Fiat 147 racing 1982.
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minha vê tem um premio 89, com motor 1.5, no clube do uno, falaram que era fiasa, se for:
1300cc gasolina
diametro x curso:
76x71,5
cilindrada:
1297,4 cm?
taxa de compressão:
8:1
potencia (abnt):
58,2 cv @ 5200 rpm
torque (abnt):
10,0 kgm @ 3000 rpm
1300cc alcool
diametro x curso:
76x71,5
cilindrada:
1297,4 cm?
taxa de compressão:
10,5:1
potencia (abnt):
59,7 cv @ 5200 rpm
torque (abnt):
10,0 kgm @ 3000 rpm
1500cc gasolina
diametro x curso:
86,4x63,9
cilindrada:
1498,6 cm?
taxa de compressão:
8,3:1
potencia (abnt):
82 cv @ 5500 rpm
torque (abnt):
12,8 kgm @ 3500 rpm
1500cc alcool
diametro x curso:
86,4x63,9
cilindrada:
1498,6 cm?
taxa de compressão:
11,5:1
potencia (abnt):
82 cv @ 5500 rpm
torque (abnt):
12,8 kgm @ 3500 rpm
alimentação:
com bomva mecanica a diafragma. filtro de ar a seco com elemento de papel. controle automatico da temperatua do ar admitido nos motores a alcool. marcha lenta de 750 a 850 rpm. emissão de monoxido de carbono: 1,0 - 2,5 % em marcha lenta.
carburador monocorpo (dupli nos motores 1.500cc) com bomba de aceleração, afogador de acionamento manual e desafogador a vacuo.
weber do brasil tipo:
1300cc gasolina: 32 icev - 190065
1300cc alcool: 34 icev - 76 190076
1500cc gasolina: 32 dmtb - 460.108
1500cc alcool: 30/34 dmtb - 460.107
distribuição:
com arvore de comando das valvulas no cabeçote, acionada por correia dentada. a folga entre os pratos de regulagem e a arvore de comnado das valvulas é de 0,40 +/- 0,05 mm para as valvulas de admissao e de 0,50 +/- 0,05 mm para as de escape (com o motor frio).
ignição:
ordem de ignição: 1-3-4-2
avanços:
1300cc gasolina:
-inicial: 5?
-mecanico: 28? +/- 2?
-pneumatico: 18? +/- 2?
1300cc alcool:
-inicial: 10?
-mecanico: 21? +/- 2?
-pneumatico: n/d
1500cc gasolina:
-inicial: 8?
-mecanico: 27? +/- 2?
-pneumatico: 16? +/- 2?
1500cc alcool:
-inicial: 12?
-mecanico: 12? +/- 2?
-pneumatico: 9? +/- 1?
velas de ignição tipo:
1300cc gasolina: ngk bp5es
1300cc alcool: ngk bp7es
1500cc gasolina: ngk bp6es
1500cc alcool: ngk bp7es
abertura entre eletrodos de 0,60 a 0,70 mm
lubrificação:
? pressão, ativada por bomba, com valvula limitadora de pressão.
pressão normal de lubrificação: 3,4 a 4,9 bar (3,5 a 5,0 kg/cm?)
dispositivo de recirculação dos gases e vapores de oleo (blow-by).
filtragem total do fluxo de oleo, mediante filtro de cartucho.
arrefecimento:
circulação de agua atraves de bomba centrifuga, com reservatorio de expansão em plastico translucido.
termostato de passagem regulavel no conduto de saida de agua do motor ao radiador.
eletroventilador de 4 pos, comandado por um interruptor termostatico na saida de agua do radiador.
transmissão:
embreagem:
monodisco a seco, com comando mecanico, sem curso morto do pedal.
curso total do pedal: 141 +/- 5 mm
caixa de mudanças:
quatro ou cinco marchas sincronizadas a frente e uma a r?.
relação de transmissão:
1300cc 4 marchas:
1?: 4,091
2?: 2,235
3?: 1,469
4?: 0,959
r?: 3,714
1300cc 5 marchas:
1?: 4,091
2?: 2,235
3?: 1,469
4?: 1,043
5?: 0,863
r?: 3,714
1500cc 5 marchas:
1?: 4,091
2?: 2,235
3?: 1,469
4?: 1,043
5?: 0,811
r?: 3,714
diferencial:
incorporado a caixa de mudanças.
coroa e pinhao cilindricos com dentes helicoidais
redução: 3,765 (64/17)
tração dianteira atravṍs de semi-arvores ligadas ao diferencial mediante juntas tripoides e as rodas por juntas homocineticas de esferas.
e acabou-se…ufa...digitei tudo agora...
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peguei isso em outro topico sobre fiasa, acho melhor deixar aqui tambem.
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o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época
o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores
sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar
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isso tambem é muito bom de saber, acho que esse motorzinho vai me dar bastante alegria.
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2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?
e o câmbio precisa de flange?
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2.0 8v turbo… cabe sim, já vi um 147 inclusive com motor de tempra 8v turbinado...
tenho uma caixa de tempra turbo tb guardada pra isso... só não sei ainda como encaixar tudo...
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bom alexandre, o pessoal já deu excelentes dicas para vc, como as vavulas e admissão completa do palio, etc..
agora, o mais importante será a escolha da turbina. o pessoal já disse: nada de turbininha … concordo, o pessoal aqui do forum curte turbinas grandes e tal, mas temos que lembrar que o motor é 1.3.
já citaram a apl 240, não acho uma boa turbina pra esse motor. citaram a k16, acredito que seja a ideal.
peão mais sujestáes ao pessoal, pois tb me interesso, meu 147 vai passar por uns up grades esses tempos, tenho a mesma mecanica do alexandre, só que meu cambio já é 5 marchas, tenho radiador de oleo, e a minha turbina é uma t2 que amarra meu carro em alta...
meu carro:
abraços pessoal
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dependendo do nivel da preparacao e da pressao utilizada a aplinha até que pode dar certo hein… considerando o 1.3
a kkk é melhor mas muito mais cara e de manutencao mais cara ainda...
eu iria de garret sempre que possivel... uma gt22 é uma opção...
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caramba que pick-up linda parabens pelo carro e obrigado pela dica.
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eu iria de garret sempre que possivel… uma gt22 é uma opção...
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vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?
já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.
queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.
valeu pessoal
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eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…
?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...
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hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.
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hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.
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respondendo sua pergunta, o cambio de 6 marchas foi usado somente nos motores fiasa.
abraço.
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vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?
já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.
queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.
valeu pessoal
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k16 na veia hahahhaahahah
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k16 na veia hahahhaahahah
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quanto sera que custa uma dessas k16?
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nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...
nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...
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hummmm, e nao existe uma nacional com o mesmo desempenho? pelo video que vê do seu carro andando essa turbina parece ser bem legal, mas será que existem outras opooes?