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Fiat 147 racing 1982.

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  • F Offline
    F Offline
    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #35

    o limite é a quebra :^^: .

    mas tem vocação pra giro alto , pelo curso baixo , r/l irris?ria até 1.3 e especialmente o 1050 e o 1000 . o próprio cabeçote original já parece ter previsto isso , com molas duplas , duras e etc … tem gente que usa essas molas em motores aspro mesmo de outras marcas .

    o motor 1000 tem curso de 54,8 mm e bielas de 130mm entre centros (todos tem) . a r/l é de apenas 0,21 . curso baixo representa baixa vmp em rotações altas e baixa r/l resulta em mais suavidade na subida de giro . pouca vibração = maior durabilidade . ou seja , este motor está mais apto a giros altos que outros tipos com curso elevado .

    nos ap , a melhor r/l é a do motor 1.6 , ao passo que nos de maior curso vai ficando pior . a vw usou a solução de aumentar as bielas no ap 2000 biel?o para atenuar o problema . mas mantendo o curso , a vmp continua alta . nos ea 1.6 é bem mais alta que nos ap .

    abraão .

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    • A Offline
      A Offline
      ALEXANDRE BH MINAS
      escreveu em última edição por
      #36

      mais fotos.

      aqui eu colocando ele no ponto com relogio comparador, o antigo dono deve ter usado a merda da chave de fenda, hehehehe. o comando tava um dente fora.

      aqui o carbura duplo da criança, pena que eu nao gosto.

      aqui fotos diversas.

      1 Resposta Última resposta
      • E Offline
        E Offline
        engenheiro_loko
        escreveu em última edição por
        #37

        u? adg, desistiu do 1.6 16v turbo? pensei q vc ia montar essa mecanica injetada no seu 147 hehe ia ficar show hein

        dai sim ia andar mais q marea turbo chipado

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          ALEXANDRE BH MINAS
          escreveu em última edição por
          #38

          u? adg, desistiu do 1.6 16v turbo? pensei q vc ia montar essa mecanica injetada no seu 147 hehe ia ficar show hein

          dai sim ia andar mais q marea turbo chipado

          []s

          [snapback]522644[/snapback]

          pois é engenheiro, eu queria mas fica bem mais complicado do que eu imaginava, tem um cara lá no cdm que tá vendendo um completo com inje?ao e tudo por 3k, mas ele ainda nao me retornou.

          tá esperando pra ver o que vai ser melhor, mas acho que fu?ar esse meu motor mesmo seria a melhor saida.

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Padula
            escreveu em última edição por
            #39

            acredito que a admissão sirva mesmo com o coletor passando por cima do bloco. sempre tive a impressão que a tampa de valvulas do mpi é um pouco mais baixa que dos carburados… só verificar

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              ALEXANDRE BH MINAS
              escreveu em última edição por
              #40

              acredito que a admissão sirva mesmo com o coletor passando por cima do bloco. sempre tive a impressão que a tampa de valvulas do mpi é um pouco mais baixa que dos carburados… só verificar

              [snapback]522652[/snapback]

              isso ai, vou ter que trocar a tampa de valvulas tambem, pois vou usar as bobinas estaticas do mpi fixadas na tampa.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #41

                kra, nao tenho nada pra acrescentar… angulo de valvulas, polir dutos molas que suportem virar pelo menos 8000 rpm, comando com mais graduacao nas valvulas de escape, destaxado, no maximo 8,5 de taxa (nao vai rebaixar o cabecote hein...), pistao e biela forjados, se possivel, volante aliviado pelo menos, se possivel ainda, virabrequim aliviado, balanceamento do conjunto inclusive das bielas... turbina que de prioridade pra alta (nada de turbininha), 2k de pressao. o que fazer todo mundo sabe... ai eh soh ir pesando o que vc pode fazer

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  ALEXANDRE BH MINAS
                  escreveu em última edição por
                  #42

                  kra, nao tenho nada pra acrescentar… angulo de valvulas, polir dutos molas que suportem virar pelo menos 8000 rpm, comando com mais graduacao nas valvulas de escape, destaxado, no maximo 8,5 de taxa (nao vai rebaixar o cabecote hein...), pistao e biela forjados, se possivel, volante aliviado pelo menos, se possivel ainda, virabrequim aliviado, balanceamento do conjunto inclusive das bielas... turbina que de prioridade pra alta (nada de turbininha), 2k de pressao. o que fazer todo mundo sabe... ai eh soh ir pesando o que vc pode fazer

                  [snapback]522661[/snapback]

                  putz vc pega pesado mesmo em lost.

                  hehehehe, mas valeu, vou estudar tudo muito direitinho mesmo, valeu pela opiniao.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    MarcioBeco
                    escreveu em última edição por
                    #43

                    alguém faz comando legal pra fiasa turbo? até hoje só ouvi falar em comando pra aspro…

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #44

                      tentya a samscams

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        ALEXANDRE BH MINAS
                        escreveu em última edição por
                        #45

                        minha vê tem um premio 89, com motor 1.5, no clube do uno, falaram que era fiasa, se for:

                        1300cc gasolina

                        diametro x curso:

                        76x71,5

                        cilindrada:

                        1297,4 cm?

                        taxa de compressão:

                        8:1

                        potencia (abnt):

                        58,2 cv @ 5200 rpm

                        torque (abnt):

                        10,0 kgm @ 3000 rpm

                        1300cc alcool

                        diametro x curso:

                        76x71,5

                        cilindrada:

                        1297,4 cm?

                        taxa de compressão:

                        10,5:1

                        potencia (abnt):

                        59,7 cv @ 5200 rpm

                        torque (abnt):

                        10,0 kgm @ 3000 rpm

                        1500cc gasolina

                        diametro x curso:

                        86,4x63,9

                        cilindrada:

                        1498,6 cm?

                        taxa de compressão:

                        8,3:1

                        potencia (abnt):

                        82 cv @ 5500 rpm

                        torque (abnt):

                        12,8 kgm @ 3500 rpm

                        1500cc alcool

                        diametro x curso:

                        86,4x63,9

                        cilindrada:

                        1498,6 cm?

                        taxa de compressão:

                        11,5:1

                        potencia (abnt):

                        82 cv @ 5500 rpm

                        torque (abnt):

                        12,8 kgm @ 3500 rpm

                        alimentação:

                        com bomva mecanica a diafragma. filtro de ar a seco com elemento de papel. controle automatico da temperatua do ar admitido nos motores a alcool. marcha lenta de 750 a 850 rpm. emissão de monoxido de carbono: 1,0 - 2,5 % em marcha lenta.

                        carburador monocorpo (dupli nos motores 1.500cc) com bomba de aceleração, afogador de acionamento manual e desafogador a vacuo.

                        weber do brasil tipo:

                        1300cc gasolina: 32 icev - 190065

                        1300cc alcool: 34 icev - 76 190076

                        1500cc gasolina: 32 dmtb - 460.108

                        1500cc alcool: 30/34 dmtb - 460.107

                        distribuição:

                        com arvore de comando das valvulas no cabeçote, acionada por correia dentada. a folga entre os pratos de regulagem e a arvore de comnado das valvulas é de 0,40 +/- 0,05 mm para as valvulas de admissao e de 0,50 +/- 0,05 mm para as de escape (com o motor frio).

                        ignição:

                        ordem de ignição: 1-3-4-2

                        avanços:

                        1300cc gasolina:

                        -inicial: 5?

                        -mecanico: 28? +/- 2?

                        -pneumatico: 18? +/- 2?

                        1300cc alcool:

                        -inicial: 10?

                        -mecanico: 21? +/- 2?

                        -pneumatico: n/d

                        1500cc gasolina:

                        -inicial: 8?

                        -mecanico: 27? +/- 2?

                        -pneumatico: 16? +/- 2?

                        1500cc alcool:

                        -inicial: 12?

                        -mecanico: 12? +/- 2?

                        -pneumatico: 9? +/- 1?

                        velas de ignição tipo:

                        1300cc gasolina: ngk bp5es

                        1300cc alcool: ngk bp7es

                        1500cc gasolina: ngk bp6es

                        1500cc alcool: ngk bp7es

                        abertura entre eletrodos de 0,60 a 0,70 mm

                        lubrificação:

                        ? pressão, ativada por bomba, com valvula limitadora de pressão.

                        pressão normal de lubrificação: 3,4 a 4,9 bar (3,5 a 5,0 kg/cm?)

                        dispositivo de recirculação dos gases e vapores de oleo (blow-by).

                        filtragem total do fluxo de oleo, mediante filtro de cartucho.

                        arrefecimento:

                        circulação de agua atraves de bomba centrifuga, com reservatorio de  expansão em plastico translucido.

                        termostato de passagem regulavel no conduto de saida de agua do motor ao radiador.

                        eletroventilador de 4 pos, comandado por um interruptor termostatico na saida de agua do radiador.

                        transmissão:

                        embreagem:

                        monodisco a seco, com comando mecanico, sem curso morto do pedal.

                        curso total do pedal: 141 +/- 5 mm

                        caixa de mudanças:

                        quatro ou cinco marchas sincronizadas a frente e uma a r?.

                        relação de transmissão:

                        1300cc 4 marchas:

                        1?: 4,091

                        2?: 2,235

                        3?: 1,469

                        4?: 0,959

                        r?: 3,714

                        1300cc 5 marchas:

                        1?: 4,091

                        2?: 2,235

                        3?: 1,469

                        4?: 1,043

                        5?: 0,863

                        r?: 3,714

                        1500cc 5 marchas:

                        1?: 4,091

                        2?: 2,235

                        3?: 1,469

                        4?: 1,043

                        5?: 0,811

                        r?: 3,714

                        diferencial:

                        incorporado a caixa de mudanças.

                        coroa e pinhao cilindricos com dentes helicoidais

                        redução: 3,765 (64/17)

                        tração dianteira atravṍs de semi-arvores ligadas ao diferencial mediante juntas tripoides e as rodas por juntas homocineticas de esferas.

                        e acabou-se…ufa...digitei tudo agora... :^^:

                        [snapback]229431[/snapback]

                        peguei isso em outro topico sobre fiasa, acho melhor deixar aqui tambem.

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          ALEXANDRE BH MINAS
                          escreveu em última edição por
                          #46

                          o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época

                          o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores

                          sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar

                          [snapback]316330[/snapback]

                          isso tambem é muito bom de saber, acho que esse motorzinho vai me dar bastante alegria.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            michael
                            escreveu em última edição por
                            #47

                            alias… vou fazer isso um dia num 147... mas vai ser com o motor do tempra... :^^:

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                            2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

                            e o câmbio precisa de flange?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fahrell
                              escreveu em última edição por
                              #48

                              2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

                              e o câmbio precisa de flange?

                              [snapback]522726[/snapback]

                              2.0 8v turbo… cabe sim, já vi um 147 inclusive com motor de tempra 8v turbinado...

                              tenho uma caixa de tempra turbo tb guardada pra isso... só não sei ainda como encaixar tudo...

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                Dr.147
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                                #49

                                bom alexandre, o pessoal já deu excelentes dicas para vc, como as vavulas e admissão completa do palio, etc..

                                agora, o mais importante será a escolha da turbina. o pessoal já disse: nada de turbininha … concordo, o pessoal aqui do forum curte turbinas grandes e tal, mas temos que lembrar que o motor é 1.3.

                                já citaram a apl 240, não acho uma boa turbina pra esse motor. citaram a k16, acredito que seja a ideal.

                                peão mais sujestáes ao pessoal, pois tb me interesso, meu 147 vai passar por uns up grades esses tempos, tenho a mesma mecanica do alexandre, só que meu cambio já é 5 marchas, tenho radiador de oleo, e a minha turbina é uma t2 que amarra meu carro em alta...

                                meu carro:

                                abraços pessoal

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fahrell
                                  escreveu em última edição por
                                  #50

                                  dependendo do nivel da preparacao e da pressao utilizada a aplinha até que pode dar certo hein… considerando o 1.3

                                  a kkk é melhor mas muito mais cara e de manutencao mais cara ainda...

                                  eu iria de garret sempre que possivel... uma gt22 é uma opção...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    ALEXANDRE BH MINAS
                                    escreveu em última edição por
                                    #51

                                    caramba que pick-up linda parabens pelo carro e obrigado pela dica.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      maurício
                                      escreveu em última edição por
                                      #52

                                      eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…

                                      ?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        Rix
                                        escreveu em última edição por
                                        #53

                                        bom, num sei se interessa, mas tenho aqui um carburador weber 32icev que era do nosso 1300cc álcool. qquer coisa, mp.

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          Dr.147
                                          escreveu em última edição por
                                          #54

                                          eu iria de garret sempre que possivel… uma gt22 é uma opção...

                                          [snapback]522773[/snapback]

                                          vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?

                                          já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.

                                          queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.

                                          valeu pessoal

                                          1 Resposta Última resposta

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