N?is denovo
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só um detalhe q esqueci: hoje em dia pra por um carro na pista, mas em competições de verdade, não adianta nada pegar o turbão forte de rua e jogar no autodromo na esperança de fzr alguma coisa. tem q ser muuuuito leigo pra pensar que da.
claro, em arrancadinhas amadoras, onde carro 1.0t chega a andar na frente de turbo b e até de alguns turbo a, blz, da pro cara ficar na ilusão q arrancada é aquilo la e pronto, q tudo é só alegria e que todo mundo é por ai é tudo burro.
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? foda mesmo, estava viajando agora nuns videos na net, e tem um carro com motor de audi 20v trubaum que gira 10,000 é bonito mas tenho dá
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entendo vc perfeitamente. não sei se vc leu qdo comentei em querer colocar aquele comando 296? da samcams mas na hora h deu dá de por o motor pra girar 9.000 rpm.
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tem que ter muito, mas muito $$$$$$$$ muita bala na agulha até porque os light vem no reboque, porque ser?
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exato
e tem gente q acha que basta pegar o carrinho de rua e por na pista…
rua é uma coisa, pista é outra completamente diferente.
na verdade não era pra ser assim com a criação da turbo light, mas graças a regulamentos mal feitos pelas federações ...deu nisso q vemos hj: carro da light (como vc mesmo disse) tendo uso estritamente para competições e com preparação car?ssima, bem distante do que era pra ser essa categoria, feita inicialmente praquela pessoa q tem um carro turbo bem acertadinho e tinha vontade de por na pista com chance de faturar algo no final.
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depois da uma vasculhada pelo fotos e videos, tem outros apzinhos girando (e rendendo - antes q alguem venha jogar areia) 8v a 9500 rpm, e tb de 16v girando 11.000 rpm. e todos sem turbo pra ajudar a girar.
os famosos ibiza de rally giravam 10.000 direto.
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realmente fico triste de ver uma categoria q se intitula turbo light com carros extensamente preparados (e virando tempo parecido com turbo top) no lugar de carros montados de forma mais simples e de uso di?rio…
com a concorr?ncia brava se um dia for colocar o carro na pista vai ser na turbo super se o regulamento permitir...a concorr?ncia é menor
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ka vamos ver se eu entendi vamos supor que eu queira um carro de 400cv
se eu tiver um 2.0 com trubo eu atinjo isso a 6500 de giro
mas se eu tiver um 1.6 com mesma turbina e mesma pressaum só vou conseguir esse resultado em 8000
? mais ou menos isso? vou ter que tirar o atrazo pelo giro?
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ka vamos ver se eu entendi vamos supor que eu queira um carro de 400cv
se eu tiver um 2.0 com trubo eu atinjo isso a 6500 de giro
mas se eu tiver um 1.6 com mesma turbina e mesma pressaum só vou conseguir esse resultado em 8000
? mais ou menos isso? vou ter que tirar o atrazo pelo giro?
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maur?cio, potencia = torque x rpm.
só existe duas maneiras de se aumentar a potencia de um carro. ou aumenta a rpm ou aumenta o torque.
o 2.0 tem mais torque quer dizer, você precisa girar menos para ter a mesma potencia.
agora o 1.6 como tem menos torque, precisa girar mais.
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vc ta esquecendo que apenas a caixa de marchas não move o carro. tem que colocar a relação do diferencial no calculo antes de dizer que tal transmissão é mais curta ou mais longa do que a outra. não esque?a q por ultimo (a passar o movimento p/ os semi-eixos) vem o diferencial. se mexer ali, muda tudo.
1 - quanto a sua pergunta: tanto faz, o que conta é a resultante final da transmissão.
2 - acho legal, até postei uma relação (quase igual a sua) q gostaria de usar na saveiro, mas não com diferencial 3,88 e sim com 4,11.
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ka, ta certo q a relação do cambio, é diferencial e engrenagens, ou seja, dá pra aumentar a velocidade tanto pela relação do dif como das engrenagens, mais cada un tem suas caracteristicas, eu por ej si quicer ter mais velocidade final teria que usar uma relação de engrenagens un pouco mais longa e sim alongar mais o diferencial, pois uso o corte original da injeção que é 6500rpm e uso o comando original que dá potencia maxima a 5600rpm e torque maximo a 3000rpm snme, logico que esses valores mudan ao colocar a turbina né. mais tipo, si eu coloca uma relação muito longa, ao trocar de marcha a rpm cairia muito, a baixo da minha faixa de torque maximo e tal, e mais distante ainda da de potencia maxima.
agora si eu gira-se mais(com eficiencia é claro) ao meu ver eu poderia abusar um pouco mais da relação das engrenagens e usar un dif mais curto. e neste caso as trocas de marcha serian num intervalo menor e mesmo assim não cairia a baixa da rpm ideal.
ta certo minhas conclução ou ta tudo errado?
simplificando.
relação de engrenagens curta e diferencial longo = pra quem gira pouco e tem faixa estreita de potencia.
relação de engrenagens longa e diferencial curto = pra quem gira mais e tem uma faixa maior de aproveitamento do motor.
logico q ai tem meio termos e tal né.
q relação vc indica pra un 1.8 com corte nas 6500rpm? com uns 250~280cv
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seu raciocinio não esta errado não marcio, tb tem lágica. legal q vc entendeu o q expliquei
qto a relação, pra se montar um cambio vc precisa alem de estabelecer um pico de giro, precisa saber a qto quer q pegue (em rpm) a marcha seguinte, sempre pensando em pegar numa faixa q o motor ja tenha bastante força. e tb precisa saber o tamanho da reta onde vc vai usar o carro - precisa fzr a transmissão de forma q chegue no pico de giro de uma marcha x bem no final da tal reta.
são pequenos detalhes a serem muito bem pensados.
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seu raciocinio não esta errado não marcio, tb tem lágica. legal q vc entendeu o q expliquei
qto a relação, pra se montar um cambio vc precisa alem de estabelecer um pico de giro, precisa saber a qto quer q pegue (em rpm) a marcha seguinte, sempre pensando em pegar numa faixa q o motor ja tenha bastante força. e tb precisa saber o tamanho da reta onde vc vai usar o carro - precisa fzr a transmissão de forma q chegue no pico de giro de uma marcha x bem no final da tal reta.
são pequenos detalhes a serem muito bem pensados.
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eu fico mais feliz ainda q eu entendi, sei q aprendi algo certo hehe.
mais tipo, primeira coisa a determinar é saber a rpm maxima que o motor gira rendendo certo, depois é saben en qual rpm ele tem o torque maximo que acredito que seria un valor ideal pra proxima marcha cair(tendendo cada vez mais pra perto da potencia maxima nas marchas mais longas) e depois saber o trajedo no qual será usado, mais se tratando de un carro de rua, eu acho q este ultimo item seria menos importante, visto que será usado de diversas maneiras.
tipo, un ap 800 q ta com presão maxima regulada a 4000rpm acredito que ai ele ja estaria no torque maximo certo, e rendendo bem até o corte en 6500rpm sendo usado na rua, teria como calcular una relação.
logico que não seria a mais perfeita posivel, mais si for analisar por este lado, teria q estar mandando fazer engrenagens com a relação exata né. para que cada marcha caia na potencia certa.