Cambio para fusca de pista
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dae pessoal,estou qrendo tirar o motor do meu gol q rodo diariamente e montar um brinquedo para andar na pista..
dae tenho umas duvidas a respeito de um fusca pra pista
o motor é um 1.9 turbo com injeção fueltech 1fi,8 bicos,2 bombas de gti,cabeçote qro substituir por um fluxo cruzado 8v ou se der um 16v,turbina mp .50
minha duvida maior é a respeito do cambio, uns me falam q tem q ser sapinho,outros dizem q tem q ser gringo…e todos sao mto caro(4 a 6 mil)
dai ontem me surgiu uma duvida,nao da para colocar o cambio de gti com coroa e pinhao virados??
quanto vai $$ mais ou menos nessa parte de transmissao e tração do fusca..q de p acelerar sem medo né...
? um projeto para o futuro né..nao para montar semana q vem,hehe..longo prazo
qro ver qq sai mais em conta,um fusca ou um gol quadradinho
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tem flanges prontas a venda no mercado pra usar com câmbio de fusca
você encontra no mercado livre, entre outras lojas
mais facil do que encontrar a caixa da kombi diesel
o cambio aguenta potência, mais não creio que em demasia, o lance é ter que comprar as pontas de eixo forjadas, elas originas costumam quebrar e a brincadeira se torna perigosa com potencia forte.
eu particularmente aumentaria a cilindrada do fusca a ar etc etc enfim, faria inumeras coisas antes de partir pra uma mecanica ap…
porém uma fuca ap de 250cv com um chão bem trabalhado em 402 metros equivale a um tração dianteira de rua com 320, primeiramente por ser tração traseira, segudno pelo motor ficar em cima do eixo de tração e terceiro por ser um carro bem leve
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prepare-se … relações e diferencial forjados são car?ssimos quanto a pontas de eixo , esque?a : use um cambio de kombi compatével com homocin?ticas e semi eixos .
mas os cambios antigos aguentam um pau danado .
abraços .
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com relacao ao cambio original do fusca, eu usava um motor 1776cc com comandao bravo pra turbo + cabecotes com valvulas grandes + dutos arrombados, 9,5:1 de taxa e 1,5 bar de pressao na turbina. ponto de ignicao talado etc e tal.
por baixo, vinham 300 cv nesse configuracao a 7000 rpm.
o cambio original nunca reclamou, apenas o diferencial. hoje ele é um autoblocante em aproximadamente 70%
pontas de eixo original.
a unica coisa que voce tem que cuidar é que motor ap é mais pesado que o motor a ar. o diferencial sobre mais quando as rodas estao abaixadas ou levantadas (carro rebaixado ou carro muito alto). isso diminui a pressao que uma engrenagem exerce sobre a outra dentro da caixa de satelites. resultado: moi planetarias e satelites.
sabendo andar, o cambio nao quebra.
nao é um carro que tem tracao dianteira e que voce simplesmente ergue o giro solta a embreagem, deixa patinar, alivia um pouquinho e vai dosando.
voce pode sair moendo em primeira marcha que ele joga tudo para o chao, mas tem que soltar embreagem devagar, dosar um pouquinho a saida, senao pode quebrar pontas de eixo.
no geral, o cambio original do fusca é bastante robusto, pode confiar.
desculpe o post longo.
um abraco
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se me permite vc tem 2 opções…se for optar por montar motor traseiro, cambio central (igual usando cambio de fusca) o unico cambio que aguenta porrada pra usar em pista vai ser hewland mkiv (igual usado numa puma am4 que corria pela fabrica antes de pegar fogo numa mil milhas)
mas minha primeira opção seria montar com cambio transversal, o motor passa a ficar em cima do eixo e não atrás dele... melhora um absurdo a dirigibilidade, tinha um cara que fazia essa adaptação colocando cambio de golf ou logus 5 marchas... tem até site (meio tosco) snme tem que procurar por algo como pf2000 ou algo parecido...
qualquer outra coisa que vc faça vai ter um carro estremamente arisco em curvas devido a péssima distribuição de peso e potência não linear de um turbo...(já tive uma puma am3 turbo e sei bem o que é pra andar rápido... impossível sem passar sustos.. na pista talvez até ser sobresterçante ajude, mas na rua ?ra ruim)
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poiseh..o fusca vai ser para pista,nao para rua…
entao resumindo: monto com caixa de kombi...
as relações uso de q carro dai?
outra coisa...ninguem saberia me dizer algo do cambio de gti montado virado ,ou seria muita loucura ?
na parte de diferencial seria somente usar um blocante?
na caixa q possa usar homocineticas,na caixa da kombi da para usar as de santana?
alguem saberia me informar a respeito das peças em fibra pro fusca,dianteira,portas,paralamas traseiros e outras cosias,tipo,onde comprar e quanto cada?
me desculpem o monte de perguntas,? q nao quero me atirar num projeto,comprar todas as coisas e no final so colocar dinheiro fora..agradeão aos q postaram...
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poiseh..o fusca vai ser para pista,nao para rua…
entao resumindo: monto com caixa de kombi...
as relações uso de q carro dai?
outra coisa...ninguem saberia me dizer algo do cambio de gti montado virado ,ou seria muita loucura ?
na parte de diferencial seria somente usar um blocante?
na caixa q possa usar homocineticas,na caixa da kombi da para usar as de santana?
alguem saberia me informar a respeito das peças em fibra pro fusca,dianteira,portas,paralamas traseiros e outras cosias,tipo,onde comprar e quanto cada?
me desculpem o monte de perguntas,? q nao quero me atirar num projeto,comprar todas as coisas e no final so colocar dinheiro fora..agradeão aos q postaram...
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se nao me engano a ancona tem as pecas em fibra para o fusca. tem bastante coisa para cambio tambem.
nao esqueca da sportsystem, voce deve encontrar coisas para cambio e fibra lá tambem.
[]s
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a questão é achar a caixa de kombi diesel, não é tão simples assim
tem um pessoal que fabrica flanges pra colocar no cambio original de fusca, não presta?
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com relacao ao cambio original do fusca, eu usava um motor 1776cc com comandao bravo pra turbo + cabecotes com valvulas grandes + dutos arrombados, 9,5:1 de taxa e 1,5 bar de pressao na turbina. ponto de ignicao talado etc e tal.
por baixo, vinham 300 cv nesse configuracao a 7000 rpm.
o cambio original nunca reclamou, apenas o diferencial. hoje ele é um autoblocante em aproximadamente 70%
pontas de eixo original.
a unica coisa que voce tem que cuidar é que motor ap é mais pesado que o motor a ar. o diferencial sobre mais quando as rodas estao abaixadas ou levantadas (carro rebaixado ou carro muito alto). isso diminui a pressao que uma engrenagem exerce sobre a outra dentro da caixa de satelites. resultado: moi planetarias e satelites.
sabendo andar, o cambio nao quebra.
nao é um carro que tem tracao dianteira e que voce simplesmente ergue o giro solta a embreagem, deixa patinar, alivia um pouquinho e vai dosando.
voce pode sair moendo em primeira marcha que ele joga tudo para o chao, mas tem que soltar embreagem devagar, dosar um pouquinho a saida, senao pode quebrar pontas de eixo.
no geral, o cambio original do fusca é bastante robusto, pode confiar.
desculpe o post longo.
um abraco
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aonde posso achar esse auto-blocante sem ser com o sapinho?
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pra fusca?
ancona, sportsystem, aerocar, sao os que eu lembro agora, mas tem mais gente que tem.
[]s
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você saberia me dizer qual a media de preço?
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ta,ate agora pelo q vi o pessoal falou somente em cambio original do fusca e kombi…agora eu pergunto,essas engrenagens aguentam por exemplo 350cv ou mais?
fazer um cambio para fusca ou para gol sairia na mesma faixa de preço?
para o problema q quebra de diferencial,qual seria a medida a ser tomara para evita-las?peças a colocar...
e a parte de suspensao traseira qq seria o ideal?
abra
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tou com uma carca?a de kombi diesel aqui (só a carca?a) que estou vendendo, qq coisa, pvt.
[]?s
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ta,ate agora pelo q vi o pessoal falou somente em cambio original do fusca e kombi…agora eu pergunto,essas engrenagens aguentam por exemplo 350cv ou mais?
fazer um cambio para fusca ou para gol sairia na mesma faixa de preço?
para o problema q quebra de diferencial,qual seria a medida a ser tomara para evita-las?peças a colocar...
e a parte de suspensao traseira qq seria o ideal?
abraço
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joao, no site da sportsystem www.sportsystem.com.br/loja você acha o preão das engrenagens de 1? a 4? marcha e faz a relação que você quer. salve engano a 1? e a 2? estavam 1200 e as demais 800… nao lembro
e tbm tem o preão das pontas de eixo, que são as peças fundamentais para um fusca forte
você tbm pode pesquisar no site do sapinho www.sapinhocambios.com.br, de uma ligada lá, vale a pena, pra vc saber de qual? ..
um abra
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ta,ate agora pelo q vi o pessoal falou somente em cambio original do fusca e kombi…agora eu pergunto,essas engrenagens aguentam por exemplo 350cv ou mais?
fazer um cambio para fusca ou para gol sairia na mesma faixa de preço?
para o problema q quebra de diferencial,qual seria a medida a ser tomara para evita-las?peças a colocar...
e a parte de suspensao traseira qq seria o ideal?
abraço
[snapback]577020[/snapback]
fazer um camvbio vw é ar ou é água não é muito diferente não….. o que vai te dar um custo maior serão as pontas de eixo do fusca
na teoria estas egrenagens (sapinho, sportsystem), everia aguentar mais de 350cvs...
medidas pra evitar quebra de diferencial: blocante (preferencialemnte spool), porcas para reter as pontas de eixo no lugar, tampas laterais do cambio em alumínio reforçadas ou preferencialmente em aío, e, a maior de todas: uma montagem bem feita dentro das tolerancias exigidas para tal
custo de um cambio ap bem feito no sapinho: (engrenagens 2700 + tampa lateral 300 + spool ou blocante 300-700 + hoimocin?ticas de santana 500) + ou - r$4000,00
vc vai competir contra golzinhos......
custo de um cambio e fusca: (engrenagens 2700 + tampas laterais 600 + blocante ou spool 300-700 + pontas de eixo 1500) + ou - r$5300
deixar opalas, mavericks, camaros etc, com o dobro da potencia que a sua não tem preço
por isso estou fazendo o passat (turbo) pra uso di?rio, e quando ele ficar pronto será a vez do fusca (aspirado e talvez nitro)
ja ta quase vendida
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carca?a de cambio segurada para o wagner, até segunda ordem
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suspensão trazeira: stt= buchas de bronze com tampas dos facões especiais, facões reforçados, barras de torção reforçados, batentes pra reduzir o curso, cambagem pouco positiva, amortecedores mais rígidos na trazeira
sstt ou fltt: ladder bar + coil overs, montagem do motor e cambio mais altos do que o original, a mudança de altura depende da altura final que vc pretende deixar o carro, um dos itens mais importantes no fusca, é deixar a cambagem de maneira que o carro percorra a maior distancia possível (ou no momento do pulo se o seu carro ganha mais tempo nessa hora) com a cambagem o mais próxima possível do 0?
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poiseh pessoal…alguem teria mais fotos ou explicaria melhor algo sobre a suspenção traseira?
esses negocios de altura de motor e talz..
valeu a ajude de todos voces.
outra coisa, qq seria os dzus q usam?
800pilas a frente de fibra na ancona..abra