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Variador de avan

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Zaza
    escreveu em última edição por
    #3

    eu nao conheco o funcionamento deste sistema, mas sera que no meu caro ele resolveria?

    meu caso é o seguinte, minha ie sobe ponto ate os 5200 rpm, vem 24? com o carro aspro 4,23v de map mas com a pressao da turbina ele derruba o ponto para 18? a 5200 rpm, eu queria vir puxando o ponto a casa 400 rpm + 1?, com esse variador seria possivel?

    antes que alguem me mande colocar um clamper, para segurar 24? vai ser muito ponto ate os 5200 rpm, e depois vai continuar perdendo desempenho, ate esse faixa de giro o ponto é perfeito depois deixa a desejar.

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    • D Offline
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      DuDu_Civic
      escreveu em última edição por
      #4

      o variador vai mexer na faixa toda de giro qdo acionado, ele pode ser acionado a partir de determinado giro, ou qdo vc mexer no acelerador, mas da? ele fica direto até vc desligar o carro, com o ponto deslocado em no minimo 6 graus na curva toda

      []s

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      • S Offline
        S Offline
        S.Pazzotto
        escreveu em última edição por
        #5

        eu nao conheco o funcionamento deste sistema, mas sera que no meu caro ele resolveria?

        meu caso é o seguinte, minha ie sobe ponto ate os 5200 rpm, vem 24? com o carro aspro 4,23v de map mas com a pressao da turbina ele derruba o ponto para 18? a 5200 rpm, eu queria vir puxando o ponto a casa 400 rpm + 1?, com esse variador seria possivel?

        antes que alguem me mande colocar um clamper, para segurar 24? vai ser muito ponto ate os 5200 rpm, e depois vai continuar perdendo desempenho, ate esse faixa de giro o ponto é perfeito depois deixa a desejar.

        [snapback]548482[/snapback]

        resolveria, vc programa o variador p/ atuar acima dos 5.200 rpm. :semata:

        só que ele adianta no mínimo 6?. os valores de avanço são:

        6?, 9?, 12? e 15?, selecionado por microchave no aparelho.

        dá uma olhada no site deles, tem boas informações lá no manual deles :ops:

        1 Resposta Última resposta
        • Z Offline
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          Zaza
          escreveu em última edição por
          #6

          valeu, mas ai é mta coisa :ops:

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
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            SemControle
            escreveu em última edição por
            #7

            isso seria uma solucao pra conversao de gasolina para alcool apenas hein

            sempre pensei nisso e nunca fui levado a serio com essa ideia

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            • S Offline
              S Offline
              S.Pazzotto
              escreveu em última edição por
              #8

              isso seria uma solucao pra conversao de gasolina para alcool apenas hein

              sempre pensei nisso e nunca fui levado a serio com essa ideia

              [snapback]548836[/snapback]

              então, imagina um 1.6 transformado no álcool só com bicos maiores ( 50% ), e com ponto original…

              agora imagina um golf 1.6 transformado no álcool... para mim, é meio ruim de dirigibilidade na fase aspirada...

              a? arrumei essa solução, mas não testei ainda por falta de $$$.

              mas logo logo, tou arrumando um p/mim hehe. :ninja:

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                ruiak
                escreveu em última edição por
                #9

                mas cara … como q ele faz o avanço??? essa eh a minah duvida .. como ele faz pra enganar a inje?ao ... pelo q me explicaram eh por sensor de faze =/

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  S.Pazzotto
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  mas cara … como q ele faz o avanço??? essa eh a minah duvida .. como ele faz pra enganar a inje?ao ... pelo q me explicaram eh por sensor de faze =/

                  [snapback]548847[/snapback]

                  então ruiak, foi como eu disse no primeiro post…

                  o variador avan?a toda a curva de ignição.

                  grosseiramente falando, o variador adiciona ponto encima do ponto original da i.e

                  se vc configura p/ adiantar 6?, e num momento vc tem 15? de ponto, com o variador fica 15+6=21?

                  simples... dá uma lida de novo, qualquer duvida estamos aí

                  abraão

                  :ninja:

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    DuDu_Civic
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    pois é, ele soma ponto ao original

                    agora só tirando uma dúvida, a curva de ponto do alcool não é bem diferente do q da gasolina?

                    não adianta só avan?ar a curva toda né? no alcool snme tem menos ponto final

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      S.Pazzotto
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      excelente pergunta dudu não me atentei a este detalhe …

                      vou procurar me informar, alguém aí sabe ??

                      mas tb dudu, tamos falando de adaptação, ok? algo próximo de um comportamento 100% original, mas nunca 100%, pois não somos fábrica... hehehehehehehe. não sei se me fiz entender direito...

                      abraão

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

                        si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          DuDu_Civic
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

                          si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

                          [snapback]548923[/snapback]

                          snme ele realmente avan?a pra próxima centelha

                          deve ser por isso q ele só é ativado com motor acima de 2000 rpm

                          ? como se ele pegasse a centelha é 30 graus e adiantasse 369 graus = 399 graus = 39 graus na proxima centelha

                          ser???? :ninja:

                          fiquei encucado

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            DuDu_Civic
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            não funcionou aiuhaihiahiuhaihiuaiuhaiha

                            ? como se ele segurasse o ponto em 351 graus, atrasasse o ponto 351 graus

                            30 - 351 = -321

                            ou seja, 39 graus na proxima centelha, acho q melhorou

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              S.Pazzotto
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

                              o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

                              exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

                              e intercepta o sinal do sensor original.

                              na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

                              ? mais ou menos isso. hehehehe

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                ruiak
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                entaaaaaaaaaaaaaaaaaaao foi isso q eu perguntei ali em cima … ele pega o sinal da roda fonica e joga 6 graus ou 9 ou qlq coisa assim em cima ....

                                o problema eh q fazendo assim pro gnv nao da nada pois ele eh injetado independentemente dos bicos ..

                                agora em carro com inje?ao daria problema na fase de inje?ao .. injetaria a quantidade de graus antes em rela?ao a abertura de valvula ..

                                seria como adiantar o sensor de ponto da roda fonica

                                pra motor a alcool nao sei se fica bom nao

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  S.Pazzotto
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

                                  se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

                                  mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    #19

                                    agora a coisa ficou mais clara…pelo menos pra mim, q tinha muitas dúvidas a esse respeito...

                                    ainda continuo com dúvidas:

                                    1. ok, ele adianta o ponto para o próximo ciclo, lendo rpm e vendo o buraco de 2 dentes na roda fúnica de 60-2...então, vanos supor o funcionamento de um motor em alguns ciclos pro caso do avanço em 6 graus:

                                    1o ciclo: central manda x graus de ponto

                                    2o ciclo: aparelho manda x+6 graus e central manda y graus

                                    3o ciclo: aparelho manda y+6 graus e central manda z graus

                                    4o ciclo: aparelho manda z+6 graus e central manda ...

                                    ? isso?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      ruiak
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                                      #20

                                      pelo que eu entendi eh mais ou menos isso quarteto .. o variador adianta a quantidade de graus que voce programa … e isto eh lido pela inje?ao atravez do sensor de ponto que a inje?ao le ...

                                      ou seja .. ele pega o sensor do ponto e adianta x graus .. ai a inje?ao se adianta em x graus em rela?ao a todos os controles que ela faz em cima do motor ...

                                      na realidade ele eh um variador de sensor ligavel e desligavel ...

                                      nao vejo mta vantagem em colocar em um carro que nao tenha gnv ... seria a mesma coisa que mexer o sensor da roda fonica...

                                      eh por isso q ele funciona em qlq tipo de carro com qlq tipo de inje?ao ...

                                      mas eu sei lah nao creio que seja uma solu?ao pra prepara?ao .. e sim pro gnv soh msm

                                      sei la .. essa eh a minha opiniao

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
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                                        #21

                                        então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

                                        se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

                                        mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

                                        [snapback]549471[/snapback]

                                        nao é tao pouco nao. o combustivel é injetado no ciclo de explosao, justamente pra evaporar e ficar por ali ateh a admissao. entao ele injeta junto com a faisca, pistao desce, pistao sobe, e entao a admissao abre e o pistao puxa aquele combustivel que ficou ali. entao vc tem o combutivel parado por 2 tempos ou 1 volta do virabrequim. a 6000 rpm, o combustivel fica ali por 10ms é bastante

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #22

                                          ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

                                          o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

                                          exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

                                          e intercepta o sinal do sensor original.

                                          na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

                                          ? mais ou menos isso. hehehehe

                                          [snapback]548930[/snapback]

                                          exato. ele modifica a posicao dos dentes faltantes, virtualmente. na verdade os dentes estao la, no mesmo lugar, porem quando chega a vez dos dentes faltantes passarem pelo sensor, o variador continua gerando sinal como se tivesse dentes la, e em outro momento, onde existem dentes, ele gera sinal como se nao existisse. com isso ele muda a posicao dos dentes. é a mesma coisa que vc correr os furos da roda fonica e virar ela pra frente no sentido do giro do motor, pra que os dentes faltantes cheguem mais cedo no sensor do que com relacao ao original. com isso vc desloca a polia com relacao ao virabrequim. nem precisa esquentar com proxima centelha nem nada, basta mudar a posicao dos faltantes.

                                          como sao 360 graus (nao 365, isso sao os dias do ano :ninja:) divididos por 60, cada dente equivale a 6 graus. pra avancar 3 graus, o variador muda tambem a borda do sinal, ou seja, quando o sinal ta subindo, a saida do variador ta caindo, e quando ta caindo o variador ta subindo… assim vc desloca 3 graus.

                                          eu fiz o sw dum variador de avanco, mas nao montei o hw. o problema é que quando ele é desligado, vc tem 1 ciclo sem funcionamento no motor, pq ele espera o motor virar pra sincronizar os dentes faltantes. podem reparar que quando vc desliga o motor da um soquinho. quando liga nao pq ele recebe o sinal dos dentes faltantes, e ta copiando isso igualzinho pra injecao, e por exemplo se vc avancou o ponto 6 graus, quando vc liga, ele ja da o sinal dos dentes faltantes 1 dente antes da polia dar o sinal, entao nao tem ciclo nenhum sem explosao...

                                          1 Resposta Última resposta

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