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Fiat 147 racing 1982.

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  • M Offline
    M Offline
    MarcioBeco
    escreveu em última edição por
    #43

    alguém faz comando legal pra fiasa turbo? até hoje só ouvi falar em comando pra aspro…

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      Rix
      escreveu em última edição por
      #44

      tentya a samscams

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #45

        minha vê tem um premio 89, com motor 1.5, no clube do uno, falaram que era fiasa, se for:

        1300cc gasolina

        diametro x curso:

        76x71,5

        cilindrada:

        1297,4 cm?

        taxa de compressão:

        8:1

        potencia (abnt):

        58,2 cv @ 5200 rpm

        torque (abnt):

        10,0 kgm @ 3000 rpm

        1300cc alcool

        diametro x curso:

        76x71,5

        cilindrada:

        1297,4 cm?

        taxa de compressão:

        10,5:1

        potencia (abnt):

        59,7 cv @ 5200 rpm

        torque (abnt):

        10,0 kgm @ 3000 rpm

        1500cc gasolina

        diametro x curso:

        86,4x63,9

        cilindrada:

        1498,6 cm?

        taxa de compressão:

        8,3:1

        potencia (abnt):

        82 cv @ 5500 rpm

        torque (abnt):

        12,8 kgm @ 3500 rpm

        1500cc alcool

        diametro x curso:

        86,4x63,9

        cilindrada:

        1498,6 cm?

        taxa de compressão:

        11,5:1

        potencia (abnt):

        82 cv @ 5500 rpm

        torque (abnt):

        12,8 kgm @ 3500 rpm

        alimentação:

        com bomva mecanica a diafragma. filtro de ar a seco com elemento de papel. controle automatico da temperatua do ar admitido nos motores a alcool. marcha lenta de 750 a 850 rpm. emissão de monoxido de carbono: 1,0 - 2,5 % em marcha lenta.

        carburador monocorpo (dupli nos motores 1.500cc) com bomba de aceleração, afogador de acionamento manual e desafogador a vacuo.

        weber do brasil tipo:

        1300cc gasolina: 32 icev - 190065

        1300cc alcool: 34 icev - 76 190076

        1500cc gasolina: 32 dmtb - 460.108

        1500cc alcool: 30/34 dmtb - 460.107

        distribuição:

        com arvore de comando das valvulas no cabeçote, acionada por correia dentada. a folga entre os pratos de regulagem e a arvore de comnado das valvulas é de 0,40 +/- 0,05 mm para as valvulas de admissao e de 0,50 +/- 0,05 mm para as de escape (com o motor frio).

        ignição:

        ordem de ignição: 1-3-4-2

        avanços:

        1300cc gasolina:

        -inicial: 5?

        -mecanico: 28? +/- 2?

        -pneumatico: 18? +/- 2?

        1300cc alcool:

        -inicial: 10?

        -mecanico: 21? +/- 2?

        -pneumatico: n/d

        1500cc gasolina:

        -inicial: 8?

        -mecanico: 27? +/- 2?

        -pneumatico: 16? +/- 2?

        1500cc alcool:

        -inicial: 12?

        -mecanico: 12? +/- 2?

        -pneumatico: 9? +/- 1?

        velas de ignição tipo:

        1300cc gasolina: ngk bp5es

        1300cc alcool: ngk bp7es

        1500cc gasolina: ngk bp6es

        1500cc alcool: ngk bp7es

        abertura entre eletrodos de 0,60 a 0,70 mm

        lubrificação:

        ? pressão, ativada por bomba, com valvula limitadora de pressão.

        pressão normal de lubrificação: 3,4 a 4,9 bar (3,5 a 5,0 kg/cm?)

        dispositivo de recirculação dos gases e vapores de oleo (blow-by).

        filtragem total do fluxo de oleo, mediante filtro de cartucho.

        arrefecimento:

        circulação de agua atraves de bomba centrifuga, com reservatorio de  expansão em plastico translucido.

        termostato de passagem regulavel no conduto de saida de agua do motor ao radiador.

        eletroventilador de 4 pos, comandado por um interruptor termostatico na saida de agua do radiador.

        transmissão:

        embreagem:

        monodisco a seco, com comando mecanico, sem curso morto do pedal.

        curso total do pedal: 141 +/- 5 mm

        caixa de mudanças:

        quatro ou cinco marchas sincronizadas a frente e uma a r?.

        relação de transmissão:

        1300cc 4 marchas:

        1?: 4,091

        2?: 2,235

        3?: 1,469

        4?: 0,959

        r?: 3,714

        1300cc 5 marchas:

        1?: 4,091

        2?: 2,235

        3?: 1,469

        4?: 1,043

        5?: 0,863

        r?: 3,714

        1500cc 5 marchas:

        1?: 4,091

        2?: 2,235

        3?: 1,469

        4?: 1,043

        5?: 0,811

        r?: 3,714

        diferencial:

        incorporado a caixa de mudanças.

        coroa e pinhao cilindricos com dentes helicoidais

        redução: 3,765 (64/17)

        tração dianteira atravṍs de semi-arvores ligadas ao diferencial mediante juntas tripoides e as rodas por juntas homocineticas de esferas.

        e acabou-se…ufa...digitei tudo agora... :^^:

        [snapback]229431[/snapback]

        peguei isso em outro topico sobre fiasa, acho melhor deixar aqui tambem.

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          ALEXANDRE BH MINAS
          escreveu em última edição por
          #46

          o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época

          o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores

          sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar

          [snapback]316330[/snapback]

          isso tambem é muito bom de saber, acho que esse motorzinho vai me dar bastante alegria.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            michael
            escreveu em última edição por
            #47

            alias… vou fazer isso um dia num 147... mas vai ser com o motor do tempra... :^^:

            [snapback]522439[/snapback]

            2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

            e o câmbio precisa de flange?

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #48

              2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

              e o câmbio precisa de flange?

              [snapback]522726[/snapback]

              2.0 8v turbo… cabe sim, já vi um 147 inclusive com motor de tempra 8v turbinado...

              tenho uma caixa de tempra turbo tb guardada pra isso... só não sei ainda como encaixar tudo...

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                Dr.147
                escreveu em última edição por
                #49

                bom alexandre, o pessoal já deu excelentes dicas para vc, como as vavulas e admissão completa do palio, etc..

                agora, o mais importante será a escolha da turbina. o pessoal já disse: nada de turbininha … concordo, o pessoal aqui do forum curte turbinas grandes e tal, mas temos que lembrar que o motor é 1.3.

                já citaram a apl 240, não acho uma boa turbina pra esse motor. citaram a k16, acredito que seja a ideal.

                peão mais sujestáes ao pessoal, pois tb me interesso, meu 147 vai passar por uns up grades esses tempos, tenho a mesma mecanica do alexandre, só que meu cambio já é 5 marchas, tenho radiador de oleo, e a minha turbina é uma t2 que amarra meu carro em alta...

                meu carro:

                abraços pessoal

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #50

                  dependendo do nivel da preparacao e da pressao utilizada a aplinha até que pode dar certo hein… considerando o 1.3

                  a kkk é melhor mas muito mais cara e de manutencao mais cara ainda...

                  eu iria de garret sempre que possivel... uma gt22 é uma opção...

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    ALEXANDRE BH MINAS
                    escreveu em última edição por
                    #51

                    caramba que pick-up linda parabens pelo carro e obrigado pela dica.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      maurício
                      escreveu em última edição por
                      #52

                      eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…

                      ?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Rix
                        escreveu em última edição por
                        #53

                        bom, num sei se interessa, mas tenho aqui um carburador weber 32icev que era do nosso 1300cc álcool. qquer coisa, mp.

                        []s

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          Dr.147
                          escreveu em última edição por
                          #54

                          eu iria de garret sempre que possivel… uma gt22 é uma opção...

                          [snapback]522773[/snapback]

                          vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?

                          já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.

                          queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.

                          valeu pessoal

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #55

                            eu uso k16 no meu 1.3 16v… fica tranquila, nao fica grande nao, ainda mais se vc botar o bixo pra girar de verdade, pelo menos 8000... alias, pra 8000 talvez fique ateh pequena :^^:

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              ALEXANDRE BH MINAS
                              escreveu em última edição por
                              #56

                              ai galera, saca as rodinhas originais pintadinhas.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                ALEXANDRE BH MINAS
                                escreveu em última edição por
                                #57

                                eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…

                                ?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...

                                [snapback]522777[/snapback]

                                hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  ALEXANDRE BH MINAS
                                  escreveu em última edição por
                                  #58

                                  hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.

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                                  respondendo sua pergunta, o cambio de 6 marchas foi usado somente nos motores fiasa.

                                  abraço.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
                                    L Offline
                                    Lost
                                    escreveu em última edição por
                                    #59

                                    vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?

                                    já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.

                                    queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.

                                    valeu pessoal

                                    [snapback]522801[/snapback]

                                    k16 na veia hahahhaahahah

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      ALEXANDRE BH MINAS
                                      escreveu em última edição por
                                      #60

                                      k16 na veia hahahhaahahah

                                      [snapback]522864[/snapback]

                                      quanto sera que custa uma dessas k16?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
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                                        #61

                                        nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...

                                        nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...

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                                        • A Offline
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                                          ALEXANDRE BH MINAS
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                                          #62

                                          nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...

                                          nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...

                                          [snapback]522871[/snapback]

                                          hummmm, e nao existe uma nacional com o mesmo desempenho? pelo video que vê do seu carro andando essa turbina parece ser bem legal, mas será que existem outras opooes?

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