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Alivio do motor

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    PrEsA
    escreveu em última edição por
    #7

    não seria mais interessante só zerar o vira e tirar do volante??

    e pq não deixar o volante com 4kg? fica pouco p rua??

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      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #8

      só lembrando que onde tem peso vale ao quadrado o quanto tem de peso rs (=tirar 500g na periferia pode ser equivalente a tirar 2000g no raio m?dio)

      neste volante aqui baixei 1,6kg que rendeu 313,6kg*cm^2 a menos de inercia

      é pra rua, acho que pra rua é uma massa legal pra aliviar na periferia o carro continuou perfeitinho em lenta e tudo mais, ficou dificil de medir o quanto ajuda pois mexi num monte de coisa junto dai nunca tem certeza o que ajudou mais :(

      obs.: tentei anexar duas fotos e não consegui :( até coloquei uma escala em cada foto pra ter noção do tamanho, chegando em casa eu tento novamente.

      abraço,

      [snapback]585664[/snapback]

      vc precisa hospedar as fotos e ai colocar o link delas aqui. qq coisa me pergunte em mp como proceder.

      putz valeu cara, vou ver.

      o cara da retifica falou q até 2 kg ele tira no vira pra rua, mais q isso so pra pista.

      eu pensei em tirar 1 kg deixando ele em formato de faca…

      o problema eh o fato de estar utilizando as bielas de kd, pois elas pesam mais q as outras, nisso fica a duvida maior minha...

      [snapback]585674[/snapback]

      pesam quase nada a mais q as originais. qto a isso nem esquente a cabeça :ninja:

      qto a rua x pista, tem q ver qual a concepção dele a respeito disso, pq ainda tem gente achando q turbo pra rua é só apl 240…

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        BRUTaL DLX
        escreveu em última edição por
        #9

        aeh carol, disse tudo aí no final

        depende muito do conceito dele do que é para rua …

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #10

          pq não tirar do vira?

          cada lugar vai fazer um certo efeito pro motor…

          então carol, a minha concepção de pra rua, eh:

          preparar o motor pra render de verdade, e eu sinta isso na rua, e não não em uma pista. pq gastar uma grana pra ganhar 0,04 segundos por volta não muda nada pra mim.

          quero algo q eu sinta resultado no dia a dia.

          e a duvida do peso maior, eh pq na minha cabeça, eu pensei q teria q tirar um pouco mais pra compensar...

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #11

            então carol, a minha concepção de pra rua, eh:

            preparar o motor pra render de verdade, e eu sinta isso na rua, e não não em uma pista. pq gastar uma grana pra ganhar 0,04 segundos por volta não muda nada pra mim.

            quero algo q eu sinta resultado no dia a dia.

            e a duvida do peso maior, eh pq na minha cabeça, eu pensei q teria q tirar um pouco mais pra compensar…

            [snapback]585857[/snapback]

            exato, se vc pode ter xxxx a sua disposição, então pq ter apenas x?

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              barata_cefet
              escreveu em última edição por
              #12

              estas fotos ficaram meia boca mas da pra ver.

              http://img145.imageshack.us/img145/2171/volante25li.jpg

              aqui da pra ver onde tirei 900g na parte traseira do volante, o novo balanceamento e o diametro externo, onde fica a marcação do ponto no ap fui até 1.5mm no raio dos parafusos do plato (400g)

              http://img292.imageshack.us/img292/1596/volante17uc.jpg

              o espaço entre o encosto do plato e o disco de embreagem tambem fiz um al?vio (300g), nesta foto da pra ver como o diametro externo ficou próximo dos parafusos. :(

              quanto a tirar mais pra rua não vejo problema nenhum, acho até que ficaria melhor, só tem que ficar meio ligado pra não fragilizar, apesar que pra chegar no ponto de quebrar ainda tem muuuito aão pra tirar.

              abraço,

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                juliano lima
                escreveu em última edição por
                #13

                balanceamento com certeza vai ser feito.

                com as bielas normais tava com 10 e poko de taxa… com as de kombi vou deixar perto de 8. a cilindrada eh 1.9 mesmo...

                então juliano, pq não vai usar o volante com 5 k? foi o q o cara da retifica falo pra mim q deixava...

                [snapback]585654[/snapback]

                com torque em abund?ncia vai voar tudo

                ? muito leve e perde a resist?ncia

                não seria mais interessante só zerar o vira e tirar do volante??

                e pq não deixar o volante com 4kg? fica pouco p rua??

                [snapback]585820[/snapback]

                zerar o vira e tirar do volante para mim é a melhor opção

                4kg só se vc quizer que ele voe e corte o tunel pra não dizer que pode cortar outras coisas

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
                  * Offline
                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  com torque em abund?ncia vai voar tudo

                  ? muito leve e perde a resist?ncia

                  zerar o vira e tirar do volante para mim é a melhor opção

                  4kg só se vc quizer que ele voe e corte o tunel pra não dizer que pode cortar outras coisas

                  [snapback]586045[/snapback]

                  sempre alivie tb vira, assim não precisa tirar tanto material só do volante. sei que as funções de ambos são distintas, mas ambos (no caso) são considerados como massa rotante inercial.

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    estas fotos ficaram meia boca mas da pra ver.

                    http://img145.imageshack.us/img145/2171/volante25li.jpg

                    aqui da pra ver onde tirei 900g na parte traseira do volante, o novo balanceamento e o diametro externo, onde fica a marcação do ponto no ap fui até 1.5mm no raio dos parafusos do plato (400g)

                    http://img292.imageshack.us/img292/1596/volante17uc.jpg

                    o espaço entre o encosto do plato e o disco de embreagem tambem fiz um al?vio (300g), nesta foto da pra ver como o diametro externo ficou próximo dos parafusos. :(

                    quanto a tirar mais pra rua não vejo problema nenhum, acho até que ficaria melhor, só tem que ficar meio ligado pra não fragilizar, apesar que pra chegar no ponto de quebrar ainda tem muuuito aão pra tirar.

                    abraço,

                    [snapback]586037[/snapback]

                    legal as fotos, deu pra entender perfeitamente o q vc havia falado no outro post :(

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      bom deixei hoje o vira e o volante la na retifica…

                      vai aliviar 1 k no vira deixando em formato de faca, e 1,5 k no volante comendo atraz dele no calombo q tem la...

                      a bomba... o vira vai ter q ir pra 0,25 e ele reclamo de eu usar assim com turbo, pq segundo ele eh normal dar 1 a 2 decimos de diferença nos mancais... fiquei na duvida agora... to começando a achar q o cara não eh tão bom assim :(

                      na retifica ele tem 3 viras preparados e ta mexendo em um v8 de arrancada...

                      segundo ele esses decimos podem fazer uma biela ir um pouco mais pra cima, e outras um pouco mais pra baixo...

                      no fundo acho q ele quer me mandar um vira novo, maaaas...

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        bom deixei hoje o vira e o volante la na retifica…

                        vai aliviar 1 k no vira deixando em formato de faca, e 1,5 k no volante comendo atraz dele no calombo q tem la...

                        a bomba... o vira vai ter q ir pra 0,25 e ele reclamo de eu usar assim com turbo, pq segundo ele eh normal dar 1 a 2 decimos de diferença nos mancais... fiquei na duvida agora... to começando a achar q o cara não eh tão bom assim :(

                        na retifica ele tem 3 viras preparados e ta mexendo em um v8 de arrancada...

                        segundo ele esses decimos podem fazer uma biela ir um pouco mais pra cima, e outras um pouco mais pra baixo...

                        no fundo acho q ele quer me mandar um vira novo,  maaaas...

                        [snapback]586524[/snapback]

                        ? relativo, praticamente todos motores turbo q vejo teve o vb retificado…e nenhum deu problemas por causa disso.

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          barata_cefet
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          o foda que diferença de altura, logo de taxa, entre os cilindros tira muita potencia em alta, em aspirado este tipo de coisa mata o motor normalmente eu acerto usinando o pistão e combinando as bielas, mas o que encontro é diferenças de centesimos, décimo é fundo de escala

                          se esta retifica esta falando que vai ficar diferença na casa de décimo não deixe lá de forma alguma

                          abraço,

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
                            * Offline
                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            o foda que diferença de altura, logo de taxa, entre os cilindros tira muita potencia em alta, em aspirado este tipo de coisa mata o motor   normalmente eu acerto usinando o pistão e combinando as bielas, mas o que encontro é diferenças de centesimos, décimo é fundo de escala

                            se esta retifica esta falando que vai ficar diferença na casa de décimo não deixe lá de forma alguma

                            abraço,

                            [snapback]586788[/snapback]

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              barata_cefet
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              só pra poluir um pouco mais o forum rs

                              http://img292.imageshack.us/img292/2925/dsc04423rz5.jpg

                              no chevas o vira já tinha passado por vaarias retíficas e ainda assim a diferença não chegou a um décimo no vira, apesar de ter chegado beem perto.rsrs mas já que era pra rua e só pra servir de aprendizado… ainda assim quase consegui zerar tirando dos pistões.

                              abraço,

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                el.rafar
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                pra ilustrar mais um poko…

                                http://www.youtube.com/watch?v=w5oro_e56tw&nr

                                axo que nao tem motor que mais sofra aíao do peso do volante que um wankel… entao...

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  wagnerls
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  acho que ate std vem com diferenca, acho impossivel sair tudo zerado de fabrica….

                                  com relacao a abrir pra 0,25 vai tranquilo como a carol falou.

                                  minha finada tava tudo na ultima retifica e ainda tinha a carca?a enjaquetada e mesmo assim rodou mais de ano, bati e o motor continuava forte e firme.

                                  abracos

                                  wagner luis

                                  :(

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    * Caroline Stella *
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    acho que ate std vem com diferenca, acho impossivel sair tudo zerado de fabrica….

                                    com relacao a abrir pra 0,25 vai tranquilo como a carol falou.

                                    minha finada tava tudo na ultima retifica e ainda tinha a carca?a enjaquetada e mesmo assim rodou mais de ano, bati e o motor continuava forte e firme.

                                    abracos

                                    wagner luis

                                    :(

                                    [snapback]586997[/snapback]

                                    aquela famosa summer verde daqui de santos andava com virabrequim 0.50, mais de 3 bar de pressão dando picos a 10.000 rpm e o vira não tava nem ai, tanto que desceu os mancais do bloco, e só ai aposentaram o vira pq ele foi parar no carter e empenou mto.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      JESUS
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      opa blz galera?

                                      vou começar a mexer no miolo do meu motor, e vou fazer um alivio no vira e no volante.

                                      a minha duvida, eh quanto de peso tirar? vou usar o vira de 1.8 , bielas de kd, e pistões originais de 2.0.

                                      carro pra uso em rua.

                                      e ai alguem da uma luz de quanto tirar do vira e do volante(volante de carburado com 5 kg)?

                                      valew

                                      adriano nogueira

                                      [snapback]585627[/snapback]

                                      eu tirei 800 gramas do volante, não lembro quanto foi do vira.

                                      ficou bom. não falta torque, é só dar pedal que vem motor.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        Magovit
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        balanceamento com certeza vai ser feito.

                                        com as bielas normais tava com 10 e poko de taxa… com as de kombi vou deixar perto de 8. a cilindrada eh 1.9 mesmo...

                                        então juliano, pq não vai usar o volante com 5 k? foi o q o cara da retifica falo pra mim q deixava...

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                                        velho, biela de kombi é contra evolução do universo ehehhehe

                                        .a idéia é manter uma r/l boa para girar, se você usar biela curta vc vai ter mais inclinação da mesma em rel?ção ao curso do virabrequim e com isso gerar? mais atrito e muito mais vibração em altos rpm, ainda mais se usar vira de 2.0.. nossa dai sim,, fica pior q motor de vecra q sai de fábrica no limite aceitável de 0.33. sem falar que as bielas de kombi são muito pesadas . se você for montar um vira 2.0 + biela de kombi,, vai dar quase r/l de 0.34 , indo contra ao conceito de motor girador. pra vc ter uma idéia estou montando um motor com biela de golf + vira de 1.8 que dá 0,27 de r/l. se você pesquisar sobre um motor do gol gti16v você ir? descobrir que ele é cohecido como um motor girador, e que possui a r/l de 0.29, e possui a famosa biela longa 159mm. veja agora um motor vw 2.0 com biela 144mm e o mesmo virabrequim de 92.8mm sua r/l fica em 32 e não possui fama de motor girador.

                                        espero ter ajudado, e não complicado.. flw

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          velho, biela de kombi é contra evolução do universo ehehhehe

                                          .a idéia é manter uma r/l boa para girar, se você usar biela curta vc vai ter mais inclinação da mesma em rel?ção ao curso do virabrequim e com isso gerar? mais atrito e muito mais vibração em altos rpm, ainda mais se usar vira de 2.0.. nossa dai sim,, fica pior q motor de vecra q sai de fábrica no limite aceitável de 0.33. sem falar que as bielas de kombi são muito pesadas . se você for montar um vira 2.0 + biela de kombi,, vai dar quase r/l de 0.34 , indo contra ao conceito de motor girador. pra vc ter uma idéia estou montando um motor com biela de golf + vira de 1.8 que dá 0,27 de r/l. se você pesquisar sobre um motor do gol gti16v você ir? descobrir que ele é cohecido como um motor girador, e que possui a r/l de 0.29, e possui a famosa biela longa 159mm. veja agora um motor vw 2.0 com biela 144mm e o mesmo virabrequim de 92.8mm sua r/l fica em 32 e não possui fama de motor girador.

                                          espero ter ajudado, e não complicado.. flw

                                          [snapback]587084[/snapback]

                                          a gente aqui ja leu sobre isso e ja colocamos essa teoria por agua abaixo varias vzs em varios carros. :(

                                          inclusive pesando bielas de kd foi constatado q pesam bem menos q as crower e apenas pouco mais q as originais.

                                          esse lance de ficar encanando com r/l x.xx é outra coisa q ja foi pro ralo tb - pelo menos aqui nesse forum.

                                          nem todo mundo vai jogar um motor no lixo só pq ele tem r/l mais alta do q a teoria dita ser o correto - teoria essa q data de vêrias dácadas atras, deveras ultrapassada. muitos conceitos ja estão ultrapassados…

                                          cada um se vira com o q tem a disposição, bastando pra isso se ter um preparador competente e bem disposto.

                                          tenho um motor 2.0 com bielas de kombi e ele gira tão liso (até perto de 8000 rpm) qto um 1.8. tudo é questão de saber usar os recusros disponiveis, como alivios e balanceamentos.

                                          uma coisa é vc ter a disposição um 2.0 de golf e um 2.0 de santana pra escolher, ai sim é desvantagem escolher o de santana. fora isso, a solução é trabalhar com o q se tem na mão e com o q seu dinheiro pode comprar.

                                          ir contra a evolução é fechar a mente e não enxergar que existem soluções para muitos e muitos problemas q podem ser contornados com um pouco de conhecimento sobre preparação refinada e um pouco mais de mão de obra em cima do equipamento q o cliente dispoe. :(

                                          1 Resposta Última resposta

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