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Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm

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  • R Offline
    R Offline
    Raptor2k5
    escreveu em última edição por
    #27

    lamborguini tb tem um sistema desses…

    1 Resposta Última resposta
    • Z Offline
      Z Offline
      ZOEGA
      escreveu em última edição por
      #28

      tem dino aí que já deve somar esses hps extras do efeito ram air nos resultados… :hauhau:

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #29

        tem dino aí que já deve somar esses hps extras do efeito ram air nos resultados… :cry:

        [snapback]568417[/snapback]

        :hauhau: :lol: :ninja:

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #30

          uia 1kg com ram air?

          entao se eu por a turbina na grade e por uma corneta vai pra 4kg? :hauhau:

          1 Resposta Última resposta
          • I Offline
            I Offline
            Inssurection
            escreveu em última edição por
            #31

            kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

            vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

            ai acho q da bão

            haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              PrEsA
              escreveu em última edição por
              #32

              putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

              p= 1/2 *(r?) * v^2

              com:

              r?=1,2kg/m^3

              v=50m/s (=180km/h)

              temos:

              p=1500pa

              sendo 100.000pa=1bar (aprx)

              p=0,015bar

              logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

              alguem pode tentar achar a formula certa??

              1 Resposta Última resposta
              • H Offline
                H Offline
                herbinho
                escreveu em última edição por
                #33

                valeu ai pela ajuda.

                apesar de muitos não saberem lidar com a expressão conseguiriam tirar a minha dúvida.

                como falei desde o inicio, eu ouvi falar dessa estoria e queria entender melhor valeu

                1 Resposta Última resposta
                • I Offline
                  I Offline
                  Italo
                  escreveu em última edição por
                  #34

                  putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

                  p= 1/2 *(r?) * v^2

                  com:

                  r?=1,2kg/m^3

                  v=50m/s (=180km/h)

                  temos:

                  p=1500pa

                  sendo 100.000pa=1bar (aprx)

                  p=0,015bar

                  logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

                  alguem pode tentar achar a formula certa??

                  eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :)

                  vamos lá

                  eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    el.rafar
                    escreveu em última edição por
                    #35

                    :) e sem mais…

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gts turbo
                      escreveu em última edição por
                      #36

                      kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

                      vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

                      ai acho q da bão

                      haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

                      [snapback]568580[/snapback]

                      e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                      não resisti

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #37

                        eu vi q tinha algo errado msm… desse geito nem com dois v8 big block turbo o gol nao chegava a 250 por hora.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Milho
                          escreveu em última edição por
                          #38

                          finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                          acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #39

                            finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                            acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                            [snapback]568935[/snapback]

                            :)

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #40

                              finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                              acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                              [snapback]568935[/snapback]

                              propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                Milho
                                escreveu em última edição por
                                #41

                                propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                                [snapback]568946[/snapback]

                                :d :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • I Offline
                                  I Offline
                                  Inssurection
                                  escreveu em última edição por
                                  #42

                                  kakakakakakkakakakakaka curti a ideia de vender pamonha, aki em casa passa nego direto vendendo pamonha, arrumando panela, vendendo churros auhaiuhaiuhaiuha

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    m4c4c0
                                    escreveu em última edição por
                                    #43

                                    yamaha v-max tem captadores de ar laterais com borboletas…

                                    mas acho que não dá 100g… hehehe...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
                                      L Offline
                                      Lost
                                      escreveu em última edição por
                                      #44

                                      isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                                      tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        PrEsA
                                        escreveu em última edição por
                                        #45

                                        eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :d

                                        vamos lá

                                        eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

                                        [snapback]568806[/snapback]

                                        eu sou um acochambrador com diploma :) tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                        e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                                        não resisti

                                        [snapback]568830[/snapback]

                                        :d

                                        multifuncional

                                        isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                                        tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :d

                                        [snapback]569099[/snapback]

                                        lost… mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                        p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                        v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                        porém..... temos os efeitos de ondas... se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito :hauhau: :hauhau: :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá :o_o:

                                        se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
                                          W Offline
                                          WEST
                                          escreveu em última edição por
                                          #46

                                          eu sou um acochambrador com diploma  :)  tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                          :d

                                          multifuncional

                                          lost...  mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                          p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                          v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                          porém..... temos os efeitos de ondas...  se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito  :hauhau:  :hauhau:  :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá  :d

                                          se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                                          [snapback]569151[/snapback]

                                          pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184… :d

                                          mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                          a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                          como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                          porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                          andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                          a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                          mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :o_o:

                                          em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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