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Existe potenciometro ???

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  • E Offline
    E Offline
    Edu4rdoBR
    escreveu em última edição por
    #11

    o gente.

    …foi mal, eu entendo que o nome nao deva ser potenciomentro, eu nao sei qual eh o nome, entao soh queria que vcs entendessem

    existe isso pra comprar  ??????

    :)  :)  :copa:

    [snapback]524181[/snapback]

    tem ao montes, porém não é barato, só pra citar: apexi,blitz,gtech,hks

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      Edu4rdoBR
      escreveu em última edição por
      #12

      o rolls royce phantom tem uma coisa semelhante chamada reserva de potência (power reserve) que varia de 0 a 100%.

      como isso funfa? :)

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Le
        escreveu em última edição por
        #13

        tem ao montes, porém não é barato, só pra citar: apexi,blitz,gtech,hks

        [snapback]524182[/snapback]

        o edu, mas pelo que lembro do gtech, ele parece um gps, nao parece com um manometro igual a esse, o gtech sao varias funcoes

        certo ou errado…

        ou + ou - .... :)

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Edu4rdoBR
          escreveu em última edição por
          #14

          o edu, mas pelo que lembro do gtech, ele parece um gps, nao parece com um manometro igual a esse, o gtech sao varias funcoes

          certo ou errado…

          ou + ou - .... :)

          [snapback]524185[/snapback]

          o design dele é parecido, mas ele não é um gps, ele faz medições como tempo de aceleração, 400m, distancia e etc

          tb tem uns que medem grau de drift :)

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Le
            escreveu em última edição por
            #15

            o design dele é parecido, mas ele não é um gps, ele faz medições como tempo de aceleração, 400m, distancia e etc

            [snapback]524186[/snapback]

            o que eu quiz dizer era que ele era parecido com um gps (formato)

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              Edu4rdoBR
              escreveu em última edição por
              #16

              o que eu quiz dizer era que ele era parecido com um gps   (formato)

              [snapback]524190[/snapback]

              eu tb acho.

              agora ?ia um modelo da apexi

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #17

                acho q na ie deve ter alguma programação pra calcular o torque a partir da pressão de turbo, alimentação e ponto…

                algo como uma tabela, aí de acordo com o funcionamento do motor ele lá o valor na tabela e mostra no reloginho

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  pode ser pela injecao ou um simples acelerometro, que pode incluir nos calculos o peso do tanque de combustivel de acordo com quanto de combustivel, tem no tanque. mas nao pode incluir o peso do motorista… alias, ateh pode se tiver sensores na suspensao...

                  sabendo o peso exato do carro + aceleracao usando acelerometro, da pra saber a potencia na roda direitinho... ja potencia no motor, ele teria que saber o arrasto total e em que marcha esta...

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    pode ser pela injecao ou um simples acelerometro, que pode incluir nos calculos o peso do tanque de combustivel de acordo com quanto de combustivel, tem no tanque. mas nao pode incluir o peso do motorista… alias, ateh pode se tiver sensores na suspensao...

                    sabendo o peso exato do carro + aceleracao usando acelerometro, da pra saber a potencia na roda direitinho... ja potencia no motor, ele teria que saber o arrasto total e em que marcha esta...

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                    deve ter como fazer um cálculo de torque estimado levando em consideração a compresão original do motor (média) e a pressão do turbo + alimentação…

                    andando com um amigo no golf gti turbo dele, usando um software chamado vag-com que lá o canal de diagnose da ie e permite q vc tenha a leitura e depois salvar o log de vêrios dados q a ie calcula/l?, tem 1 dos canais q informa o torque instant?neo do motor....se bem que, como a ie sabe da velocidade do carro por meio de um sensor, ela deve utilizar esses dados pra fazer os cálculos...

                    tá aí, agora eu fiquei em dúvida, se é pelo acelerador ou se pelo torque do motor, por meio de cálculos...

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      com certeza tem sim quauad. principalmente em injecoes que tem resposta ao acelerador em torque, como o vw e-gas.

                      esses ai devem ser assim tb. tudo certinho… nao eh dificil dar a potencia instantanea mesmo, ainda mais se o alvo da i.e. for o torque.

                      1 Resposta Última resposta
                      • Z Offline
                        Z Offline
                        Zungalele
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        acho que não deve ser por aceler?metro pois muitos fatores influenciam no resultado como quantidades de passageiros, subida ou descida de rampas, quantidade de combustável, etc…

                        1 Resposta Última resposta
                        • K Offline
                          K Offline
                          Ktulu
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          outro dia tava falando com um cara q trabalha com remapeamento, e ele me explicou que a injecao do audi t trabalha com curva de torque entregue.

                          pelo que eu entendi, ele remapeia a curva de torque do jeito que quer, e o carro se vira com a alimentação e pressao pra chegar naquele torque.

                          o problema é que se não conseguir chegar dá falha na injecao e amarra o carro.

                          mas voltando ao assunto, se a audi sabe qual é o torque instantaneo q ta entregando seria bem facil fazer um marcador desses.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            com certeza, eh soh multiplicar pelo rpm, ja que a potencia que ele mostra ali eh no motor… nem interessa arrasto e o escambau...

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              marcioap
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              eu acho que a central se baseia en presão no coletor, rpm, ponto e tal, e apartir dai informa uma potencia estimada.

                              acredito que colocando o motor en un dinamometro de bancada e fazendo inumeras simulação de rotação x presão e tal e com isso informar a potencia.

                              com o g-tech não é posivel ver a potencia a qualquer momento, vc tem q parar completamente, deixar os acelerometros estabilizaren, acionar ele e arrancar como si tive-se fazendo uma arrancada, ai com base ao tempo, peso e os acelerometros dá pra ter uma base da potencia transferida.

                              o g-tech rr tem o lance ai que foi falado de força g da carroceria fazendo curvas e tal, muito legal tamben.

                              só que potencia até hoje eu só consegui medir estando parado e pisando.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lost
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                gtech ve a potencia na hora sim marcio… eh por aceleracao... o problema eh que ele mostra potencia na roda... vc vai andando, acelerando e ele vai mostrando a potencia se baseando em forca g. pode mostrar a força g de aceleracao, frenagem e curva, na hroa...

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  amarchetti
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  eu acho q a coisa deve ser mais simples do q parece….

                                  se vc tem a curva de potência plotada, save q a x rpms vc tem entregue z cavalos

                                  a linha mais simples é associar num mostrador é parte a potência q o motor desenvolve naquela rpm....mas deve ter alguma correção percentual em cima de outros sensores...

                                  mais ou menos assim: 3k: 200cvs...+/- x% de erro de acordo com posição de borboleta, leitura de sonda.....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Z Offline
                                    Z Offline
                                    Zaza
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    eu acho que a central se baseia en presão no coletor, rpm, ponto e tal, e apartir dai informa uma potencia estimada.

                                    acredito que colocando o motor en un dinamometro de bancada e fazendo inumeras simulação de rotação x presão e tal e com isso informar a potencia.

                                    [snapback]524679[/snapback]

                                    acredito que essa seja a logica aplicada, funciona apartir de um mapa que varia de acordo com map/maf x rpm x velocidade, assim pode ser definido a carga que o motor esta recebendo e a rota?ao, tendo uma estimativa da potencia em tempo real, mapas que foram extraidos atravez de testes em dinamometro.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • K Offline
                                      K Offline
                                      Ktulu
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      tava pensando agora, não é difácil fazer isso não.

                                      o gtech calcula a potencia fazendo pesovelocidadeaceleração (snme). pra calcula aceleração tem os aceler?metros e a velocidade é calculada se integrando a aceleração. por isso a necessidade de se iniciar parado.

                                      pra se fazer isso sem acelerometro, basta fazer a leitura do velocimetro, e derivar a leitura pra se obter a aceleração. o peso é conhecido, então se tem a potencia do mesmo jeito que o gtech calcula.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
                                        Lost
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        sim, no velocimetro vc descobre a aceleracao… ainda pode aplicar uma correcao por arrasto da carroceria conforme ganha velocidade. sabendo o peso, vc descobre a potencia. soh que nao eh tao preciso... acelerometro eh mais preciso...

                                        mas acredito mais em ser pela injecao mesmo...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          marcioap
                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          gtech ve a potencia na hora sim marcio… eh por aceleracao... o problema eh que ele mostra potencia na roda... vc vai andando, acelerando e ele vai mostrando a potencia se baseando em forca g. pode mostrar a força g de aceleracao, frenagem e curva, na hroa...

                                          [snapback]524741[/snapback]

                                          lost vc tem certeza disso q vc ta falando? por que eu tenho un g-tech pro rr e só consigo medir potencia como falei antes, parado e dai puxar por 200mts ou 300mts e tal, quanto mais melhor.

                                          si tiver como medir andando, na hora, e alguem ai souber me encina por favor, por que acho que teria mais precisão do que arrancando.

                                          ah lost, no g-tech a potencia informada não é na roda e sim a potencia que foi transferida pro carro, pois na arrancada, vc patina por ej e essa potencia não foi pro carro.

                                          1 Resposta Última resposta

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