Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Existe potenciometro ???

Existe potenciometro ???

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
37 Posts 14 Posters 2.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • L Offline
    L Offline
    Le
    escreveu em última edição por
    #13

    tem ao montes, porém não é barato, só pra citar: apexi,blitz,gtech,hks

    [snapback]524182[/snapback]

    o edu, mas pelo que lembro do gtech, ele parece um gps, nao parece com um manometro igual a esse, o gtech sao varias funcoes

    certo ou errado…

    ou + ou - .... :)

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      Edu4rdoBR
      escreveu em última edição por
      #14

      o edu, mas pelo que lembro do gtech, ele parece um gps, nao parece com um manometro igual a esse, o gtech sao varias funcoes

      certo ou errado…

      ou + ou - .... :)

      [snapback]524185[/snapback]

      o design dele é parecido, mas ele não é um gps, ele faz medições como tempo de aceleração, 400m, distancia e etc

      tb tem uns que medem grau de drift :)

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Le
        escreveu em última edição por
        #15

        o design dele é parecido, mas ele não é um gps, ele faz medições como tempo de aceleração, 400m, distancia e etc

        [snapback]524186[/snapback]

        o que eu quiz dizer era que ele era parecido com um gps (formato)

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Edu4rdoBR
          escreveu em última edição por
          #16

          o que eu quiz dizer era que ele era parecido com um gps   (formato)

          [snapback]524190[/snapback]

          eu tb acho.

          agora ?ia um modelo da apexi

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #17

            acho q na ie deve ter alguma programação pra calcular o torque a partir da pressão de turbo, alimentação e ponto…

            algo como uma tabela, aí de acordo com o funcionamento do motor ele lá o valor na tabela e mostra no reloginho

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #18

              pode ser pela injecao ou um simples acelerometro, que pode incluir nos calculos o peso do tanque de combustivel de acordo com quanto de combustivel, tem no tanque. mas nao pode incluir o peso do motorista… alias, ateh pode se tiver sensores na suspensao...

              sabendo o peso exato do carro + aceleracao usando acelerometro, da pra saber a potencia na roda direitinho... ja potencia no motor, ele teria que saber o arrasto total e em que marcha esta...

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #19

                pode ser pela injecao ou um simples acelerometro, que pode incluir nos calculos o peso do tanque de combustivel de acordo com quanto de combustivel, tem no tanque. mas nao pode incluir o peso do motorista… alias, ateh pode se tiver sensores na suspensao...

                sabendo o peso exato do carro + aceleracao usando acelerometro, da pra saber a potencia na roda direitinho... ja potencia no motor, ele teria que saber o arrasto total e em que marcha esta...

                [snapback]524275[/snapback]

                deve ter como fazer um cálculo de torque estimado levando em consideração a compresão original do motor (média) e a pressão do turbo + alimentação…

                andando com um amigo no golf gti turbo dele, usando um software chamado vag-com que lá o canal de diagnose da ie e permite q vc tenha a leitura e depois salvar o log de vêrios dados q a ie calcula/l?, tem 1 dos canais q informa o torque instant?neo do motor....se bem que, como a ie sabe da velocidade do carro por meio de um sensor, ela deve utilizar esses dados pra fazer os cálculos...

                tá aí, agora eu fiquei em dúvida, se é pelo acelerador ou se pelo torque do motor, por meio de cálculos...

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  com certeza tem sim quauad. principalmente em injecoes que tem resposta ao acelerador em torque, como o vw e-gas.

                  esses ai devem ser assim tb. tudo certinho… nao eh dificil dar a potencia instantanea mesmo, ainda mais se o alvo da i.e. for o torque.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Z Offline
                    Z Offline
                    Zungalele
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    acho que não deve ser por aceler?metro pois muitos fatores influenciam no resultado como quantidades de passageiros, subida ou descida de rampas, quantidade de combustável, etc…

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      outro dia tava falando com um cara q trabalha com remapeamento, e ele me explicou que a injecao do audi t trabalha com curva de torque entregue.

                      pelo que eu entendi, ele remapeia a curva de torque do jeito que quer, e o carro se vira com a alimentação e pressao pra chegar naquele torque.

                      o problema é que se não conseguir chegar dá falha na injecao e amarra o carro.

                      mas voltando ao assunto, se a audi sabe qual é o torque instantaneo q ta entregando seria bem facil fazer um marcador desses.

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        com certeza, eh soh multiplicar pelo rpm, ja que a potencia que ele mostra ali eh no motor… nem interessa arrasto e o escambau...

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          eu acho que a central se baseia en presão no coletor, rpm, ponto e tal, e apartir dai informa uma potencia estimada.

                          acredito que colocando o motor en un dinamometro de bancada e fazendo inumeras simulação de rotação x presão e tal e com isso informar a potencia.

                          com o g-tech não é posivel ver a potencia a qualquer momento, vc tem q parar completamente, deixar os acelerometros estabilizaren, acionar ele e arrancar como si tive-se fazendo uma arrancada, ai com base ao tempo, peso e os acelerometros dá pra ter uma base da potencia transferida.

                          o g-tech rr tem o lance ai que foi falado de força g da carroceria fazendo curvas e tal, muito legal tamben.

                          só que potencia até hoje eu só consegui medir estando parado e pisando.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            gtech ve a potencia na hora sim marcio… eh por aceleracao... o problema eh que ele mostra potencia na roda... vc vai andando, acelerando e ele vai mostrando a potencia se baseando em forca g. pode mostrar a força g de aceleracao, frenagem e curva, na hroa...

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              amarchetti
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              eu acho q a coisa deve ser mais simples do q parece….

                              se vc tem a curva de potência plotada, save q a x rpms vc tem entregue z cavalos

                              a linha mais simples é associar num mostrador é parte a potência q o motor desenvolve naquela rpm....mas deve ter alguma correção percentual em cima de outros sensores...

                              mais ou menos assim: 3k: 200cvs...+/- x% de erro de acordo com posição de borboleta, leitura de sonda.....

                              1 Resposta Última resposta
                              • Z Offline
                                Z Offline
                                Zaza
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                eu acho que a central se baseia en presão no coletor, rpm, ponto e tal, e apartir dai informa uma potencia estimada.

                                acredito que colocando o motor en un dinamometro de bancada e fazendo inumeras simulação de rotação x presão e tal e com isso informar a potencia.

                                [snapback]524679[/snapback]

                                acredito que essa seja a logica aplicada, funciona apartir de um mapa que varia de acordo com map/maf x rpm x velocidade, assim pode ser definido a carga que o motor esta recebendo e a rota?ao, tendo uma estimativa da potencia em tempo real, mapas que foram extraidos atravez de testes em dinamometro.

                                1 Resposta Última resposta
                                • K Offline
                                  K Offline
                                  Ktulu
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  tava pensando agora, não é difácil fazer isso não.

                                  o gtech calcula a potencia fazendo pesovelocidadeaceleração (snme). pra calcula aceleração tem os aceler?metros e a velocidade é calculada se integrando a aceleração. por isso a necessidade de se iniciar parado.

                                  pra se fazer isso sem acelerometro, basta fazer a leitura do velocimetro, e derivar a leitura pra se obter a aceleração. o peso é conhecido, então se tem a potencia do mesmo jeito que o gtech calcula.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
                                    L Offline
                                    Lost
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    sim, no velocimetro vc descobre a aceleracao… ainda pode aplicar uma correcao por arrasto da carroceria conforme ganha velocidade. sabendo o peso, vc descobre a potencia. soh que nao eh tao preciso... acelerometro eh mais preciso...

                                    mas acredito mais em ser pela injecao mesmo...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      marcioap
                                      escreveu em última edição por
                                      #30

                                      gtech ve a potencia na hora sim marcio… eh por aceleracao... o problema eh que ele mostra potencia na roda... vc vai andando, acelerando e ele vai mostrando a potencia se baseando em forca g. pode mostrar a força g de aceleracao, frenagem e curva, na hroa...

                                      [snapback]524741[/snapback]

                                      lost vc tem certeza disso q vc ta falando? por que eu tenho un g-tech pro rr e só consigo medir potencia como falei antes, parado e dai puxar por 200mts ou 300mts e tal, quanto mais melhor.

                                      si tiver como medir andando, na hora, e alguem ai souber me encina por favor, por que acho que teria mais precisão do que arrancando.

                                      ah lost, no g-tech a potencia informada não é na roda e sim a potencia que foi transferida pro carro, pois na arrancada, vc patina por ej e essa potencia não foi pro carro.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
                                        Lost
                                        escreveu em última edição por
                                        #31

                                        po kra, que eu me lembre, no gtech do milho que era aquele mais simples, mostrava os cv na hora… soh se eu tiver confundindo com ele mostrar força g na hora... sei la hein...

                                        eh, potencia na roda que eu quis dizer eh isso. conta tudo, pneu, suspensao, tamanhode roda... tudo mesmo... se vc nao tiver tracao ja era, vai dar potencia baixa...

                                        precisava esclarecer com o milho, tb faz quase 3 anos que medimo isso :) posso ta confundindo...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
                                          E Offline
                                          Edu4rdoBR
                                          escreveu em última edição por
                                          #32

                                          o g-tech rr tem o lance ai que foi falado de força g da carroceria fazendo curvas e tal, muito legal tamben.

                                          o aparelho que eu vi, mostra em graus o angulo do seu drift, custa em torno de 500us$

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários