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Contrapressão

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    F Offline
    Fahrell
    escreveu em última edição por
    #2

    resumindo ( e se vc procurar vai achar vêrios posts sobre isso aqui já)

    carro turbo = quanto menos restrição de escape melhor, ou seja, quanto maior o di?metro do escape, menor o comprimento e menor a quantidade de curvas e abadadores, melhor (menos contrapressão que só atrapalha a turbina)

    tamanho e especificacoes da turbina tb adequadas ao volume do motor…

    carro aspirado = escape (incluindo aí valvulas de escape, dutos de coletor etc) tem que ser adequado ao carro, pois a contrapressão no ponto certo, é necessária pra o funcionamento do motor...

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    • G Offline
      G Offline
      gts turbo
      escreveu em última edição por
      #3

      não é a toa que o escape do teu carro é de 3 polegadas

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        AVILA GTS
        escreveu em última edição por
        #4

        lendo e aprendendo.

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          DuKa
          escreveu em última edição por
          #5

          resumindo ( e se vc procurar vai achar vêrios posts sobre isso aqui já)

          carro turbo = quanto menos restrição de escape melhor, ou seja, quanto maior o di?metro do escape, menor o comprimento e menor a quantidade de curvas e abadadores, melhor (menos contrapressão que só atrapalha a turbina)

          tamanho e especificacoes da turbina tb adequadas ao volume do motor…

          carro aspirado = escape (incluindo aí valvulas de escape, dutos de coletor etc) tem que ser adequado ao carro, pois a contrapressão no ponto certo, é necessária pra o funcionamento do motor...

          [snapback]614315[/snapback]

          alem de o escape influenciar, a pressao no coletor muito alta so traz prejuizos… como a lavagem dos cilindros ja dita... vai esquentando ate derreter pistao.. por isso, a escolha de uma turbina é importante...

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            CesarV8
            escreveu em última edição por
            #6

            muito bom saber de coisas como essa…. eu acho que vou tirar meu abafador , só tem um cano direto até o abafador lá no fundo.... mas fico na dúvida, será que a sonda vai fazer a leitura correta com menos pressão no cano de escape?

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              ruiak
              escreveu em última edição por
              #7

              muito bom saber de coisas como essa…. eu acho que vou tirar meu abafador , só tem um cano direto até o abafador lá no fundo.... mas fico na dúvida, será que a sonda vai fazer a leitura correta com menos pressão no cano de escape?

              [snapback]614493[/snapback]

              sonda mede certinho soh com o downpipe …

              pq teria problema com mais fluxo?

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #8

                perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  CesarV8
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.

                  [snapback]614513[/snapback]

                  bom, então como meu motor é um pouco pequeno pra turbina, acho q naum vou ter esse problema…

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    leopaleiro
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    mas então como escolher a turbina ideal de acordo com a aplicação (rua/pista)?? observando o tamanho do eixo/rotor quente :bravo: :dance: ????

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      eu acho o seguinte, nao é contrapressao q vai favorecer o torque. depende de muita coisa por ex do diagrama do comando. o conjunto que conseguir encher mais o cilindro em determiando rpm vai providenciar mais torque.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.

                        [snapback]614513[/snapback]

                        uma coisa é função da outra… se existe muita restrição no escape, vai fazer com que aumente a contrapressão geral do sistema... diretamente ou não, influencia sim...

                        eu acho o seguinte, nao é contrapressao q vai favorecer o torque. depende de muita coisa por ex do diagrama do comando. o conjunto que conseguir encher mais o cilindro em determiando rpm vai providenciar mais torque.

                        [snapback]614591[/snapback]

                        contrapressão nunca é boa ou favorecedora de torque, em alguns casos de aspirados ela simplesmente é necessária na medida certa pra aumentar artificialmente a eficiencia volumetrica do enchimento da camara… é o mal necessário em alguns casos, sempre aspirados... no caso dos turbos, como já disse... ela não é necessária em nada... é sempre prejudicial...

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          uma coisa é função da outra… se existe muita restrição no escape, vai fazer com que aumente a contrapressão geral do sistema... diretamente ou não, influencia sim...

                          [snapback]614596[/snapback]

                          discordo pq a turbina em casos normais sempre cria mais restricao que o escape…

                          se restringiu antes, não adianta soltar depois. no caso, a turbina restringe antes muito mais que o escape restringiria. a diferença é que com escape menor, a pressão no escape será maior, e a diferença de pressão entre coletor e escape, ou melhor, a diferença antes e depois do rotor quente será menor, diferença menor significa menor velocidade da expansão dos gases, que ocorre diretamente no rotor quente, e é de onde a turbina tira a maior quantidade de energia. entao com escape mais restritivo, vc terá menos forca girando o rotor, que ir? criar um desperd?cio de energia que poderia ser usada pra acionar o rotor. mas não vai aumentar a contrapressão. talvez até diminua pois com menos giro no rotor vc terá menos pressão gerada na pressurização, que consequentemente colocara menos ar no motor e diminuir? o volume que sai do motor... então influenciar? na pegada da turbina e na pressão máxima atingida... isso tudo se comparando um escape maior e um menor... o ?meu? racioc?nio b?sico é que se o di?metro interno do caracol quente é menor que o escape, é ele quem vai mandar na contrapressão... ainda adicionando um rotor na passagem dos gases, diminui mais ainda o fluxo.... não sei se me expressei bem...

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                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            se restringiu antes, não adianta soltar depois. no caso, a turbina restringe antes muito mais que o escape restringiria. a diferença é que com escape menor, a pressão no escape será maior, e a diferença de pressão entre coletor e escape, ou melhor, a diferença antes e depois do rotor quente será menor, diferença menor significa menor velocidade da expansão dos gases, que ocorre diretamente no rotor quente, e é de onde a turbina tira a maior quantidade de energia. entao com escape mais restritivo, vc terá menos forca girando o rotor, que ir? criar um desperd?cio de energia que poderia ser usada pra acionar o rotor. mas não vai aumentar a contrapressão. talvez até diminua pois com menos giro no rotor vc terá menos pressão gerada na pressurização, que consequentemente colocara menos ar no motor e diminuir? o volume que sai do motor… então influenciar? na pegada da turbina e na pressão máxima atingida... isso tudo se comparando um escape maior e um menor... o ?meu? racioc?nio b?sico é que se o di?metro interno do caracol quente é menor que o escape, é ele quem vai mandar na contrapressão... ainda adicionando um rotor na passagem dos gases, diminui mais ainda o fluxo.... não sei se me expressei bem...

                            [snapback]614767[/snapback]

                            gostei da explicação…....valeu.

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              Tecnomax
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              o texto lá em cima eu já li…...em algum lugar............ :bravo:

                              1 Resposta Última resposta

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