 reais o litro e passei a usar gasolina

                          mas na gasolina o carro é estranho, o giro sobe dando uns buracos, parece que o carro tem 3 estágios. esses buracos ficam bem nétidos arrancando bem na boa em 1? e socando a bota em 2? @ 1500rpm… até uns 2500 rpm o carro é lerdo, a partir de 2500rpm abre o 2? estágio e o carro começa a desenvolver mas não empolga, em 4000rpm abre o 3? estágio e o carro começa a ficar divertido... as vezes sobe liso até uns 5500rpm que é quando troco de marcha, mas as vezes abre o 4? estágio em 5000rpm...

                          resumo, em termos de desempenho, o carro é pavaroso, talvez minha parte eletrúnica esteja bichada (tive que troca a ecu com 1700km) mas não vou me estressar com isso, pois assim que puder vou mudar tudo (motor, caixa e injeção)

                          tá ai meu 1 cents

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Fahrell
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            nao seria ao contrario ?

                            [snapback]505025[/snapback]

                            nao… com alcool fica mais esperto mesmo....

                            e os soquinhos sao o sensor de detonacao trabalhando, e viva o carro frex e mais viva ainda a esse preco absurdo do alcool...

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
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                              Niex
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              alcool aqui tá bom tem posto br @ r$1,29, enquanto gasosa tá na média de r$2,34.

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

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                                e fica mesmo… a curva de ponto na gasolina é menor do que qdo vc usa alcool... além claro do alcool ter uns 4 a 5% a mais de energia se vc fizer um balanão energ?tico com misturas ditas estequiom?tricas...

                                qto a pergunta inicial...

                                podium x alcool

                                num dá nem pra comparar... alcool com certeza aguenta mais taxa/ponto ...se vai voltar na questão de equivalente de octanagem eu prefiro só dizer que dizem que o alcool tem equivalente de 110 contra 98 da podium...

                                mas aí ainda tem que falar que método se é rom, mom, média...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  nao… com alcool fica mais esperto mesmo....

                                  e os soquinhos sao o sensor de detonacao trabalhando, e viva o carro frex e mais viva ainda a esse preco absurdo do alcool…

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                                  viva o flex que por sinal é o culpado desse preão do alcool.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    GusWRC
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    tem q cuidar o seguinte: motores iguais com mesma taxa mas pressões de cilindro diferentes, reagem diferente.

                                    prefiro trabalhar em cima de qto de pressão cada combustável suporta, já q por exemplo um aspirado com comando alto derruba a pressão violentamente.

                                    motores com até 180, 190 libras vão de gasola; até 250, vai de álcool; avgas suporta bem até 220 libras.

                                    um motor q vc consiga 13 de taxa, mas q com o comando, mais a regulagem de valvulas e tal, a pressão já des?a pra menos de 200 (não é difácil), é melhor ir de gasolina mesmo.

                                    as vezes vejo gente se espantar de ouvir falar em 15, 16 de taxa, mas se for montado com um comando alto (310 pra cima), vc vai ter pouca coisa a mais de pressão q um bom motor da safra carburada a alcool, q tem na casa das 210~220 libras.

                                    dependendo do q vc procura tb, por exemplo, pode-se optar por outro combustável mesmo q a pressão não seja a mais indicada. ex: um motor de 210 libras, vc pode andar no alcool, mas se optar de usar avgas, terá uma queima mais completa.

                                    pergunto agora pra aproveitar: é sabido q as gasolinas de posto não usam mais chumbo como elevador de octanagem, mas sim mtbe (metil-terci butil eter).

                                    a avgas usava chumbo até pouquissimo tempo atrás (não sei agora pq a dois anos não vou na base conversar e comprar), por isso sua venda controlada. ainda usa ou tem outro método?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #30

                                      achei um gr?fico de poder calor?fico:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • N Offline
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                                        Niex
                                        escreveu em última edição por
                                        #31

                                        aqui no abc em sp

                                        a média do alcool é 1,30 e gasosa 2,40

                                        confiram ai:

                                        http://www.anp.gov.br/i_preco/

                                        gas: média 2,416

                                        alc: média 1,307

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #32

                                          aqqui em são carlos pago 1,15 no litro de álcool, num posto esso de boa proced?ncia…

                                          1 Resposta Última resposta

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