Pressão do turbo, antes e depois do carbura
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pra mim nao muda nada
se vc ta a meio po, a prioridade ta aberta, ta deixando passar pressao, se vc pisa um pouco mais tipo 3/4 do acelerador a pressao no coletor e na mufla e a mesma, ja que nao e pq o diametro da borboleta va influenciar.
vejam bem, pressao e uma coisa, vazao e outra….
nunca senti diferenca nenhuma em pegar em um ponto e em outro, acho ate pior usar manometro num lugar onde em marcha lenta se tem vacuo, coisa pra qual o mesmo nao foi projetado, podendo ate com o tempo dar diferenca de leitura por causa disso...
abracos
wagner luis
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fala wagner, tranquilo?
acredito que você esteja confundindo: a vazão (ou fluxo) é sempre igual, já que vc não perde ar em lugar algum (considerando a prioridade fechada).
já pressão está ligada é energia interna do fluido, logo vc perde esta energia no caminho (ou transforma para os puritanos) devido a perdas por arrasto (principalmente).
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fala wagner, tranquilo?
acredito que você esteja confundindo: a vazão (ou fluxo) é sempre igual, já que vc não perde ar em lugar algum (considerando a prioridade fechada).
já pressão está ligada é energia interna do fluido, logo vc perde esta energia no caminho (ou transforma para os puritanos) devido a perdas por arrasto (principalmente).
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mas vc nao tem perda por causa de diametro.. se vc tem 1kg em 2 vai ter 1kg em 1 …
abracos
wagner luis
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wagner, de boa mas pense um pouco:
se fosse assim tanto faz se o escape saisse em 3 , caisse pra 1 , voltasse pra 2,5 , nessa teoria teriamos a mesma contra-pressão entao pq usar um escape inteiro de 2,5 ou 3 pol?
? capito?
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wagner, de boa mas pense um pouco:
se fosse assim tanto faz se o escape saisse em 3 , caisse pra 1 , voltasse pra 2,5 , nessa teoria teriamos a mesma contra-pressão entao pq usar um escape inteiro de 2,5 ou 3 pol?
? capito?
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sao dois sistemas totalmente diferentes…
imagine um tubo de 2 vedado nas duas pontas e no meio uma borboleta, vc injeta 0,5kg de um lado e tem essa leitura no manometro, do outro lado da borboleta ligeiramente aberta vc tem que ter os mesmos 0,5kg de pressao.
isso e que eu acho e comprovei trocando a captacao de lugar....
no turbo, assim que se tira o pe a prioridade alivia a pressao, entao nao tem como, se o turbo estiver com 0,5kg na mufla ele tem que ter 0,5 no coletor desde que o motor tenha carga para que a prioridade nao alivie....
abracos
wagner luis
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só que o sistema ali não é um recipiente fechado né veio?
o motor suga o ar, portanto é como se vazasse mto ar desse tubo, os venturis quase sempre são menores que a passagem posterior ao carbura, dai o pq da queda de pressão, os venturis representam uma restrição.
se isso nao acontecesse, pra que usar 3e? weber? carburação dupla? quadrijet?
um solex 28 daria conta tranquilo de um v8 big block.
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a gente ta falando de diferenca de pressao.. e nao de vazao….
se eu colocar um carburador 28 num turbo 1kg e depois trocar por uma weber 50 entao vou ter 2.5kg de turbo sem nem mexer na regulagem da wastgate??????????
abracos
wagner luis
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nao. a wast gate regula a pressão de turbo pela pressão na pressurização antes do carbura ( na maioria dos carros ), mas provavelmente dependendo do fluxo que seu motor consome de ar ( que é diferente num carro mil e num 1.6 por ex ) a pressão no coletor vai variar.
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eu acredito que não houve variação, pois o carburador é relativamente grande para o motor… é um tldz, original dos aps 1.8 alcool num motor 1.300. a caixa fria da turbina é 48 (da t22), rotor e eixo desconhe?o.
será que, se não ocorrendo essa variação, posso considerar o conjunto caixa fria/carburador/motor estão bem dimensionados?
mas a minha intenção aqui não é só discutir acerca da variação de pressão, mas tb o fluxo, velocidade do ar admitido, etc.. pois nem tudo q é maior vai ser necessariamente melhor, pois já vi casos q colocaram uma borboleta maior num injetado e o carro perdeu rendimento.. lágico q neste caso podemos considerar falha no certo tb.
abraços
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vc ja deve ter escutado algo como: carro injetado anda mais do q carburado mesmo que se use a mesma pressão . pois bem, isso nunca me convenceu ser assim pura e simplesmente.
um mudei o ponto de captação de pressão no motor da saveiro, passando da mufla p/ o coletor de admissão. mudou algo? sim, praticamente 0,3 bar de pressão a menos…
ta explicado o pq da lenda...
e isso pq uso carburador weber 40 com difusores que muitos dizem ser só pra pista ou até mesmo que o motor com isso não funcionar? . ou seja, com o mínimo de restrição possivel. até mesmo sem os difusores (ficou com o fluxo total do carburador, coisa de 400/450 cfm) eu ja andei e a diferença era essa.
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vc ja deve ter escutado algo como: carro injetado anda mais do q carburado mesmo que se use a mesma pressão . pois bem, isso nunca me convenceu ser assim pura e simplesmente.
um mudei o ponto de captação de pressão no motor da saveiro, passando da mufla p/ o coletor de admissão. mudou algo? sim, praticamente 0,3 bar de pressão a menos…
ta explicado o pq da lenda...
e isso pq uso carburador weber 40 com difusores que muitos dizem ser só pra pista ou até mesmo que o motor com isso não funcionar? . ou seja, com o mínimo de restrição possivel. até mesmo sem os difusores (ficou com o fluxo total do carburador, coisa de 400/450 cfm) eu ja andei e a diferença era essa.
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mas carol, essa diferenca e quando vc ta torando a loira??? quando se ta la nos seus 2.5kg de mufla com o pe no fundo, vc para o carro, troca a captacao pro coletor e vc le 2,2kg com o pe no fundo tb???
ninguem me convenceu ate agora pq ninguem me explicou fisicamente
abracos
wagner luis
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mas carol, essa diferenca e quando vc ta torando a loira??? quando se ta la nos seus 2.5kg de mufla com o pe no fundo, vc para o carro, troca a captacao pro coletor e vc le 2,2kg com o pe no fundo tb???
ninguem me convenceu ate agora pq ninguem me explicou fisicamente
abracos
wagner luis
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exatamente assim como vc descreveu.
o lance é q o carburador faz uma restrição grande a ponto de ali na mufla ficar uma pressão alta justamente pq o carburador afunila tudo. ja no injetado, onde não tem nada alem de uma generosa borboleta aberta e com passagem praticamente livre, isso não acontece.
vc nunca reparou que os motores 16v e 20v rendem horrores mesmo com pressão bem mais baixa q nos 8vó é por isso…a passagem é mais livre ainda até os cilindros.
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carol, vc chegou a medir diferenças de pressao, com diferentes medidas de difusores?
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lembro que tanto com difusores 31 qto sem difusores a pressão era a mesma (medida em cima).
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o lance é q o carburador faz uma restrição grande a ponto de ali na mufla ficar uma pressão alta justamente pq o carburador afunila tudo. ja no injetado, onde não tem nada alem de uma generosa borboleta aberta e com passagem praticamente livre, isso não acontece.
vc nunca reparou que os motores 16v e 20v rendem horrores mesmo com pressão bem mais baixa q nos 8vó é por isso…a passagem é mais livre ainda até os cilindros.
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mesmo usando em carburador grande e difusores generosos teve esta variação?? e se usasse 2 w40 ??
o interessnte tb é que o meu carro rende acima da média mesmo com baixa pressão, (l?gico, considerando o motor e turbina pequenos)
como estou já preparando alguns up grades, e diante desses resultados, posso afirmar que ainda é cedo pra mecher na alimentação???
to pensando em fazer cabeçote (valvulas maiores e algumas coisinhas) e depois partir pra outra turbina (provavelmente uma k16), mas quando for fazer vou abrir topicos pra galera ajudar
abraços