Blocante + curvas
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só pra esclarecer: esses diferenciais autobloqueantes (mola, pastilha, etc…spool e diferencial soldado estão fora) só funcionam quando tem torque aplicado sobre eles....então, a não ser q o motorista manobre o carro a 5000 rpm e largando a embreagem duma vez, ou faça curvas realmente de baixa de po trancado e marcha baixa (nem a f1 faz curva de baixa assim), o diferencial não ir? funcionar bloqueando @ 70% o tempo todo... manobrar = pouquêssimo torque utilizado = bloqueio 0; po trancado em sa?da de curva = muito torque = bloqueio @ 70%
simples assim...
ytsejam: vai na f?...se vc achar um de pastilhas, eu considero o ideal...mas se não achar ou fro caro demais, um de molas cumpre muito bem o papel...
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autoblocantes sim quarteto, mas os q ficam blocados o tempo todo a maioria aqui , eh diferente, ele atrapalha sim…
mas os casos citados por vc, realmente c não tiver força em cima ele funciona como o original do carro, ou seja praticamente nada de bloqueio....
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alguém já viu carros manobrando c/ blocante? o volante mal esterça e os pneus cantam c/ o carro praticamente parado…
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negativo.
isso não é com blocante e sim com diferencial travado ou um spool.
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autoblocantes sim quarteto, mas os q ficam blocados o tempo todo a maioria aqui , eh diferente, ele atrapalha sim…
mas os casos citados por vc, realmente c não tiver força em cima ele funciona como o original do carro, ou seja praticamente nada de bloqueio....
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os do tipo spool ou se vc travar o diferencial é dessa forma….
agora, um auto-bloqueante de mola, por exemplo, não atua dessa forma...e esses são muito fáceis de achar a um bom preço...
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sim.
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exato quarteto, mas a maioria aqui usa ou soldado ou spool…
autoblocantes mesmo são poucos q usam...
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quarteto, sua experiencia não serve de base pq vc mora em bsb e aí não tem curva fechada….ali?s, mal tem curva aí.
ok...? td 1 kestão de f?sica.....a roda do lado direito não faz a msm trajet?ria da roda do lado eskerdo....a dist?ncia percorrida pelas 2 rodas é diferente, sendo assim como vc vai aplicar 1 força igual sendo q o esforão necessário é diferente?
faz assim....poe o seu blocante e vem aki em gyn fzr pra?a cmg s/ blocante...te garanto q te deixo na poeira.
vcs em bsb entendem de reta....de curva entendo eu.
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mas pisca, pelo uq o quarteto disse, e eu tbm sigo esse raciocinio, é q o blocante só ir? aplicar os x% quando tiver com o po em baixo, mas se vc tiver de boa, é como se não tivesse blocante (ou como muitos dizem, auto-blocante)
a galera q usa spool ou soldado é pq tem carro pra arrancada, reta.
pq realmente fica inviavel usar um blocante soldado ou spool na rua, experiencia de um amigo q tinha 100% travado no chevas ap, em curva era um desastre.
quarteto, vc já achou de pastilha? onde? pq os q tenho pesquisado é tudo de mola.
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mas pisca, pelo uq o quarteto disse, e eu tbm sigo esse raciocinio, é q o blocante só ir? aplicar os x% quando tiver com o po em baixo, mas se vc tiver de boa, é como se não tivesse blocante (ou como muitos dizem, auto-blocante)
a galera q usa spool ou soldado é pq tem carro pra arrancada, reta.
pq realmente fica inviavel usar um blocante soldado ou spool na rua, experiencia de um amigo q tinha 100% travado no chevas ap, em curva era um desastre.
quarteto, vc já achou de pastilha? onde? pq os q tenho pesquisado é tudo de mola.
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e vc faz curva no kct de ponto morto?
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nunca, mas faão com meio po, e do meio da curva pra saida eu finco o po. fazer com o po atolado desde o inicio eu não fa?o, sou bund?o vc q é psicopata pisca rsrs
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mas vc reduz marcha p/ fzr 1 curva e fazendo isso o giro sobe não é msm?
acho q não preciso explicar +
1 coisa é fzr curvas fechadas a 80 ou 100 por hora como eu faão a + de 15 anos, outra coisa é ler nos livros e falar q funciona de outra maneira.
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concordo com o quarteto, o auto-blocante so funciona quando tem torque e nao giro..
posso fazer a curva a 80 ou 100 com o giro em 6000 rpm, so que só na pontinha do po, sem tracionar, so mantendo, isso nao me da torque…agora se eu fizer com o po cravado, ai sim vai ter torque e o auto-blocante vai funcionar...
torque = sentir forca do motor...
soldado nem pensar, ate agora ninguem se preocupou com o comportamento em piso molhado, meu irmao teve um opala 4300 com diferencial soldado, rodou na pista a 50 km/h.
abracos
wagner luis
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o pessoal fala das qualidades do blocante qnd utilizado em retas, pq aí os 2 eixos tracionam de forma igual.
só q nas curvas a vantagem é inversamente proporcional…
qnd vc faz 1 curva p/ direita por ex. o lado eskerdo do carro recebe todo o peso do msm favorecendo a tração, enquanto q o lado direito fica + leve por causa da transferencia do peso p/ o outro lado.
logo o lado eskerdo traciona + q o direito...
p/ poder exemplificar isso basta ver q os golzinhos de arrancada tem a frente fincada no chão e os opalas a traseira...pq será isso né?
sendo assim o uso do blocante acaba por deixar o carro + instável qnd vc acelera o msm dentro de 1 curva...pois o lado q receberia o peso do carro e tracionaria + não existe...a tração é dividida entre os 2 eixos.
qnd a curva é + aberta o uso do blocante p/ kem entra acelerando é 1 blz....só q em curvas fechadas é 1 problema sório...
alguém já viu carros manobrando c/ blocante? o volante mal esterça e os pneus cantam c/ o carro praticamente parado...
porisso q p/ rua qnt menor a porcentagem do blocante , melhor ?...? não ser q vc seja 1 boy de reta ...hehehe.
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sei não fi?o… muito boa a colocação da transfer?cia de peso para a roda do lado externo da curva, mas agora lembre do falecido corsa 2.0... simplesmente não se podia acelerar em curvas fechadas em 2a marcha, era lixadeira da roda de dentro na certa.
se o carro não tem blocante a força tende a ir toda justamente para a roda que tem menos tração, e isso todo mundo já viu. fritão de carro 1.0 em uma roda por exemplo, eu sou especialista...
logo, um carro forte fazendo curva e despejando potência, quando menor o blocante, maior a tend?ncia da roda de dentro lixar e assim vc perder tempo.
você deve estar confundindo com o diferencial soldado, no qual as rodas giram igual sempre.. por isso não dá para manobrar, quando as rodas são esterçadas, cada uma delas percorre um caminho diferente..
veja que o raio é diferente para cada roda, a roda de fora percorre uma dist?ncia maior, logo sua velocidade é maior. se o diferencial for travado, a roda de dentro vai arrastar, perdendo ader?ncia.
então o blocante mínimo deve ser calculado com base na máxima diferença de velocidade entre as rodas em curva a ser utilizada.
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concordo com o quarteto, o auto-blocante so funciona quando tem torque e nao giro..
posso fazer a curva a 80 ou 100 com o giro em 6000 rpm, so que só na pontinha do po, sem tracionar, so mantendo, isso nao me da torque…agora se eu fizer com o po cravado, ai sim vai ter torque e o auto-blocante vai funcionar...
torque = sentir forca do motor...
soldado nem pensar, ate agora ninguem se preocupou com o comportamento em piso molhado, meu irmao teve um opala 4300 com diferencial soldado, rodou na pista a 50 km/h.
abracos
wagner luis
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fato isso, o chevette do meu pai original nao tem nada de blocante, pista molhada eu fiz um drift, e eu nem tinha nocao do q era isso, na hora quase q me borrei, chodo do meu pai perdendo a traseira do nada….q medo.....depois disso redobrei o cuidado com o chevas em qq piso....por sorte eu tive o senso de fazer o correto e acertar o carro....
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concordo com o quarteto, o auto-blocante so funciona quando tem torque e nao giro..
posso fazer a curva a 80 ou 100 com o giro em 6000 rpm, so que só na pontinha do po, sem tracionar, so mantendo, isso nao me da torque…agora se eu fizer com o po cravado, ai sim vai ter torque e o auto-blocante vai funcionar...
torque = sentir forca do motor...
soldado nem pensar, ate agora ninguem se preocupou com o comportamento em piso molhado, meu irmao teve um opala 4300 com diferencial soldado, rodou na pista a 50 km/h.
abracos
wagner luis
[snapback]567898[/snapback]
só pra esclarecer: esses diferenciais autobloqueantes (mola, pastilha, etc…spool e diferencial soldado estão fora) só funcionam quando tem torque aplicado sobre eles....então, a não ser q o motorista manobre o carro a 5000 rpm e largando a embreagem duma vez, ou faça curvas realmente de baixa de po trancado e marcha baixa (nem a f1 faz curva de baixa assim), o diferencial não ir? funcionar bloqueando @ 70% o tempo todo... manobrar = pouquêssimo torque utilizado = bloqueio 0; po trancado em sa?da de curva = muito torque = bloqueio @ 70%
simples assim...
ytsejam: vai na f?...se vc achar um de pastilhas, eu considero o ideal...mas se não achar ou fro caro demais, um de molas cumpre muito bem o papel...
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sei não também…
o nome em ingl?s é limited slip differential, ou seja, escorregamento limitado... sendo assim tem a ver com a diferenca de velocidade entre as rodas apenas, e não com a força aplicada...
mas claro que se vc não aplicar potência, não chega torque na roda, não supera o limite de ader?ncia, não destraciona, não h? grande diferença de velocidade e finalmente o blocante não funciona...
[]s
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a grosso modo, qdo uma roda começa a perder tração, o trabalho é divido com a roda do outro lado. nisso que influi os tais % de bloqueio (na verdade seria em libras, medindo a carga das molas durante o ajuste de pressão - em sistema de molas+porca), qto mais % , mais cedo o bloqueio entra em funcionamento. carros com blocante de baixa carga levam mais tempo com uma das rodas livre do bloqueio. nisso que se ajusta a pressão do sistema de acordo com o tra?ado da pista onde vai ser a corrida. existem carros de série com blocante de fábrica. a carga varia de acordo com a proposta do carro em questáo.
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sei não também…
o nome em ingl?s é limited slip differential, ou seja, escorregamento limitado... sendo assim tem a ver com a diferenca de velocidade entre as rodas apenas, e não com a força aplicada...
mas claro que se vc não aplicar potência, não chega torque na roda, não supera o limite de ader?ncia, não destraciona, não h? grande diferença de velocidade e finalmente o blocante não funciona...
[]s
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o lance é que se a diferença de velocidade nas rodas é pequena, o bloqueio é pequeno…
em uma curva, tendo como base o q vc escreveu no seu post com os desenhos, se a roda interna gira menos q a externa (como é o normal), mas a diferença de velocidade das 2 é pequena, o blocante atua pouco...
se a diferença de velocidade aumenta (o q normalmente acontece: roda de dentro na mesma velocidade da de fora, perde ader?ncia, começa a patinar) o blocante atua transferindo boa parte da força pra roda de fora, da? o carro começa a tracionar e vai embora...
o lance aí é que, nos carros turbo tração dianteira, é chamar no acelerador e o carro começa a lixar tudo, principalmente em curva
bom, pensando bem, essa colocação minha de torque foi equivocada mesmo...? q eu tava imaginando um blocante com carga alta e motor sem tanta potência pra fazer lixar tudo como um turbo tração traseira...
mas de qqer forma isso não invalida tudo o q eu disse...
eu tenho um livro lá em casa q explica direitinho como funciona e ainda tem um desenho de um diferencial em corte q usa umas embreagens pra acoplar o semi-eixo que está sem receber força...ali fica em claro como o mecanismo funciona...amanhã (se eu não estiver b?bado...tenho u churras pra ir...hehehehe) eu scaneio e posto aqui...
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mas pisca, pelo uq o quarteto disse, e eu tbm sigo esse raciocinio, é q o blocante só ir? aplicar os x% quando tiver com o po em baixo, mas se vc tiver de boa, é como se não tivesse blocante (ou como muitos dizem, auto-blocante)
a galera q usa spool ou soldado é pq tem carro pra arrancada, reta.
pq realmente fica inviavel usar um blocante soldado ou spool na rua, experiencia de um amigo q tinha 100% travado no chevas ap, em curva era um desastre.
quarteto, vc já achou de pastilha? onde? pq os q tenho pesquisado é tudo de mola.
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se não me engano o pessoal do sapinho fabrica….
eu tinha visto numa autopower de uns meses atrás outra empresa q fazia tb, mas se vc me perguntar por nomes, ai já era
quarteto, sua experiencia não serve de base pq vc mora em bsb e aí não tem curva fechada….ali?s, mal tem curva aí.
ok...? td 1 kestão de f?sica.....a roda do lado direito não faz a msm trajet?ria da roda do lado eskerdo....a dist?ncia percorrida pelas 2 rodas é diferente, sendo assim como vc vai aplicar 1 força igual sendo q o esforão necessário é diferente?
faz assim....poe o seu blocante e vem aki em gyn fzr pra?a cmg s/ blocante...te garanto q te deixo na poeira.
vcs em bsb entendem de reta....de curva entendo eu.
[snapback]567811[/snapback]
mas vc reduz marcha p/ fzr 1 curva e fazendo isso o giro sobe não é msm?
acho q não preciso explicar +
1 coisa é fzr curvas fechadas a 80 ou 100 por hora como eu faão a + de 15 anos, outra coisa é ler nos livros e falar q funciona de outra maneira.
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bom, pisca…se vc acha q minha experiencia não vale pq em bsb só tem reta , eu só posso lamentar por vc...
o que vc ainda não entendeu é que o diferencial com deslizamento limitado, lsd (pra mim isso é droga nos anos 70 ), diferencial blocado ou com auto-blocante, não faz com que as 2 rodas gire ao mesmo tempo sempre mesmo de po trancado numa curva ou manobrando na garage de casa...
vc tá confundindo co diferencial travado, soldado ou spool...
quanto a essa besteirada de poe o blocante aí e vem pra c? fazer pra?a comigo, que tenho mais de 257 aos de experiencia e blablabla , eu só vou lamentar por vc me fazer este convite rid?culo e fazer esse tipo de comentário pra mim...se algum dia eu for a goi?nia (e pretendo ir), a ser pra visitar uns bons amigos que moram aí...não faão nem questão de ir fazer pra?a com vc, ou colocar do lado, pq ese tipo de molecagens de presepeiro de posto eu nunca participei nem fui f?....agora se vc me convidar pra ir bater um papo num boteco tomando mas geladas eu vou...ali?s, se for pra ficar com esse papo besta aí de vamo fazer pra?a , bsb só tem reta , vcs em bsb entendem de reta, de curva entendo eu , nem se dá ao trabalho de me chamar pra tomar uma cerveja...
e qto a essa besteirada de ler num livro e falar q funciona de outra maneira , eu não vou nem comentar...amanhã eu posto o que eu li em um livro de 1976 (ou seja, coisa bem antiga mesmo...30 anos de idade)
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quarteto, sua experiencia não serve de base pq vc mora em bsb e aí não tem curva fechada….ali?s, mal tem curva aí.
ok...? td 1 kestão de f?sica.....a roda do lado direito não faz a msm trajet?ria da roda do lado eskerdo....a dist?ncia percorrida pelas 2 rodas é diferente, sendo assim como vc vai aplicar 1 força igual sendo q o esforão necessário é diferente?
faz assim....poe o seu blocante e vem aki em gyn fzr pra?a cmg s/ blocante...te garanto q te deixo na poeira.
vcs em bsb entendem de reta....de curva entendo eu.
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caramba
quanta bobagem voce falou, pisca…
meu deus
além de nao saber nada de blocante ainda nao sabe nada de brasilia
e no final ainda se nomeia entendedor de curva
tenha dá
ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah