Duvida sobre potencia.
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as fábricas divulgam a potência do motor e não e que chega nas rodas. mesmo porque os motores são desenvolvidos em bancadas e os propriet?rios terem acesso a dinam?metros de rolo em umas poucas cidades, é um fato ainda bastante recente.
na verdade o charger r/t nacional ,nas primeiras linhagens( até 1975),tinha 250 hp sae/188 cv din. tinha taxa alta, e consumia gasolina azul , de 82 octanas,ou pelo menos meio a meio com a amarela no uso di?rio.
o carro alcançava ocasionalmente 200 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em dez segundos, mesmo na caixa autom?tica( números declarados por ?merson fittipaldi num impressões ao dirigir da época na qr). marcas que seriam impossíveis para um carro de 130 ou 140 cv láquidos, 1500 kg ,área frontal grande e aerodin?mica de dácada de sessenta.
em 1973, os jornalistas-engenheiros josó luiz vieira e paulo celso facin, este último editor é época do caderno de veículos do jornal o estado de são paulo , atingiram em reta plana de rodovia, 200 km/h reais com o carro,e só abortaram a tentativa porque os pneus de linha da época estiveram a ponto de romperem.
portanto, eu fico com os 188 cv din/250 sae, que representariam uns 158/160 hp nas rodas devido ao tipo de transmissão usada no charger.
lembro que o charger r/t era um carro completo, ou seja tinha polia para direção hidr?ulica de série e polia para ar-condicionado daqueles que pareciam unidades de apartamento ,bomba de água e de pressão de óleo otimizadas, da? a grande diferença da potência láquida para a bruta.
lembro também que para medir a potência bruta, numa época que não existia injeção/ignição eletronizados, podia-se calibrar o carro para faixa de a rpm. já na medição de potência din o ajuste do carro era único. porisso também a rotação de potência sae era muitas vezes diferente da rpm de cv din
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188 din / 250 sae? colega, se vc quiser eu te mostro um scan da pagina do manual do dodge 1975 onde mostra as potências dos modelos comercializados naquele ano.
sobre essa tentativa de bater 200 km/h reais eu soube, e o motivo foram os pneus subdimensionados. inclusive os freios tb era sofr?veis a ponto do carro simplesmente rodar caso se pisar forte no freio em velocidades mais altas.
a taxa do motor v8 daqui foi baixada de 10:1 p/ 9:1 no modelo charger r/t (indicado p/ rodar com gasolina azul), e pouca coisa a mais q 8:1 nos modelos se e dart, q podiam rodar com gasolina amarela.
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outro dado importante sobre o charger.
devido é alavanca do motor, ou seja, da relação diametro pequeno dos pistões e curso grande do virabrequim, o charger r/t tinha fama de câmbio curto,fama não verdadeira, pois quem tinha câmbio curto era o maverick v8.
o fato concreto é que para se chegar é máxima aceleração com o carro, o piloto não podia esticar as marchas como num opala ou num 302 ford e quem dominava os segredos do dodge sabia muito bem dessa peculiaridade, e esse era um dos motivos que com a caixa autom?tica ,muito bem calibrada, a aceleração conseguida era praticamente igual é da caixa manual.
por causa disso, a velocidade máxima demorava mais a vir também, então para quem usava-se de retas menores como a revista quatro rodas, que chegou a 188 km/h, faltava chão para o dodge chegar nos duzentos.
em meados da dácada de 80, os dodge,mesmo mais pesados que os maverick, dominaram a categoria turismo 5.000, carros com motor v8 , que corria no anel externo do autódromo de interlagos com preparação de motor limitada. tanto desciam bem o retão ( uns 220 lá embaixo) , como subiam bem da curva 3 para a reta dos boxes.
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eu nunca botei muita fã nessas historias de 130 cv liquidos no vira do charger r/t.
se tem 130 cv liquidos no vira, depois da perda na transmissao, vamos jogar ai 15% (numero bem baixo por ser tra?ao traseira) vc tem 110 cv.
agora, pensa cmg.
o focus 1.6 tem 110 cv e faz de 0-100 em inuteis 14 segundos. chega a 100km/h em segunda marcha a 6 mil e porrada. pesa 1400 kg.
como um carro com quase 2 toneladas faz de 0-100 em 10,9 segundos, com os mesmos 110 cv é e note bem que o motor de dodge vira até 5k rpm. entao não é merito do torque muito alto, nao deve ter mais do que 23~25kgf.m.
se vc olhar os numeros de vw fox e adjacencias, vai chegar nas mesmas conclusoes.
? muita diferença, pra vc falar q o carro tem 100 cv na roda e dar risada.
queria muito ver algm passar um dodge original no dino, pra ver qto tem na roda.
o que eu sempre ouvi falar sao 140 cv na roda, e acho condizente com os numeros de desempenho, levando em conta o peso do carro.
quem ja dirigiu ou andou de dodge v8, mesmo original, sabe que o carro é looonge de ser canhao - mas de manco, nao tem nada.
abraço.
martin
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focus 1.6:
103 cavalos
1164kg
0-100: 13s.
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outra perguntinha o que seria peso em ordem de marcha?
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com tanque cheio, oleo e agua em seus néveis normais.
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focus 1.6:
103 cavalos
1164kg
0-100: 13s.
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acabei de pegar o manual do focus aqui em casa
meus numeros tao errados, e os seus tbm =p
mas tu chegou mais perto.
pesa exatos 1200 kg em ordem de marcha, o sedan.
tem 105 cv ou 103 hp.
e a 4 rodas mediu o 0-100 em 14,5 segundos c/ correvit, na pista da gm.
na historia da humanidade, a unica vez que um tempo divulgado pela fabrica pra 0-100 foi atingido eh o caso do civic si
sobre o peso:
peso vazio = carro saido da linha de montagem. com tudo e pronto, menos: macaco, chave de roda, estepe, triangulo, gasolina, oleo, agua do radiador, agua do lavador de vidro, bateria.
peso em ordem de marcha: carro pronto pra andar, com tudo menos gasolina no tanque. algumas montadoras incluem a gasolina no peso em ordem de marcha, mas a maioria nao.
abraço.
martin
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peso em ordem de marcha: carro pronto pra andar, com tudo menos gasolina no tanque. algumas montadoras incluem a gasolina no peso em ordem de marcha, mas a maioria nao.
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auehuaheuahuehua cada uma, então algumas chamam de em ordem de marcha mas o carro simplesmente não pode ser posto em marcha (se locomover) pq está com o tanque vazio
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acabei de pegar o manual do focus aqui em casa
meus numeros tao errados, e os seus tbm =p
mas tu chegou mais perto.
pesa exatos 1200 kg em ordem de marcha, o sedan.
tem 105 cv ou 103 hp.
e a 4 rodas mediu o 0-100 em 14,5 segundos c/ correvit, na pista da gm.
na historia da humanidade, a unica vez que um tempo divulgado pela fabrica pra 0-100 foi atingido eh o caso do civic si?
sobre o peso:
peso vazio = carro saido da linha de montagem. com tudo e pronto, menos: macaco, chave de roda, estepe, triangulo, gasolina, oleo, agua do radiador, agua do lavador de vidro, bateria.
peso em ordem de marcha: carro pronto pra andar, com tudo menos gasolina no tanque. algumas montadoras incluem a gasolina no peso em ordem de marcha, mas a maioria nao.
abraço.
martin
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o que temos aqui 1.6 pesa 1164kg, segundo o manual também. hatch.
e quanto ao 0 a 100 na quatro rodas desse mes tem um comparativo dele com o fiesta..que é exatamente ao focus que temos aqui..13s..
sobre o 0 a 100, eu acho, veja bem, acho que o 0 a 100 do teste da 4r no polo gti foi mais baixo do que o divulgado. pelo pouco q eu me lembro…posso estar errado, but..
abraço.
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auehuaheuahuehua cada uma, então algumas chamam de em ordem de marcha mas o carro simplesmente não pode ser posto em marcha (se locomover) pq está com o tanque vazio
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na verdade, quando eu postei isso, eu fiquei na duvida.. pq apenas lembrei de algo q eu tinha lido a algum tempo, e escrevi. depois que parei pra pensar tbm me ocorreu que peso em ordem de marcha supoe tanque cheio. perguntei pro meu pai, que trabalha no ramo (venda direta a montadora) a anos, ele falou que ordem de marcha inclui sim tanque cheio, mas tbm nao tinha 100% de certeza.
agora ficou na duvida
e tanque cheio supoe mais um bom peso no carro. gasolina é mais pesada que agua, mas ainda que tivesse o mesmo peso, seriam pelo menos 60kg a mais, na linha vw.
abraço.
martin
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gasolina é mais pesada que agua, mas ainda que tivesse o mesmo peso, seriam pelo menos 60kg a mais, na linha vw
martin
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martin, gasolina é bem mais leve que água. 50 litros de gasolina são menos que 40 kg s de peso. álcool também é bem mais leve que água, e só um pouco mais pesado que a gasolina.
abraço,
tecnomax
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peso em ordem de marcha é todos os recipentes e reservatérios de láquidos cheios, água de bateria, óleo de motor e transmissão, fluido de freios, tudo na marca m?x , pneu calibrado ( ar também pesa rs) , tudo menos o tanque de gasolina/combustável, que tem que estar fora da faixa de reserva ( modelos mais recentes sem acender a luz de reserva).
este é o peso em ordem de marcha.
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as fábricas tem o direito de medir o desempenho dos seus carros em condições ideais para ter comparatividade. ou seja, o combustável é bom,novo e na especificação, a temperatura é uns 25 graus, a umidade relativa do ar é boa, a altitude é a mais próxima do nível do mar, a pressão e temperatura dos pneus é a lim?trofe do manual do propriet?rio, a tração obtida e tempo de troca de marchas e rpm de troca é a que um melhor piloto o faria. os motores são amaciados, os pneus estão amaciados , pastilhas e lonas de freio ?dem.
porriso é muito difácil um reporter de revista chegar nos dados coletados pela fábrica. o reporter, além de ser um ?timo piloto, tem que checar todo o carro , estudar os melhores meios de tirar desempenho dele e ainda efetuar as medições em locais e condições apropriadas .
me agradou muito na última quatro rodas o modo como o reporter testou as r?plicas dos glaspac/cobra. mesmo sem ser um teste completo, arnaldo keller passou informações muito , muito úteis.
o único ?tem que a fábrica leva desvantagem em relação a um consumidor medir aleatoriamente, é a margem de erro do veloc?metro. a fábrica divulga tempos obtidos com velocidades reais e o consumidor depende muito da precisão do seu veloc?metro e/ou contagiros.
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devido é alavanca do motor, ou seja, da relação diametro pequeno dos pistões e curso grande do virabrequim, o charger r/t tinha fama de câmbio curto,fama não verdadeira, pois quem tinha câmbio curto era o maverick v8.
snme a maioria desses motores são super quadrados (di?metro maior q o curso)
? o caso dos opalas 4cc e 6cc….do maverick e do charger v8
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snme a maioria desses motores são super quadrados (di?metro maior q o curso)
? o caso dos opalas 4cc e 6cc….do maverick e do charger v8
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em termos práticos, nos carros em questão o charger r/t tem os menores pistões para a cilindrada. tem fatos positivos :
com isso o 5.2 é menor e mais leve
e é mais torcudo na baixa, exemplo subir morro a 80 km/h em última marcha. o 302 ford, por exemplo,não sobe morro devagar em marcha alta.
abraço,
tecnomax
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melhora essas octanas aí….tá muito pouco p azul
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octanas mon, usadas pelos brasileiros na dácada de 70.
na dácada de 80, faziam uma média ron + mon
os europeus utilizam octanas ron, que atualmente é o padrão que utlizamos. a amarela atual tem uns 95 ron
vou exemplificar. quando o engenheiro aurelio lampredi, diretor-presidente da abarth, definiu a taxa de 7,4/1 para o motor 1.050 ( do fiat 147) no brasil, ele disse para a imprensa brasileira :
embora se diga que tem 72 octanas ( gasolina amarela de 1977), ?s vezes tem 68 ou 69 ,nunca excede o limite legal. então é necessário certa prud?ncia ( sobre passar a taxa de 7,4 para 7,6 ou 7,7/1)
palavras do cara da abarth. aqui no brasil mesmo ele, europeu, falava em números mon.a azul de 1975 tinha 82 mon, mas sua característica principal era o controle de qualidade. assim como a podium de hoje. o pessoal da br e uns caras aí sabem quanto a azul antiga tinha de ron, mas devia ser algo em torno de 90 octanas ron
abraço,
tecnomax
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devido é alavanca do motor, ou seja, da relação diametro pequeno dos pistões e curso grande do virabrequim, o charger r/t tinha fama de câmbio curto,fama não verdadeira, pois quem tinha câmbio curto era o maverick v8.
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maverick dodge charger
1? 2,92 :1 2,67 :1
2? 2,03 :1 1,86 :1
3? 1,42 :1 1,30 :1
4? 1,00 :1 1,00 :1
5? - -
a caixa do dodge realmente é bastante longa.
diferencial 3,07 para ambos, alguns dodge sa?ram com 3:15.
snme a maioria desses motores são super quadrados (di?metro maior q o curso)
? o caso dos opalas 4cc e 6c….do maverick e do charger v8
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está com informações equivocadas, veja:
chrysler 318
virabrequim: 84 mm
di?metro do pistão 99,3 mm
ford 302
virabrequim: 76,2 mm
di?metro do pistão: 101,6 mm
gm 250
virabrequim: 89,7 mm
di?metro do pistão: 98,4 mm
abraços.
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está com informações equivocadas, veja:
chrysler 318
virabrequim: 84 mm
di?metro do pistão 99,3 mm
ford 302
virabrequim: 76,2 mm
di?metro do pistão: 101,6 mm
gm 250
virabrequim: 89,7 mm
di?metro do pistão: 98,4 mm
abraços.
isso tudo q vc escreveu acima confirmou o q eu falei.
qdo o motor tem di?metro maior q o curso ele é super quadrado.
isso chama-se interpretação de texto
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obrigado por trazer os números ,frmg78
pois é, a caixa é longa, mesmo o carro sendo mais pesado.
sobre o di?metro/curso, todos os 3 motores são superquadrados,ga?cho.
só que o 302 é o mais superquadrado, seguido pelo 318 dodge e depois pelo 250 ( 4.100cc).
isso se reflete na prática, onde o 302 pede mais giro para mostrar a que veio( e tem mais giro útil também), o dodge tem comportamento mais calmo pedindo menos trocas de marcha, e o opala também , mesmo tendo bem menos cilindrada.
sabia que seu vtec 1,6 litros tem diametro e curso copiados de um famoso motor alemão?
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num fala que o gaucho tem um vti senão ele vai ter um ataque… hahahaha tem um vts.. 86x86, igual ao supra