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Variador de avan

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Zaza
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    #6

    valeu, mas ai é mta coisa :ops:

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    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #7

      isso seria uma solucao pra conversao de gasolina para alcool apenas hein

      sempre pensei nisso e nunca fui levado a serio com essa ideia

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        S.Pazzotto
        escreveu em última edição por
        #8

        isso seria uma solucao pra conversao de gasolina para alcool apenas hein

        sempre pensei nisso e nunca fui levado a serio com essa ideia

        [snapback]548836[/snapback]

        então, imagina um 1.6 transformado no álcool só com bicos maiores ( 50% ), e com ponto original…

        agora imagina um golf 1.6 transformado no álcool... para mim, é meio ruim de dirigibilidade na fase aspirada...

        a? arrumei essa solução, mas não testei ainda por falta de $$$.

        mas logo logo, tou arrumando um p/mim hehe. :ninja:

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          ruiak
          escreveu em última edição por
          #9

          mas cara … como q ele faz o avanço??? essa eh a minah duvida .. como ele faz pra enganar a inje?ao ... pelo q me explicaram eh por sensor de faze =/

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            S.Pazzotto
            escreveu em última edição por
            #10

            mas cara … como q ele faz o avanço??? essa eh a minah duvida .. como ele faz pra enganar a inje?ao ... pelo q me explicaram eh por sensor de faze =/

            [snapback]548847[/snapback]

            então ruiak, foi como eu disse no primeiro post…

            o variador avan?a toda a curva de ignição.

            grosseiramente falando, o variador adiciona ponto encima do ponto original da i.e

            se vc configura p/ adiantar 6?, e num momento vc tem 15? de ponto, com o variador fica 15+6=21?

            simples... dá uma lida de novo, qualquer duvida estamos aí

            abraão

            :ninja:

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              DuDu_Civic
              escreveu em última edição por
              #11

              pois é, ele soma ponto ao original

              agora só tirando uma dúvida, a curva de ponto do alcool não é bem diferente do q da gasolina?

              não adianta só avan?ar a curva toda né? no alcool snme tem menos ponto final

              []s

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                S.Pazzotto
                escreveu em última edição por
                #12

                excelente pergunta dudu não me atentei a este detalhe …

                vou procurar me informar, alguém aí sabe ??

                mas tb dudu, tamos falando de adaptação, ok? algo próximo de um comportamento 100% original, mas nunca 100%, pois não somos fábrica... hehehehehehehe. não sei se me fiz entender direito...

                abraão

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcioap
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

                  si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    DuDu_Civic
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

                    si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

                    [snapback]548923[/snapback]

                    snme ele realmente avan?a pra próxima centelha

                    deve ser por isso q ele só é ativado com motor acima de 2000 rpm

                    ? como se ele pegasse a centelha é 30 graus e adiantasse 369 graus = 399 graus = 39 graus na proxima centelha

                    ser???? :ninja:

                    fiquei encucado

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      DuDu_Civic
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      não funcionou aiuhaihiahiuhaihiuaiuhaiha

                      ? como se ele segurasse o ponto em 351 graus, atrasasse o ponto 351 graus

                      30 - 351 = -321

                      ou seja, 39 graus na proxima centelha, acho q melhorou

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        S.Pazzotto
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

                        o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

                        exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

                        e intercepta o sinal do sensor original.

                        na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

                        ? mais ou menos isso. hehehehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          ruiak
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          entaaaaaaaaaaaaaaaaaaao foi isso q eu perguntei ali em cima … ele pega o sinal da roda fonica e joga 6 graus ou 9 ou qlq coisa assim em cima ....

                          o problema eh q fazendo assim pro gnv nao da nada pois ele eh injetado independentemente dos bicos ..

                          agora em carro com inje?ao daria problema na fase de inje?ao .. injetaria a quantidade de graus antes em rela?ao a abertura de valvula ..

                          seria como adiantar o sensor de ponto da roda fonica

                          pra motor a alcool nao sei se fica bom nao

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            S.Pazzotto
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

                            se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

                            mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              agora a coisa ficou mais clara…pelo menos pra mim, q tinha muitas dúvidas a esse respeito...

                              ainda continuo com dúvidas:

                              1. ok, ele adianta o ponto para o próximo ciclo, lendo rpm e vendo o buraco de 2 dentes na roda fúnica de 60-2...então, vanos supor o funcionamento de um motor em alguns ciclos pro caso do avanço em 6 graus:

                              1o ciclo: central manda x graus de ponto

                              2o ciclo: aparelho manda x+6 graus e central manda y graus

                              3o ciclo: aparelho manda y+6 graus e central manda z graus

                              4o ciclo: aparelho manda z+6 graus e central manda ...

                              ? isso?

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                ruiak
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                pelo que eu entendi eh mais ou menos isso quarteto .. o variador adianta a quantidade de graus que voce programa … e isto eh lido pela inje?ao atravez do sensor de ponto que a inje?ao le ...

                                ou seja .. ele pega o sensor do ponto e adianta x graus .. ai a inje?ao se adianta em x graus em rela?ao a todos os controles que ela faz em cima do motor ...

                                na realidade ele eh um variador de sensor ligavel e desligavel ...

                                nao vejo mta vantagem em colocar em um carro que nao tenha gnv ... seria a mesma coisa que mexer o sensor da roda fonica...

                                eh por isso q ele funciona em qlq tipo de carro com qlq tipo de inje?ao ...

                                mas eu sei lah nao creio que seja uma solu?ao pra prepara?ao .. e sim pro gnv soh msm

                                sei la .. essa eh a minha opiniao

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

                                  se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

                                  mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

                                  [snapback]549471[/snapback]

                                  nao é tao pouco nao. o combustivel é injetado no ciclo de explosao, justamente pra evaporar e ficar por ali ateh a admissao. entao ele injeta junto com a faisca, pistao desce, pistao sobe, e entao a admissao abre e o pistao puxa aquele combustivel que ficou ali. entao vc tem o combutivel parado por 2 tempos ou 1 volta do virabrequim. a 6000 rpm, o combustivel fica ali por 10ms é bastante

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    #22

                                    ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

                                    o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

                                    exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

                                    e intercepta o sinal do sensor original.

                                    na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

                                    ? mais ou menos isso. hehehehe

                                    [snapback]548930[/snapback]

                                    exato. ele modifica a posicao dos dentes faltantes, virtualmente. na verdade os dentes estao la, no mesmo lugar, porem quando chega a vez dos dentes faltantes passarem pelo sensor, o variador continua gerando sinal como se tivesse dentes la, e em outro momento, onde existem dentes, ele gera sinal como se nao existisse. com isso ele muda a posicao dos dentes. é a mesma coisa que vc correr os furos da roda fonica e virar ela pra frente no sentido do giro do motor, pra que os dentes faltantes cheguem mais cedo no sensor do que com relacao ao original. com isso vc desloca a polia com relacao ao virabrequim. nem precisa esquentar com proxima centelha nem nada, basta mudar a posicao dos faltantes.

                                    como sao 360 graus (nao 365, isso sao os dias do ano :ninja:) divididos por 60, cada dente equivale a 6 graus. pra avancar 3 graus, o variador muda tambem a borda do sinal, ou seja, quando o sinal ta subindo, a saida do variador ta caindo, e quando ta caindo o variador ta subindo… assim vc desloca 3 graus.

                                    eu fiz o sw dum variador de avanco, mas nao montei o hw. o problema é que quando ele é desligado, vc tem 1 ciclo sem funcionamento no motor, pq ele espera o motor virar pra sincronizar os dentes faltantes. podem reparar que quando vc desliga o motor da um soquinho. quando liga nao pq ele recebe o sinal dos dentes faltantes, e ta copiando isso igualzinho pra injecao, e por exemplo se vc avancou o ponto 6 graus, quando vc liga, ele ja da o sinal dos dentes faltantes 1 dente antes da polia dar o sinal, entao nao tem ciclo nenhum sem explosao...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
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                                      #23

                                      fiz um desenho pra explicar o que eu falei. como é como se vc deslocasse a polia, nem precisa esquentar com proximo ciclo. isso no caso de variador de polia fonica. se existe algum hall eu nao conheco e nao sei como fazem. mas ai sim entraria o lance de jogar a faisca pro proximo ciclo…

                                      ta ae o desenho. reparem que pra avancar 3 graus, de 6 pra 9, o sinal fica invertido, isso pq a cada sinal de subida, sao 6 graus, como entre um e outro vc tem um sinal de descida, a descida significa 3 graus...

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #24

                                        existem variadores de avanço q so adiantam o ponto apartir de um certo giro programado pra evitar esse soquinho.

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                                        • S Offline
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                                          SemControle
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          podia ter de 0 a determinado giro ai servia pra fase aspro do turbo :ninja:

                                          1 Resposta Última resposta

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