Coletores de escape
-
galera, pq o pessoal faz coletor de escape com tanta curva? qual a vantegem disso? vejam umas fotos do festival que eu catei:
http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0196.jpg
http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0187.jpg
abraços
-
galera, pq o pessoal faz coletor de escape com tanta curva? qual a vantegem disso? vejam umas fotos do festival que eu catei:
http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0196.jpg
http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0187.jpg
abraços
[snapback]567157[/snapback]
basicamente, mas bem basicamente mesmo, as curvas fazem com que o coletor fique harmonico : todos os dutos c/ o mesmo comprimento relativo, mantendo exatamente a mesma contra-pressao em todos os cilindros. isso em caso de aspirados ou turbo monofluxo.
em caso de turbo bipulsativo, o desenho leva em conta o aproveitamento dos pulsos do escape, oriundos dois a dois nos cilindros… sempre tem dois cilindros na fase de exaustao, o que gera um pulso no escape. se todos os dutos sao do mesmo tamanho, os pulsos chegam no rotor da turbina de forma desordenada, dois e depois dois... frequencia muito alta. com os tamanhos acertados dois a dois nos dutos (e isso envolve mto calculo) vc consegue fazer com que os pulsos chegem os 4 de maneira uniforme e ao mesmo tempo no rotor da turbina, que faz a turbina enxer mais rapido e disperdi?ando menos energia.
abraço.
martin
-
-
tenho minhas duvidas q precise de tanto assim…
que nem no caso dos fuscas, tem q usar turbina limão pq o coletor eh mt longo (mesmo q harmonico e equalizado, ainda eh longo) e os gases demoram pra chegar...
eu acredito q pra turbo, quanto menor o coletor melhor...
-
o problema dos fuscas é q o ar termina trocando muito calor e esfriando.. entendi o q o tim falou, tb acho q todos os cilindros devem ter a msm descarga de gases.. mas se exgerar no tamanho dos dutos do coletor pra poder se chegar a essa harmonia, vai terminar ocorrendo o msm problema q ocorre nos fuca
-
aqui no rj me cobraram r$570 pro meu antigo 206
[snapback]567395[/snapback]
esse preão devem ter te cobrado nos coletores normais esses que estamos comentando é mais caro por causa dos tamanho deles, quase o dobro dos normais
onde te cobraram scap turbo ou silauto
-
discordo de algumas coisas:
basicamente, mas bem basicamente mesmo, as curvas fazem com que o coletor fique harmonico :todos os dutos c/ o mesmo comprimento relativo, mantendo exatamente a mesma contra-pressao em todos os cilindros. isso em caso de aspirados ou turbo monofluxo.
na verdade as curvs são por pura falta de espaço f?sico. o ideal seria coletores longos e o mais retos possiveis, mas como não dá, as curvas se encarregam de alongar os canos e se ajeitarem no espaço disponivel.
agora calcular o tamanho e comprimento dos tubos pra cada motor e turbina já fica beeeeem mais complicado….
em caso de turbo bipulsativo, o desenho leva em conta o aproveitamento dos pulsos do escape, oriundos dois a dois nos cilindros... sempre tem dois cilindros na fase de exaustao, o que gera um pulso no escape.
errado nunca 2 cilindros vão estar em fase de escape ao mesmo tempo.....ainda mais num motor 4 cilindros.
estudando bem a ordem de ignição (1-3-4-2) de um motor 4cilindros vc vê isso claramente e ainda compreende o pq de sempre se juntar os cilindros 1/4 e 2/3 num coletor bi-pulsativo, por exemplo.
se todos os dutos sao do mesmo tamanho, os pulsos chegam no rotor da turbina de forma desordenada, dois e depois dois… frequencia muito alta. com os tamanhos acertados dois a dois nos dutos (e isso envolve mto calculo) vc consegue fazer com que os pulsos chegem os 4 de maneira uniforme e ao mesmo tempo no rotor da turbina, que faz a turbina enxer mais rapido e disperdi?ando menos energia.
martin, é quase impossivel os 4 pulsos chegarem ao mesmo tempo no rotor da turbina pra isso, vc teria que ter cada cano do coletor de um tamanho e com diferenças enormes de um pro outro…....e quando todos chegassem no rotor, ele ficaria sem força até chegar os outros 4 pulsos ao mesmo tempo e vc teria uma resposta muito ruim da turbina........sacou ?
o que acontece nos coletores bi-pulsativos é que vc vai ter sempre 1 pulso empurrando o rotor da turbina….........ordenados e sempre um atrás do outro, tipo batimento card?aco, sacou ? ?
pum-pum-pum-pum .............na ordem de ignição 1-3-4-2
assim nunca vai faltar pulso no rotor da turbina desde baixas rotações
ao contrario de um pumzão (4 pulsos juntos) e um tempoo esperando o outro pumzão pra empurrar o rotor........hehehehee........
abraço.
martin
[snapback]567163[/snapback]
não sei se fui claro…........mas é isso aí.
calcular coletores é coisa chata......... rocket cience mesmo..........hehehehee
abraço.