Existe potenciometro ???
-
pode ser pela injecao ou um simples acelerometro, que pode incluir nos calculos o peso do tanque de combustivel de acordo com quanto de combustivel, tem no tanque. mas nao pode incluir o peso do motorista… alias, ateh pode se tiver sensores na suspensao...
sabendo o peso exato do carro + aceleracao usando acelerometro, da pra saber a potencia na roda direitinho... ja potencia no motor, ele teria que saber o arrasto total e em que marcha esta...
-
pode ser pela injecao ou um simples acelerometro, que pode incluir nos calculos o peso do tanque de combustivel de acordo com quanto de combustivel, tem no tanque. mas nao pode incluir o peso do motorista… alias, ateh pode se tiver sensores na suspensao...
sabendo o peso exato do carro + aceleracao usando acelerometro, da pra saber a potencia na roda direitinho... ja potencia no motor, ele teria que saber o arrasto total e em que marcha esta...
[snapback]524275[/snapback]
deve ter como fazer um cálculo de torque estimado levando em consideração a compresão original do motor (média) e a pressão do turbo + alimentação…
andando com um amigo no golf gti turbo dele, usando um software chamado vag-com que lá o canal de diagnose da ie e permite q vc tenha a leitura e depois salvar o log de vêrios dados q a ie calcula/l?, tem 1 dos canais q informa o torque instant?neo do motor....se bem que, como a ie sabe da velocidade do carro por meio de um sensor, ela deve utilizar esses dados pra fazer os cálculos...
tá aí, agora eu fiquei em dúvida, se é pelo acelerador ou se pelo torque do motor, por meio de cálculos...
-
-
outro dia tava falando com um cara q trabalha com remapeamento, e ele me explicou que a injecao do audi t trabalha com curva de torque entregue.
pelo que eu entendi, ele remapeia a curva de torque do jeito que quer, e o carro se vira com a alimentação e pressao pra chegar naquele torque.
o problema é que se não conseguir chegar dá falha na injecao e amarra o carro.
mas voltando ao assunto, se a audi sabe qual é o torque instantaneo q ta entregando seria bem facil fazer um marcador desses.
-
eu acho que a central se baseia en presão no coletor, rpm, ponto e tal, e apartir dai informa uma potencia estimada.
acredito que colocando o motor en un dinamometro de bancada e fazendo inumeras simulação de rotação x presão e tal e com isso informar a potencia.
com o g-tech não é posivel ver a potencia a qualquer momento, vc tem q parar completamente, deixar os acelerometros estabilizaren, acionar ele e arrancar como si tive-se fazendo uma arrancada, ai com base ao tempo, peso e os acelerometros dá pra ter uma base da potencia transferida.
o g-tech rr tem o lance ai que foi falado de força g da carroceria fazendo curvas e tal, muito legal tamben.
só que potencia até hoje eu só consegui medir estando parado e pisando.
-
gtech ve a potencia na hora sim marcio… eh por aceleracao... o problema eh que ele mostra potencia na roda... vc vai andando, acelerando e ele vai mostrando a potencia se baseando em forca g. pode mostrar a força g de aceleracao, frenagem e curva, na hroa...
-
eu acho q a coisa deve ser mais simples do q parece….
se vc tem a curva de potência plotada, save q a x rpms vc tem entregue z cavalos
a linha mais simples é associar num mostrador é parte a potência q o motor desenvolve naquela rpm....mas deve ter alguma correção percentual em cima de outros sensores...
mais ou menos assim: 3k: 200cvs...+/- x% de erro de acordo com posição de borboleta, leitura de sonda.....
-
eu acho que a central se baseia en presão no coletor, rpm, ponto e tal, e apartir dai informa uma potencia estimada.
acredito que colocando o motor en un dinamometro de bancada e fazendo inumeras simulação de rotação x presão e tal e com isso informar a potencia.
[snapback]524679[/snapback]
acredito que essa seja a logica aplicada, funciona apartir de um mapa que varia de acordo com map/maf x rpm x velocidade, assim pode ser definido a carga que o motor esta recebendo e a rota?ao, tendo uma estimativa da potencia em tempo real, mapas que foram extraidos atravez de testes em dinamometro.
-
tava pensando agora, não é difácil fazer isso não.
o gtech calcula a potencia fazendo pesovelocidadeaceleração (snme). pra calcula aceleração tem os aceler?metros e a velocidade é calculada se integrando a aceleração. por isso a necessidade de se iniciar parado.
pra se fazer isso sem acelerometro, basta fazer a leitura do velocimetro, e derivar a leitura pra se obter a aceleração. o peso é conhecido, então se tem a potencia do mesmo jeito que o gtech calcula.
-
sim, no velocimetro vc descobre a aceleracao… ainda pode aplicar uma correcao por arrasto da carroceria conforme ganha velocidade. sabendo o peso, vc descobre a potencia. soh que nao eh tao preciso... acelerometro eh mais preciso...
mas acredito mais em ser pela injecao mesmo...
-
gtech ve a potencia na hora sim marcio… eh por aceleracao... o problema eh que ele mostra potencia na roda... vc vai andando, acelerando e ele vai mostrando a potencia se baseando em forca g. pode mostrar a força g de aceleracao, frenagem e curva, na hroa...
[snapback]524741[/snapback]
lost vc tem certeza disso q vc ta falando? por que eu tenho un g-tech pro rr e só consigo medir potencia como falei antes, parado e dai puxar por 200mts ou 300mts e tal, quanto mais melhor.
si tiver como medir andando, na hora, e alguem ai souber me encina por favor, por que acho que teria mais precisão do que arrancando.
ah lost, no g-tech a potencia informada não é na roda e sim a potencia que foi transferida pro carro, pois na arrancada, vc patina por ej e essa potencia não foi pro carro.
-
po kra, que eu me lembre, no gtech do milho que era aquele mais simples, mostrava os cv na hora… soh se eu tiver confundindo com ele mostrar força g na hora... sei la hein...
eh, potencia na roda que eu quis dizer eh isso. conta tudo, pneu, suspensao, tamanhode roda... tudo mesmo... se vc nao tiver tracao ja era, vai dar potencia baixa...
precisava esclarecer com o milho, tb faz quase 3 anos que medimo isso posso ta confundindo...
-
po kra, que eu me lembre, no gtech do milho que era aquele mais simples, mostrava os cv na hora… soh se eu tiver confundindo com ele mostrar força g na hora... sei la hein...
eh, potencia na roda que eu quis dizer eh isso. conta tudo, pneu, suspensao, tamanhode roda... tudo mesmo... se vc nao tiver tracao ja era, vai dar potencia baixa...
precisava esclarecer com o milho, tb faz quase 3 anos que medimo isso posso ta confundindo...
[snapback]525098[/snapback]
eu tenho um gtech pro, daquele mais simples.
pra medir cv tem que sair parado, mas depois voce vai puxando marcha e ele vai mostrando a potencia instantanea.
o negocio de sair parado é pra ele pegar a velocidade. como ele vai integrando a aceleracao ele tem q saber quando é 0 pra nao ficar com um offset de velocidade.
-
po kra, que eu me lembre, no gtech do milho que era aquele mais simples, mostrava os cv na hora… soh se eu tiver confundindo com ele mostrar força g na hora... sei la hein...
eh, potencia na roda que eu quis dizer eh isso. conta tudo, pneu, suspensao, tamanhode roda... tudo mesmo... se vc nao tiver tracao ja era, vai dar potencia baixa...
precisava esclarecer com o milho, tb faz quase 3 anos que medimo isso posso ta confundindo...
[snapback]525098[/snapback]
hehe, g-tech do milho? acho que eu conheão ele, ta falando do ultimo q ele teve né(não sei si teve outros) do rr né?
bom, eu só consigo fazer medição de potencia saindo parado e ai apos terminar a medição ele mostra a potencia.