E da-lhe mais throttle bodies
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e isso se deve simplesmente é área que é aberta com 1 mm de abertura nas borboletas ( basta somar 45 + 45 + 45 + 45= 180mm ) ser bem superior a uma borboleta de digamos 60mm.
somente um detalhe, vc deve somar as áreas e não os di?metros…
4x 45mm = 6361,72mm?
1x 60mm = 2827,43mm?
mas lembre que os cilindros vão admitir o ar mais ou menos um por vez (com um comandão desses acontece uma certa interfer?ncia, claro), e por mais arrombado que seja o seu cabeçote, a área de passagem instant?nea não vai ser maior que a da borboleta de 60mm nunca...
a questão da resposta é o volume de coletor que está em vêcuo antes de vc abrir o acelerador... se vc tem 4 borboletas, esse volume é consideravelmente menor que se vc tem um plenum, por isso a resposta imediata...
[]s
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sim sim, entendi oq vc ker dizer west e vlw ali sobre a área, mais acho q deu pra entender oq eu disse neh…..
rodrigo, podemos usar meu carro como exemplo sim, um deles ?, como melhorar ainda mais o rendimento do meu carro em alta? pq passei meu carro no dinamometro, consegui 222cv é 5400rpm porémmeu carro com 6000rpm a curva de potência já esta caindo brusssscamente.
e meu carro na pista parece um trator de baixa, porém troco de marcha no m?aaximo a 7400rpm pq depoiis disso o motor já não vai mais, estou usando 15,5 - 16 de taxa no carro.
o motor é um vira 2.0 original, com bielas retrabalhadas e pistões powertech de 85mm, todo o conjunto balanceado e com uma montagem perfeita. o volante é aliviado apenas 600 gramas, o cabeçote possui valvulas 41 por 35 e os dutos são reabertos feito na injetech e testado e corrigido na hg motores.
mesmo eu sabendo que o motor ainda não rende oq deveria render ele ainda se mostra muito competitivo comparado aos carros std que correm na copa paran?, porém como a próxima etapa vai ser em maripo tenho tempo de deixar o carro 100%
comprei 2 ventura novos, esta semana vou fazer a suspenção para arrancada ( pq as 2 corridas q corri com o carro eu estava usando suspenção original com molas cortadas ) mesmo andando com pneus carecas e com uma suspenção rid?cula ainda consegui um bom resultado ( 9.130 de pista contra uma média de 8.900 ) na categoria ficando em quarto lugar agora na primeira etapa e quinto na última ( só andei 2 arrancadas na vida )
desmontei ele essa semana e reparei que eu por simples idiotice e falta de atenção havia deixado a junta de admissão tampando o duto ( a junta menor q o duto )
tirei a semana agora pra arrumar todos os detalhes que precisavam ser corrigidos.
conto com a ajuda de vcs e algumas dicas pra melhorar ainda mais o rendimento do motor e quem sabe trazer um trof?u de primeiro lugar na próxima etapa.
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srs, me permitem um comentário?
esse negócio de aspirado é bruto, é indomóvel, não tem como andar e tal, pra mim é só uma coisa: acerto….
dois pequenos exemplos:
gol - motor 1950cc, cabeçote 40x33, 13,5:1 de taxa, comando ghryd 288, coletor longo ghryd com duas solex 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…t=imagem314.flv
passat - motor 1970cc, cabeçote 41x35, 15,3:1 de taxa, comando ghryd 320, coletor longo ghryd com duas weber 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…s_passat001.flv
agora me digam, carros com essa marcha lenta e subida de giros, que nos dois vêdeos as cutucadas não passaram de meio acelerador, alguém acha indomóvel?
posso garantir, ainda não terminei de acertar meu carro, mas mesmo com o 320 vai ser dácil como era com o motor antigo e 288. o gol já mudamos o cabeçote, o comando agora é um ghryd 306, e continuou exatamente assim.
acerto é o nome do jogo….
ah sim, zorlac, a ghryd só fabrica um coletor, que é o longo. li num post seu q vc tem um m?dio, então deve ser de outra fábrica. o longo da ghryd é o único dentre os que foram testados em banca que dá perda zero, e foi feito em cima de um coletor berta, então nem tem o q discutir.
no q eu puder ajudar, avisem.
abraço.
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eita, esqueci do principal que eu ia escrever
a weber hj tá com itbs, e toda a fabricação dos carburadores passou a ser feita pela empi. carburadores idênticos, como eram os italianos, e não com aquele acabamento piorzinho que tinham as espanholas.
outra novidade, a holley tá fabricando carburadores na argentina, que devem chegar em breve por aqui. miniprogressivo, dmtb e akela linha weber antiga agora com o nome holley e zero km
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eita, esqueci do principal que eu ia escrever
a weber hj tá com itbs, e toda a fabricação dos carburadores passou a ser feita pela empi. carburadores idênticos, como eram os italianos, e não com aquele acabamento piorzinho que tinham as espanholas.
outra novidade, a holley tá fabricando carburadores na argentina, que devem chegar em breve por aqui. miniprogressivo, dmtb e akela linha weber antiga agora com o nome holley e zero km
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isso explica os carburadores edelbrock feito/montado com peças webber e holley..
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pra fechar os cálculos…......só falta saber :
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qtos cfms tem seu cabeçote a 10
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combustável é alcool né é
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vc lembra o di?metro da haste da válvula é se não me engano é 7,955mm
abraço, parabens pelo carro
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srs, me permitem um comentário?
esse negócio de aspirado é bruto, é indomóvel, não tem como andar e tal, pra mim é só uma coisa: acerto….
dois pequenos exemplos:
gol - motor 1950cc, cabeçote 40x33, 13,5:1 de taxa, comando ghryd 288, coletor longo ghryd com duas solex 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…t=imagem314.flv
passat - motor 1970cc, cabeçote 41x35, 15,3:1 de taxa, comando ghryd 320, coletor longo ghryd com duas weber 40, a álcool.
http://s72.photobucket.com/albums/i196/gus…s_passat001.flv
agora me digam, carros com essa marcha lenta e subida de giros, que nos dois vêdeos as cutucadas não passaram de meio acelerador, alguém acha indomóvel?
posso garantir, ainda não terminei de acertar meu carro, mas mesmo com o 320 vai ser dácil como era com o motor antigo e 288. o gol já mudamos o cabeçote, o comando agora é um ghryd 306, e continuou exatamente assim.
acerto é o nome do jogo….
ah sim, zorlac, a ghryd só fabrica um coletor, que é o longo. li num post seu q vc tem um m?dio, então deve ser de outra fábrica. o longo da ghryd é o único dentre os que foram testados em banca que dá perda zero, e foi feito em cima de um coletor berta, então nem tem o q discutir.
no q eu puder ajudar, avisem.
abraço.
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gus, somente como curiosidade, fizemos uma medição nesse fds de um cabeçote com 91 cfm @ 10 com 12mm de lift e somente colocando a cornetinha aumentou 03 cfm por cilindro no mesmo lift.
seria legal colocar as cornetinhas no gol…. dá uma boa melhorada na vazão de ar pra dentro do cilindro são 12 cfm no cabeçote
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gus, somente como curiosidade, fizemos uma medição nesse fds de um cabeçote com 91 cfm @ 10 com 12mm de lift e somente colocando a cornetinha aumentou 03 cfm por cilindro no mesmo lift.
seria legal colocar as cornetinhas no gol…. dá uma boa melhorada na vazão de ar pra dentro do cilindro são 12 cfm no cabeçote
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rodrigo, e no caso de um motor com weber + turbo? as cornetinhas tb iriam ajudar?
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rodrigo, e no caso de um motor com weber + turbo? as cornetinhas tb iriam ajudar?
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carol, entendo que sim
esse teste que eu vi com as cornetas me deixou impressionado. no mesmo momento que você coloca a corneta a pressão de mercurio cai quando você corrige para 10 vem 03 cfms a mais por cilindro
isso explica porque o concord ( aquele avião com bico fino, projetado para atingir a velocidade do som) foi um fracasso. quando o avião atingia altas velocidades o seu bico praticamente ficava incandecente, tamanho o atrito com o ar
se canto bico fino diminuisse o atrito, a melhor forma aerodinamica não seria a gota d agua
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somente complementando.
na oficina está sendo montado um ap 20v turbo injetado com 04 borboletas da ford racing. cada borboleta tem sua respectiva corneta e posteriomente vem a mufla de pressurização.
o resultado não sabemos, mas está sendo montado baseado neste principio.
o complicado é que não dá pra medir a eficiencia das cornetas em carro turbo. o teste de bancada de cabeçote não oferece essa possibilidade
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bom, no meu ponto de vista, é andavel, é acostumavel ( nossa q termo lazarento ) mas pra min, gosto pessoal, eu não curti, jah tive 2 weber, jah tive carbura simultaneo ( solex 35 de corcel gt ). ainda sou mais um carbura progressivo. eu.
ps: motor diesel? um belo exemplo:
motor mercedes om 457 la
seis cilindros
12 litros
turbo-alimentado
428cv de potencia @ 1900 rpm
215mkgf de torque
e ainda por cima em mtos casos a retifica só vem depois de 1.000.000 de km rodados.
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gus, somente como curiosidade, fizemos uma medição nesse fds de um cabeçote com 91 cfm @ 10 com 12mm de lift e somente colocando a cornetinha aumentou 03 cfm por cilindro no mesmo lift.
seria legal colocar as cornetinhas no gol…. dá uma boa melhorada na vazão de ar pra dentro do cilindro são 12 cfm no cabeçote
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já foram providenciadas esse video do gol foi na semana em q montamos, depois disso melhorou muito ainda.
mas valeu pelos numeros, não sabia o qto melhorava efetivamente.
abra
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carol, entendo que sim
esse teste que eu vi com as cornetas me deixou impressionado. no mesmo momento que você coloca a corneta a pressão de mercurio cai quando você corrige para 10 vem 03 cfms a mais por cilindro
isso explica porque o concord ( aquele avião com bico fino, projetado para atingir a velocidade do som) foi um fracasso. quando o avião atingia altas velocidades o seu bico praticamente ficava incandecente, tamanho o atrito com o ar
se canto bico fino diminuisse o atrito, a melhor forma aerodinamica não seria a gota d agua
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carol, as cornetas funcionam em turbo sim se vir um coletor de admissao dos f1 de 80 s vai ver pequenas cornetas dentro do plenum… pra acelerar o fluxo...
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la vou eu procurar cornetinhas baixas que caibam dentro da tampa pressurizada
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ah sim, zorlac, a ghryd só fabrica um coletor, que é o longo. li num post seu q vc tem um m?dio, então deve ser de outra fábrica. o longo da ghryd é o único dentre os que foram testados em banca que dá perda zero, e foi feito em cima de um coletor berta, então nem tem o q discutir.
no q eu puder ajudar, avisem.
abraço.
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muito bom o video, ja tinha visto do gol.
huuuuuuuuuuuum bom saber q coletor ghryd so tem longo, pq o cara q iria me vender o kit falou q o coletor curto dele era ghryd.
agora, coletor longo com as tbis caberia no gol bola??? pq fizeram um teste, eu nao vi, mas disseram q fica muito justo ao paralama.
mas vendo o motor do gol do video, q usa coletor longo, vi q sobrou bastante espaço ali heim.
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muito bom o video, ja tinha visto do gol.
huuuuuuuuuuuum bom saber q coletor ghryd so tem longo, pq o cara q iria me vender o kit falou q o coletor curto dele era ghryd.
agora, coletor longo com as tbis caberia no gol bola??? pq fizeram um teste, eu nao vi, mas disseram q fica muito justo ao paralama.
mas vendo o motor do gol do video, q usa coletor longo, vi q sobrou bastante espaço ali heim.
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sem cornetas entrou na boa. pra montar as cornetinhas curtas, teve que fazer um carinho no canto do cofre
mas tudo por uma boa causa.
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a, tem diferença de tbis e itbs?? ou são nomes diferentes pra mesma peça?
pq me parece q itbs é pra usar injeção e tbi é pra carburado, estou certo?
pq se for assim eu quero é itbs, pra usar com ft
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tbi: throttle body injection
itb: individual throttle body
as duas são usadas com injeção, só que a primeira é uma borboleta normal e a outra é uma borboleta por cilindro.
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rodrigo o antigo dono do cabeçote me disse que qd ele foi para a hg para acertar os detalhes do cabeçote ele voltou com 102cfm na adm a 10 agora fica difácil para mim dizer se realmente é isto mesmo.
o combustável que uso na rua é o alcool e na pista até agora usei alcool com uns 10% de metanol.
agora para maripo vou usar 100% de metanol ( n havia usado 100% de matanol ainda pq tava difácil de achar para comprar aqui na cidade )
outra coisa de achei foi que me parece que o cabeçote perdeu assentamento nas valvulas, vou desmontar hj e mandar arrumar.