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Coletores de escape

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  • T Offline
    T Offline
    Tim
    escreveu em última edição por
    #2

    galera, pq o pessoal faz coletor de escape com tanta curva? qual a vantegem disso? vejam umas fotos do festival que eu catei:

    http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0196.jpg

    http://www.dragsterbrasil.com/arrancada/13…a/sexta0187.jpg

    abraços

    [snapback]567157[/snapback]

    basicamente, mas bem basicamente mesmo, as curvas fazem com que o coletor fique harmonico : todos os dutos c/ o mesmo comprimento relativo, mantendo exatamente a mesma contra-pressao em todos os cilindros. isso em caso de aspirados ou turbo monofluxo.

    em caso de turbo bipulsativo, o desenho leva em conta o aproveitamento dos pulsos do escape, oriundos dois a dois nos cilindros… sempre tem dois cilindros na fase de exaustao, o que gera um pulso no escape. se todos os dutos sao do mesmo tamanho, os pulsos chegam no rotor da turbina de forma desordenada, dois e depois dois... frequencia muito alta. com os tamanhos acertados dois a dois nos dutos (e isso envolve mto calculo) vc consegue fazer com que os pulsos chegem os 4 de maneira uniforme e ao mesmo tempo no rotor da turbina, que faz a turbina enxer mais rapido e disperdi?ando menos energia.

    abraço.

    martin

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      milTT
      escreveu em última edição por
      #3

      http://www.nelsaodragrace.com.br/

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        milTT
        escreveu em última edição por
        #4

        entendi… vlw, martin

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #5

          tenho minhas duvidas q precise de tanto assim…

          que nem no caso dos fuscas, tem q usar turbina limão pq o coletor eh mt longo (mesmo q harmonico e equalizado, ainda eh longo) e os gases demoram pra chegar...

          eu acredito q pra turbo, quanto menor o coletor melhor...

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            milTT
            escreveu em última edição por
            #6

            o problema dos fuscas é q o ar termina trocando muito calor e esfriando.. entendi o q o tim falou, tb acho q todos os cilindros devem ter a msm descarga de gases.. mas se exgerar no tamanho dos dutos do coletor pra poder se chegar a essa harmonia, vai terminar ocorrendo o msm problema q ocorre nos fuca

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gts turbo
              escreveu em última edição por
              #7

              e alguém tem noção de quanto sai um coletor desses?

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #8

                em inox, 1500/1700 por baixo.

                aão carbono +-550

                na german isso.

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  coletor de escape mais longe tende a melhorar de alta (mas de baixa … piora bastante e pegada e lag inclusive)

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TopFuel
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    e alguém tem noção de quanto sai um coletor desses?

                    [snapback]567373[/snapback]

                    aqui no rj me cobraram r$570 pro meu antigo 206

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gts turbo
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      aqui no rj me cobraram r$570 pro meu antigo 206

                      [snapback]567395[/snapback]

                      esse preão devem ter te cobrado nos coletores normais esses que estamos comentando é mais caro por causa dos tamanho deles, quase o dobro dos normais

                      onde te cobraram scap turbo ou silauto

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        maurício
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        em inox, 1500/1700 por baixo.

                        aão carbono +-550

                        na german isso.

                        [snapback]567386[/snapback]

                        200 de material(inox) e 2 dias de trabalho= 1500.. hehehehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fluff
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          ai depende do inox usado, da flange, da solda, do desenho do coletor, etc…

                          mas o que deixa caro mesmo é a mão de obra.

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            discordo de algumas coisas:

                            basicamente, mas bem basicamente mesmo, as curvas fazem com que o coletor fique harmonico :todos os dutos c/ o mesmo comprimento relativo, mantendo exatamente a mesma contra-pressao em todos os cilindros. isso em caso de aspirados ou turbo monofluxo.

                            na verdade as curvs são por pura falta de espaço f?sico. o ideal seria coletores longos e o mais retos possiveis, mas como não dá, as curvas se encarregam de alongar os canos e se ajeitarem no espaço disponivel.

                            agora calcular o tamanho e comprimento dos tubos pra cada motor e turbina já fica beeeeem mais complicado…. :hauhau:

                            em caso de turbo bipulsativo, o desenho leva em conta o aproveitamento dos pulsos do escape, oriundos dois a dois nos cilindros... sempre tem dois cilindros na fase de exaustao, o que gera um pulso no escape.

                            errado nunca 2 cilindros vão estar em fase de escape ao mesmo tempo.....ainda mais num motor 4 cilindros.

                            estudando bem a ordem de ignição (1-3-4-2) de um motor 4cilindros vc vê isso claramente e ainda compreende o pq de sempre se juntar os cilindros 1/4 e 2/3 num coletor bi-pulsativo, por exemplo. :lol:

                            se todos os dutos sao do mesmo tamanho, os pulsos chegam no rotor da turbina de forma desordenada, dois e depois dois… frequencia muito alta. com os tamanhos acertados dois a dois nos dutos (e isso envolve mto calculo) vc consegue fazer com que os pulsos chegem os 4 de maneira uniforme e ao mesmo tempo no rotor da turbina, que faz a turbina enxer mais rapido e disperdi?ando menos energia.

                            martin, é quase impossivel os 4 pulsos chegarem ao mesmo tempo no rotor da turbina   pra isso, vc teria que ter cada cano do coletor de um tamanho e com diferenças enormes de um pro outro…....e quando todos chegassem no rotor, ele ficaria sem força até chegar os outros 4 pulsos ao mesmo tempo e vc teria uma resposta muito ruim da turbina........sacou ?

                            o que acontece nos coletores bi-pulsativos é que vc vai ter sempre 1 pulso empurrando o rotor da turbina….........ordenados e sempre um atrás do outro, tipo batimento card?aco, sacou ? ?

                            pum-pum-pum-pum .............na ordem de ignição 1-3-4-2

                            assim nunca vai faltar pulso no rotor da turbina desde baixas rotações   :ninja:

                            ao contrario de um pumzão (4 pulsos juntos) e um tempoo esperando o outro pumzão pra empurrar o rotor........hehehehee........

                            abraço.

                            martin

                            [snapback]567163[/snapback]

                            não sei se fui claro…........mas é isso aí.

                            calcular coletores é coisa chata......... rocket cience mesmo..........hehehehee

                            abraço.

                            1 Resposta Última resposta

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