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Contrapressão

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  • D Offline
    D Offline
    DuKa
    escreveu em última edição por
    #5

    resumindo ( e se vc procurar vai achar vêrios posts sobre isso aqui já)

    carro turbo = quanto menos restrição de escape melhor, ou seja, quanto maior o di?metro do escape, menor o comprimento e menor a quantidade de curvas e abadadores, melhor (menos contrapressão que só atrapalha a turbina)

    tamanho e especificacoes da turbina tb adequadas ao volume do motor…

    carro aspirado = escape (incluindo aí valvulas de escape, dutos de coletor etc) tem que ser adequado ao carro, pois a contrapressão no ponto certo, é necessária pra o funcionamento do motor...

    [snapback]614315[/snapback]

    alem de o escape influenciar, a pressao no coletor muito alta so traz prejuizos… como a lavagem dos cilindros ja dita... vai esquentando ate derreter pistao.. por isso, a escolha de uma turbina é importante...

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    • C Offline
      C Offline
      CesarV8
      escreveu em última edição por
      #6

      muito bom saber de coisas como essa…. eu acho que vou tirar meu abafador , só tem um cano direto até o abafador lá no fundo.... mas fico na dúvida, será que a sonda vai fazer a leitura correta com menos pressão no cano de escape?

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      • R Offline
        R Offline
        ruiak
        escreveu em última edição por
        #7

        muito bom saber de coisas como essa…. eu acho que vou tirar meu abafador , só tem um cano direto até o abafador lá no fundo.... mas fico na dúvida, será que a sonda vai fazer a leitura correta com menos pressão no cano de escape?

        [snapback]614493[/snapback]

        sonda mede certinho soh com o downpipe …

        pq teria problema com mais fluxo?

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lost
          escreveu em última edição por
          #8

          perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            CesarV8
            escreveu em última edição por
            #9

            perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.

            [snapback]614513[/snapback]

            bom, então como meu motor é um pouco pequeno pra turbina, acho q naum vou ter esse problema…

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              leopaleiro
              escreveu em última edição por
              #10

              mas então como escolher a turbina ideal de acordo com a aplicação (rua/pista)?? observando o tamanho do eixo/rotor quente :bravo: :dance: ????

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              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #11

                eu acho o seguinte, nao é contrapressao q vai favorecer o torque. depende de muita coisa por ex do diagrama do comando. o conjunto que conseguir encher mais o cilindro em determiando rpm vai providenciar mais torque.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  perfeito, mas lembrem-se que diametro do escape em carro turbo nao altera a contrapressao. quem faz esse trabalho é a combinacao carca?a/rotor quentes. o escape altera a diferença de pressao antes e depois do rotor quente, que altera o rendimento da turbina. mas nao diretamente a contrapressao.

                  [snapback]614513[/snapback]

                  uma coisa é função da outra… se existe muita restrição no escape, vai fazer com que aumente a contrapressão geral do sistema... diretamente ou não, influencia sim...

                  eu acho o seguinte, nao é contrapressao q vai favorecer o torque. depende de muita coisa por ex do diagrama do comando. o conjunto que conseguir encher mais o cilindro em determiando rpm vai providenciar mais torque.

                  [snapback]614591[/snapback]

                  contrapressão nunca é boa ou favorecedora de torque, em alguns casos de aspirados ela simplesmente é necessária na medida certa pra aumentar artificialmente a eficiencia volumetrica do enchimento da camara… é o mal necessário em alguns casos, sempre aspirados... no caso dos turbos, como já disse... ela não é necessária em nada... é sempre prejudicial...

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lost
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    uma coisa é função da outra… se existe muita restrição no escape, vai fazer com que aumente a contrapressão geral do sistema... diretamente ou não, influencia sim...

                    [snapback]614596[/snapback]

                    discordo pq a turbina em casos normais sempre cria mais restricao que o escape…

                    se restringiu antes, não adianta soltar depois. no caso, a turbina restringe antes muito mais que o escape restringiria. a diferença é que com escape menor, a pressão no escape será maior, e a diferença de pressão entre coletor e escape, ou melhor, a diferença antes e depois do rotor quente será menor, diferença menor significa menor velocidade da expansão dos gases, que ocorre diretamente no rotor quente, e é de onde a turbina tira a maior quantidade de energia. entao com escape mais restritivo, vc terá menos forca girando o rotor, que ir? criar um desperd?cio de energia que poderia ser usada pra acionar o rotor. mas não vai aumentar a contrapressão. talvez até diminua pois com menos giro no rotor vc terá menos pressão gerada na pressurização, que consequentemente colocara menos ar no motor e diminuir? o volume que sai do motor... então influenciar? na pegada da turbina e na pressão máxima atingida... isso tudo se comparando um escape maior e um menor... o ?meu? racioc?nio b?sico é que se o di?metro interno do caracol quente é menor que o escape, é ele quem vai mandar na contrapressão... ainda adicionando um rotor na passagem dos gases, diminui mais ainda o fluxo.... não sei se me expressei bem...

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      se restringiu antes, não adianta soltar depois. no caso, a turbina restringe antes muito mais que o escape restringiria. a diferença é que com escape menor, a pressão no escape será maior, e a diferença de pressão entre coletor e escape, ou melhor, a diferença antes e depois do rotor quente será menor, diferença menor significa menor velocidade da expansão dos gases, que ocorre diretamente no rotor quente, e é de onde a turbina tira a maior quantidade de energia. entao com escape mais restritivo, vc terá menos forca girando o rotor, que ir? criar um desperd?cio de energia que poderia ser usada pra acionar o rotor. mas não vai aumentar a contrapressão. talvez até diminua pois com menos giro no rotor vc terá menos pressão gerada na pressurização, que consequentemente colocara menos ar no motor e diminuir? o volume que sai do motor… então influenciar? na pegada da turbina e na pressão máxima atingida... isso tudo se comparando um escape maior e um menor... o ?meu? racioc?nio b?sico é que se o di?metro interno do caracol quente é menor que o escape, é ele quem vai mandar na contrapressão... ainda adicionando um rotor na passagem dos gases, diminui mais ainda o fluxo.... não sei se me expressei bem...

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                      gostei da explicação…....valeu.

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                      • T Offline
                        T Offline
                        Tecnomax
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        o texto lá em cima eu já li…...em algum lugar............ :bravo:

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