E da-lhe mais throttle bodies
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agora, voltando a questão de o carro ficar indirigável utilizando-se de 4 borboletas acho um tanto err?neo.
uso 4 borboletas de 45mm montados em um coletor ghrid longo, com os bicos instalados no coletor e utilizando a fueltech para comandar.
fiz a curva de ponto para 2 situações, na rua com bastante ponto em baixa deixando o carro mais gostoso de se dirigir na cidade e na pista priorizando as faixas de rotação melhores do meu comando.
a diferença entre andar com 1 borboleta e 4 com certeza é a resposta. com as 4 borboletas você rela no acelerador e o motor responde com saúde já trazendo o carro ao movimento, e com 1 borboleta precisa de um pouco mais de po para o carro andar do mesmo jeito.
e isso se deve simplesmente é área que é aberta com 1 mm de abertura nas borboletas ( basta somar 45 + 45 + 45 + 45= 180mm ) ser bem superior a uma borboleta de digamos 60mm.
por isso o carro fica um pouco mais arisco.
porém uso o carro todo dia na rua, e até meu pai usa ele sem nunca ter reclamado.
isso pq é um 2100cc com 4 borboletas, cabeçote top, taixa alta e um comando 312 com 14 de levante andando com alcool na rua e 100% metanol na pista.
vai do gosto de cada um…. só que dizer que o carro se torna indirigável é simples e completamente errado.
e como já foi dito, tem uns q gostam que a real força do motor venha a 6000 rpm e outros que gostam de uma resposta um pouco mais violenta que o motor turbo não tem antes da turbina entrar.
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repito, a efici?ncia volum?trica máxima só acontece quando a velocidade do fluxo é adequada. se você quiser podemos usar seu carro como um exemplo prático.
tenho quase certeza que seu carro poderia render mais do que rende (sem conhecer o carro).
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vc não entendeu o q eu disse.
pegue um motor 1.0 16vt que gira soltinho nos 7000rpm
pegue um motor de scania v8 que gira seus 2500 rpm com força de subir paredes
agora me diz o que acontece se:
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colocar o 1.0 no scania
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colocar o v8 scania no gol
entendeu agora?
o 1.0 mesmo girando mais, não tem torque pra carregar um caminh?o
o v8 scania mesmo tendo um torque absurdo, não tem giro para fzr um leve golzinho desenvolver a mesma velocidade que o motor 1.0 é capaz.
mesmo eliminando o fator peso, a relação de marcha dos dois fica totalmente incompatével para as características de cada um.
outro exemplo?
pegue um girador (porém não mto torcudo) ap 600 de 90 cvs
pegue um torcudo (porém não mto girador) ap 2000 de 111 cvs
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coloque em ambos um curt?ssimo cambio de gol 1000 e vc vai ver que o 1.6 vai ter mais velocidade final do que o 2.0.
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agora coloque em ambos um cambio ps. e ai vc vai ver o 1.6 não conseguindo girar como o 2.0.
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e vc tampouco entendeu o que eu disse, mas não explicarei agora…
primeiro gostaria que você me fornecesse alguns dados:
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valores de torque e potência máximos do ap600 e ap2000 (torque@rpm, potência@rpm), e a máxima rotação que cada um chega.
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relações de marcha do 1.0 e, aproveitando o embalo, do ps também, pois não sei de cabeça.
com esses dados farei umas simulções num?ricas, e então discutiremos os resultados...
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e isso se deve simplesmente é área que é aberta com 1 mm de abertura nas borboletas ( basta somar 45 + 45 + 45 + 45= 180mm ) ser bem superior a uma borboleta de digamos 60mm.
somente um detalhe, vc deve somar as áreas e não os di?metros…
4x 45mm = 6361,72mm?
1x 60mm = 2827,43mm?
mas lembre que os cilindros vão admitir o ar mais ou menos um por vez (com um comandão desses acontece uma certa interfer?ncia, claro), e por mais arrombado que seja o seu cabeçote, a área de passagem instant?nea não vai ser maior que a da borboleta de 60mm nunca...
a questão da resposta é o volume de coletor que está em vêcuo antes de vc abrir o acelerador... se vc tem 4 borboletas, esse volume é consideravelmente menor que se vc tem um plenum, por isso a resposta imediata...
[]s
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sim sim, entendi oq vc ker dizer west e vlw ali sobre a área, mais acho q deu pra entender oq eu disse neh…..
rodrigo, podemos usar meu carro como exemplo sim, um deles ?, como melhorar ainda mais o rendimento do meu carro em alta? pq passei meu carro no dinamometro, consegui 222cv é 5400rpm porémmeu carro com 6000rpm a curva de potência já esta caindo brusssscamente.
e meu carro na pista parece um trator de baixa, porém troco de marcha no m?aaximo a 7400rpm pq depoiis disso o motor já não vai mais, estou usando 15,5 - 16 de taxa no carro.
o motor é um vira 2.0 original, com bielas retrabalhadas e pistões powertech de 85mm, todo o conjunto balanceado e com uma montagem perfeita. o volante é aliviado apenas 600 gramas, o cabeçote possui valvulas 41 por 35 e os dutos são reabertos feito na injetech e testado e corrigido na hg motores.
mesmo eu sabendo que o motor ainda não rende oq deveria render ele ainda se mostra muito competitivo comparado aos carros std que correm na copa paran?, porém como a próxima etapa vai ser em maripo tenho tempo de deixar o carro 100%
comprei 2 ventura novos, esta semana vou fazer a suspenção para arrancada ( pq as 2 corridas q corri com o carro eu estava usando suspenção original com molas cortadas ) mesmo andando com pneus carecas e com uma suspenção rid?cula ainda consegui um bom resultado ( 9.130 de pista contra uma média de 8.900 ) na categoria ficando em quarto lugar agora na primeira etapa e quinto na última ( só andei 2 arrancadas na vida )
desmontei ele essa semana e reparei que eu por simples idiotice e falta de atenção havia deixado a junta de admissão tampando o duto ( a junta menor q o duto )
tirei a semana agora pra arrumar todos os detalhes que precisavam ser corrigidos.
conto com a ajuda de vcs e algumas dicas pra melhorar ainda mais o rendimento do motor e quem sabe trazer um trof?u de primeiro lugar na próxima etapa.
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srs, me permitem um comentário?
esse negócio de aspirado é bruto, é indomóvel, não tem como andar e tal, pra mim é só uma coisa: acerto….
dois pequenos exemplos:
gol - motor 1950cc, cabeçote 40x33, 13,5:1 de taxa, comando ghryd 288, coletor longo ghryd com duas solex 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…t=imagem314.flv
passat - motor 1970cc, cabeçote 41x35, 15,3:1 de taxa, comando ghryd 320, coletor longo ghryd com duas weber 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…s_passat001.flv
agora me digam, carros com essa marcha lenta e subida de giros, que nos dois vêdeos as cutucadas não passaram de meio acelerador, alguém acha indomóvel?
posso garantir, ainda não terminei de acertar meu carro, mas mesmo com o 320 vai ser dácil como era com o motor antigo e 288. o gol já mudamos o cabeçote, o comando agora é um ghryd 306, e continuou exatamente assim.
acerto é o nome do jogo….
ah sim, zorlac, a ghryd só fabrica um coletor, que é o longo. li num post seu q vc tem um m?dio, então deve ser de outra fábrica. o longo da ghryd é o único dentre os que foram testados em banca que dá perda zero, e foi feito em cima de um coletor berta, então nem tem o q discutir.
no q eu puder ajudar, avisem.
abraço.
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eita, esqueci do principal que eu ia escrever
a weber hj tá com itbs, e toda a fabricação dos carburadores passou a ser feita pela empi. carburadores idênticos, como eram os italianos, e não com aquele acabamento piorzinho que tinham as espanholas.
outra novidade, a holley tá fabricando carburadores na argentina, que devem chegar em breve por aqui. miniprogressivo, dmtb e akela linha weber antiga agora com o nome holley e zero km
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eita, esqueci do principal que eu ia escrever
a weber hj tá com itbs, e toda a fabricação dos carburadores passou a ser feita pela empi. carburadores idênticos, como eram os italianos, e não com aquele acabamento piorzinho que tinham as espanholas.
outra novidade, a holley tá fabricando carburadores na argentina, que devem chegar em breve por aqui. miniprogressivo, dmtb e akela linha weber antiga agora com o nome holley e zero km
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isso explica os carburadores edelbrock feito/montado com peças webber e holley..
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pra fechar os cálculos…......só falta saber :
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qtos cfms tem seu cabeçote a 10
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combustável é alcool né é
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vc lembra o di?metro da haste da válvula é se não me engano é 7,955mm
abraço, parabens pelo carro
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srs, me permitem um comentário?
esse negócio de aspirado é bruto, é indomóvel, não tem como andar e tal, pra mim é só uma coisa: acerto….
dois pequenos exemplos:
gol - motor 1950cc, cabeçote 40x33, 13,5:1 de taxa, comando ghryd 288, coletor longo ghryd com duas solex 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…t=imagem314.flv
passat - motor 1970cc, cabeçote 41x35, 15,3:1 de taxa, comando ghryd 320, coletor longo ghryd com duas weber 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…s_passat001.flv
agora me digam, carros com essa marcha lenta e subida de giros, que nos dois vêdeos as cutucadas não passaram de meio acelerador, alguém acha indomóvel?
posso garantir, ainda não terminei de acertar meu carro, mas mesmo com o 320 vai ser dácil como era com o motor antigo e 288. o gol já mudamos o cabeçote, o comando agora é um ghryd 306, e continuou exatamente assim.
acerto é o nome do jogo….
ah sim, zorlac, a ghryd só fabrica um coletor, que é o longo. li num post seu q vc tem um m?dio, então deve ser de outra fábrica. o longo da ghryd é o único dentre os que foram testados em banca que dá perda zero, e foi feito em cima de um coletor berta, então nem tem o q discutir.
no q eu puder ajudar, avisem.
abraço.
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gus, somente como curiosidade, fizemos uma medição nesse fds de um cabeçote com 91 cfm @ 10 com 12mm de lift e somente colocando a cornetinha aumentou 03 cfm por cilindro no mesmo lift.
seria legal colocar as cornetinhas no gol…. dá uma boa melhorada na vazão de ar pra dentro do cilindro são 12 cfm no cabeçote
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gus, somente como curiosidade, fizemos uma medição nesse fds de um cabeçote com 91 cfm @ 10 com 12mm de lift e somente colocando a cornetinha aumentou 03 cfm por cilindro no mesmo lift.
seria legal colocar as cornetinhas no gol…. dá uma boa melhorada na vazão de ar pra dentro do cilindro são 12 cfm no cabeçote
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rodrigo, e no caso de um motor com weber + turbo? as cornetinhas tb iriam ajudar?
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rodrigo, e no caso de um motor com weber + turbo? as cornetinhas tb iriam ajudar?
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carol, entendo que sim
esse teste que eu vi com as cornetas me deixou impressionado. no mesmo momento que você coloca a corneta a pressão de mercurio cai quando você corrige para 10 vem 03 cfms a mais por cilindro
isso explica porque o concord ( aquele avião com bico fino, projetado para atingir a velocidade do som) foi um fracasso. quando o avião atingia altas velocidades o seu bico praticamente ficava incandecente, tamanho o atrito com o ar
se canto bico fino diminuisse o atrito, a melhor forma aerodinamica não seria a gota d agua
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somente complementando.
na oficina está sendo montado um ap 20v turbo injetado com 04 borboletas da ford racing. cada borboleta tem sua respectiva corneta e posteriomente vem a mufla de pressurização.
o resultado não sabemos, mas está sendo montado baseado neste principio.
o complicado é que não dá pra medir a eficiencia das cornetas em carro turbo. o teste de bancada de cabeçote não oferece essa possibilidade
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bom, no meu ponto de vista, é andavel, é acostumavel ( nossa q termo lazarento ) mas pra min, gosto pessoal, eu não curti, jah tive 2 weber, jah tive carbura simultaneo ( solex 35 de corcel gt ). ainda sou mais um carbura progressivo. eu.
ps: motor diesel? um belo exemplo:
motor mercedes om 457 la
seis cilindros
12 litros
turbo-alimentado
428cv de potencia @ 1900 rpm
215mkgf de torque
e ainda por cima em mtos casos a retifica só vem depois de 1.000.000 de km rodados.
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gus, somente como curiosidade, fizemos uma medição nesse fds de um cabeçote com 91 cfm @ 10 com 12mm de lift e somente colocando a cornetinha aumentou 03 cfm por cilindro no mesmo lift.
seria legal colocar as cornetinhas no gol…. dá uma boa melhorada na vazão de ar pra dentro do cilindro são 12 cfm no cabeçote
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já foram providenciadas esse video do gol foi na semana em q montamos, depois disso melhorou muito ainda.
mas valeu pelos numeros, não sabia o qto melhorava efetivamente.
abra
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carol, entendo que sim
esse teste que eu vi com as cornetas me deixou impressionado. no mesmo momento que você coloca a corneta a pressão de mercurio cai quando você corrige para 10 vem 03 cfms a mais por cilindro
isso explica porque o concord ( aquele avião com bico fino, projetado para atingir a velocidade do som) foi um fracasso. quando o avião atingia altas velocidades o seu bico praticamente ficava incandecente, tamanho o atrito com o ar
se canto bico fino diminuisse o atrito, a melhor forma aerodinamica não seria a gota d agua
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carol, as cornetas funcionam em turbo sim se vir um coletor de admissao dos f1 de 80 s vai ver pequenas cornetas dentro do plenum… pra acelerar o fluxo...
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la vou eu procurar cornetinhas baixas que caibam dentro da tampa pressurizada
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ah sim, zorlac, a ghryd só fabrica um coletor, que é o longo. li num post seu q vc tem um m?dio, então deve ser de outra fábrica. o longo da ghryd é o único dentre os que foram testados em banca que dá perda zero, e foi feito em cima de um coletor berta, então nem tem o q discutir.
no q eu puder ajudar, avisem.
abraço.
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muito bom o video, ja tinha visto do gol.
huuuuuuuuuuuum bom saber q coletor ghryd so tem longo, pq o cara q iria me vender o kit falou q o coletor curto dele era ghryd.
agora, coletor longo com as tbis caberia no gol bola??? pq fizeram um teste, eu nao vi, mas disseram q fica muito justo ao paralama.
mas vendo o motor do gol do video, q usa coletor longo, vi q sobrou bastante espaço ali heim.
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muito bom o video, ja tinha visto do gol.
huuuuuuuuuuuum bom saber q coletor ghryd so tem longo, pq o cara q iria me vender o kit falou q o coletor curto dele era ghryd.
agora, coletor longo com as tbis caberia no gol bola??? pq fizeram um teste, eu nao vi, mas disseram q fica muito justo ao paralama.
mas vendo o motor do gol do video, q usa coletor longo, vi q sobrou bastante espaço ali heim.
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sem cornetas entrou na boa. pra montar as cornetinhas curtas, teve que fazer um carinho no canto do cofre
mas tudo por uma boa causa.