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Duvida sobre potencia.

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    Tecnomax
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    #11

    outro dado importante sobre o charger.

    devido é alavanca do motor, ou seja, da relação diametro pequeno dos pistões e curso grande do virabrequim, o charger r/t tinha fama de câmbio curto,fama não verdadeira, pois quem tinha câmbio curto era o maverick v8.

    o fato concreto é que para se chegar é máxima aceleração com o carro, o piloto não podia esticar as marchas como num opala ou num 302 ford e quem dominava os segredos do dodge sabia muito bem dessa peculiaridade, e esse era um dos motivos que com a caixa autom?tica ,muito bem calibrada, a aceleração conseguida era praticamente igual é da caixa manual.

    por causa disso, a velocidade máxima demorava mais a vir também, então para quem usava-se de retas menores como a revista quatro rodas, que chegou a 188 km/h, faltava chão para o dodge chegar nos duzentos.

    em meados da dácada de 80, os dodge,mesmo mais pesados que os maverick, dominaram a categoria turismo 5.000, carros com motor v8 , que corria no anel externo do autódromo de interlagos com preparação de motor limitada. tanto desciam bem o retão ( uns 220 lá embaixo) , como subiam bem da curva 3 para a reta dos boxes.

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      thiagosaveiro
      escreveu em última edição por
      #12

      eu nunca botei muita fã nessas historias de 130 cv liquidos no vira do charger r/t.

      se tem 130 cv liquidos no vira, depois da perda na transmissao, vamos jogar ai 15% (numero bem baixo por ser tra?ao traseira) vc tem 110 cv.

      agora, pensa cmg.

      o focus 1.6 tem 110 cv e faz de 0-100 em inuteis 14 segundos. chega a 100km/h em segunda marcha a 6 mil e porrada. pesa 1400 kg.

      como um carro com quase 2 toneladas faz de 0-100 em 10,9 segundos, com os mesmos 110 cv é e note bem que o motor de dodge vira até 5k rpm. entao não é merito do torque muito alto, nao deve ter mais do que 23~25kgf.m.

      se vc olhar os numeros de vw fox e adjacencias, vai chegar nas mesmas conclusoes.

      ? muita diferença, pra vc falar q o carro tem 100 cv na roda e dar risada.

      queria muito ver algm passar um dodge original no dino, pra ver qto tem na roda.

      o que eu sempre ouvi falar sao 140 cv na roda, e acho condizente com os numeros de desempenho, levando em conta o peso do carro.

      quem ja dirigiu ou andou de dodge v8, mesmo original, sabe que o carro é looonge de ser canhao - mas de manco, nao tem nada.

      abraço.

      martin

      [snapback]595764[/snapback]

      focus 1.6:

      103 cavalos

      1164kg

      0-100: 13s.

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      • M Offline
        M Offline
        Mb_Bruno
        escreveu em última edição por
        #13

        outra perguntinha o que seria peso em ordem de marcha?

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #14

          outra perguntinha o que seria peso em ordem de marcha?

          [snapback]595788[/snapback]

          com tanque cheio, oleo e agua em seus néveis normais.

          1 Resposta Última resposta
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            Tim
            escreveu em última edição por
            #15

            focus 1.6:

            103 cavalos

            1164kg

            0-100: 13s.

            [snapback]595782[/snapback]

            acabei de pegar o manual do focus aqui em casa

            meus numeros tao errados, e os seus tbm =p

            mas tu chegou mais perto.

            pesa exatos 1200 kg em ordem de marcha, o sedan.

            tem 105 cv ou 103 hp.

            e a 4 rodas mediu o 0-100 em 14,5 segundos c/ correvit, na pista da gm.

            na historia da humanidade, a unica vez que um tempo divulgado pela fabrica pra 0-100 foi atingido eh o caso do civic si :ohoh:

            sobre o peso:

            peso vazio = carro saido da linha de montagem. com tudo e pronto, menos: macaco, chave de roda, estepe, triangulo, gasolina, oleo, agua do radiador, agua do lavador de vidro, bateria.

            peso em ordem de marcha: carro pronto pra andar, com tudo menos gasolina no tanque. algumas montadoras incluem a gasolina no peso em ordem de marcha, mas a maioria nao.

            abraço.

            martin

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #16

              peso em ordem de marcha: carro pronto pra andar, com tudo menos gasolina no tanque. algumas montadoras incluem a gasolina no peso em ordem de marcha, mas a maioria nao.

              [snapback]595792[/snapback]

              auehuaheuahuehua cada uma, então algumas chamam de em ordem de marcha mas o carro simplesmente não pode ser posto em marcha (se locomover) pq está com o tanque vazio :ohoh:

              1 Resposta Última resposta
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                thiagosaveiro
                escreveu em última edição por
                #17

                acabei de pegar o manual do focus aqui em casa

                meus numeros tao errados, e os seus tbm =p

                mas tu chegou mais perto.

                pesa exatos 1200 kg em ordem de marcha, o sedan.

                tem 105 cv ou 103 hp.

                e a 4 rodas mediu o 0-100 em 14,5 segundos c/ correvit, na pista da gm.

                na historia da humanidade, a unica vez que um tempo divulgado pela fabrica pra 0-100 foi atingido eh o caso do civic si? :ohoh:

                sobre o peso:

                peso vazio = carro saido da linha de montagem. com tudo e pronto, menos: macaco, chave de roda, estepe, triangulo, gasolina, oleo, agua do radiador, agua do lavador de vidro, bateria.

                peso em ordem de marcha: carro pronto pra andar, com tudo menos gasolina no tanque. algumas montadoras incluem a gasolina no peso em ordem de marcha, mas a maioria nao.

                abraço.

                martin

                [snapback]595792[/snapback]

                o que temos aqui 1.6 pesa 1164kg, segundo o manual também. hatch.

                e quanto ao 0 a 100 na quatro rodas desse mes tem um comparativo dele com o fiesta..que é exatamente ao focus que temos aqui..13s..

                sobre o 0 a 100, eu acho, veja bem, acho que o 0 a 100 do teste da 4r no polo gti foi mais baixo do que o divulgado. pelo pouco q eu me lembro…posso estar errado, but..

                abraço.

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                  Tim
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  auehuaheuahuehua cada uma, então algumas chamam de em ordem de marcha mas o carro simplesmente não pode ser posto em marcha (se locomover) pq está com o tanque vazio  :ohoh:

                  [snapback]595793[/snapback]

                  na verdade, quando eu postei isso, eu fiquei na duvida.. pq apenas lembrei de algo q eu tinha lido a algum tempo, e escrevi. depois que parei pra pensar tbm me ocorreu que peso em ordem de marcha supoe tanque cheio. perguntei pro meu pai, que trabalha no ramo (venda direta a montadora) a anos, ele falou que ordem de marcha inclui sim tanque cheio, mas tbm nao tinha 100% de certeza.

                  agora ficou na duvida

                  e tanque cheio supoe mais um bom peso no carro. gasolina é mais pesada que agua, mas ainda que tivesse o mesmo peso, seriam pelo menos 60kg a mais, na linha vw.

                  abraço.

                  martin

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                    T Offline
                    Tecnomax
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    gasolina é mais pesada que agua, mas ainda que tivesse o mesmo peso, seriam pelo menos 60kg a mais, na linha vw

                    martin

                    [snapback]595890[/snapback]

                    martin, gasolina é bem mais leve que água. 50 litros de gasolina são menos que 40 kg s de peso. álcool também é bem mais leve que água, e só um pouco mais pesado que a gasolina.

                    abraço,

                    tecnomax

                    …....................................................................................................................

                    peso em ordem de marcha é todos os recipentes e reservatérios de láquidos cheios, água de bateria, óleo de motor e transmissão, fluido de freios, tudo na marca m?x , pneu calibrado ( ar também pesa rs) , tudo menos o tanque de gasolina/combustável, que tem que estar fora da faixa de reserva ( modelos mais recentes sem acender a luz de reserva).

                    este é o peso em ordem de marcha.

                    .......................................................................................................................

                    as fábricas tem o direito de medir o desempenho dos seus carros em condições ideais para ter comparatividade. ou seja, o combustável é bom,novo e na especificação, a temperatura é uns 25 graus, a umidade relativa do ar é boa, a altitude é a mais próxima do nível do mar, a pressão e temperatura dos pneus é a lim?trofe do manual do propriet?rio, a tração obtida e tempo de troca de marchas e rpm de troca é a que um melhor piloto o faria. os motores são amaciados, os pneus estão amaciados , pastilhas e lonas de freio ?dem.

                    porriso é muito difácil um reporter de revista chegar nos dados coletados pela fábrica. o reporter, além de ser um ?timo piloto, tem que checar todo o carro , estudar os melhores meios de tirar desempenho dele e ainda efetuar as medições em locais e condições apropriadas .

                    me agradou muito na última quatro rodas o modo como o reporter testou as r?plicas dos glaspac/cobra. mesmo sem ser um teste completo, arnaldo keller passou informações muito , muito úteis.

                    o único ?tem que a fábrica leva desvantagem em relação a um consumidor medir aleatoriamente, é a margem de erro do veloc?metro. a fábrica divulga tempos obtidos com velocidades reais e o consumidor depende muito da precisão do seu veloc?metro e/ou contagiros.

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      WEST
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      gasolina é mais pesada que agua,

                      [snapback]595890[/snapback]

                      :p

                      :ohoh:

                      gasolina, se nao me falha a memoria, 700 e poucos kg/m?, álcool 800 e poucos kg/m?… água, ~1000 kg/m?...

                      :ops:

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                      • G Offline
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                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        devido é alavanca do motor, ou seja, da relação diametro pequeno dos pistões e curso grande do virabrequim, o charger r/t tinha fama de câmbio curto,fama não verdadeira, pois quem tinha câmbio curto era o maverick v8.

                        snme a maioria desses motores são super quadrados (di?metro maior q o curso)

                        ? o caso dos opalas 4cc e 6cc….do maverick e do charger v8 :ohoh:

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          tinha taxa alta, e consumia gasolina azul , de 82 octanas,ou pelo menos meio a meio com a amarela no uso di?rio.

                          melhora essas octanas aí….tá muito pouco p azul

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
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                            Tecnomax
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            snme a maioria desses motores são super quadrados (di?metro maior q o curso)

                            ? o caso dos opalas 4cc e 6cc….do maverick e do charger v8 :ohoh:

                            [snapback]596099[/snapback]

                            em termos práticos, nos carros em questão o charger r/t tem os menores pistões para a cilindrada. tem fatos positivos :

                            com isso o 5.2 é menor e mais leve

                            e é mais torcudo na baixa, exemplo subir morro a 80 km/h em última marcha. o 302 ford, por exemplo,não sobe morro devagar em marcha alta.

                            abraço,

                            tecnomax

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
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                              Tecnomax
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              melhora essas octanas aí….tá muito pouco p azul

                              [snapback]596100[/snapback]

                              octanas mon, usadas pelos brasileiros na dácada de 70.

                              na dácada de 80, faziam uma média ron + mon

                              os europeus utilizam octanas ron, que atualmente é o padrão que utlizamos. a amarela atual tem uns 95 ron

                              vou exemplificar. quando o engenheiro aurelio lampredi, diretor-presidente da abarth, definiu a taxa de 7,4/1 para o motor 1.050 ( do fiat 147) no brasil, ele disse para a imprensa brasileira :

                              embora se diga que tem 72 octanas ( gasolina amarela de 1977), ?s vezes tem 68 ou 69 ,nunca excede o limite legal. então é necessário certa prud?ncia ( sobre passar a taxa de 7,4 para 7,6 ou 7,7/1)

                              palavras do cara da abarth. aqui no brasil mesmo ele, europeu, falava em números mon.a azul de 1975 tinha 82 mon, mas sua característica principal era o controle de qualidade. assim como a podium de hoje. o pessoal da br e uns caras aí sabem quanto a azul antiga tinha de ron, mas devia ser algo em torno de 90 octanas ron

                              abraço,

                              tecnomax

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                              • F Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #25

                                devido é alavanca do motor, ou seja, da relação diametro pequeno dos pistões e curso grande do virabrequim, o charger r/t tinha fama de câmbio curto,fama não verdadeira, pois quem tinha câmbio curto era o maverick v8.

                                [snapback]595781[/snapback]

                                maverick dodge charger

                                1? 2,92 :1 2,67 :1

                                2? 2,03 :1 1,86 :1

                                3? 1,42 :1 1,30 :1

                                4? 1,00 :1 1,00 :1

                                5? - -

                                a caixa do dodge realmente é bastante longa.

                                diferencial 3,07 para ambos, alguns dodge sa?ram com 3:15.

                                snme a maioria desses motores são super quadrados (di?metro maior q o curso)

                                ? o caso dos opalas 4cc e 6c….do maverick e do charger v8 :ohoh:

                                [snapback]596099[/snapback]

                                está com informações equivocadas, veja:

                                chrysler 318

                                virabrequim: 84 mm

                                di?metro do pistão 99,3 mm

                                ford 302

                                virabrequim: 76,2 mm

                                di?metro do pistão: 101,6 mm

                                gm 250

                                virabrequim: 89,7 mm

                                di?metro do pistão: 98,4 mm

                                abraços.

                                1 Resposta Última resposta
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                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  está com informações equivocadas, veja:

                                  chrysler 318

                                  virabrequim: 84 mm

                                  di?metro do pistão 99,3 mm

                                  ford 302

                                  virabrequim: 76,2 mm

                                  di?metro do pistão: 101,6 mm

                                  gm 250

                                  virabrequim: 89,7 mm

                                  di?metro do pistão: 98,4 mm

                                  abraços.

                                  isso tudo q vc escreveu acima confirmou o q eu falei.

                                  qdo o motor tem di?metro maior q o curso ele é super quadrado.

                                  isso chama-se interpretação de texto :ohoh:

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                                  • T Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    obrigado por trazer os números ,frmg78

                                    pois é, a caixa é longa, mesmo o carro sendo mais pesado.

                                    sobre o di?metro/curso, todos os 3 motores são superquadrados,ga?cho.

                                    só que o 302 é o mais superquadrado, seguido pelo 318 dodge e depois pelo 250 ( 4.100cc).

                                    isso se reflete na prática, onde o 302 pede mais giro para mostrar a que veio( e tem mais giro útil também), o dodge tem comportamento mais calmo pedindo menos trocas de marcha, e o opala também , mesmo tendo bem menos cilindrada.

                                    sabia que seu vtec 1,6 litros tem diametro e curso copiados de um famoso motor alemão?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      num fala que o gaucho tem um vti senão ele vai ter um ataque… hahahaha tem um vts.. 86x86, igual ao supra

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        sabia que seu vtec 1,6 litros tem diametro e curso copiados de um famoso motor alemão?

                                        tá maluco é meu carro é franc?s :ohoh:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          Gaucho
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                                          #30

                                          sobre o di?metro/curso, todos os 3 motores são superquadrados,ga?cho.

                                          e eu afirmei o q é :ohoh:

                                          1 Resposta Última resposta

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