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mas f?bio, todos os cames são assim?tricos, em todos os comandos.
as variações são mínimas, mas existem.
? da? que existe a necessidade de enquadrar o comando. enquadrar não é posicionar, mas sim regular as válvulas pra eliminar as diferenças entre os cames.
muitos anos atrás, o tio do mazuco aqui de sbc tinha um opala ss6 com comando 250/s, tuchos mecânicos e uma carburação feita pelo isaac.
pois bem, o isaac tomou o cuidado de enquadrar o comando, regulando todas as folgas de válvulas de acordo com a diferença que havia entre um came e outro.
veja bem: estamos falando de um comando de produção em larga escala, mas que ao mesmo tempo precisa ter um mínimo de qualidade, com variação mínima. imagine a variação que existe em um desses comandos c?pia fabricados em fundo de quintal…
pois bem, o ss foi emprestado ao mazuco, que veio para o centro de sbc e andou nela com o tanque na reserva. não demorou muito tempo e os detritos entupiram os carburadores, parando o bendito seis em linha chevrolet.
o mazuco, desesperado por ter estragado o opal?o do tio dele, levou o carro na primeira oficina que viu pela frente. o cara colocou gasolina, checou as folgas de válvulas e muito espertamente concluiu: porra, não é de se estranhar que o carro esteja uma bosta, as válvulas estão todas desreguladas .
o coitado foi lá, pegou o manual gm e regulou todas as válvulas a quente, com a mesma medida. fez uma limpeza nos carburadores, mas o mazuco notou que o carro não andava mais a mesma coisa.
ligou pro isaac, que perguntou o que gavia acontecido. disse que tinha levado o carro numa boca de porco, a primeira coisa que o isaac perguntou: ele não mexeu na folga de válvulas né?
dito e feito. a sorte é que o isaac tinha anotado as folgas de válvulas para cada cilindro. levou o opalão pro velho de novo, acertou a regulagem de válvulas conforme havia anotado anteriormente e o motor voltou a ser o reloginho que era antes.
coisa mais besta do mundo, mas que muita gente esquece.
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estranho, devido a mudanças de regulamento comprei 3 comandos 49g (049109101g) na consession?ria, pra utilizar em circuito, e todos tem exatamente 10,75mm de levante tanto na admissão como no escape
o pior que comprei um e uma agencia pra testar e depois de aprovado comprei mais dois em outro
abraço,
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vc conferiu se o comando não passou por retífica , isto é se o diamentro da base do lábulo era a mesma?
obs.: outro comando que eu utilizava bastante era o 53.1 (053109101.1) ele tinha 10,25mm de lift.
abraço,
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mas f?bio, todos os cames são assim?tricos, em todos os comandos.
as variações são mínimas, mas existem.
? da? que existe a necessidade de enquadrar o comando. enquadrar não é posicionar, mas sim regular as válvulas pra eliminar as diferenças entre os cames.
muitos anos atrás, o tio do mazuco aqui de sbc tinha um opala ss6 com comando 250/s, tuchos mecânicos e uma carburação feita pelo isaac.
pois bem, o isaac tomou o cuidado de enquadrar o comando, regulando todas as folgas de válvulas de acordo com a diferença que havia entre um came e outro.
veja bem: estamos falando de um comando de produção em larga escala, mas que ao mesmo tempo precisa ter um mínimo de qualidade, com variação mínima. imagine a variação que existe em um desses comandos c?pia fabricados em fundo de quintal…
pois bem, o ss foi emprestado ao mazuco, que veio para o centro de sbc e andou nela com o tanque na reserva. não demorou muito tempo e os detritos entupiram os carburadores, parando o bendito seis em linha chevrolet.
o mazuco, desesperado por ter estragado o opal?o do tio dele, levou o carro na primeira oficina que viu pela frente. o cara colocou gasolina, checou as folgas de válvulas e muito espertamente concluiu: porra, não é de se estranhar que o carro esteja uma bosta, as válvulas estão todas desreguladas .
o coitado foi lá, pegou o manual gm e regulou todas as válvulas a quente, com a mesma medida. fez uma limpeza nos carburadores, mas o mazuco notou que o carro não andava mais a mesma coisa.
ligou pro isaac, que perguntou o que gavia acontecido. disse que tinha levado o carro numa boca de porco, a primeira coisa que o isaac perguntou: ele não mexeu na folga de válvulas né?
dito e feito. a sorte é que o isaac tinha anotado as folgas de válvulas para cada cilindro. levou o opalão pro velho de novo, acertou a regulagem de válvulas conforme havia anotado anteriormente e o motor voltou a ser o reloginho que era antes.
coisa mais besta do mundo, mas que muita gente esquece.
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pois é, regulagem de valvulas é algo tão importante quanto a troca do comando em si. apenas trocar o comando e não regular as valvulas é um grave erro com prejuizo direto no rendimento.
isso sem contar qdo se troca por um comando de outro fabricante, onde as vzs as 8 valvulas ficam abertas direto.
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entao o que fiz foi medir o circulo base e o lado mais alto em todos os lobulos. o comando é bem novo. medi em todos os cames e sempre o mesmo.
partindo da polia:
1? = 10,8
2? = 10,3
3? = 10,8
4? = 10,3
5? = 10,3
6? = 10,8
7? = 10,3
8? = 10,8
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estranho, devido a mudanças de regulamento comprei 3 comandos 49g (049109101g) na consession?ria, pra utilizar em circuito, e todos tem exatamente 10,75mm de levante tanto na admissão como no escape
o pior que comprei um e uma agencia pra testar e depois de aprovado comprei mais dois em outro
abraço,
[snapback]532487[/snapback]
caramba mais uma informação para os milhões de tópicos sobre o mitol?gico 049g
eu sempre soube que era assim?trico… mais levante no escape do que na admissão.
já li que a admissão era 10,2 ; 10,3 ; 10,5
escape 10,8 ; 10,9
lobe 108, 110
a duração então... tudo o possível entre 260? e 272?... mas em geral com mais graus na admissão do que no escape.
mas admissão com o mesmo lift que no escape pra mim é novidade...
mas é bom saber. se os novos que se compram em autorizada hoje em dia forem assim... melhor
alguém sabe dizer pq o 027.7 parou de fabricar enquanto o 049g que é muito mais velho e parou de fabricar é muito mais tempo ainda está em produção ?
[]?s
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entao o que fiz foi medir o circulo base e o lado mais alto em todos os lobulos. o comando é bem novo. medi em todos os cames e sempre o mesmo.
partindo da polia:
1? = 10,8
2? = 10,3
3? = 10,8
4? = 10,3
5? = 10,3
6? = 10,8
7? = 10,3
8? = 10,8
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a partir destas medidas você calcula a folga de válvulas e voil?, seu comando estará enquadrado.
alguém sabe dizer pq o 027.7 parou de fabricar enquanto o 049g que é muito mais velho e parou de fabricar é muito mais tempo ainda está em produção ?
[]?s
[snapback]532570[/snapback]
não parou. o problema é de log?stica mesmo.
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não é a 1? vez q ouão existirem varios modelos 49g
medi ontem pra tirar a duvida mesmo e akele era assimetrico.
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existe mais de um 049 , isso é certeza. agora, existir variações de uma peça q tem o mesmo numero no catélogo é um pouco demais pra ser realidade né…
tem q pegar um comando zero e medir, ai sim. pq medir comando usado não é a mesma coisa devido ao desgaste.
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quem mediu por aqui já me falou que era coisa de 10,5 de levante em escape e admissão.
já que falaram no 027, eu liguei pra todas as concession?rias vw e ford daqui de curitiba, passei o part number (o pn é o mesmo pré ford e vw, já que esse comando veio nos logus wolfstein, pointer gti e nos ex-corte xr3), na ford aparece como peça cancelada em estoque, na vw não tem e tem pedido na fábrica.
tentei achar nos desmanches mais conhecidos algum pointer gti, escort ou logus e não achei em lugar nenhum… eu quero fazer um cabe?otinho b?sico hidr?ulico pré rua e queria um comando desse... dormi pensando nele e sonhei que tinha achado um pointer batido e quando abri a tampa de válvulas e girei o motor na mão, o comando girou e na estampa dele estava 026 alguma coisa... pesadelo
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vc conferiu se o comando não passou por retífica , isto é se o diamentro da base do lábulo era a mesma?
obs.: outro comando que eu utilizava bastante era o 53.1 (053109101.1) ele tinha 10,25mm de lift.
abraço,
[snapback]532488[/snapback]
esse 053 é o que o pessoal usa em circuito com muita curva , pré ter mais torque ?
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a duração depende da folga de válvula, logo, o comando estará enquadrado sim.
[snapback]532628[/snapback]
se a duração fosse o mesmo q enquadramento sim, estaria. mas não ?.
ajustar a folga das valvulas é uma coisa, enquadrar é outra totalmente diferente.
enquadramento é por o comando em total sincronismo com o virabrequim de acordo com seu diagrama.
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se a duração fosse o mesmo q enquadramento sim, estaria. mas não ?.
ajustar a folga das valvulas é uma coisa, enquadrar é outra totalmente diferente.
enquadramento é por o comando em total sincronismo com o virabrequim de acordo com seu diagrama.
[snapback]532629[/snapback]
o qual de nada serve se as folgas de válvulas estiverem incorretas…
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deixa eu aproveita esse topico …
então alguem sabe qual eh o melhor enquadramento pro 49g?
valew
adriano nogueira