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Fiat 147 racing 1982.

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    ALEXANDRE BH MINAS
    escreveu em última edição por
    #45

    minha vê tem um premio 89, com motor 1.5, no clube do uno, falaram que era fiasa, se for:

    1300cc gasolina

    diametro x curso:

    76x71,5

    cilindrada:

    1297,4 cm?

    taxa de compressão:

    8:1

    potencia (abnt):

    58,2 cv @ 5200 rpm

    torque (abnt):

    10,0 kgm @ 3000 rpm

    1300cc alcool

    diametro x curso:

    76x71,5

    cilindrada:

    1297,4 cm?

    taxa de compressão:

    10,5:1

    potencia (abnt):

    59,7 cv @ 5200 rpm

    torque (abnt):

    10,0 kgm @ 3000 rpm

    1500cc gasolina

    diametro x curso:

    86,4x63,9

    cilindrada:

    1498,6 cm?

    taxa de compressão:

    8,3:1

    potencia (abnt):

    82 cv @ 5500 rpm

    torque (abnt):

    12,8 kgm @ 3500 rpm

    1500cc alcool

    diametro x curso:

    86,4x63,9

    cilindrada:

    1498,6 cm?

    taxa de compressão:

    11,5:1

    potencia (abnt):

    82 cv @ 5500 rpm

    torque (abnt):

    12,8 kgm @ 3500 rpm

    alimentação:

    com bomva mecanica a diafragma. filtro de ar a seco com elemento de papel. controle automatico da temperatua do ar admitido nos motores a alcool. marcha lenta de 750 a 850 rpm. emissão de monoxido de carbono: 1,0 - 2,5 % em marcha lenta.

    carburador monocorpo (dupli nos motores 1.500cc) com bomba de aceleração, afogador de acionamento manual e desafogador a vacuo.

    weber do brasil tipo:

    1300cc gasolina: 32 icev - 190065

    1300cc alcool: 34 icev - 76 190076

    1500cc gasolina: 32 dmtb - 460.108

    1500cc alcool: 30/34 dmtb - 460.107

    distribuição:

    com arvore de comando das valvulas no cabeçote, acionada por correia dentada. a folga entre os pratos de regulagem e a arvore de comnado das valvulas é de 0,40 +/- 0,05 mm para as valvulas de admissao e de 0,50 +/- 0,05 mm para as de escape (com o motor frio).

    ignição:

    ordem de ignição: 1-3-4-2

    avanços:

    1300cc gasolina:

    -inicial: 5?

    -mecanico: 28? +/- 2?

    -pneumatico: 18? +/- 2?

    1300cc alcool:

    -inicial: 10?

    -mecanico: 21? +/- 2?

    -pneumatico: n/d

    1500cc gasolina:

    -inicial: 8?

    -mecanico: 27? +/- 2?

    -pneumatico: 16? +/- 2?

    1500cc alcool:

    -inicial: 12?

    -mecanico: 12? +/- 2?

    -pneumatico: 9? +/- 1?

    velas de ignição tipo:

    1300cc gasolina: ngk bp5es

    1300cc alcool: ngk bp7es

    1500cc gasolina: ngk bp6es

    1500cc alcool: ngk bp7es

    abertura entre eletrodos de 0,60 a 0,70 mm

    lubrificação:

    ? pressão, ativada por bomba, com valvula limitadora de pressão.

    pressão normal de lubrificação: 3,4 a 4,9 bar (3,5 a 5,0 kg/cm?)

    dispositivo de recirculação dos gases e vapores de oleo (blow-by).

    filtragem total do fluxo de oleo, mediante filtro de cartucho.

    arrefecimento:

    circulação de agua atraves de bomba centrifuga, com reservatorio de  expansão em plastico translucido.

    termostato de passagem regulavel no conduto de saida de agua do motor ao radiador.

    eletroventilador de 4 pos, comandado por um interruptor termostatico na saida de agua do radiador.

    transmissão:

    embreagem:

    monodisco a seco, com comando mecanico, sem curso morto do pedal.

    curso total do pedal: 141 +/- 5 mm

    caixa de mudanças:

    quatro ou cinco marchas sincronizadas a frente e uma a r?.

    relação de transmissão:

    1300cc 4 marchas:

    1?: 4,091

    2?: 2,235

    3?: 1,469

    4?: 0,959

    r?: 3,714

    1300cc 5 marchas:

    1?: 4,091

    2?: 2,235

    3?: 1,469

    4?: 1,043

    5?: 0,863

    r?: 3,714

    1500cc 5 marchas:

    1?: 4,091

    2?: 2,235

    3?: 1,469

    4?: 1,043

    5?: 0,811

    r?: 3,714

    diferencial:

    incorporado a caixa de mudanças.

    coroa e pinhao cilindricos com dentes helicoidais

    redução: 3,765 (64/17)

    tração dianteira atravṍs de semi-arvores ligadas ao diferencial mediante juntas tripoides e as rodas por juntas homocineticas de esferas.

    e acabou-se…ufa...digitei tudo agora... :^^:

    [snapback]229431[/snapback]

    peguei isso em outro topico sobre fiasa, acho melhor deixar aqui tambem.

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      ALEXANDRE BH MINAS
      escreveu em última edição por
      #46

      o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época

      o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores

      sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar

      [snapback]316330[/snapback]

      isso tambem é muito bom de saber, acho que esse motorzinho vai me dar bastante alegria.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        michael
        escreveu em última edição por
        #47

        alias… vou fazer isso um dia num 147... mas vai ser com o motor do tempra... :^^:

        [snapback]522439[/snapback]

        2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

        e o câmbio precisa de flange?

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fahrell
          escreveu em última edição por
          #48

          2.0 16v é dá pra fazer isso ou tem que corta meio carro pra colocar o motor?

          e o câmbio precisa de flange?

          [snapback]522726[/snapback]

          2.0 8v turbo… cabe sim, já vi um 147 inclusive com motor de tempra 8v turbinado...

          tenho uma caixa de tempra turbo tb guardada pra isso... só não sei ainda como encaixar tudo...

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Dr.147
            escreveu em última edição por
            #49

            bom alexandre, o pessoal já deu excelentes dicas para vc, como as vavulas e admissão completa do palio, etc..

            agora, o mais importante será a escolha da turbina. o pessoal já disse: nada de turbininha … concordo, o pessoal aqui do forum curte turbinas grandes e tal, mas temos que lembrar que o motor é 1.3.

            já citaram a apl 240, não acho uma boa turbina pra esse motor. citaram a k16, acredito que seja a ideal.

            peão mais sujestáes ao pessoal, pois tb me interesso, meu 147 vai passar por uns up grades esses tempos, tenho a mesma mecanica do alexandre, só que meu cambio já é 5 marchas, tenho radiador de oleo, e a minha turbina é uma t2 que amarra meu carro em alta...

            meu carro:

            abraços pessoal

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #50

              dependendo do nivel da preparacao e da pressao utilizada a aplinha até que pode dar certo hein… considerando o 1.3

              a kkk é melhor mas muito mais cara e de manutencao mais cara ainda...

              eu iria de garret sempre que possivel... uma gt22 é uma opção...

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                ALEXANDRE BH MINAS
                escreveu em última edição por
                #51

                caramba que pick-up linda parabens pelo carro e obrigado pela dica.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  maurício
                  escreveu em última edição por
                  #52

                  eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…

                  ?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Rix
                    escreveu em última edição por
                    #53

                    bom, num sei se interessa, mas tenho aqui um carburador weber 32icev que era do nosso 1300cc álcool. qquer coisa, mp.

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      Dr.147
                      escreveu em última edição por
                      #54

                      eu iria de garret sempre que possivel… uma gt22 é uma opção...

                      [snapback]522773[/snapback]

                      vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?

                      já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.

                      queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.

                      valeu pessoal

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #55

                        eu uso k16 no meu 1.3 16v… fica tranquila, nao fica grande nao, ainda mais se vc botar o bixo pra girar de verdade, pelo menos 8000... alias, pra 8000 talvez fique ateh pequena :^^:

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          ALEXANDRE BH MINAS
                          escreveu em última edição por
                          #56

                          ai galera, saca as rodinhas originais pintadinhas.

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            ALEXANDRE BH MINAS
                            escreveu em última edição por
                            #57

                            eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…

                            ?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...

                            [snapback]522777[/snapback]

                            hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              ALEXANDRE BH MINAS
                              escreveu em última edição por
                              #58

                              hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.

                              [snapback]522825[/snapback]

                              respondendo sua pergunta, o cambio de 6 marchas foi usado somente nos motores fiasa.

                              abraço.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #59

                                vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?

                                já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.

                                queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.

                                valeu pessoal

                                [snapback]522801[/snapback]

                                k16 na veia hahahhaahahah

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  ALEXANDRE BH MINAS
                                  escreveu em última edição por
                                  #60

                                  k16 na veia hahahhaahahah

                                  [snapback]522864[/snapback]

                                  quanto sera que custa uma dessas k16?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #61

                                    nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...

                                    nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      ALEXANDRE BH MINAS
                                      escreveu em última edição por
                                      #62

                                      nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...

                                      nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...

                                      [snapback]522871[/snapback]

                                      hummmm, e nao existe uma nacional com o mesmo desempenho? pelo video que vê do seu carro andando essa turbina parece ser bem legal, mas será que existem outras opooes?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
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                                        #63

                                        mas ela eh fabricada aqui, em campinas :^^:

                                        a kkk tem fabrica no brasil desde 1950 ou 70 nao lembro direito, sei que eh velha… oia, vai de kkk... uma t2 xexelenta custa 900 conto rapaz...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          rodrigo-viegas
                                          escreveu em última edição por
                                          #64

                                          será que dá pra colocar a admissão dos fiasas mpi nesse cabeçote original do 147??? pergunto pq a admissão fica deitada sobre o cabeçote, se a altura for diferente a parte de baixo da admissão pode pegar não?

                                          cabeçote mpi no 1.3 acredito que vai dar uma taxada boa..

                                          volume da camara fiasa 1.3        34,68 cm3

                                          volume da camara fiasa 1.0/1.5  18,80 cm3

                                          se for rodar aspro deve ficar legal…. pra turbo talvez tenha que destaxar com pistões do 1.5

                                          minha idéia é montar um 1.3 mpi turbo, mas tá a ca?a de uma pick-up 147 1300 até 1980 pra fazer isso é tá muito difácil achar essa pen?lope ....

                                          abraço

                                          [snapback]522528[/snapback]

                                          acho que vale a pena pegar esse cabeçote original e dar na troca por um do 1.5 mpi moderno no caso de usar só o coletor de admissão do mpi fica complicado, pois os furos do mpi são ovais e os antigos são redondos o cabeçote mpi rende muito mais fluxo tira a admissão desse ai e veja a diferença

                                          na caixa de cambio acho que seria melhor usar uma do palio 1.5 mesmo, o acionamento com cabos facilita a adaptação e ainda não tem problemas com folgas das buchas etc.. os semi-eixos são mais reforçados, as tulipas, trizetas e ponta homocineticas tambem

                                          valeu

                                          1 Resposta Última resposta

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