Fiat 147 racing 1982.
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bom alexandre, o pessoal já deu excelentes dicas para vc, como as vavulas e admissão completa do palio, etc..
agora, o mais importante será a escolha da turbina. o pessoal já disse: nada de turbininha … concordo, o pessoal aqui do forum curte turbinas grandes e tal, mas temos que lembrar que o motor é 1.3.
já citaram a apl 240, não acho uma boa turbina pra esse motor. citaram a k16, acredito que seja a ideal.
peão mais sujestáes ao pessoal, pois tb me interesso, meu 147 vai passar por uns up grades esses tempos, tenho a mesma mecanica do alexandre, só que meu cambio já é 5 marchas, tenho radiador de oleo, e a minha turbina é uma t2 que amarra meu carro em alta...
meu carro:
abraços pessoal
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dependendo do nivel da preparacao e da pressao utilizada a aplinha até que pode dar certo hein… considerando o 1.3
a kkk é melhor mas muito mais cara e de manutencao mais cara ainda...
eu iria de garret sempre que possivel... uma gt22 é uma opção...
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caramba que pick-up linda parabens pelo carro e obrigado pela dica.
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eu iria de garret sempre que possivel… uma gt22 é uma opção...
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vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?
já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.
queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.
valeu pessoal
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eu prefiro montar logo num uno, aerodin?mica melhor e é menos feio.. maass…
?der, tem um siena 6 marchas aqui perto de casa, tava querendo saber se ele é fiasa ou fire, pelo jeito é fiasa...
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hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.
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hehehehe, gosto é uma coisa muito particular mesmo. eu já detesto o uno, acho muito comum, toda hora passa um na minha frente principalmente aqui em bh. mas obrigado pela sugestao.
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respondendo sua pergunta, o cambio de 6 marchas foi usado somente nos motores fiasa.
abraço.
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vc sabe qual a configuiração dessa gt22 (rotor, eixo, compressor e turbina)?
já tive no 1.3 uma t2 com a carca?a quente .35, que matava o motor após 5000 rpm. troquei depois por uma de carca?a quente .40, que mata após os 6000.
queria explorar o potencial desse motor em altas rotações, por isso peão a opinião do pessoal acerca das turbinas.
valeu pessoal
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k16 na veia hahahhaahahah
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k16 na veia hahahhaahahah
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quanto sera que custa uma dessas k16?
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nova eh uns 2 conto… tem que ver de descola umas nova de lotes especiais q nem a minha...
nesse esquema eh uns 1000 reais... com refluxo...
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hummmm, e nao existe uma nacional com o mesmo desempenho? pelo video que vê do seu carro andando essa turbina parece ser bem legal, mas será que existem outras opooes?
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será que dá pra colocar a admissão dos fiasas mpi nesse cabeçote original do 147??? pergunto pq a admissão fica deitada sobre o cabeçote, se a altura for diferente a parte de baixo da admissão pode pegar não?
cabeçote mpi no 1.3 acredito que vai dar uma taxada boa..
volume da camara fiasa 1.3 34,68 cm3
volume da camara fiasa 1.0/1.5 18,80 cm3
se for rodar aspro deve ficar legal…. pra turbo talvez tenha que destaxar com pistões do 1.5
minha idéia é montar um 1.3 mpi turbo, mas tá a ca?a de uma pick-up 147 1300 até 1980 pra fazer isso é tá muito difácil achar essa pen?lope ....
abraço
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acho que vale a pena pegar esse cabeçote original e dar na troca por um do 1.5 mpi moderno no caso de usar só o coletor de admissão do mpi fica complicado, pois os furos do mpi são ovais e os antigos são redondos o cabeçote mpi rende muito mais fluxo tira a admissão desse ai e veja a diferença
na caixa de cambio acho que seria melhor usar uma do palio 1.5 mesmo, o acionamento com cabos facilita a adaptação e ainda não tem problemas com folgas das buchas etc.. os semi-eixos são mais reforçados, as tulipas, trizetas e ponta homocineticas tambem
valeu
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acho que vale a pena pegar esse cabeçote original e dar na troca por um do 1.5 mpi moderno no caso de usar só o coletor de admissão do mpi fica complicado, pois os furos do mpi são ovais e os antigos são redondos o cabeçote mpi rende muito mais fluxo tira a admissão desse ai e veja a diferença
na caixa de cambio acho que seria melhor usar uma do palio 1.5 mesmo, o acionamento com cabos facilita a adaptação e ainda não tem problemas com folgas das buchas etc.. os semi-eixos são mais reforçados, as tulipas, trizetas e ponta homocineticas tambem
valeu
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otima dica rodrigo, mas agora me responde como vai ficar o sincronismo da correia dentada? vou ter que mudar a polia? uso a dele mesmo? a correia tambem vai mudar?
isso é que eu gostaria de saber, tambem acho o uso de um cabeçote 1.5 legal e mais barato do que preparar o meu, mas e ai? o sincronismo como fica.
abraço.
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mas ela eh fabricada aqui, em campinas
a kkk tem fabrica no brasil desde 1950 ou 70 nao lembro direito, sei que eh velha… oia, vai de kkk... uma t2 xexelenta custa 900 conto rapaz...
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de turbo eu nao saco nada mesmo, por enquanto, hehehehe.
mas valeu pela dica, melhor gastar mais em coisa boa do que pouco em porcaria.
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acredito que o sincronismo não muda
voce vai usar a uma injeção mpi certo?
vai eliminar o distribuidor, ai então ja não é mais nescessaria aquela polia grande na bomba de oleo, pode trocar por uma de palio que é menor
a polia do virabrequin pode usar uma de uno sx 98 por ai, ai usa a roda fonica mais leve aquela que é só uma latinha no palio tem uma roda fonica que deve pesar um meio kilo alem disso usa o suporte do rolamento tensionador e suporte do sensor de rotação tambem do uno(esse suporte deve mudar pela diferença de altura do bloco do 1.5 para 1.0 teria que ver qual serve )
a polia do comando, tanto faz mas acho que vale a pena usar a do palio por causa daquela regulagem, ajuda no acerto
desculpa o texto
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se vc kiser eu tenho um amigo q tem uma oficina de preparação na argentina chamada pechons turbos…ele se chama fl?vio....ele faz alguns fiats 1300 turbinados lá...anota o telefone dele ae...
diga q foi o ariel do renault fuego turbo q te indicou...
ele é representante da spa turbo na argentina
se vc kiser treinar seu portunhol essa é a dica..rss....mas ele já veio algumas vezes aki e entende portugues um pouco.
tbm pode te dar dicas de como trazer peças de lá..
o telefone p/ falar direto em buenos aires é este:
00 54 11 4657 6223