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Motores turbo da f1 dos anos 80

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  • A Offline
    A Offline
    Anderson Torres
    escreveu em última edição por
    #1

    achei um site muito :^^: e resolvi compartilhar com vcs

    coloquei aqui no mecanica pq é onde quem gosta disso vai ler mesmo

    só para ado?ar a boca:

    imaginem oq é 5,2 bar de pressão num motor 1.5 que gira 13 mil rpm e funciona com gasolina (cheia de chumbo)???

    hahahaha… tem coisas, q só a f1 faz mesmo, é fantastico d+

    site: http://www.gurneyflap.com

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    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #2

      totalmente :^^: . excelente achado esse site

      abraão .

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      • S Offline
        S Offline
        Steve McQueen
        escreveu em última edição por
        #3

        de cara deu pra ver que o site é muito bom. :^^:

        grande tópico.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          ruiak
          escreveu em última edição por
          #4

          hahaha .. e ta ai a maior prova de q motor com menos taxa e mais pressao vem mais potencia .. tirando 0.5:1 de taxa e enchendo 1,2 a mais vem 200 hp no motor dos caras .. era foda a f1 nakela epoca .., imagina soh o q seria hj se nao tivessem bloqueado o turbo .. os carros iam te q anda em trilho

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Anderson Torres
            escreveu em última edição por
            #5

            me identifico d+ com essa epoca, pq vc olha para um carro desses e sabe oq é cada componente que esta ali é tudo bem montado mas muito simples, para ter o maximo de eficiencia. só q o bonde tem q andar e a tecnologia tem q ir melhorando… uma pena pq hoje vejo corridas de computadores e não de carros

            hehehehe... mas mesmo assim vejo :^^:

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Anderson Torres
              escreveu em última edição por
              #6

              hahaha .. e ta ai a maior prova de q motor com menos taxa e mais pressao vem mais potencia .. tirando 0.5:1 de taxa e enchendo 1,2 a mais vem 200 hp no motor dos caras .. era foda a f1 nakela epoca .., imagina soh o q seria hj se nao tivessem bloqueado o turbo .. os carros iam te q anda em trilho

              [snapback]522933[/snapback]

              mas os honda turbo de 1988 tinha quase 9,5 de taxa q para a pressão q eles usavam era um absurdo, e com gasolina

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                ruiak
                escreveu em última edição por
                #7

                puta q pariu .. as renault usavam a borboleta na boca da turbina … pressurizava io ar depois da tbi hahahaha fiquei animado com uma ideia antiga minha agora ... qm tinha q ver isso era o maxxx

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Anderson Torres
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  sim, alguns era turbo ihi mesmo

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    ruiak
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    mas os honda turbo de 1988 tinha quase 9,5 de taxa     q para a pressão q eles usavam era um absurdo, e com gasolina

                    [snapback]522936[/snapback]

                    anderson eu nao me referi a taxa em si….

                    eu me referi a eles tirarem taxa e aumentarem a pressao do motor de treino em rela?ao ao de corrida ... pode olhar que os motores de treino dakela ficha q foi postada ali em cima tem a redu?ao de taxa e o aumento de pressao e vem mto mais potencia ...

                    eh obvio q com mais taxa em 1988 se conseguia muito mais desempenho .. pois tinha-se motores com melhores curvas de torque e potencia ...

                    e realmente andar com gasolina nessa taxa dinamica .. vai se fude os cara eram foda demaaaaiiiiiiiiissssssssssssss

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      5bar+ de pressao… oloko

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Golf 2.0T
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        turbo: garret (2), without wastegate for qualifying engine. :^^:

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pisca
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          gostei de saber o tamanho das válvulas de adm e escap

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Anderson Torres
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            anderson eu nao me referi a taxa em si….

                            eu me referi a eles tirarem taxa e aumentarem a pressao do motor de treino em rela?ao ao de corrida ... pode olhar que os motores de treino dakela ficha q foi postada ali em cima  tem a redu?ao de taxa e o aumento de pressao e vem mto mais potencia ...

                            eh obvio q com  mais taxa  em 1988 se conseguia muito mais desempenho .. pois tinha-se motores com melhores curvas de torque e potencia ...

                            e realmente andar com gasolina nessa taxa dinamica .. vai se fude os cara eram foda demaaaaiiiiiiiiissssssssssssss

                            [snapback]522939[/snapback]

                            ah… sim sim, de fato :^^:

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              sem comentários….fodastico

                              só não achei o link do motor turbo da bmw.... aquele 1.5 4 cilindros q era feito baseado no motor 2.0 16v de rua da marca...inclusive os 1os motores foram montados com blocos usados, q, segundo os engenheiros, já estavam curtidos ...era no mesmo esquema...pistões largos, curso extra-curto, taxa de compressão baixa, turbina kkk gerando pressão monstra...

                              inclusive tinha uma foto de um f1 com esse motor aqui, q 1 dos mecânicos estava checando as velas pra ver se tava tudo ok :^^:

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                RodrigoLóke
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                a principio…...a valvula parece ser pequena......mas para a capacidade c?bica do motor ......essas válvulas são enormes

                                somente comparando. um ford v8 original possu? valvula 45mm. um v8 com cabeçote bem preparado tem válvulas de 48,7mm (ou no máximo 51mm). comparando essas válvulas com a capacidade volum?trica de cada motor ( v8 - 5litros x 6 cilindros - 1.5 litros) as válvulas desse formula 1 são aproximadamente 35% maiores que as de um v8 preparado. :^^:

                                olha o curso do pistão.....49,4mm :)

                                tudo é expetacular.......

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  m4c4c0
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  gostei do site… mas senti falta dos ligier matra v12...

                                  no livro do corky bell, ele cita os f1 turbo como o momento onde se encontrou o estado-de-arte desse tipo de motor. e olha que o cara é americano, povo que não dá muita trelha pra f1...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    Anderson Torres
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    sem comentários….fodastico

                                    só não achei o link do motor turbo da bmw…. aquele 1.5 4 cilindros q era feito baseado no motor 2.0 16v de rua da marca...inclusive os 1os motores foram montados com blocos usados, q, segundo os engenheiros, já estavam curtidos ...era no mesmo esquema...pistões largos, curso extra-curto, taxa de compressão baixa, turbina kkk gerando pressão monstra...

                                    inclusive tinha uma foto de um f1 com esse motor aqui, q 1 dos mecânicos estava checando as velas pra ver se tava tudo ok :^^:

                                    [snapback]522963[/snapback]

                                    vc não olhou direito :)

                                    olha ai: http://www.gurneyflap.com/bmwturbof1engine.html

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
                                      T Offline
                                      TopFuel
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      sem comentários….fodastico

                                      só não achei o link do motor turbo da bmw.... aquele 1.5 4 cilindros q era feito baseado no motor 2.0 16v de rua da marca...inclusive os 1os motores foram montados com blocos usados, q, segundo os engenheiros, já estavam curtidos ...era no mesmo esquema...pistões largos, curso extra-curto, taxa de compressão baixa, turbina kkk gerando pressão monstra...

                                      inclusive tinha uma foto de um f1 com esse motor aqui, q 1 dos mecânicos estava checando as velas pra ver se tava tudo ok :^^:

                                      [snapback]522963[/snapback]

                                      não é esse bloco que tem uns grincos com ums bmw 2000 turbo que vendem a alma pra comprar e preparar ?????

                                      li certa vez num site que os caras procuravam esses blocos pra montar pra rua.

                                      muito show… mas é como o anderson disse mesmo, corrida de computadores... :)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        mahle light alloy pistons…

                                        enquanto aqui se joga fora mahle original pra colocar iasa ou powertreco... eca...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fabio
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          mas os honda turbo de 1988 tinha quase 9,5 de taxa     q para a pressão q eles usavam era um absurdo, e com gasolina

                                          [snapback]522936[/snapback]

                                          mas em 88 que foi o último da era turbo, a pressão estava limitada em 2,5 bar.

                                          1 Resposta Última resposta

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