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Fiat 147 racing 1982.

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  • R Offline
    R Offline
    Rix
    escreveu em última edição por
    #44

    tentya a samscams

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      ALEXANDRE BH MINAS
      escreveu em última edição por
      #45

      minha vê tem um premio 89, com motor 1.5, no clube do uno, falaram que era fiasa, se for:

      1300cc gasolina

      diametro x curso:

      76x71,5

      cilindrada:

      1297,4 cm?

      taxa de compressão:

      8:1

      potencia (abnt):

      58,2 cv @ 5200 rpm

      torque (abnt):

      10,0 kgm @ 3000 rpm

      1300cc alcool

      diametro x curso:

      76x71,5

      cilindrada:

      1297,4 cm?

      taxa de compressão:

      10,5:1

      potencia (abnt):

      59,7 cv @ 5200 rpm

      torque (abnt):

      10,0 kgm @ 3000 rpm

      1500cc gasolina

      diametro x curso:

      86,4x63,9

      cilindrada:

      1498,6 cm?

      taxa de compressão:

      8,3:1

      potencia (abnt):

      82 cv @ 5500 rpm

      torque (abnt):

      12,8 kgm @ 3500 rpm

      1500cc alcool

      diametro x curso:

      86,4x63,9

      cilindrada:

      1498,6 cm?

      taxa de compressão:

      11,5:1

      potencia (abnt):

      82 cv @ 5500 rpm

      torque (abnt):

      12,8 kgm @ 3500 rpm

      alimentação:

      com bomva mecanica a diafragma. filtro de ar a seco com elemento de papel. controle automatico da temperatua do ar admitido nos motores a alcool. marcha lenta de 750 a 850 rpm. emissão de monoxido de carbono: 1,0 - 2,5 % em marcha lenta.

      carburador monocorpo (dupli nos motores 1.500cc) com bomba de aceleração, afogador de acionamento manual e desafogador a vacuo.

      weber do brasil tipo:

      1300cc gasolina: 32 icev - 190065

      1300cc alcool: 34 icev - 76 190076

      1500cc gasolina: 32 dmtb - 460.108

      1500cc alcool: 30/34 dmtb - 460.107

      distribuição:

      com arvore de comando das valvulas no cabeçote, acionada por correia dentada. a folga entre os pratos de regulagem e a arvore de comnado das valvulas é de 0,40 +/- 0,05 mm para as valvulas de admissao e de 0,50 +/- 0,05 mm para as de escape (com o motor frio).

      ignição:

      ordem de ignição: 1-3-4-2

      avanços:

      1300cc gasolina:

      -inicial: 5?

      -mecanico: 28? +/- 2?

      -pneumatico: 18? +/- 2?

      1300cc alcool:

      -inicial: 10?

      -mecanico: 21? +/- 2?

      -pneumatico: n/d

      1500cc gasolina:

      -inicial: 8?

      -mecanico: 27? +/- 2?

      -pneumatico: 16? +/- 2?

      1500cc alcool:

      -inicial: 12?

      -mecanico: 12? +/- 2?

      -pneumatico: 9? +/- 1?

      velas de ignição tipo:

      1300cc gasolina: ngk bp5es

      1300cc alcool: ngk bp7es

      1500cc gasolina: ngk bp6es

      1500cc alcool: ngk bp7es

      abertura entre eletrodos de 0,60 a 0,70 mm

      lubrificação:

      ? pressão, ativada por bomba, com valvula limitadora de pressão.

      pressão normal de lubrificação: 3,4 a 4,9 bar (3,5 a 5,0 kg/cm?)

      dispositivo de recirculação dos gases e vapores de oleo (blow-by).

      filtragem total do fluxo de oleo, mediante filtro de cartucho.

      arrefecimento:

      circulação de agua atraves de bomba centrifuga, com reservatorio de  expansão em plastico translucido.

      termostato de passagem regulavel no conduto de saida de agua do motor ao radiador.

      eletroventilador de 4 pos, comandado por um interruptor termostatico na saida de agua do radiador.

      transmissão:

      embreagem:

      monodisco a seco, com comando mecanico, sem curso morto do pedal.

      curso total do pedal: 141 +/- 5 mm

      caixa de mudanças:

      quatro ou cinco marchas sincronizadas a frente e uma a r?.

      relação de transmissão:

      1300cc 4 marchas:

      1?: 4,091

      2?: 2,235

      3?: 1,469

      4?: 0,959

      r?: 3,714

      1300cc 5 marchas:

      1?: 4,091

      2?: 2,235

      3?: 1,469

      4?: 1,043

      5?: 0,863

      r?: 3,714

      1500cc 5 marchas:

      1?: 4,091

      2?: 2,235

      3?: 1,469

      4?: 1,043

      5?: 0,811

      r?: 3,714

      diferencial:

      incorporado a caixa de mudanças.

      coroa e pinhao cilindricos com dentes helicoidais

      redução: 3,765 (64/17)

      tração dianteira atravṍs de semi-arvores ligadas ao diferencial mediante juntas tripoides e as rodas por juntas homocineticas de esferas.

      e acabou-se…ufa...digitei tudo agora... :^^:

      [snapback]229431[/snapback]

      peguei isso em outro topico sobre fiasa, acho melhor deixar aqui tambem.

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #46

        o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época

        o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores

        sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar

        [snapback]316330[/snapback]

        isso tambem é muito bom de saber, acho que esse motorzinho vai me dar bastante alegria.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          michael
          escreveu em última edição por
          #47

          alias… vou fazer isso um dia num 147... mas vai ser com o motor do tempra... :^^:

          [snapback]522439[/snapback]

          2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

          e o câmbio precisa de flange?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fahrell
            escreveu em última edição por
            #48

            2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

            e o câmbio precisa de flange?

            [snapback]522726[/snapback]

            2.0 8v turbo… cabe sim, já vi um 147 inclusive com motor de tempra 8v turbinado...

            tenho uma caixa de tempra turbo tb guardada pra isso... só não sei ainda como encaixar tudo...

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              Dr.147
              escreveu em última edição por
              #49

              bom alexandre, o pessoal já deu excelentes dicas para vc, como as vavulas e admissão completa do palio, etc..

              agora, o mais importante será a escolha da turbina. o pessoal já disse: nada de turbininha … concordo, o pessoal aqui do forum curte turbinas grandes e tal, mas temos que lembrar que o motor é 1.3.

              já citaram a apl 240, não acho uma boa turbina pra esse motor. citaram a k16, acredito que seja a ideal.

              peão mais sujestáes ao pessoal, pois tb me interesso, meu 147 vai passar por uns up grades esses tempos, tenho a mesma mecanica do alexandre, só que meu cambio já é 5 marchas, tenho radiador de oleo, e a minha turbina é uma t2 que amarra meu carro em alta...

              meu carro:

              abraços pessoal

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #50

                dependendo do nivel da preparacao e da pressao utilizada a aplinha até que pode dar certo hein… considerando o 1.3

                a kkk é melhor mas muito mais cara e de manutencao mais cara ainda...

                eu iria de garret sempre que possivel... uma gt22 é uma opção...

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  ALEXANDRE BH MINAS
                  escreveu em última edição por
                  #51

                  caramba que pick-up linda parabens pelo carro e obrigado pela dica.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    maurício
                    escreveu em última edição por
                    #52

                    eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…

                    ?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #53

                      bom, num sei se interessa, mas tenho aqui um carburador weber 32icev que era do nosso 1300cc álcool. qquer coisa, mp.

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        Dr.147
                        escreveu em última edição por
                        #54

                        eu iria de garret sempre que possivel… uma gt22 é uma opção...

                        [snapback]522773[/snapback]

                        vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?

                        já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.

                        queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.

                        valeu pessoal

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #55

                          eu uso k16 no meu 1.3 16v… fica tranquila, nao fica grande nao, ainda mais se vc botar o bixo pra girar de verdade, pelo menos 8000... alias, pra 8000 talvez fique ateh pequena :^^:

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            ALEXANDRE BH MINAS
                            escreveu em última edição por
                            #56

                            ai galera, saca as rodinhas originais pintadinhas.

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              ALEXANDRE BH MINAS
                              escreveu em última edição por
                              #57

                              eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…

                              ?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...

                              [snapback]522777[/snapback]

                              hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                ALEXANDRE BH MINAS
                                escreveu em última edição por
                                #58

                                hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.

                                [snapback]522825[/snapback]

                                respondendo sua pergunta, o cambio de 6 marchas foi usado somente nos motores fiasa.

                                abraço.

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #59

                                  vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?

                                  já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.

                                  queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.

                                  valeu pessoal

                                  [snapback]522801[/snapback]

                                  k16 na veia hahahhaahahah

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    ALEXANDRE BH MINAS
                                    escreveu em última edição por
                                    #60

                                    k16 na veia hahahhaahahah

                                    [snapback]522864[/snapback]

                                    quanto sera que custa uma dessas k16?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #61

                                      nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...

                                      nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        ALEXANDRE BH MINAS
                                        escreveu em última edição por
                                        #62

                                        nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...

                                        nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...

                                        [snapback]522871[/snapback]

                                        hummmm, e nao existe uma nacional com o mesmo desempenho? pelo video que vê do seu carro andando essa turbina parece ser bem legal, mas será que existem outras opooes?

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                                          #63

                                          mas ela eh fabricada aqui, em campinas :^^:

                                          a kkk tem fabrica no brasil desde 1950 ou 70 nao lembro direito, sei que eh velha… oia, vai de kkk... uma t2 xexelenta custa 900 conto rapaz...

                                          1 Resposta Última resposta

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