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Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm

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  • H Offline
    H Offline
    herbinho
    escreveu em última edição por
    #33

    valeu ai pela ajuda.

    apesar de muitos não saberem lidar com a expressão conseguiriam tirar a minha dúvida.

    como falei desde o inicio, eu ouvi falar dessa estoria e queria entender melhor valeu

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    • I Offline
      I Offline
      Italo
      escreveu em última edição por
      #34

      putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

      p= 1/2 *(r?) * v^2

      com:

      r?=1,2kg/m^3

      v=50m/s (=180km/h)

      temos:

      p=1500pa

      sendo 100.000pa=1bar (aprx)

      p=0,015bar

      logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

      alguem pode tentar achar a formula certa??

      eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :)

      vamos lá

      eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

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      • E Offline
        E Offline
        el.rafar
        escreveu em última edição por
        #35

        :) e sem mais…

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          gts turbo
          escreveu em última edição por
          #36

          kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

          vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

          ai acho q da bão

          haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

          [snapback]568580[/snapback]

          e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

          não resisti

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #37

            eu vi q tinha algo errado msm… desse geito nem com dois v8 big block turbo o gol nao chegava a 250 por hora.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Milho
              escreveu em última edição por
              #38

              finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

              acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #39

                finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                [snapback]568935[/snapback]

                :)

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #40

                  finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                  acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                  [snapback]568935[/snapback]

                  propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Milho
                    escreveu em última edição por
                    #41

                    propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                    [snapback]568946[/snapback]

                    :d :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • I Offline
                      I Offline
                      Inssurection
                      escreveu em última edição por
                      #42

                      kakakakakakkakakakakaka curti a ideia de vender pamonha, aki em casa passa nego direto vendendo pamonha, arrumando panela, vendendo churros auhaiuhaiuhaiuha

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        m4c4c0
                        escreveu em última edição por
                        #43

                        yamaha v-max tem captadores de ar laterais com borboletas…

                        mas acho que não dá 100g… hehehe...

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #44

                          isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                          tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :)

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            PrEsA
                            escreveu em última edição por
                            #45

                            eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :d

                            vamos lá

                            eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

                            [snapback]568806[/snapback]

                            eu sou um acochambrador com diploma :) tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                            e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                            não resisti

                            [snapback]568830[/snapback]

                            :d

                            multifuncional

                            isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                            tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :d

                            [snapback]569099[/snapback]

                            lost… mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                            p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                            v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                            porém..... temos os efeitos de ondas... se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito :hauhau: :hauhau: :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá :o_o:

                            se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
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                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #46

                              eu sou um acochambrador com diploma  :)  tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                              :d

                              multifuncional

                              lost...  mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                              p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                              v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                              porém..... temos os efeitos de ondas...  se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito  :hauhau:  :hauhau:  :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá  :d

                              se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                              [snapback]569151[/snapback]

                              pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184… :d

                              mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                              a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                              como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                              porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                              andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                              a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                              mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :o_o:

                              em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #47

                                pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184…  :d

                                mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :)

                                em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                []s

                                [snapback]569177[/snapback]

                                rodrigo:

                                pelo q me lembro de mecflu compressivel, voce não deve ultrapassar de 1/3 da vsom para poder desprezar a compressibilidade do fluido (isto apenas como guideline )

                                e pensando nos dados que vc postou, faz sentido sem contar que as perdas de carga aumentam muito com o aumento de velocidade…

                                e eu acredito (ou seja, não tenho evid?ncias concretas para colocar aos meus amigos que láem) que o fator determinante seja o acerto das ondas de choque... senão as fabricas gastariam dinheiro fazendo ram-air ao invós de coletores com dimensão variável :hauhau: (mas cuidado, pq as montadores fazem cada coisa p reduzir custos, que dá até medo...)

                                1 Resposta Última resposta
                                • I Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #48

                                  não estou bem lembrado tb, mas efeitos de compressibilidade e ondas de choque só são levadas em conta acima de mach=1

                                  estou me sentindo deslocado, vcs são :)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #49

                                    achei ninja o lance do f1 ter 130% de eficiencia volumetrica, como se consegue chegar em valores assim?

                                    qnt a conta, vcs podem passar o q querem eu tento por na hp e vejo o q sai, so isso q posso ajudar

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      #50

                                      rodrigo:

                                      pelo q me lembro de mecflu compressivel, voce não deve ultrapassar de 1/3 da vsom para poder desprezar a compressibilidade do fluido (isto apenas como guideline )

                                      e pensando nos dados que vc postou, faz sentido sem contar que as perdas de carga aumentam muito com o aumento de velocidade…

                                      sim, a regra geral é considerar incompressável abaixo de m=0,3.. (cerca de 410km/h). mas eu não tinha nem pensado em escoamento compressável.. a estagnação ocorre a qualquer velocidade, bota a mão pra fora do carro em forma de concha a 80km/h e lá está ela…

                                      eu ia calcular por bernoulli simplesmente, mas não lembro mais... fora que ia ser chut?o, tem a perda de carga na entrada do ram-air que não é nada desprezável...

                                      mas 5a feira agora estarei em contato com parte da nata :) da engenharia mecânica na área térmica, vou numa defesa de dissertação de mestrado amanhã, aih já vou ver ver meus amigos mestres mestrandos e doutorandos, então aproveito para refrescar a minha memória nesse assunto...

                                      e eu acredito (ou seja, não tenho evid?ncias concretas para colocar aos meus amigos que láem) que o fator determinante seja o acerto das ondas de choque…  senão as fabricas gastariam dinheiro fazendo ram-air ao invós de coletores com dimensão variável  :hauhau:  (mas cuidado, pq as montadores fazem cada coisa p reduzir custos, que dá até medo...)

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                                      a resposta está no próprio tópico ram air = altas velocidades… logo, para a utilização civilizada do veículo, coletores vari?veis dão muito mais resultado.

                                      eu sei bem como é redução de custos em montadora... :d

                                      []s

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                                        #51

                                        eu sou um acochambrador com diploma  :)  tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                        :d

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                                        lost...  mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                        p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                        v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                        porém..... temos os efeitos de ondas...  se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito  :hauhau:  :hauhau:  :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá  :o_o:

                                        se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

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                                        oia que acho que nao eh bem assim nao viu kra… eh soh achar na net info sobre o ganho em cv usando isso e calcular em %...

                                        se me lembro bem, os 0.1 aconteciam a 160 ou 180kmh... a velocidade forma uma boa pressao sim, eh soh vc por a mao pra fora do carro que da pra ter uma nocao.... nao tenho formulas nem nada, mas visto o ganho que tem, inclusive usado em f1 e tudo, da uma pressaozinha sim... por feeling, 0.1 a 180kmh eu acho possivel, sem me basear em formulas, soh por feeling mesmo.

                                        ? questao de pesquisar os ganhos em quanto de velocidade...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #52

                                          o grande lance aqui que ninguém atentou ainda é que 0,1 é muito se um ram air dá 0,1 já é maravilhoso pro motor… pra soprar 0,1 bar precisa muito ar... quem já não tentou soprar um manometro com a boca ???

                                          portanto, se um carro aspirado está com 0,1 de pressao positiva na admissão, alias, nem precisa tanto... se tiver 0,001 de pressao positiva... já foi resolvido todo o problema de enchimento volum?trico.... ou seja, o carro que antes enchia 80-85% dos cilindros... agora enche pelo menos 100 %

                                          por isso que a gente fala que turbo funciona mesmo na lenta...

                                          não se trata da diferença de um motor com 1 bar para um com 1.001 bar... e sim um com equivalentes 0,8 bar para um com 1.001 bar

                                          a diferença é grande...

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