Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Destaques da Mecânica
  5. A real necessidade de uma sonda wide

A real necessidade de uma sonda wide

Agendado Fixado Trancado Movido Destaques da Mecânica
80 Posts 21 Posters 16.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    Anderson Torres
    escreveu em última edição por
    #32

    o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
    ? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
    a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem
    [snapback]615814[/snapback]

    bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

    no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.

    1 Resposta Última resposta
    • * Offline
      * Offline
      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #33

      bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech).  aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda).  ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.

      no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
      [snapback]615845[/snapback]

      sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #34

        sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
        [snapback]615853[/snapback]

        depende de qual modelo vc for usar

        as q vêm nos golfs/audis/etc. garanto pra vc que duram bastante

        1 Resposta Última resposta
        • * Offline
          * Offline
          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #35

          esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
          temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fluff
            escreveu em última edição por
            #36

            a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fluff
              escreveu em última edição por
              #37

              esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
              temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
              [snapback]615855[/snapback]

              so pegar aquele link que eu passei e montar o projetinho.
              la fora ja vendem ate o kit pronto com tudo que precisa+placa desenhada pra vc montar em casa

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #38

                esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
                temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.
                [snapback]615855[/snapback]

                um negócio legal é q as sondas wide dos audis e golfs gti turbo não são tão caras…

                depois eu vou conversar com o pessoal e pesquisar mais a fundo sobre esse chip da bosch necessário pra controlar essa sonda q o ronin falou...

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  a questao da temperatura acho que é mais relacionada ao aquecimento interno feito pela propria sonda que pelo calor gerado no escape, senao nao teriamos necessidade do dispositivo pra controlar o aquecimento dela.
                  [snapback]615856[/snapback]

                  sim…

                  essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Anderson Torres
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    sim…

                    essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
                    [snapback]615860[/snapback]

                    ?, a da ft se calibra automaticamente. e ela vai te informando tudo q esta acontecendo pelo visor, é muito bacana.

                    em breve vai rolar data-log tambem, ela já tem recurso, agora parece q vai ser tudo integrado quando sair a interface grafica da ft.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fluff
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      sim…
                      essas sondas precisam ter um controle de temperatura mais preciso, fora o esquema de calibragem...já rolam altos aparelhos no mercado q vc não precisa mais calibrar a sonda....a da ft mesmo não precisa, e se não me engano é por causa desse bendito chip...
                      [snapback]615860[/snapback]

                      exatamente tetinha

                      esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.

                      link pro kit completo que me lembrou um meter novo.

                      http://wbo2.com/ld02/kit.htm

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        exatamente tetinha

                        esse chip vai lendo o valor do resistor da propria sonda e faz os ajuste de calibracao.
                        link pro kit completo que me lembrou um meter novo.

                        http://wbo2.com/ld02/kit.htm
                        [snapback]615865[/snapback]

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          dá p usar somente a sonda wide…........a da inovatte custa 70 dálares

                          a resist?ncia interna de aquecimento da sonda serve p ela entrar logo na temperatura ideal de funcionamento (não existe temperatura máxima qto + quente melhor a resolução)

                          dá p ligar a resist?ncia direto em 12v da bateria e fazer leitura c volt?metro...........ou então sair pela rodovia...........depois de alguns minutos a própria temperatura da queima já deixa a sonda quente e funciona q é uma maravilha.

                          o ideal é 2,05 volts.....e lambda é 2,5 volts.


                          [

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fluff
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            entao o controle de aquecimento presente nos modulos de leitura wide é balela pra vc , gaucho?

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              entao o controle de aquecimento presente nos modulos de leitura wide é balela pra vc , gaucho?
                              [snapback]615928[/snapback]

                              não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.

                              depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.

                              a minha fica nos 800?

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fluff
                                escreveu em última edição por
                                #46

                                não existe controle nenhum….......só existe o 1? aquecimento forçado (a sonda tem resist?ncia interna p iniciar em temperatura ideal) a minha sonda demora uns 10 a 15 segundos p começar a ler.
                                depois ela vai esquentar o quanto tua regulagem deixar.
                                a minha fica nos 800?
                                [snapback]615932[/snapback]

                                entao, gaucho. é disso que eu to falando.
                                se voce ligar a sonda em um modo puro, com o resistor de aquecimento dela sem nada pra para-lo vai danifica-la, nao?

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  Anderson Torres
                                  escreveu em última edição por
                                  #47

                                  fluff… depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Gaucho
                                    escreveu em última edição por
                                    #48

                                    entao, gaucho. é disso que eu to falando.
                                    se voce ligar a sonda em um modo puro, com o resistor de aquecimento dela sem nada pra para-lo vai danifica-la, nao?
                                    [snapback]615933[/snapback]

                                    c certeza não…............mas isso é muito fácil de fazer

                                    ? só colocar uma chave p desligar o funcionamento da resist?ncia ou simplesmente desligar o fio da bateria após o aquecimento (uns 5 minutos).

                                    depois de quente meu carro marca p volta de 300? no pir?metro.....isso na lenta

                                    preto - sinal de leitura
                                    cinza - terra de leitura
                                    1 branco - 12v pos chave
                                    1 branco - terra

                                    isso acima numa sonda comum q tb funciona dessa forma.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      Gaucho
                                      escreveu em última edição por
                                      #49

                                      fluff…  depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.
                                      [snapback]615936[/snapback]

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fluff
                                        escreveu em última edição por
                                        #50

                                        fluff…  depois que o escape esquenta, a temperatura fica maior que a inicial de aquecimento forçado.
                                        [snapback]615936[/snapback]

                                        perai, perai.
                                        acho que to me expressando errado.
                                        vamos la:

                                        o controle de temperatura que digo é a inducao do resistor pra esquentar a sonda. se voce deixar esse cara ativo direto, vai danificar a sonda, nao? pelo que leio nos projetos, todos se preocupam isso.

                                        uma coisa é o aquecimento induzido, outro é o aquecimento pela temperatura do escape. eu to falando do induzido.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Fluff
                                          escreveu em última edição por
                                          #51

                                          c certeza não…............mas isso é muito fácil de fazer

                                          ? só colocar uma chave p desligar o funcionamento da resist?ncia ou simplesmente desligar o fio da bateria após o aquecimento (uns 5 minutos).

                                          depois de quente meu carro marca p volta de 300? no pir?metro.....isso na lenta

                                          preto - sinal de leitura
                                          cinza - terra de leitura
                                          1 branco - 12v pos chave
                                          1 branco - terra

                                          isso acima numa sonda comum q tb funciona dessa forma.
                                          [snapback]615937[/snapback]

                                          iiiiiiiiiiiiiiisso.
                                          agora chegamo onde eu tava falando mas nao tava me expressando bem.
                                          hehehehehe

                                          era disso que eu tava falando.
                                          mas qual deveria ser cortado entao? nao tem um sinal especifico pro resistor?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários