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Qual suporta mais taxa

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  • D Offline
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    DecioBenevides
    escreveu em última edição por
    #9

    alcool, na verdade nem possui octanas, o q existe é um comparativo de como se o alcool tivesse x octanas.

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    • L Offline
      L Offline
      Lee
      escreveu em última edição por
      #10

      sem contar que o alcool possui um pode de refrigeração no motor, em comparação com a gasosa.

      olha usar taxa alta, ou é alcool ou é avg?s.

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      • E Offline
        E Offline
        ernest
        escreveu em última edição por
        #11

        taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

        exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

        octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

        facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

        não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

        caso extremo avgaz e diesel.

        avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

        diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

        1 Resposta Última resposta
        • K Offline
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          Konig
          escreveu em última edição por
          #12

          taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

          exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

          octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

          facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

          não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

          caso extremo avgaz e diesel.

          avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

          diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

          [snapback]504909[/snapback]

          discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

          nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

          existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

          mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            amarchetti
            escreveu em última edição por
            #13

            octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

            gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

            o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

            o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

            na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

            alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #14

              discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

              nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

              existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

              mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

              [snapback]504935[/snapback]

              ixi, to aqui só lendo.

              não da pra discutir com o filho de um dos criadores da gasolina podium :semata:

              1 Resposta Última resposta
              • K Offline
                K Offline
                Konig
                escreveu em última edição por
                #15

                octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                [snapback]504950[/snapback]

                juro, fiquei intrigado com isso, quem foi q passou essa defini?ao pra vc é nao estou discordando,mas achei interessante isso.

                mas nao vejo dessa forma, se fosse assim existem tecnicas analiticas mto mais simples para tal.

                eu continuo a repitir, octanagem leva o iso-octano e o n-heptano como padrao para as analises.

                iso-octano recebeu o valor de 100 e n-heptano de 0.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lee
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  viixi só lendo tbm rsrs, quimica sou pessimo

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    realz
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    avgas seria gnv ?

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      avgas seria gnv ?

                      [snapback]505010[/snapback]

                      avgas é gasolina p/ aviação…..

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        realz
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        avgas é gasolina p/ aviação…..

                        [snapback]505017[/snapback]

                        valeu..duvida sanada..hehehee

                        edit: gnv tambem suporta bastante taxa, certo?

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          octana nada mais é que sequencia de 8 hidrocarbonetos

                          gasolina era rejeito da fabricação de querosene pra lamparina de iluminação poblica nos eua em mil oitocentos e guaran? com rolha

                          não existiam refinarias…se destilava o combustável...

                          literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                          1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos....gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                          ia-se fervendo e o que ficava que interessava

                          o querosone era a sequencia de snme 12 hidrocarbonetos....a gasolna que era de 6 a 9 era literalmente lixo...jogava nos rios

                          depois do querosena vinha a sequencia de diesel, o último dos láquidos e aí ficavam os sólidos que eram os óleos minerais e por fim a graxa

                          depois q o automóvel pegou , se precisou da gasolina e se deu valor é gasola....

                          só q um barril rendia x de gasolina, y de querosene e z de diesel....não tinha como mudar isso...

                          e a demanda por gasolina era cada vez maior...e de querosene cada vez menor

                          na dácada de 10 tinha destilaria a dar com pau no tio sam..e a gasolina era porca, sequencias de 20 hidrocarbonetos...uma gasolina de octanagem 20

                          na dácada de 30 algum americano doido inventou o processo de refino....em vez de ferver numa destilaria praticamente caseira, colocavam em torres que faziam este mesmo processo de uma forma otimizada....ganho master ultra de escala e não lembro bem a razão do pq conseguiram mudar o quanto se extraia de gasolina do barril, sacrificando a qtdade finald e querosene

                          vc deve conhecer uma refinaria....aquelas portinholas laterais são exatamente pra ir retirando o que ficou no nível mais baixo do refino...o material sólido e pesado que é justamente as sequencias de + hidrocarbonetos..a graxa...no nível acima vc tem os óleos ...pode ver q é literalmente uma escadinha....

                          e a gasolina começou a ter maior qtdade de sequencias de 8 hidrocarbonetos..no processo de refino se chegava a quase 50, enquanto no de destilarias maus passava de 20....

                          ganho de escala, gasolina de melhor octanagem....as destilarias iriam pro saco

                          qual a solução pra dar sobrevida ?s destilariam? chumbo pq ele forçava uma reação que obriga a ter mais sequencias de 8 hidrocarbonetos...

                          d?cada de 40, agrade?a ?s grandes guerras.....alguém inventou o processo de craqueamento...

                          sequencias maiores de por exemplo 16 hidrocarbonetos era desfeitas pra que vc obrigasse-as a se unir a sequencias menores de 5 ou 6 hidrocarbonetos e vc forçava mais sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos..que é justamente o que importa na gasolina...heptanas e octana

                          mudou de vez a produção de gasolina....os x litros de gasolina geradas pelo barril, agora eram x multiplicado por z.....e gera-se menor qtdade de graxas, diesel, querosene, o q for

                          gero + gasolina e agora graças ao craqueamento, tenho maior qtdade de sequencias de hidrocarbonetos...mais octanas...

                          a gasolina produzida no processo de refino combinado com o craqueamento gera 70 cadeis de hidrocarbonetos...a gasolina pura tem 70 octanas

                          acrescenta-se os anti-detonantes, o chumbo, o alcool, a m?e de deus e vc tem a gasolina comercial de 90 octanas...

                          força-se a barra com p&d e vc melhora ainda mais a coisa com a podium, a esso maxxi-gold e as outras premiuns...

                          mas...mesmo assim....já viu q desde a dácada de 70 não se ganha muita coisa na resist?ncia é detonação....não no ritmo que se teve ganho da destilaria de 1920 pra refinaria de 1930 e pro craqueamento da dácada de 40

                          procure na web algo sobre história da gasolina...

                          o history channel passou um programa rápido sobre isso h? um bom tempo atrás....mas se limitou é evolução da destilaria ao refino

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                            1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos….gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                            [snapback]505019[/snapback]

                            ops..barril depetróleo…não de diesel :semata:

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              DuKa
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                realz
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

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                                nao seria ao contrario ?

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Rafael16V
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

                                  [snapback]505023[/snapback]

                                  bão, eu tenho um astra flex

                                  não posso te dizer no álcool, pois só rodei no álcool enquanto o motor ainda estava amaciando e eu tava conhecendo o carro ainda e depois o preão disparou pra 2,30 reais o litro e passei a usar gasolina

                                  mas na gasolina o carro é estranho, o giro sobe dando uns buracos, parece que o carro tem 3 estágios. esses buracos ficam bem nétidos arrancando bem na boa em 1? e socando a bota em 2? @ 1500rpm… até uns 2500 rpm o carro é lerdo, a partir de 2500rpm abre o 2? estágio e o carro começa a desenvolver mas não empolga, em 4000rpm abre o 3? estágio e o carro começa a ficar divertido... as vezes sobe liso até uns 5500rpm que é quando troco de marcha, mas as vezes abre o 4? estágio em 5000rpm...

                                  resumo, em termos de desempenho, o carro é pavaroso, talvez minha parte eletrúnica esteja bichada (tive que troca a ecu com 1700km) mas não vou me estressar com isso, pois assim que puder vou mudar tudo (motor, caixa e injeção)

                                  tá ai meu 1 cents

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fahrell
                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    nao seria ao contrario ?

                                    [snapback]505025[/snapback]

                                    nao… com alcool fica mais esperto mesmo....

                                    e os soquinhos sao o sensor de detonacao trabalhando, e viva o carro frex e mais viva ainda a esse preco absurdo do alcool...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
                                      N Offline
                                      Niex
                                      escreveu em última edição por
                                      #26

                                      alcool aqui tá bom tem posto br @ r$1,29, enquanto gasosa tá na média de r$2,34.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
                                        O Offline
                                        overspeed
                                        escreveu em última edição por
                                        #27

                                        ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….

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                                        e fica mesmo… a curva de ponto na gasolina é menor do que qdo vc usa alcool... além claro do alcool ter uns 4 a 5% a mais de energia se vc fizer um balanão energ?tico com misturas ditas estequiom?tricas...

                                        qto a pergunta inicial...

                                        podium x alcool

                                        num dá nem pra comparar... alcool com certeza aguenta mais taxa/ponto ...se vai voltar na questão de equivalente de octanagem eu prefiro só dizer que dizem que o alcool tem equivalente de 110 contra 98 da podium...

                                        mas aí ainda tem que falar que método se é rom, mom, média...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          marcioap
                                          escreveu em última edição por
                                          #28

                                          nao… com alcool fica mais esperto mesmo....

                                          e os soquinhos sao o sensor de detonacao trabalhando, e viva o carro frex e mais viva ainda a esse preco absurdo do alcool…

                                          [snapback]505207[/snapback]

                                          viva o flex que por sinal é o culpado desse preão do alcool.

                                          1 Resposta Última resposta

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