Contrapressão
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resumindo ( e se vc procurar vai achar vêrios posts sobre isso aqui já)
carro turbo = quanto menos restrição de escape melhor, ou seja, quanto maior o di?metro do escape, menor o comprimento e menor a quantidade de curvas e abadadores, melhor (menos contrapressão que só atrapalha a turbina)
tamanho e especificacoes da turbina tb adequadas ao volume do motor…
carro aspirado = escape (incluindo aí valvulas de escape, dutos de coletor etc) tem que ser adequado ao carro, pois a contrapressão no ponto certo, é necessária pra o funcionamento do motor...
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resumindo ( e se vc procurar vai achar vêrios posts sobre isso aqui já)
carro turbo = quanto menos restrição de escape melhor, ou seja, quanto maior o di?metro do escape, menor o comprimento e menor a quantidade de curvas e abadadores, melhor (menos contrapressão que só atrapalha a turbina)
tamanho e especificacoes da turbina tb adequadas ao volume do motor…
carro aspirado = escape (incluindo aí valvulas de escape, dutos de coletor etc) tem que ser adequado ao carro, pois a contrapressão no ponto certo, é necessária pra o funcionamento do motor...
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alem de o escape influenciar, a pressao no coletor muito alta so traz prejuizos… como a lavagem dos cilindros ja dita... vai esquentando ate derreter pistao.. por isso, a escolha de uma turbina é importante...
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muito bom saber de coisas como essa…. eu acho que vou tirar meu abafador , só tem um cano direto até o abafador lá no fundo.... mas fico na dúvida, será que a sonda vai fazer a leitura correta com menos pressão no cano de escape?
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sonda mede certinho soh com o downpipe …
pq teria problema com mais fluxo?
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perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.
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perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.
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bom, então como meu motor é um pouco pequeno pra turbina, acho q naum vou ter esse problema…
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mas então como escolher a turbina ideal de acordo com a aplicação (rua/pista)?? observando o tamanho do eixo/rotor quente ????
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eu acho o seguinte, nao é contrapressao q vai favorecer o torque. depende de muita coisa por ex do diagrama do comando. o conjunto que conseguir encher mais o cilindro em determiando rpm vai providenciar mais torque.
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perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.
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uma coisa é função da outra… se existe muita restrição no escape, vai fazer com que aumente a contrapressão geral do sistema... diretamente ou não, influencia sim...
eu acho o seguinte, nao é contrapressao q vai favorecer o torque. depende de muita coisa por ex do diagrama do comando. o conjunto que conseguir encher mais o cilindro em determiando rpm vai providenciar mais torque.
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contrapressão nunca é boa ou favorecedora de torque, em alguns casos de aspirados ela simplesmente é necessária na medida certa pra aumentar artificialmente a eficiencia volumetrica do enchimento da camara… é o mal necessário em alguns casos, sempre aspirados... no caso dos turbos, como já disse... ela não é necessária em nada... é sempre prejudicial...
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uma coisa é função da outra… se existe muita restrição no escape, vai fazer com que aumente a contrapressão geral do sistema... diretamente ou não, influencia sim...
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discordo pq a turbina em casos normais sempre cria mais restricao que o escape…
se restringiu antes, não adianta soltar depois. no caso, a turbina restringe antes muito mais que o escape restringiria. a diferença é que com escape menor, a pressão no escape será maior, e a diferença de pressão entre coletor e escape, ou melhor, a diferença antes e depois do rotor quente será menor, diferença menor significa menor velocidade da expansão dos gases, que ocorre diretamente no rotor quente, e é de onde a turbina tira a maior quantidade de energia. entao com escape mais restritivo, vc terá menos forca girando o rotor, que ir? criar um desperd?cio de energia que poderia ser usada pra acionar o rotor. mas não vai aumentar a contrapressão. talvez até diminua pois com menos giro no rotor vc terá menos pressão gerada na pressurização, que consequentemente colocara menos ar no motor e diminuir? o volume que sai do motor... então influenciar? na pegada da turbina e na pressão máxima atingida... isso tudo se comparando um escape maior e um menor... o ?meu? racioc?nio b?sico é que se o di?metro interno do caracol quente é menor que o escape, é ele quem vai mandar na contrapressão... ainda adicionando um rotor na passagem dos gases, diminui mais ainda o fluxo.... não sei se me expressei bem...
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se restringiu antes, não adianta soltar depois. no caso, a turbina restringe antes muito mais que o escape restringiria. a diferença é que com escape menor, a pressão no escape será maior, e a diferença de pressão entre coletor e escape, ou melhor, a diferença antes e depois do rotor quente será menor, diferença menor significa menor velocidade da expansão dos gases, que ocorre diretamente no rotor quente, e é de onde a turbina tira a maior quantidade de energia. entao com escape mais restritivo, vc terá menos forca girando o rotor, que ir? criar um desperd?cio de energia que poderia ser usada pra acionar o rotor. mas não vai aumentar a contrapressão. talvez até diminua pois com menos giro no rotor vc terá menos pressão gerada na pressurização, que consequentemente colocara menos ar no motor e diminuir? o volume que sai do motor… então influenciar? na pegada da turbina e na pressão máxima atingida... isso tudo se comparando um escape maior e um menor... o ?meu? racioc?nio b?sico é que se o di?metro interno do caracol quente é menor que o escape, é ele quem vai mandar na contrapressão... ainda adicionando um rotor na passagem dos gases, diminui mais ainda o fluxo.... não sei se me expressei bem...
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gostei da explicação…....valeu.